MILK FRUIT

MILK FRUIT

sábado, 21 de maio de 2011

Marina diz que Kassab faz pesca em "águas alheias"


A intenção do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, em alavancar o nome de seu secretário municipal do Verde e Meio-Ambiente, Eduardo Jorge (PV), à sua sucessão, é vista pela ex-candidata à presidência da República, Marina Silva, como uma pesca em águas alheias. Segundo ela, o PV precisa primeiro passar pelo seu processo interno, para depois pensar em ter um candidato que seja coerente ao que se espera do partido.
"Tudo bem que queremos que o PV seja um partido em rede, capaz de dialogar com os núcleos vivos da sociedade, mas daí a pescar em águas alheias é outra coisa", disse. De acordo com ela, além de Eduardo Jorge, o ex-candidato ao Senado Ricardo Young (PV) já manifestou interesse em disputar o pleito. Fabio Feldmann, que tentou o governo do Estado pelo partido, não pretende encarar a disputa à prefeitura, mas sim trabalhar pelo nome que o partido escolher.
Marina afirmou que o PV tem de fazer um planejamento forte para todas as capitais e ser transparente em suas decisões internas. "Não se pode pensar apenas no poder pelo poder. Passamos a campanha inteira falando em um jeito diferente de se fazer política e o partido tem de se democratizar. As escolhas não podem ser feitas de cima para baixo e as bases precisam ser ouvidas", afirma.


Escrito por Magno Martins

Pagamento de coffee breaks gera polêmica no Recife



Os gastos referentes ao pagamento de serviços de coffee break pela Fundação de Cultura da Cidade do Recife (FCCR) motivaram uma denúncia formulada, ontem, pela líder da oposição na Câmara Municipal, Priscila Krause (DEM). Ao todo, foram pagos R$ 410 mil em dois empenhos registrados nos dias 4 e 5 deste mês.

A vereadora prometeu cobrar informações da prefeitura para os gastos considerados por ela, “no mínimo, curiosos”. A resposta não demorou. Ontem mesmo, a Fundação de Cultura da Cidade do Recife divulgou nota sobre o caso. 

Segundo o órgão, “o fornecimento dos produtos questionados pela vereadora foi realizado com base na Ata de Registro de Preços (Pregão nº 015/2011) e atendeu aos artistas, funcionários e prestadores de serviços do Carnaval Multicultural 2011”.

Diário de Pernambuco.


Priscila sai, mas Pink fica de fora

A líder da oposição na Câmara do Recife, Priscila Krause (DEM), se afastará do cargo no início de junho. Sai de licença médica para ter o segundo filho. Como na primeira gravidez, dispensará os 180 dias da licença-maternidade. Planeja ficar longe das atividades no Legislativo da capital por pouco mais de dois meses, incluindo o recesso de julho. Como seu afastamento não totalizará 120 dias, a Casa não precisará recorrer ao regimento interno e convocar a primeira-suplente – Tatiane Pink (DEM) – para substitui-la. 

Priscila justifica a decisão, de ordem pessoal, com argumentos de natureza política. Diz que o trabalho que desenvolve no mandato é motivado pelo seu comprometimento com o eleitor e, portanto, não pode sofrer uma interrupção tão extensa. Dentro da oposição o sentimento é que a mobilização, que vem garantindo um trabalho de fiscalização e cobranças à gestão do prefeito João da Costa (PT), não será comprometido.


Na próxima semana, a líder realizará reunião com os sete integrantes da bancada para tratar do seu afastamento da Câmara. Segundo ela, a conversa deve ser tranquila. “Apesar de boa parte estar no primeiro mandato, eles são experientes (Aline Mariano, do PSDB, Vera Lopes, do PPS, e Maré Malta, do PPS)”, disse. “Assim, como na minha primeira gravidez, todos os dias devo receber relatório do que estará acontecendo”, afirmou.

Seguindo orientações médicas, a vereadora pode trabalhar até o dia anterior à data-limite do parto, dia 10 de junho. Ela se programa para retomar as atividades em agosto. “Encaro a situação como a de profissionais que ganham por produtividade. Sei que pago um preço, mas tenho a flexibilidade de horário para cuidar do bebê, com exceção da tarde, quando devo estar no plenário. Sei que o cuidado de mãe vai falar mais alto, por isso, tenho que ajustar o trabalho à opção que fiz pela pública.”, observou.

A vereadora Vera Lopes, vice-líder da oposição, assumirá o comando da bancada no período. Segundo ela, será uma responsabilidade grande substituir uma líder como Priscila. “Como estou na minha primeira legislatura, vou precisar de muito apoio da bancada”, disse. Veterano da Casa, André Ferreira (PMDB) não demonstra preocupação. Ele classifica a atuação de democrata “bem marcante”, mas não acredita que com Vera será diferente.

