MILK FRUIT

MILK FRUIT

sábado, 25 de junho de 2011

A Frente Popular de Caruaru também tem um “candidato reserva”


A Frente Popular de Caruaru também tem um “candidato reserva”, forte, caso o prefeito José Queiroz (PDT) não dispute a reeleição. É a deputada Raquel Lyra (PSB) que foi majoritária no município em 2010 e aparece muito bem situada nas pesquisas de opinião.


Inalda Sampaio.

A Oposição estadual continua encolhendo


Depois de André de Paula, que trocou o DEM pelo PSD e já está na base de apoio ao governo Eduardo Campos, mais um ex-deputado federal da extinta “União por Pernambuco” está afivelando as malas para deixar a oposição e se filiar a um partido da base governista. É Bruno Rodrigues, do PSDB, filho do também ex-deputado Valério Rodrigues, que antes de chegar à Câmara Federal passou pela Câmara Municipal do Recife e a Assembleia Legislativa do Estado. Ele vai se filiar ao PTB.

Bruno Rodrigues disputou a reeleição em 2010 em oposição ao presidente Lula e ao governador Eduardo Campos e pôde sentir na própria pele o quanto isso lhe custou em termos de votos: perdeu todos os prefeitos que tinha. Quando chegava ao interior apresentando-se como filiado ao “partido de Serra”,  e pedindo votos para ele à presidência da República em contraposição à candidatura de Dilma, as bases o recebiam com má vontade e ele foi perdendo o controle delas aos pouquinhos.

Há cerca de um mês, decidido a voltar à Câmara Federal em 2014, ele chegou à conclusão de que não tem espaço político na oposição para recomeçar a luta e decidiu se filiar a um partido governista. Já deu ciência de sua decisão ao deputado Sérgio Guerra, “que foi corretíssimo comigo o tempo inteiro”, e iniciou conversações com o senador Armando Monteiro Neto. O presidente do PTB fará um ato político na sede do partido especialmente para recebê-lo, provavelmente no final de julho.


Inaldo Sampaio.

FHC evita comentar teste de paternidade



O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso não confirmou nem desmentiu a informação de que não é pai biológico de Tomás Dutra Schmidt, reconhecido como seu filho em 2009 em um cartório espanhol. Segundo a revista "Veja", a revelação veio no início do ano, após a realização de dois exames de DNA.

De acordo com a assessoria de imprensa do ex-presidente, Fernando Henrique está em viagem pelo Brasil e não pretende comentar o assunto por entender que se trata de uma questão familiar. "Nunca falei sobre esse assunto antes, não será agora que vou comentar", disse o ex-presidente a sua assessoria.

Tomás, de 19 anos, é filho da jornalista Miriam Dutra e, segundo a publicação, sempre contou com o apoio financeiro do ex-presidente. Os dois mantinham contato quando o ex-presidente viajava para a Europa ou quando Tomás vinha ao Brasil.





FONTE: NE10.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Proposta de senadores prevê novos critérios para distribuição do Fundo de Participação dos Estados


Uma nova fórmula para nortear a distribuição do Fundo de Participação dos Estados (FPE) está sendo apresentada pelos senadores Randolfe Rodrigues (P-SOL-AP) e Romero Jucá (PMDB-RR). Projeto de lei de autoria dos dois muda os critérios para a distribuição do fundo, levando em consideração índices como o de Desenvolvimento Humano, de saneamento básico das residências e o de preservação ambiental, a arrecadação dos impostos estaduais e renda per capita da população, entre outras coisas.
A reformulação do cálculo é baseada em sugestão do Conselho Nacional das Secretarias Estaduais de Fazenda e atende à determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou a atual fórmula de distribuição inconstitucional e determinou, no ano passado, que uma nova lei sobre o assunto fosse feita sob pena de o FPE ser suspenso a partir de janeiro de 2013.
Randolfe Rodrigues explica que o princípio fundamental do FPE, de dar a maior parte do bolo para os estados mais pobres, não foi considerada inconstitucional pelo Supremo e está mantida no projeto.
“É um bolo dividido entre 27 irmãozinhos. O irmão que tem maior dificuldade de se manter, recebe mais. Os que têm arrecadação maior, como é o caso do todo poderoso irmão São Paulo, recebem menos”, explica o senador.
Os ministros do Supremo consideraram inconstitucional o engessamento provocado pela Lei 62/89 que rege a distribuição do fundo hoje. A lei determina que 85% do dinheiro sejam destinados aos estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e que os 15% restantes fiquem com os estados do Sul e Sudeste do país.


