MILK FRUIT

MILK FRUIT

quinta-feira, 27 de março de 2014

‘Queda na aprovação de governo já era percebida’, diz Mendonça Filho


O líder do Democratas na Câmara dos Deputados, Mendonça Filho (PE), declarou que a recente pesquisa divulgada pelo Ibope sobre a aprovação da presidente Dilma, na manhã desta quinta-feira (27), veio a atestar algo que já era percebido nas ruas do país: a insatisfação com a condução do governo federal.

De acordo com o deputado, a queda de sete pontos percentuais no índice de aprovação (de 43% para 36%) demonstra que a crise política, aliada aos maus resultados na economia, as crescentes denúncias de corrupção e o temor de colapso no sistema energético brasileiro não passaram despercebidos pela opinião pública.

“Era evidente que a perda de credibilidade do governo sentida aqui e lá fora ia ser revertida em uma maior rejeição pelo povo. A queda na aprovação de governo já era percebida. A crise chegou ao dia-a-dia do brasileiro, seja com a inflação alta, com a falta de solução para a área de segurança pública, com a ineficiência em modernizar o transporte público, com a alta da gasolina. O brasileiro está vendo que esse país está sem rumo. Acredito que essa é uma situação que tende a se agravar até as eleições”, comentou Mendonça.

Graça Foster ou mente ou é incompetente, diz Mendonça Filho

A presidente da Petrobras, Graça Foster, deu uma demonstração clara de incompetência ou omissão no caso da compra da refinaria de Pasadena. A opinião é o líder do Democratas, Mendonça Filho (PE), ao repercutir reportagem de hoje (27/3) da Folha de S. Paulo que prova que estatal conhecia há sete anos o comitê de acompanhamento da refinaria ao contrário do que Graça Foster declarou ontem em longa entrevista ao jornal O Globo. Para o deputado, mais essa revelação só respalda a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito Mista para investigar as denúncias de irregularidades que envolvem a empresa brasileira.
“É estarrecedora a revelação porque ou denuncia uma tremenda incompetência da presidente da Petrobras que não tem domínio, não tem conhecimento de fatos extremamente importantes para a gestão da empresa ou ela mentiu. Então, é uma situação absolutamente delicada. Ela vai ter que dar explicações ao Parlamento com relação a essas duas possibilidades”, pontuou Mendonça Filho. 
Conforme a matéria da Folha de S. Paulo, a formação do comitê interno de Pasadena pode ser facilmente encontrado no início do acordo de acionistas assinado em 2006 pela Petrobras e a empresa belga Astra Oil, sua sócia na refinaria. “É espantoso e inacreditável que uma empresa do porte da Petrobras que adquiriu uma refinaria de petróleo por mais de um R$ 1 bilhão constitua um comitê de acompanhamento e que a presidente da empresa desconheça isso, não saiba que existe e que Paulo Roberto era o representante da Petrobras na outra empresa”, afirmou se referindo ao ex-diretor da estatal, Paulo Roberto da Costa, preso semana passada pela polícia federal.
“Cada notícia nova, cada revelação que se tem conhecimento publicamente de fatos como esse reforça a necessidade de uma CPI mista para que o congresso investigue todas essas irregularidades. O que se vê hoje é que a Petrobras está mergulhada num mar de incompetência e irregularidades”, conclui lembrando outras denúncias que envolvem a empresa como o pagamento de propina da empresa holandesa SBM a funcionários da estatal e suspeitas de desvios de recursos na obra da refinaria Abreu e Lima.

Popularidade do governo Dilma cai de 43% para 36%

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR (Roberto Stuckert Filho/PR)
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A popularidade do governo da presidente Dilma Rousseff caiu em março, na comparação com novembro do ano passado, segundo indicadores da pesquisa CNI-Ibope divulgada hoje (27) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com o levantamento, o percentual da população que avalia o governo dela como ótimo ou bom caiu de 43% para 36%. A aprovação da maneira de governar caiu de 56% para 51% no mesmo período.

De acordo com a CNI, a parcela da população que confia na presidente caiu de 52% para 48%, mas essa diferença está, segundo a entidade, no limite da margem de erro. A pesquisa CNI-Ibope fez 2002 entrevistas em 141 municípios, entre os dias 14 e 17 de março.