A suplente Pink, curiosamente, também grávida do segundo filho, diz que vem acompanhado tudo o que acontece dentro da oposição, mais especialmente no DEM. Ela não vê problema na decisão de Priscila. Diz que logicamente gostaria de assumir, mas destaca que a vereadora é séria o bastante para agir de acordo com as necessidades do mandato

Diário de Pernambuco

Foi ao ar hoje mais uma edição do "GOLAÇO BELO JARDIM-FM"

Foi ao ar hoje pela BELO JARDIM-FM mais uma edição do golaço, um programa bastante eclético, onde discutimos assuntos diversos, nossos convidados debateram conosco os rumos para os esportes amadores, a grande discursão girou no pouco apoio dado a essas categorias e em especial debatemos a questão da Seleção de Handebol, o professor Elder citou as dificuldades para levar essa modalidade adiante, mesmo conquistando diversas medalhas em níveis regionais e estadual disse: “Nos falta apoio”, continuou “me revolto em saber que divulgamos a cidade e ninguém chega junto”.
Outros convidados passaram pelo GOLAÇO BELOJARDIM-FM de hoje, entre eles professor Fabrício e o Vereador Cristiano Cabeludo, dentro da sua fala Fabrício lembrou o dia 25 de maio, o dia do Desafio e convidou a população e leu toda programação desse evento que o SESC participa com toda Belo Jardim, o Vereador Cristiano se comprometeu em mandar um requerimento por meio da Câmara de Vereadores para sanar as dificuldades da Seleção de Handebol, além da sua participação bastante ativa no Golaço.

Participaram também conosco nas fotografias Manu Campelo do Blog de Olho na Política BJ e Diego Phelipe do Blog Portal do Bitury, o nosso próximo encontro será sábado dia 28 em mais uma edição do Golaço repleto de novidades e a participação do ouvinte.

Escrito por Jadilson Gonçalves.



FONTE: Blog No Giro da Cidade

TV Novo Tempo em Belo Jardim

Volta ao ar em Belo Jardim a TV Novo Tempo. Com uma programação moderna e bastante diversificada a nova TV vem se destacando em boa parte do país pela boa qualidade do seu conteúdo. Numa grade programática bastante eclética a TV Novo Tempo vem aos poucos ganhando adeptos nos mais variados estratos da sociedade. Além do seu aspecto bastante atual, a emissora também se destaca no quesito sociocultural, ético e profissional que muito contribuirá para a formação educativa e moral da sociedade. Sintonize seu aparelho de TV no Canal 15 ou 66.

Morte de irmão de prefeito suspende solenidades em Caruaru

A Prefeitura de Caruaru suspendeu as atividades que estavam programadas para manhã deste sábado, em razão da morte do empresário Paulo Queiroz, 63 anos, irmão do prefeito José Queiroz (PDT).

Os eventos seriam realizados no centro da cidade e na área rural ainda em comemoração ao aniversário de 154 anos do município, que acontece em 18 de maio.O prefeito iria inaugurar dois centros de referência de assistência social, na Zona Rural.

Já no centro, Queiroz participaria da aula inaugural de cursinhos pré-vestibular para alunos de comunidades carentes. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, novas datas serão marcadas na próxima semana.
Por Rosália Rangel, da equipe do Diario
Diário de Pernambuco

Ladaínha oposicionista por apoio governista à CPI de Palocci

 Discurso ensaiado pela oposição para conseguir apoios de alguns governistas a fim de conseguir instalar a CPI em  torno do caso Palocci. “Vamos mostrar para eles que é ruim para o governo, para o Congresso e para toda a sociedade se este caso não for esclarecido. Daqui a pouco a crise se agrava de um jeito que pode paralisar o governo. Vamos mostrar é que nós queremos que essa crise tenha um fim e que isso só acontecerá se esclarecendo os fatos”, diz o líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno (PR). Para conseguir instalar a CPI é necessário o apoio de 171 deputados e 27 senadores. Os quatro partidos que aderiram a ideia, porém, tem menos de 100 deputados e somente 18 senadores.



Escrito por Magno Martins

''Serra, Aécio, Kassab: burros é que não são''


 O prefeito paulistano Gilberto Kassab, que o PT só não chamou de santo, se comprometeu a proteger as informações sobre o Imposto sobre Serviços pago pela empresa do ministro Palocci - pelo ISS, seria possível calcular o faturamento da dita cuja. O ex-governador José Serra, que o PT só não chamou de bonito, já disse que não vai criticar um ministro só porque seu patrimônio cresceu. O senador Aécio Neves, que até já se aliou ao PT, mas deve ser candidato à Presidência da República contra os petistas, está numa doçura de derrubar diabético.

Goste-se ou não de Kassab, Serra e Aécio, burros é que não são. Analisaram o caso e chegaram à conclusão de que piores do que Palocci são os adversários de dentro do PT que se dedicam a derrubá-lo. Palocci é simpático, divertido, mas isso não seduziria um mal-humorado de carteirinha como Serra. Se os adversários amaciam com Palocci é porque sabem quem está contra ele.