Agência Brasil.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Senador continua firme com a Frente Popular


“Sou seu fosse burro, um idiota, iria me afastar desse conjunto de forças pelo qual fui eleito em 2010 o senador mais votado de Pernambuco”, disse à coluna o senador Armando Monteiro Filho, descartando a possibilidade de distanciar-se politicamente do governador Eduardo Campos pelo fato de o PTB não ter apoiado a “PEC da reeleição”. Ele se considera um aliado “correto e leal” e diz que a eventual reeleição de Guilherme Uchoa para presidente da Alepe não constou da pauta de sua aliança.
 
O senador esclarece que o PTB marcou posição contra a aprovação da PEC por achar que a Constituição do Estado não deveria ser emendada ao sabor das circunstâncias. E também faz questão de deixar claro que nunca recebeu qualquer telefonema do governador pedindo para o PTB rever sua posição em relação a esta matéria. Daí ter fechado questão pela rejeição da PEC, atendendo a pedido de parlamentares do próprio partido que gostariam de se proteger contra pressões em sentido oposto.
 
Ele afirma que o episódio foi mal conduzido pelas forças políticas que nele se envolveram e que o PTB não vai expulsar ninguém por ter votado a favor da emenda. Disse também que sua relação com o governador não sofrerá abalos por causa da posição do seu partido e que perdem tempo aqueles que apostam no seu rompimento com a Frente Popular. Afinal, garante, juntou-se a ela após romper com o “lado de lá” e não está nos seus planos o caminho da volta. E que se o PTB errou ou não, o tempo dirá.    



Inaldo Sampaio.

Em sua primeira visita a Pernambuco como presidente, Dilma quebra estigma de ''durona'' e se aproxima da população


Foto: Bernardo Soares/ JC Imagem
Em sua primeira visita ao Estado de Pernambuco, a presidente Dilma Rousseff passou cerca de quatro horas em Caruaru, voltando ao São João do qual participou em 2009, quando ainda era ministra da Casa Civil.

No estado natal do ex-presidente Lula, Dilma visitou artesãos do Alto do Moura, entre eles Marliete Rodrigues Silva, filha de Zé Caboclo, e Severino Vitalino, filho de mestre Vitalino.

Tentando espantar o estigma de "durona", Dilma fez coraçãozinho, tirou fotos e deu autógrafos para a população.

A presidente, que já havia sido criticada por não "sair do gabinete" , fez questão de elogiar o povo pernambucano. Disse ter uma "dívida" com o estado, que a ajudou a eleger presidente da república.
Só o jantar foi fechado, sem o acesso da imprensa. Em seguida, a presidente partiu para o Pátio do Forró, polo do tradicional São João de Caruaru.

Assediada pela população, que, em boa parte, deixou as atrações juninas de lado para fotografar a presidente, Dilma acenava e sorria para o público, sempre acompanhada pelo governador Eduardo Campos.


A programação indicava que Dilma deveria passar cerca de dez minutos no Pátio do Forró, mas a presidente resolveu quebrar o script e passou quase uma hora. Em seguida, seguiu para o aeroporto Oscar Laranjeiras, de onde partiu para Brasília.