Segundo o levantamento, a popularidade do governo caiu em todos os estratos da população avaliados. No entanto, a queda foi mais intensa entre os que moram em municípios pequenos, com até 20 mil habitantes. Nesses municípios, o percentual dos que consideram o governo ótimo ou bom recuou de 59% para 44%.

A pesquisa mostra ainda que os brasileiros estão mais pessimistas em relação ao final do governo Dilma. O número de pessoas que espera que o restante do governo seja ótimo ou bom caiu de 45% para 36%. O percentual dos que acham que o final deste governo será ruim ou péssimo aumentou de 21% para 28%.

A avaliação do governo Dilma Rousseff também piorou quando comparada ao governo de Lula. O número de entrevistados que considera o governo Dilma pior que o de Lula subiu de 34% para 42%. Para 46% da população os dois governos são iguais.

Áreas
A pesquisa mostra que há descontentamentos em todas as nove áreas de atuação avaliadas. "O descontentamento aumentou mais notadamente com relação às políticas econômicas, refletindo maior preocupação com relação à inflação e ao desemprego", diz o levantamento. O percentual da população que desaprova as ações do governo no combate à inflação aumentou de 63% para 71%. E o número dos que desaprovam as políticas de combate ao desemprego subiu de 49% para 57%.(Do Diário de Pernambuco).


Satélite localiza 300 objetos em zona de busca do voo MH370


Um satélite tailandês localizou quase 300 objetos em uma área do Oceano Índico na qual é procurado o voo MH370, concretamente a 2.700 km de Perth, na Austrália, anunciou uma agência pública tailandesa.

Militares da Austrália procuram por destroços do voo MH370 no sul do Oceano Índico em 26 de março. Foto: Paul Kane/AFP Photo
Foto: Paul Kane/AFP Photo
"Um satélite tailandês descobriu quase 300 objetos, com tamanho que oscila entre dois e 15 metros, flutuando no sul do Oceano Índico, a 2.700 km de Perth", declarou à AFP Anond Snidvongs, diretor executivo da agência pública GISTDA.

"Mas não podemos confirmar, não nos atrevemos a confirmar que são destroços do avião", completou.

As imagens via satélite são de terça-feira, mas só foram analisadas na quarta-feira, segundo a agência. As informações foram transmitidas ao governo da Malásia.

Os objetos estão espalhados em uma zona de centenas de quilômetros quadrados, 2.700 km ao sudoeste de Perth, a 200 km da zona localizada por um satélite francês de Airbus, segundo a agência tailandesa.

As imagens do satélite francês revelaram a presença de 122 objetos flutuantes em um perímetro de 400 quilômetros quadrados no sul do Oceano Índico, dentro da área de busca definida pelos países que participam na missão.

Tempestades e fortes ventos obrigaram a suspensão das operações no sul do Oceano Índico nesta quinta-feira.(Do Diário de Pernambuco).

quarta-feira, 26 de março de 2014

Satélite revela presença de 122 objetos em área de busca do voo MH370

Avião australiano realizas busca pelos destroços do voo MH370, em 24 de março de 2014. Foto: Richard Wainnwright/AFP Photo
Foto: Richard Wainnwright/AFP Photo

Novas imagens de satélite revelam a presença de 122 objetos em uma das áreas de busca do sul do Oceano Índico, onde caiu o voo MH370 em 8 de março, anunciaram nesta quarta-feira as autoridades da Malásia.

As imagens, feitas por um satélite da Airbus, mostram os objetos flutuando em uma zona de 400 quilômetros quadrados, disse o ministro dos Transportes da Malásia, Hishammuddin Hussein.(Do Diário de Pernambuco).