Palocci é um importante quadro partidário do PT, mas tem limitações. Age nas fronteiras traçadas pelo ex-presidente Lula e pela presidente Dilma. Além disso, por mais que se fortaleça, tem uma tremenda capacidade de se meter em encrencas que bloqueiam voos mais altos. Já seus inimigos internos, não. Querem envolver o Governo, enquadrar a presidente, transformar o ex-presidente num símbolo decorativo, não mais que isso, e tratar os adversários a pão e água - sendo que os adversários, se forem prudentes, só tomarão a água depois de analisá-la. 

Pode ser a Escolha de Sofia, mas se é ruim com Palocci é pior sem ele.



Escrito por Magno Martins

Roberto Freite bate boca com petista local por conta do escândalo Palocci


Diga-me com quem andas que eu te direi quem és - o adágio bem que se aplica ao desenho dos governos municipais que se preparam para iniciar o seu trabalho em janeiro. O de João da Costa, no Recife, revela-se amplo, plural e bem orientado politicamente.
A orientação política é o ponto de partida. O novo prefeito tem reafirmado o compromisso de consolidar as conquistas alcançadas nos últimos oitos anos pela gestão que agora finda, acrescentando qualidade ao que já foi feito.
Mais: a vida não pára e a cidade se constrói continuamente, importa responder aos novos desafios e oportunidades. Daí a ênfase no desenvolvimento econômico, no sentido de colocar o Recife no centro do novo ciclo de crescimento de Pernambuco e da região; em sintonia com o projeto nacional de desenvolvimento em construção desde a assunção do governo Lula, e que aqui se traduz no ambiente progressista operado por Eduardo Campos. 

O que quer dizer trabalhar a questão nas suas diversas dimensões – a economia formal, as ações de geração de emprego e renda, o estímulo à inovação tecnológica, a formação e a capacitação de mão de obra. O poder local como indutor e parceiro das atividades econômicas, via política fiscal flexível, melhoria da infra-estrutura e da logística, exploração das interfaces com a ciência e a tecnologia.
Governo austero, atento aos possíveis impactos da crise financeira global sobre a economia regional e sobre o padrão de receitas. A saúde, a segurança, a mobilidade urbana, os transportes e a habitação estarão no foco da ação governamental. Uma cidade moderna e de serviços. O equilíbrio fiscal como pré-requisito da eficiência nos gastos públicos e da racionalização de custos e da viabilidade de novos investimentos para melhorar a vida da população.
A amplitude e a pluralidade da composição do primeiro escalão (a se confirmar também com o anúncio próximo dos comandos dos órgãos da administração indireta) sinaliza o comprometimento de partidos e segmentos não-partidários da sociedade com a obra de governo. Também o propósito de combinar o diálogo constante com os mais variados setores sociais em busca dos consensos possíveis com a crescente participação popular.
Chance de dar certo? Toda. Porque além de tecnicamente preparado, assentado na realidade objetiva, conhecendo possibilidades e limites, inspirado no ideário sustentado nas ruas pela Frente do Recife, o novo prefeito mostra-se determinado a reforçar a unidade das forças políticas e sociais que o apóiam. 
FONTE: Blog de Jamildo.

Marcha da Maconha será realizada na Rua da Moeda

Pelo Face, os organizadores do evento marcaram o início da macha para às 14 e 30 horas, na Rua da Moeda. Mais de uma centena de pessoas confirmou presença. Veja mais aqui.


FONTE: Blog de Jamildo.

Presidente do Panamá diz que Lula deveria ser presidente do mundo

O presidente do Panamá, Ricardo Martinelli, classificou o ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, de o "melhor governante que o país já teve" e afirmou que Lula deveria ser o "presidente do mundo". As afirmações foram feitas durante a inauguração de uma obra na faixa costeira do Panamá, realizada pela multinacional brasileira Norberto Odebrecht, da qual Lula participou como convidado de honra.

Martinelli, um magnata dos supermercados, se desdobrou em elogios ao ex-presidente e ex-líder sindicalista brasileiro: "Como governante tenho muito o que aprender com o presidente Lula, porque ele nos deu uma lição muito grande", disse.

"Vimos os avanços na educação, o acesso à luz elétrica, as obras de infraestrutura, a incorporação de 30 milhões de pobres à classe média e a ascensão de 30 milhões de miseráveis a uma qualidade de vida melhor", completou Martinelli.

Segundo o presidente do Panamá, o Brasil tem se colocado como a "quinta potência do mundo", um país que "estava de costas para a América Latina e agora está de frente e a favor da América Latina", acrescentou.

Lula, por sua vez, limitou-se a dizer aos jornalistas que "é uma alegria visitar o Panamá e poder participar da inaugaração de uma obra tão importante como essa".

O político brasileiro presidiu na quinta-feira o primeiro dia de debates do Foro de São Paulo, junto ao presidente da Nicarágua Daniel Ortega e ao ex-presidente de Honduras, Manuel Zelaya.