Blog de Jamildo.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Dilma diz sentir ''imenso carinho'' pelo povo pernambucano



A presidente Dilma deu rápida entrevista à imprensa, inesperadamente. "É um prazer imenso estar aqui. Volto porque essa é uma festas mais bonitas do Brasil. Também sinto imenso carinho pelo calor do povo. Tenho uma dívida com o povo pernambucano, que me ajudou muito na minha eleição", comentou.
Questionada sobre se consegue esquecer os desafios do Governo durante uma festa como o São João de Caruaru,  Dilma respondeu que "um presidente nunca esquce de nada, mas a gente tem metade do lado de cá [da cabeça] que lembra de tudo, de todos os desafios que temo pela frente. E o lado de cá fica muito feliz quando vê a alegria do povo brasileiro. Essa alegria contagiante do povo brasileiro, do povo nordestino, do povo pernambucano, do povo de Caruaru...", comentou. 

Ela já está na casa do prefeito de Caruaru, José Queiroz. Antes de seguir no carro, fez um ''coração'' para a imprensa. "Para vocês não dizerem que eu não gosto de vocês'', comentou.

Blog de Jamildo.

Presença de Dilma em Caruaru obriga a Fundação de Cultura a contratar mais duas atrações para se apresentarem nesta quarta-feira


A programação desta quarta-feira, 22, no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, em Caruru, sofreu alterações de última hora devido à presença da presidente Dilma Rousseff na cidade.
 
Foram incluídos shows do cantor Geraldinho Lins e da Banda Falamansa (SP). As apresentações dos cantores Heleno dos Oito Baixos e Jailson Rosseti e das Bandas PINGA FOGO e Soxote 'A' continuam mantidas na grade de shows.
 
Para divulgar a nova programação desta antevéspera da véspera do São João, o prefeito José Queiroz (PDT) mandou colocar nas ruas 15 carros de som.


Inaldo Sampaio.

Ex-ministro Fernando Lyra não estará presente ao jantar de Dilma Rousseff em Caruaru

Por recomendação médica, o ex-ministro da Justiça,Fernando Lyra, não estará presente ao jantar que o prefeito José Queiroz (PDT) oferecerá nesta quarta-feira à presidente Dilma Rousseff.
 
“Gostaria muito de estar presente porque estou gostando muito do governo dela, mas infelizmente não posso. Os médicos me recomendaram que eu evitasse estar no meio de multidões”, disse o ex-ministro, que representou Caruaru na Câmara Federal durante mais de 30 anos.
 
O ex-ministro, pelas mesmas razões, não compareceu, sexta-feira passada, à “ceia junina” que o Governo do Estado ofereceu a convidados no sítio Macambira, de propriedade de seus familiares. 


Inaldo Sampaio.

Presidência diz que ataque a sites do governo não afetaram conteúdo

A Secretaria de Imprensa da Presidência da República informou que uma tentativa de ataque de hackers aos sites da Presidência da República, do Portal Brasil e da Receita Federal foi contida na madrugada de hoje (22) pelo Serviço de Processamento de Dados (Serpro).

Os dados e as informações dos três sites não foram afetados, de acordo com a nota. “O Serpro informa que o ataque foi contido e os dados e informações destes sites estão absolutamente preservados”.

A ação do Serpro para conter o ataque deixou os portais foram do ar por cerca de uma hora. “O sistema de segurança do Serpro, onde esses portais estão hospedados, bloqueou todas as ações dos hackers, o que levou ao congestionamento das redes, deixando os sites indisponíveis durante cerca de uma hora”, explica o texto.


Agência Brasil.

Deputados saem no tapa em reunião do PTB



Conhecido por suas atitudes polêmicas, o deputado federal Sérgio Moraes envolveu-se em uma briga com o deputado estadual do Rio Grande do Sul Ronaldo Santini durante sua participação num seminário interno do PTB, no final de semana, em Porto Alegre.
Enquanto outro filiado ao partido discursava, os dois, que estavam sentados lado a lado à mesa do evento, começaram a discutir e se levantaram. Moraes chegou a levar a mão ao rosto de Santini e caiu ao chão. As pessoas que estavam por perto interferiram e separaram os dois. (com informações da Agência Estado)

Blog de Jamildo.