Mantega e Cerveró virão a Câmara explicar escândalo da refinaria de Pasadena

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró virão a Câmara dos Deputados prestar esclarecimentos sobre a operação da compra superfaturada da refinaria de Pasadena (EUA) pela petroleira brasileira.  A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle aprovou nesta quarta-feira (26/3) o convite a Mantega e Cerveró a partir de requerimento do Democratas. Mantega ainda dará explicações sobre o rebaixamento da classificação de risco do Brasil feita pela agência Standars & Poors.
Acordo firmado entre os integrantes da comissão estipulou prazo de 20 dias para que Mantega participe de audiência pública no colegiado com o compromisso de que os autores do requerimento tenham o mesmo espaço para fazer os questionamentos que o designado no caso de convocação. Além do autor do convite, líder do Democratas, Mendonça Filho (PE), subscreveram o requerimento os deputados Wanderlei Macris (PSDB-SP), Fernando Francichini (SDD-PR) e outros.
"Como presidente do Conselho de Administração da Petrobras, o ministro Mantega, certamente, tem informações muito valiosas não só nesse escândalo da operação Pasadena evolvendo irregularidades da ordem de mais de R$ 1 bilhão, como também outros episódios nebulosos que envolvem a Petrobras, caso da SBM, empresa holandesa com suspeita de pagamento de propina a funcionários da estatal brasileira", atesta Mendonça Filho.
O democrata explica ainda que a presença do ministro da Fazenda será uma oportunidade para se debater a situação econômica do País. "Tivemos o rebaixamento da nota do Brasil do ponto de vista de crėdito e está claro que o país está patinando, numa situação crítica do ponto de vista de crescimento econômico com as condições fiscais deterioradas", pontua o democrata.
CPI

Para Mendonça Filho, a vinda do ministro, da presidente da Petrobras, Graça Foster, e do ex-diretor, Cerveró reforça a instalação da CPI para apurar os escândalos de corrupção na Petrobras. Para ele, os esclarecimentos em audiência pública e a comissão externa formada para investigar as denúncias da SBM Offshore são o primeiro passo que vão culminar na Comissão Parlamentar de Inquérito. A vinda de Graça Foster a Comissão de Fiscalização já está agendada dada para o dia 15 de abril.

Saiba mais

Nestor Cerveró, ex-diretor Internacional da Petrobras, é apontado como responsável pelo parecer que subsidiou o Conselho de Administração da estatal na compra da refinaria de Pasadena. Após a presidente Dilma Rousseff afirmar que o relatório era falho e incompleto levando o Conselho a erro, Cerveró for demitido, semana passada, da diretoria financeira da BR Distribuidora.
Reportagem da revista Veja desta semana revelou que o Advogado-Geral da União, Luís Inácio Adams, por determinação de Mantega, alertou a Casa Civil sobre as cláusulas lesivas a Petrobras incluídas no contrato da aquisição da refinaria de Pasadena. Na época, 2008, Dilma Rousseff, era ministra da Casa Civil e presidente do Conselho de Administração da petroleira brasileira.

Mendonça Filho aponta contradições de Mantega sobre avaliação da S&P: ‘duas regras, duas medidas’


O líder do Democratas na Câmara dos Deputados, Mendonça Filho (PE), revelou a contradição nos comentários do ministro da Fazenda, Guido Mantega, em relação às avaliações da agência de classificação de risco Standard & Poor's.

Durante seu discurso no plenário, na noite desta terça-feira (25), o democrata resgatou declarações de 2008 e 2011 e comparou com a recente nota emitida pela Fazenda, desclassificando a agência chamando a decisão de “inconsistente”.

“Eu acho engraçado que o ministro da Fazenda elogia e sai espalhando boa notícia quando a S&P eleva a classificação do Brasil. E quando reduz,  ele questiona a credibilidade da agência de classificação de risco. É aquela história: são dois pesos, duas medidas”, declarou o deputado.

O democrata citou uma entrevista concedida à Reuters, em abril de 2008, quando o país tinha acabado de entrar no “grau de investimento” da empresa. Na ocasião, Mantega afirmou: “O Brasil entrou para o grupo dos países respeitados e que tem economias sólidas”.

Já em novembro de 2011, após mais uma elevação da nota brasileira, o ministro declarou ao Valor Econômico: “é um reconhecimento de que a política econômica encontra-se na direção correta e de que são sólidos os fundamentos macroeconômicos do país”.

Para Mendonça Filho, a nova tentativa de desclassificar a mesma agência que serviu de instrumento para sua exaltação à política econômica da época é uma tentativa de diminuir o impacto negativo do anúncio.