FONTE: NE10

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Presidente do PT se reúne com Kassab em São Paulo

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e o presidente do PT, deputado Rui Falcão (SP), se reuniram nesta sexta-feira (20) na capital paulista. Segundo o petista, o tema da reunião foi a criação do PSD, partido que o prefeito pretende fundar. “Ele (Kassab) disse que quer criar uma situação confortável para aqueles que já pretendem apoiar a presidenta Dilma. Para aqueles que não se sintam confortáveis, ele tem um espaço de debate”, disse Falcão.

O presidente do PT deixou claro, no entanto, que o partido continuará a ser oposição à administração de Kassab em São Paulo. "Vamos, periodicamente, estar conversando sobre assuntos de interesse público, nacionais. Sobre a cidade, cada um vai seguir seu caminho naturalmente. Nem ele tem a expectativa de que nós viéssemos a apoiá-lo. Ele sabe qual é o nosso posicionamento aqui na cidade", afirmou, acrescentando que o diálogo com o PSD será para "médio e longo prazo".


Escrito por Magno Martins

Votação da PEC das MPs pode ser concluída em 1º de junho

[Foto: Waldemir Rodrigues / Agência Senado]
A votação da proposta de emenda à Constituição (PEC 11/11), de autoria do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que altera o procedimento de exame das medidas provisórias (MPs) no Congresso, já está programada na Ordem do Dia.
A primeira sessão de discussão da matéria, em primeiro turno, será feita na terça-feira (24). A segunda sessão de discussão, também em primeiro turno, está marcada para quarta-feira (25). A terceira, quarta e quinta sessões de discussão em primeiro turno serão feitas, respectivamente, nas sessões plenárias de quinta-feira (26), terça-feira (31), e quarta-feira (1º de junho).
Depois, a PEC precisa ainda ser votada em segundo turno, para o qual são exigidas três sessões de discussão. Os senadores podem, por acordo, dispensar os intervalos de tempo obrigatório entre os dois turnos e entre as votações em cada turno. Nesse caso, todas as oito sessões de discussão e as duas votações podem ser realizadas no mesmo dia para concluir rapidamente o exame da proposição.
Como já estão programadas na pauta do Plenário as discussões nas cinco sessões do primeiro turno, os senadores podem concluir a votação no dia 1º de junho, realizando as três sessões do segundo turno nessa mesma sessão. A PEC será aprovada se obtiver três quintos dos votos dos senadores (49), em cada um dos turnos de votação. Depois de aprovada no Senado, será remetida à Câmara, onde também são exigidos três quintos dos votos dos deputados (308).
Uma das principais novidades da PEC, que muda o artigo 62 da Constituição, é proibir a inclusão de assuntos diferentes tanto na MP como no chamado projeto de lei de conversão (PLV), que é apresentado quando uma MP é reformulada no Congresso.

Agência Senado.

Palocci tem 15 dias para explicar aumento de patrimônio

O procurador-geral da República (PGR), Roberto Gurgel, enviou nesta sexta-feira (20) ao ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, um pedido para que ele se manifeste sobre as recentes revelações sobre seu patrimônio e sobre a empresa de consultoria que manteve entre 2006 e 2010. A partir de hoje, o ministro terá 15 dias para prestar informações.

No pedido de esclarecimentos, Gurgel anexou a íntegra das duas representações dos partidos de oposição (PPS e DEM) enviadas ao órgão nesta semana. Apenas após a manifestação de Palocci é que Gurgel decidirá se abre investigação para apurar crimes ou se arquiva o caso. Segundo a PGR, até hoje ainda não havia chegado ao órgão qualquer manifestação de Palocci.

Reportagem do jornal Folha de S.Paulo, publicada no último fim de semana, disse que Palocci multiplicou seu patrimônio em 20 vezes entre 2006 e 2010. Na época, o ministro tinha uma empresa de consultoria, a Projeta, que atualmente é uma empresa de administração imobiliária. Palocci se defendeu afirmando não havia restrição legal à abertura da empresa e que todo o seu rendimento foi informado à Receita Federal.

Na última terça-feira (17), partidos da oposição entraram com representações na PGR para o órgão apurar se o ministro cometeu crime. Na quarta-feira, Gurgel afirmou que "a prestação de consultoria pode ser reprovável em aspectos éticos, mas, em princípio, não constitui crime e, se não constitui crime, não justifica a atuação do Ministério Público”.