Dilma chega hoje a Pernambuco para festa e encontro com aliados

A presidente Dilma Rousseff (PT) chega hoje ao estado para prestigiar a festa de São João de Caruaru, no Agreste, a 130 quilômetros do Recife. Esta será a quarta vez que a presidente vem ao Nordeste desde a posse, mas é a primeira visita que faz a Pernambuco. Dilma escolheu Caruaru para encerrar a campanha na região nordestina, em outubro de 2010, e volta para apreciar os festejos juninos. A petista aproveitará a viagem para se reunir com o governador Eduardo Campos (PSB) e, ao som da sanfona, tentar eliminar os ruídos que surgiram entre o PSB e o governo federal na semana passada. Entre um forró e outro, muitas conversas políticas.

Dilma Rousseff não terá compromisso administrativo no estado, o 9º do país visitado pela petista desde o início do ano. A agenda oficial não foi divulgada até o fechamento desta edição, mas ela deve chegar entre as 18h e 19h, no Aeroporto de Caruaru, e seguir para o Alto do Moura. Lá, a presidente visitará a artesã Marliete Rodrigues da Silva, filha do mamulengueiro Zé Caboclo. Dilma conheceu Marliete no São João de 2009, quando era ministra da Casa Civil e estava sendo cotada como presidenciável. Naquela época, ela conheceu o município e recebeu uma peça de artesanato de presente que simbolizava a família nordestina. 

Depois do Alto do Moura, a presidente deve participar de um jantar na casa do prefeito José Queiroz (PDT), que contará com a presença de Eduardo Campos e alguns políticos do estado, como o deputado federal Wolney Queiroz (PDT), além do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. O cardápio do encontro terá comidas juninas, como pé de moleque, bolo de milho, pamonha, tapioca e cuscuz - bem ao estilo pernambucano. 



Saiba mais
Comparação de viagens nos seis meses do 1º mandato
Dilma no Brasil em 2011
21 viagens no 1º semestre
9 estados visitados

São Paulo e Rio de Janeiro foram os estados que mais receberam Dilma, cada um com cinco visitas presidenciais, respectivamente

Dilma no Nordeste em 2011
Sergipe  21 de junho
Bahia  1º de março
Bahia  22 de maio
Pernambuco  22 de junho

Lula no Brasil em 2003
27 viagens no 1º semestre
14 estados visitados

São Paulo e Minas Gerais foram os estados mais  visitados por Lula, o primeiro com oito e o segundo com quatro presenças presidenciais

Lula no Nordeste em 2003
Piauí  10 de janeiro
Pernambuco  10 de janeiro
Pernambuco  24 a 26 de abril
Sergipe  6 de maio
Maranhão  21 de maio

Fonte: www.imprensa.planalto.gov.br
Período de 1º de janeiro a 22 de junho 2011 / Período 1º de janeiro a 22 de junho de 2003





Diário de Pernambuco.

Entrega de casas na Zona da Mata

Clique na imagem para vê-la em seu tamanho originalCento e trinta e nove moradias entregues em Palmares e Barreiros; três mil a serem concluídas, até o final de 2011; e outras nove mil, até dezembro de 2012. 

Estes são alguns dos números da Operação Reconstrução, que visa contemplar localidades atingidas pelas enchentes de 2010. A iniciativa é promovida pelos Governos Federal e do Estado. Com o objetivo de apresentar um balanço das ações, o deputado Aluísio Lessa (PSB) se pronunciou, na tarde de ontem. 

Foram 84 casas em Palmares, um investimento de R$ 143,7 milhões; e 55, em Barreiros. Ao todo, nos 21 municípios atingidos da Zona da Mata Sul, 39 terrenos foram desapropriados. Atualmente, 10.260 residências estão em construção, distribuídas em Água Preta, Maraial, Agrestina, Bezerros, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Sirinhaém, Belém de Maria, Jurema, Primavera, Correntes e Catende. 

Na última segunda-feira, o governador Eduardo Campos se reuniu com o vice-governador João Lyra Neto, dez secretários estaduais e nove prefeitos de cidades atingidas pelas chuvas. “Estive lá, junto com o deputado João Fernando Coutinho (PSB)”, pontuou. 