FONTE: NE10

Marcas buscam vínculo com sucesso e erotismo

[jovem distribui panfleto da Devassa em Brasília ]
No dia 13 de maio, por volta do meio dia, duas jovens distribuíam panfletos de uma famosa cervejaria no estacionamento localizado entre a Câmara dos Deputados e o Supremo Tribunal Federal (STF).
O material convidava os transeuntes a almoçarem num dos restaurantes montados pela empresa em Brasília: "A Devassa tem tanta carne boa que resolveu reuni-las no feijão" e "A Devassa quer te pegar pelo estômago" eram as mensagens do panfleto.
[A cantora Sandy como garota propaganda da Devassa.Foto: Reprodução]
A campanha, de caráter local, é uma das tantas já produzidas pela Devassa para ocupar o espaço num mercado muito disputado. Em nível nacional, uma das últimas estratégias foi a contratação da cantora Sandy, antes vinculada a uma imagem de adolescente ingênua, para mostrar-se em estilo sensual. No carnaval de 2010, a estrela da campanha lançada na Marquês de Sapucaí foi a controvertida atriz norte-americana Paris Hilton.
O anúncio para a TV acabou sendo vetado pelo próprio Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) por conter apelo erótico excessivo.
[A atriz Juliana Paes na campanha 'a boa' da Antarctica. Fotógrafo: Ana Volpe]
A associação de mulheres bonitas ao consumo de cerveja não é novidade. Outras cervejarias têm caminhado nessa linha. Um das campanhas mais badaladas foi a da cervejaria Antarctica com a atriz Juliana Paes, intitulada "a boa".
Masculinidade, energia, esperteza e bem estar físico são há muito tempo valores utilizados pelos publicitários para criar empatia entre os consumidores e as marcas de cerveja. No site da Devassa, por exemplo, a cerveja é definida como um produto que "atrai coisas boas, pessoas interessantes e papos divertidos". Embora pareça agradar muita gente, a estratégia não é bem vista por parlamentares como Marcelo Crivella (PRB-RJ) e Marisa Serrano (PSDB-MS), que chamam a atenção para os riscos do consumo de bebidas alcoólicas.
Nelson Oliveira / Agência Senado

Parlamentares querem aumentar restrições à propaganda de bebidas alcoólicas

 [senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) e senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) - Fotos: J. Freitas / Agência Senado]
Cinco projetos de senadores que tramitam atualmente em comissões técnicas da Casa propõem restrições à propaganda de bebidas alcoólicas, limitando e regulando a publicidade desses produtos nos meios de comunicação - especialmente da cerveja - e também estabelecendo advertências sobre seu uso.
As propostas tratam ainda da proibição da venda de bebidas alcoólicas nas proximidades de escolas e fixam regras para a exposição desses produtos em estabelecimentos comerciais. Dos cinco projetos, dois (PLS 99/11 e 177/11) são de autoria do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), dois (PLS 169/11 e 531/07) de Marcelo Crivella (PRB-RJ) e um (PLS 505/07) de Marisa Serrano (PSDB-MS).
Além dos senadores, os deputados também estão preocupados com o problema. Segundo o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que apresentou projeto restringindo a propaganda de bebidas alcoólicas, tramitam atualmente na Câmara 40 proposições sobre o tema, uma dos quais de autoria do Executivo. Os parlamentares citam nas justificativas para apresentação dos projetos dados alarmantes sobre o aumento do consumo de álcool no Brasil e no mundo, além de seus efeitos devastadores sobre a população em geral.
Relatório divulgado no início do ano pela Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os governos proíbam a publicidade de bebidas alcoólicas, aumentem impostos sobre o álcool, restrinjam as vendas do produto e adotem políticas de prevenção e programas de tratamento para o alcoolismo.
As recomendações da OMS foram feitas a partir de pesquisas dessa instituição indicando que o uso abusivo de álcool mata mais do que doenças como Aids e tuberculose e do que a violência nas cidades, somando 4% (cerca de 2,5 milhões de mortes a cada ano) de todos os óbitos registrados no mundo. Quase uma em cada dez mortes entre jovens de 15 a 29 anos está relacionada ao uso de bebida alcoólica, segundo a OMS.
Reduzir o marketing e restringir a propaganda de bebidas alcoólicas na TV e em outros meios de comunicação é uma estratégia eficaz para combater os efeitos nocivos causados pelo incentivo ao consumo de bebidas, segundo a OMS. O efeito do marketingde bebidas alcoólicas, que procura, em muitos anúncios, relacionar o produto a festas, situações agradáveis de poder e conquista, alegria, aumento de status e até atividades esportivas, exerce ainda mais influência sobre os jovens, conforme as pesquisas.
No Brasil, a questão é regulada pela Lei 9.294/96, que dispõe sobre as restrições ao uso e à propaganda de produtos fumígeros, bebidas alcoólicas, medicamentos, terapias e defensivos agrícolas. Os parlamentares propõem, em geral, aumentar ainda mais as restrições estabelecidas por essa legislação, refreando, por exemplo, a propaganda de cerveja - com teor alcoólico mais baixo do que as bebidas destiladas como cachaça, vodka e uísque.
FONTE: Agência Senado

Eduardo sanciona projeto de lei para aumento de salários da PM


Será publicado no Diário Oficial de amanhã (21), o projeto de lei sancionado hoje à tarde pelo governador Eduardo Campos que reajusta os salários dos policiais militares do Estado. Com a sanção da lei, aprovada pela Assembleia Legislativa, a menor remuneração da corporação, que é a dos soldados, passará de R$ 1.881,30 para R$ 2.100,00, a partir de primeiro de julho deste ano.
 
Com isso, já em 2011, Pernambuco, que tinha a 12ª maior remuneração para soldados, passa a ter a 5ª maior e a segunda do Nordeste.
 
Além de fixar a remuneração para este ano, a lei estabelece que em 2012 o soldado irá receber R$ 2.276,00 como menor contracheque da PM, enquanto em 2013 passará para R$ 2.461,70. O pico do reajuste se dará em 2014, quando a remuneração do soldado da PM passará a ser R$ 2.819,88, afora as verbas por jornada extra PJES.
 
"Com a nova lei cria-se um novo patamar e garante reajustes que vão dar tranqüilidade à tropa e à sociedade nos próximos quatro anos", disse o secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar. 
 
O projeto também atende uma das mais velhas aspirações da corporação: a garantia de que, ao passar para a reserva, o policial terá a mesma remuneração que recebia quando estava na ativa.
 
Já este ano a diferença entre a remuneração do pessoal da ativa e a do aposentado será reduzida para 10%. A eliminação completa da defasagem se dará em 2014. Reduz também a diferença salarial existente entre PMs e policiais civis, atuando no sentido da integração, num merecido reconhecimento ao trabalho dos servidores militares.
 
“Trata-se de um aumento salarial expressivo, que se espelha na renda e na qualidade de vida dos policiais e bombeiros. É um merecido reconhecimento ao trabalho dos servidores militares que, juntamente com a Polícia Civil, têm contribuído de forma decisiva para a redução dos índices da violência e nos avanços do Pacto Pela Vida”, afirmou o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio.
 
Outra mudança importante estabelecida pela lei foi a fixação do limite de 10% para a diferença salarial entre as diversas patentes da PM. “Agora temos uma grade que tem coerência e faz justiça no momento das promoções”, disse Damázio.

FONTE: Inaldo Sampaio.

STJ: Dilma nomeia três novos ministros


A presidente Dilma Rousseff nomeou para o Superior Tribunal de Justiça os ministros Antônio Carlos Ferreira, 54; Ricardo Villas Bôas Cuêva, 48; e Sebastião Alves dos Reis Júnior, 46. Os três ocuparão as vagas dos ministros Antônio de Pádua Ribeiro, Nilson Naves e Humberto Gomes de Barros, que se aposentaram em 2007, 2010 e 2008, respectivamente. O processo de indicação dos novos nomes para o tribunal começou em 10 de maio, quando os candidatos, foram submetidos a uma sabatina na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado. Os três advogados foram aprovados pelo plenário da casa no mesmo dia.

Escrito por Magno Martins

Dilma estará na cerimônia de beatificação de Irmã Dulce


A participação da presidente Dilma Rousseff na cerimônia de beatificação de Irmã Dulce, em Salvador, no próximo domingo (22), está confirmada e será a primeira viagem de trabalho da presidente desde que ela retornou da China e descobriu que estava com pneumonia. Apesar disso, a agenda prévia de compromissos da presidente para a próxima semana mostra que ela ainda não retomará o ritmo de trabalho anterior.

Estão previstas reuniões para a semana que vem para tratar do programa de erradicação da miséria e de questões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Para a próxima sexta-feira, há uma previsão de que a presidente participe, em Angra dos Reis (RJ), do lançamento da plataforma P-56. No entanto, é apenas uma previsão na agenda, sem confirmação até a tarde desta sexta-feira (20).

Para o dia 30, está certa a viagem para Montevidéu, no Uruguai, onde Dilma terá reunião bilateral.

FONTE: NE10

Belo Jardim prepara Conferência dos Idosos


Nos próximos dias 26 e 27, Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, sedia a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento é importante, pois coloca o município no foco das discussões das políticas públicas voltadas para a terceira idade.
De acordo com Ester Paz, Presidente do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (Comdiri), o público-alvo do evento são os idosos, uma vez que o Conselho Federal recomenda que 60% das vagas sejam preenchidas por pessoas maiores de 65 anos.
Segundo ela, já foram promovidas Pré-Conferências em dois bairros da cidade, ''para debater e antecipar os eixos do evento'', que acontece no Auditório do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).
Com o tema ‘O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil’, o encontro deve reunir também representantes e autoridades do setor. ''Infelizmente, ainda temos muito o que fazer para melhorar a vida dos idosos em nossa região, por isso a Conferência vai ser muito importante, pois tudo o que for debatido vai ser levado para as conferências estadual e federal'', afirma Ester.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no CRAS, CREAS, na sede da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social e na Casa dos Conselhos.

FONTE: NE10

Grupos pró-Estatuto do Motorista farão reuniões pelo país

Após reunião nesta sexta-feira (20) com o senador Paulo Paim (PT-RS), autor do projeto de lei que institui o Estatuto do Motorista, diversas lideranças sindicais aceitaram a sugestão do senador de promover encontros em vários locais do país para discutir essa proposta. Paim destacou que também serão convidados para os debates representantes do empresariado e do governo. Ele reiterou que o resultado final das discussões deverá ser um Substitutivo ao seu projeto (PLS 271/08).