Em aparte, o deputado Henrique Queiroz (PR) congratulou Lessa. “Na cidade de Cortês, terá que ser reconstruído o fórum, o hospital, a Prefeitura, a Câmara e casas para a população.” O 1º secretário João Fernando Coutinho ressaltou que serão investidos cerca de R$ 2 bilhões na reconstrução. “Convoco os parlamentares para que passem a trabalhar ao lado do Governo. No próximo ano, duas barragens estarão prontas para que fiquemos, parcialmente, livres destes alagamentos”, informou. 

Lessa detalhou, ainda, a visita de Campos, na última sexta-feira, às obras do Hospital Regional de Palmares Sílvio Magalhães, destruído em 2010. “A unidade será duas vezes e meia maior que a anterior. O gestor ainda contratou serviços de dragagem para aprofundar o Rio Una e inaugurou a Área Integrada de Segurança (AIS), em Palmares. 







Diário Oficial.

Rota 232 fortalece economia de municípios

Clique na imagem para vê-la em seu tamanho originalProposta que visa promover a interiorização do Turismo, por meio da BR-232, recebeu novos elogios, durante pronunciamento na Assembleia Legislativa. Na tarde de ontem, o Projeto Rota 232, que contemplará os setores de cultura, lazer e gastronomia, motivou o pronunciamento do deputado Zé Maurício (PP). Na primeira ação, a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE) adotou o lançamento de um guia gastronômico, com o endereço de 52 estabelecimentos comerciais, a exemplo de restaurantes, cafés e barracas de frutas ao longo da rodovia. 

No informativo, lançado na última quinta-feira, 17 localidades estão contempladas: Moreno, Vitória de Santo Antão, Pombos, Gravatá, Sairé, Bezerros, Encruzilhada de São João, Caruaru, São Caetano, Belo Jardim, Sanharó, Pesqueira, Arcoverde, Serra Talhada, Salgueiro, Custódia e Parnamirim. “Aplaudo o governador Eduardo Campos e o secretário de Turismo, Alberto Feitosa, pela iniciativa. O objetivo é facilitar a vida das pessoas que percorrem a estrada”, observou o progressista, acrescentando que a rodovia possui 553 quilômetros e inclui as quatro Regiões do Estado: Zona da Mata, Agreste, Litoral e Sertão. 

“A época para adotar essa iniciativa foi bastante pertinente, devido aos festejos juninos. A medida pode contribuir bastante para a interiorização do desenvolvimento socioeconômico”, pontuou Zé Maurício. 

Os guias estão sendo distribuídos nos postos de informação da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e nos postos montados para o São João, nas cidades de Caruaru, Gravatá e Arcoverde. 







Diário Oficial.

Classificados exigem nomeação em Suape

Clique na imagem para vê-la em seu tamanho originalOs classificados na primeira seleção para preencher as 112 vagas de emprego público, no Complexo Industrial e Portuário de Suape, ainda esperam ser convocados. O resultado do concurso, homologado em junho do ano passado, culminou na nomeação simbólica de apenas dois aprovados, pelo então presidente de Suape, Fernando Bezerra Coelho. 

Ontem, na tribuna, o deputado Daniel Coelho (PV) apresentou pedido de informação ao Governo do Estado sobre a situação dos aprovados. “Suape cresce e precisa de funcionários efetivos para apresentar melhor desempenho”, frisou. 

O Ministério Público do Trabalho abriu processo para apurar o caso e deverá ingressar com ação civil pública, nos próximos dias, de acordo com o parlamentar. “Muita gente investiu para participar da seleção, acreditando na promessa de um emprego público”, observou, registrando, ainda, que foram divulgadas várias datas de convocação. Das 112 vagas oferecidas, 51 eram para nível superior e, outras 61, para nível técnico. 







Diário Oficial.

Ministro da Saúde debate Pauta Brasil

Clique na imagem para vê-la em seu tamanho originalA decisão do ministro da Saúde, Alexandre Padilha; e da presidente da República, Dilma Rousseff, de receber a equipe técnica que elabora o Projeto Pauta Brasil de Combate às Drogas, recebeu elogios do deputado Cleiton Collins (PSC). Nos encontros, agendados para ontem e hoje – respectivamente, o grupo, coordenado pelo deputado federal Eduardo da Fonte (PR-PE), entregará o relatório final das pesquisas, com sugestões para prevenir e reprimir o tráfico, além de tratar dependentes. 

O parlamentar apresentou um Voto de Aplausos, durante o Pequeno Expediente, à iniciativa do Governo Federal. Como salientou o integrante do PSC, “existia distanciamento entre o trabalho realizado pelas comunidades terapêuticas e a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad)”. “O Senad não tem conseguido desempenhar bem sua função, mas tenho certeza de que esse quadro mudará, a partir da postura do ministro Alexandre Padilha”, considerou. 

Na avaliação de Collins, que parabenizou o empenho dos especialistas do Pauta Brasil de Combate às Drogas e do deputado federal Eduardo da Fonte, os encontros irão inserir políticas públicas antidrogas nos projetos de Saúde.







Diário Oficial.

Estaleiro incentiva qualificação profissional

Clique na imagem para vê-la em seu tamanho originalA chegada do Estaleiro Promar ao Complexo Portuário de Suape motivou a Prefeitura de Ipojuca a anunciar um programa de qualificação profissional para capacitar mil soldadores. Pedro Serafim Neto (PDT) apoiou a iniciativa do Executivo Municipal. “É em prol da formação profissional”, enfatizou. 

As primeiras turmas devem iniciar, no mês de agosto. Serão 368 horas/aula. A Prefeitura investirá cerca de R$ 2 milhões para custear material didático; contratação de profissionais para ministrar aulas; fardamento, refeições; além de um kit para cada aluno, contendo luvas, capacete, coletes e apostilas. “A medida é resultado, sobretudo, do entendimento entre o Governo local e corporações do setor naval, além de outros segmentos cuja linha de produção necessita de soldadores qualificados”, observou o parlamentar. 

O Estaleiro Promar deve gerar 2.700 empregos diretos e sete mil empregos indiretos. Serão investidos mais de R$ 300 milhões. Uma sociedade entre as empresas STX Brasil Offshore S.A. e o Grupo PJMR garantiu a construção de oito navios destinados ao transporte de gases liquefeitos. 






Diário Oficial.

A festa de São João do Lula e Marisa

Há dúvidas se dona Marisa, depois de oito anos, deixará passar em branco a festa de São João. Enquanto o Lula exerceu a presidência da República a primeira-dama não perdeu um ano sem transformar a Granja do Torto num arraial, com direito a bandeirolas, chapéus de palha, padres, delegados e muito quentão. Mas agora, fora do poder, onde a família Silva oferecerá sua festa? No apartamento de São Bernardo não dá. Alugar um clube seria perigoso, tendo em vista o risco de  desagradar companheiros, sem poder  convidar a todos.


O mais provável é que o casal aceite convites para participar de alguma festa de São João, mas com  a certeza de que não será na Granja do Torto,   já que dona Dilma não pensa em realizar comemoração alguma.(Carlos Chagas)




Magno Martins.

PV sem Marina é quase nada

 Continuando as coisas como vão, logo estarão completamente separados o PV e a ex-ministra Marina Silva. Os verdes jogarão fora não apenas 20 milhões de votos por ela  obtidos  em outubro passado, mas um ícone daqueles que só se cristalizam de geração em geração. Dirigentes  cujo nome a gente nem lembra tentam dominar o partido,  que nem existiria não fosse Marina Silva. Seria a mesma coisa do que admitir a existência do PT sem o Lula, ou, pior ainda, que o PT decidisse livrar-se de seu fundador.  De vez em quando essas coisas acontecem, por inveja, mesquinharia ou sucedâneos, valendo também lembrar que o Partido Comunista Brasileiro começou a mergulhar nas profundezas bem  antes que Roberto Freire trocasse sua sigla para PPS e seus ideais por um disfarçado neoliberalismo. O “partidão”  sumiu quando expulsou Luís Carlos Prestes de suas fileiras.  Faria o PV o mesmo?   (Carlos Chagas)






Magno Martins.