- O objetivo é que toda a sociedade discuta o estatuto, para revelar o que é consenso e o que não é, e fazer eventuais mudanças no texto - declarou o senador.
A previsão é que os encontros sejam iniciados em Curitiba, no próximo dia 27, e terminem em novembro. Além disso, a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH), da qual Paim é presidente, realizará em Brasília audiências públicas na primeira sexta-feira de cada mês - a partir de junho - para avaliar e discutir os resultados dos encontros regionais.
O senador observou que há uma infinidade de questões a serem discutidas, como a jornada e as demais condições de trabalho (já que há denúncias de jornadas abusivas, que resultam, em alguns casos, em acidentes de trânsito), a aposentadoria especial (que Paim defende) e o piso salarial, além de estabelecer os direitos e deveres dos motoristas profissionais.
- Nos encontros regionais, participarei como convidado - frisou.
Ele afirmou que cada categoria de motorista profissional deverá aparecer no estatuto sob a forma de capítulos ("haverá capítulos para o motorista de caminhão, o de passageiros, o de táxi autonômo, o de táxi 'celetista' e o profissional da moto, entre outros").
Paim também integra a Frente Parlamentar em Defesa dos Trabalhadores em Transportes Terrestres, que foi lançada na quinta-feira (19). Ele disse que a frente "vai receber as demandas apresentadas nas reuniões regionais para, então, concentrar-se na aprovação do estatuto". De acordo com o senador, a frente conta com a participação de 30 senadores e cerca de 200 deputados federais.

Agência Senado.

Estatuto do Motorista gera impacto além das fronteiras, alerta associação de transportadores

[Foto: Márcia Kalume / Agência Senado]

O projeto que institui o Estatuto do Motorista (PLS 271/08) produz efeitos que vão além das fronteiras do país, alerta o vice-presidente da Associação Brasileira dos Transportadores Internacionais (ABTI), Francisco Carlos Gonçalves Cardoso. Em audiência na CDH, nesta sexta-feira (20), ele observou que as inovações do texto, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), geram impacto sobre profissionais e empresas transportadoras dos países que se limitam com o Brasil por faixa terrestre, especialmente os do Mercosul.

- Precisamos pensar sobre como trataremos os profissionais e empresas estrangeiras quando seus veículos entrarem em nosso país. A questão é saber sobre qual bandeira e legislação eles devem atuar - disse Francisco Cardoso.
A circulação de veículos nacionais de carga ou transporte de passageiros por países fronteiriços provocam o mesmo tipo de dúvida, destacou Cardoso. Ele disse que a CNTI deseja contribuir com o projeto, na perspectiva dos ganhos para a qualidade de vida dos motoristas profissionais e de seus efeitos sobre a segurança nas estradas. Porém, ele ponderou que os vizinhos estão preocupados, especialmente os parceiros do Mercosul. Cardoso observou ainda que o projeto vai gerar custos e podem reduzir a competitividade das transportadoras nacionais frente às do Mercosul.

Gorette Brandão / Agência Senado

Prefeitura e Caixa assinam financiamento para construção da Via Mangue


O prefeito do Recife, João da Costa, assina esta manhã o contrato de financiamento com a Caixa Econômica Federal (CEF) para a construção do sistema viário Via Mangue. A solenidade acontece auditório Capiba, no 15° andar do edifício-sede da prefeitura,  com a presença do superintendente Nacional da CEF na Região Nordeste, Gilberto Occhi; o superintendente do banco em Pernambuco, Pedro Santiago e o gerente Regional de Negócios, Marcos Borges. 
O contrato representa um investimento total de R$ 433,2 milhões, entre financiamento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e contrapartida do município, que é de R$ 102,2 milhões.

Diário de Pernambuco.

PSB se apresenta ao Brasil como alternativa de poder para 2018



Se ainda havia dúvida de que o PSB está se preparando, cuidadosamente, para disputar a presidência da República em 2018, ela foi desfeita na noite desta quinta-feira quando foi ao ar em cadeia de rádio e televisão o horário político a que partido tinha direito.

Dos 10 minutos do programa, o presidente nacional da legenda, Eduardo Campos, teve direito a cerca de cinco, com duas finalidades. Primeira: mostrar o seu rosto ao Brasil para dizer que é o governador mais bem avaliado, do país, segundo pesquisa do Instituto Datafolha. Segunda: apresentar o PSB como “um novo caminho para um novo Brasil” após 16 anos consecutivo de mando do PT (levando-se em conta a provável reeleição de Dilma em 2014).

O bordão “Um novo caminho para um novo Brasil” e a promessa do governador de Pernambuco de “juntar os bons”, estejam onde estiverem, foi o segundo passo concreto em direção ao “projeto 2018” porque o primeiro foi a articulação com Gilberto Kassab para criação do PSD, o partido por meio do qual vai conseguir atingir o Sul e o Sudeste.

FONTE: Inaldo Sampaio.