O convite

Raul Jungmann será convidado por líderes tucanos para se transferir do PPS para o PSDB a fim de ser o candidato deste partido à sucessão de João da Costa (PT). É meta do PSDB lançar candidato a prefeito em todas as cidades com mais de 200 mil habitantes e Jungmann é o nome pinçado para o Recife.



Inaldo Sampaio.

Nas ruas

Pegou fogo em Caruaru a campanha de 2012 depois que o senador José Agripino lançou a candidatura da ex-deputada Miriam Lacerda (DEM) à sucessão do prefeito José Queiroz (PDT). Partidários do prefeito desfilam nas ruas com o adesivo “Tô com ele de novo”. 


Inaldo Sampaio.   

Mais um escândalo em Garanhuns

O jornalista Fernando Rodolfo, da TV Jornal, fez um trabalho investigativo e descobriu um esquema de funcionários fantasmas na Prefeitura de Garanhuns. Pelo que foi mostrado ontem ao meio dia no programa O Povo na TV, da referida emissora, dezenas de pessoas estão na folha de pagamento das secretarias de Administração, Saúde, Educação, Serviços Públicos, Ouvidoria e outros órgãos sem ter nenhum vínculo com o município.

Alguns dos citados na reportagem foram demitidos há quatro anos. A matéria levantou a hipótese de que alguém recebe por esses servidores, muitos deles sem saber ao menos que estavam na folha. O promotor Alexandre Bezerra, que também está investigando a fraude, como representante do Ministério Público, disse que o prefeito Luiz Carlos de Oliveira (PDT)pode ser condenado por improbidade administrativa.

Ouvido pela TV Jornal, o secretário de Administração, Wellington Xavier, revelou desconhecimento sobre a existência dos funcionários fantasmas. Antes dessa "bomba", a gestão atual do município foi atingida por casos que repercutiram, como o episódio das casas da Cohab III, a licitação duvidosa para construção da Escola Miguel Arraes de Alencar e a reforma feita apenas no papel na ponte do Sítio Baraúnas.


Magno Martins.

A crise da PEC sobrou para o PTB


Ainda não se sabe bem por quais motivos o Partido Trabalhista Brasileiro resolveu fechar questão contra o projeto de emenda constitucional de autoria do deputado Cleiton Collins que abre possibilidade para a reeleição dos atuais membros da mesa diretora da Assembleia Legislativa. Tratava-se de um assunto de interesse interno dos 49 deputados em relação ao qual o PTB não deveria ter fechado questão, ameaçando expulsar dos seus quadros quem desobedecesse à sua orientação.

O PTB tem a segunda maior bancada na Casa de Joaquim Nabuco (nove deputados) e um terço dela (três) afrontou a orientação do senador Armando Monteiro Neto e do líder, Izaías Régis, votando abertamente pela aprovação da emenda. Daí se conclui que o senador não controla todos os votos da bancada como inicialmente se imaginava. Ela ficou dividida em torno de uma matéria que nada teve a ver com os planos futuros do partido, que é a eleição do senador para o governo estadual.
 
Ainda é cedo para se avaliar objetivamente como ficará a relação do senador com os três parlamentares petebistas que não seguiram sua orientação. Com certeza ela não será mais a mesma porque ele sempre teve o controle da legenda e também da bancada. Se o PTB tivesse liberado os seus parlamentares para votarem com as suas consciências como fez o PT, por exemplo, não estaria sofrendo hoje este desgaste: se expulsar os “insurretos” será ruim e se não expulsar será muito pior.


Inaldo Sampaio.

terça-feira, 21 de junho de 2011

HISTÓRIA DE BELO JARDIM É CONTADA NOS MUROS DA CIDADE



Para saber como Belo Jardim foi fundada, os moradores da cidade do Agreste pernambucano nem precisam ler nos livros, isso porque a história do município é contada nos muros das casas e do comércio local. É o projeto ‘Arte na Rua’.

Desde que foi lançado, em janeiro deste ano, já foram pintados mais de oito cenários que retratam os fatos históricos da Terra do Bitury. Idealizado pela professora Dulce Ramos e realizado pela Prefeitura Municipal, os painéis mostram fatos importantes, tornando popular a arte através da descrição de causas e personagens que trouxeram desenvolvimento à Terra do Bitury.

O artista plástico Biluca é o responsável pelos desenhos que já homenagearam empresas, bairros e pessoas. Recentemente, foram concluídos os painéis que registram a antiga estação ferroviária de 1906 e um tradicional bloco carnavalesco da década de 70.

De acordo com a Secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Joedna Souza, outros espaços devem ganhar os traços artísticos a fim de resgatar e valorizar o passado belojardinense.



Pollyanna Batista
Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Belo Jardim.

SÃO JOÃO DE BELO JARDIM CONTEMPLA SÍTIOS E DISTRITOS.


O São João de Belo Jardim promete esquentar a partir desta quarta-feira (22). Isso porque a programação junina da cidade vai contemplar dez localidades diferentes. Ao todo, são mais de 18 atrações distribuídas nos polos da zona urbana e rural.
O arrasta-pé tem início, dia 22, com o Coco do Sítio Palha, às 20h, e show do Forró das Marias, às 22h. Na quinta-feira (23), é a vez do Concurso de Ornamentação de Ruas, às 18h, seguido do show da banda Forró do Cola. Na sexta (24), os festejos começam mais cedo, às 16h, com apresentações de quadrilhas matutas e grupos culturais. Todas as apresentações acontecem na Av. Siqueira Campos e vão contar com arquibancada para comportar até 400 pessoas.
A festança dos Distritos começa, no dia 23, com a banda Paraíso agitando Serra do Vento. No sábado (24), a festa é em Água Fria com Sandro Menezes e Banda. No domingo (25), o loteamento Viana Moura sedia show de Ary Love e Banda e o Sítio Palha cai no arrasta-pé com um trio pé de serra. Nos dias 26,29 e 30, o forró volta a acontecer em Serra do Vento e, nos dias 28 e 29, o movimento é no Distrito de Xucuru. No dia 29, é a vez dos forrozeiros da Vila do Socorro. O encerramento da programação acontece no dia 02 de julho, quando a banda Forró da Mídia realiza show no bairro do São Pedro. Confira a programação na íntegra:
22/06 – Polo Avenida Siqueira Campos
20h – Coco do Sítio Palha
21h – Ciranda
22h – Show da Banda Forró das Marias

23/06 – Polo Avenida Siqueira Campos
18h – Concurso de ruas ornamentadas com a visitação das concorrentes
20h – Grupo cultural Noss’Art
21h – Premiação do concurso de ruas ornamentadas
22h – Show da Banda Forró do Cola

23/06 – Polo Água Fria
21h – Sandro Menezes e Banda

24/06 – Polo Siqueira Campos
16h – Apresentações de quadrilhas e grupos culturais

24/06 – Polo do Planalto
22h – Sandro Menezes e Banda

25/06 – Polo do loteamento Viana Moura
21h – Ary Love e Banda

25/06 – Polo Sítio Palha
21h – Forró pé de serra no Palhoção

26, 29 e 30/06 – Polo Serra do Vento
20h – Trio pé de serra

28/06 – Polo Xucuru
21 – Sandro Menezes e Banda

29/06 – Polo Vila do Socorro
21h – Trio pé de serra

30/06 – Polo Xucuru
21h – Banda Fofinho do Arrocha

02/07 – Polo São Pedro
20h – Forró da Mídia


Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Belo Jardim

Prefeitura do Recife moderniza serviço de tapa-buracos

Intervenção vai possibilitar que buracos sejam fechados mesmo em período chuvoso



Tentando diminuir os transtornos causados por buracos no Recife, a prefeitura lança, na manhã desta terça-feira (21), modernização no serviço de tapa-buracos. A intervenção vai possibilitar que buracos sejam fechados mesmo em período chuvoso.

Com a modernização, o serviço de tapa-buracos passará a ser feito de forma mecanizada por três caminhões com equipamentos para lançar o asfalto direto nas fissuras.

JC Online