Judiciário - Dia do Acadêmico de Direito ganha ênfase


O Poder Legislativo registrou, na manhã de ontem, o Dia do Acadêmico de Direito. A homenagem foi prestada pelo deputado Ricardo Costa (PTC), durante o Pequeno Expediente, que requereu à Mesa Diretora Voto de Congratulações. “Dessa forma, associo-me à data tão importante e de tanto significado”, frisou. 

Costa fez questão de enaltecer a importância dos jovens para o futuro dos debates jurídicos, nos fóruns e tribunais do País. Segundo disse, a ânsia dos acadêmicos pelo aprendizado e a vontade “inquebrantável” de buscar a Justiça serão fundamentais à continuidade do exercício do Direito. “Como colega mais antigo, destaco a relevância do desempenho da função com ética, equilibrando sempre a teoria e a prática.” Ao final, o deputado ainda citou provérbio bíblico, de acordo com o qual “praticar o Direito é alegria para o justo; mas é espanto para os malfeitores”. 

“Dessa forma, não podemos esquecer de procurar a maneira mais justa de cada caso. Investido desse sentimento, desejo a todos os meus melhores votos”, completou o integrante do PTC. 

Diário Oficial.

Bezerros chega aos 141 anos de história


A emancipação política do município de Bezerros recebeu destaque no discurso do deputado Aluísio Lessa (PSB), ao longo do Pequeno Expediente de ontem. 

Celebrados, na última quarta-feira, os 141 anos da cidade foram marcados pelo crescimento de diversos setores, conforme salientou o parlamentar. Entre eles, o turismo. 

Responsável pelo terceiro maior Carnaval de Pernambuco, com a tradicional Festa dos Papangus, a localidade passou a integrar a rota dos turistas que têm o Interior como destino. “Além das expressões do período carnavalesco, estão enraizadas à cultura da cidade a xilogravura de cordel e a gastronomia regional”, observou o socialista. 

Lessa citou o “belo” povoado de Serra Negra, pertencente ao município, “cujos montes são excelente alternativa de lazer”. “Essa área tem a terceira maior altitude de Pernambuco, ficando 957 metros acima do nível do mar. Lá, a temperatura média gira em torno de 14 graus”, completou o deputado, parabenizando a localidade pela passagem da data. 

Diário Oficial.

Mata Sul - Escada, 138 anos com crescimento econômico


Situado na Mata Sul de Pernambuco, o município de Escada festeja 138 anos de emancipação política. A data foi lembrada ontem, no Plenário, pela deputada Mary Gouveia (PHS), que apresentou Voto de Aplausos e registrou a importância da cidade, conhecida como Princesa dos Canaviais e Terra dos Barões, nos contextos econômico e cultural do Estado. 

“Escada vivencia um renascer econômico com a chegada dos grandes investimentos em Suape. O prefeito Jandelson Gouveia (PR) está de parabéns, pois tem preparado a população para os novos postos de trabalho, resgatando a alegria, a confiança e a dignidade dos escadenses”, ressaltou. A parlamentar lembrou, ainda, que a localidade é a terra de grandes artistas como Cícero Dias e Amaro Arruda, cujo centenário será comemorado este ano. 

O aniversário será comemorado com culto evangélico; missa solene com hasteamento da bandeira; inauguração de um museu com a exposição de obras de Cícero Dias; lançamento da 2ª edição do Livro Escada, Riqueza de Pernambuco, de autoria de José Minduca; entre outros eventos. 

Diário Oficial.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

O EX PREFEITO CECILIO GALVÃO, TEM CONTAS REFERENTES AO ANO 2000 APROVADAS PELA CÂMARA.



Na reunião realizada hoje, dia 19, na Câmara de Vereadores de Belo Jardim, Foi votado as contas do Ex Prefeito Cecilio Galvão do ano de 2000, e Foram aprovadas por 8X2 votos. Desta vez tivemos dois Vereadores que votaram contra. São eles, o Vereador José Lopes que também votou contra as contas do ano de 1997 e o Vereador José Pereira.

Parlamentares anunciam mobilização contra Marcha da Maconha


Nesta quinta (19 de maio), os deputados Pastor Cleiton Collins, do PSC, e Adalto Santos, do PSB, informaram que integrantes da Frente Parlamentar em Defesa da Família vão realizar uma caminhada contra a Marcha da Maconha.

De acordo com o Pastor Cleiton Collins, o ato promovido pelos parlamentares terá como ponto de partida o pátio da Alepe, às três da tarde do próximo domingo (22), e seguirá para o Centro do Recife. O deputado criticou o consumo da maconha, argumentando que a droga pode levar à utilização de substâncias mais nocivas, como o crack e o oxi. 

Segundo Adalto Santos, a caminhada a ser promovida pela Frente Parlamentar busca conscientizar a população, e não confrontar as pessoas que vão participar da Marcha da Maconha, também prevista para ocorrer no Recife, durante o próximo domingo (22). O deputado ainda parabenizou a Justiça de Curitiba, que proibiu a realização de ato favorável à legalização da droga. (R.F.)

FONTE: alepe