“O Brasil está patinando, está enxugando gelo por conta da falta de credibilidade. Todo mundo sabe que todo dia se inventa uma novidade na contabilidade pública. O Brasil hoje não tem equilíbrio fiscal que possa merecer o respeito do mercado privado”, considerou.

terça-feira, 25 de março de 2014

Mendonça Filho quer que Cerveró e Paulo Roberto expliquem ao parlamento compra superfaturada da refinaria de Pasadena

O deputado Mendonça Filho (PE), líder do Democratas na Câmara Federal, e outros parlamentares da bancada apresentaram hoje (25/3) requerimentos de convite para os ex-diretores da Petrobras Paulo Roberto Costa (Abastecimento) e Nestor Cerveró (Internacional) nas Comissões de Desenvolvimento, Indústria e Comércio; Fiscalização Financeira e Controle; Minas e Energia; Finanças e Tributação e Segurança Pública. Costa e Cerveró participaram do fechamento do contrato da compra da refinaria de Pasadena (EUA), investigado por suspeita de superfaturamento.
“Nestor Cerveró, como responsável por elaborar resumo executivo que subsidiou o conselho de Administração da Petrobras na compra da refinaria e Paulo Roberto Costa como um dos principais articuladores do contrato devem muitas explicações ao Parlamento. Estamos diante de um negócio altamente lesivo à Petrobras e, consequemente, ao povo brasileiro. Os indícios de irregularidades e incompetência no fechamento desses negócios são fortíssimos”, atesta Mendonça Filho.
Além de ser investigado pela aquisição da refinaria de Pasadena, Costa foi preso pela polícia federal na semana passada acusado de receber propina de R$ 7,9 milhões que estariam relacionadas às obras da refinaria de Abreu e Lima. Os valores teriam sido pagos pelo doleiro Alberto Youssef suspeito de agir em conjunto com Costa para desvios de recursos do Ministério da Saúde e da Petrobras.
Convocações
Conforme anunciou no fim de semana, o líder democrata também protocolou requerimentos de convocação dos ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Advogado-Geral da União, Luís Inácio Adams. A edição desta semana da revista Veja mostrou email enviado por Adams, em 2008, a então secretária-executiva da Casa Civil, Erenice Guerra com advertências sobre as cláusulas que tornaram a compra da refinaria de Pasadena altamente prejudicial a estatal. À época Erenice Guerra era braço-direito de Dilma Rousseff, que ocupava os cargos de ministra da Casa Civil e presidente do Conselho de Administração da Petrobras.

Democratas quer convocar Mantega e Tombini para explicações sobre rebaixamento do Brasil na S&P

O líder do Democratas na Câmara Federal, Mendonça Filho (PE), quer a convocação do ministro da Fazenda, Guido Mantega, e do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, na Comissão de Fiscalização e Controle da Casa para explicar a deterioração da política fiscal brasileira que levou a um rebaixamento na classificação da Standard & Poor’s (S&P).
O país agora se encontra na última classe do grupo “grau de investimento” da companhia especializada em avaliações econômicas e análises e pesquisas sobre bolsas de valores.
“Comprometeram todos os fundamentos econômicos conquistados a duras penas para a sociedade brasileira com essa contabilidade criativa, obra do Mantega e da Dilma. A credibilidade de nossa política econômica foi corroída por essa manipulação de dados oficiais e agora o governo colhe o que plantou”, denunciou o líder.
Em sua justificativa, Mendonça lembra que a oposição tem insistido na necessidade de se fazer “um real ajuste fiscal, sem truques contábeis e com diminuição dos gastos correntes”. O democrata também aponta para a falência do modelo econômico, o aumento da intervenção estatal e o foco no consumo com desprezo quase completo pelo investimento como razões às quais o país tem perdido credibilidade no mercado global.
Além da nova avaliação “BBB–“, a S&P também destacou a previsão de um crescimento menor nos próximos dois anos, o aumento do déficit público e o descumprimento de vários itens da meta fiscal com razões para o pessimismo do mercado.

MH370: parentes e amigos de vítimas chinesas planejam protesto

Parentes de vítimas do voo MH370 protestam nas proximidades da embaixada da Malásia em Pequim. Foto: AFP Photo
Foto: AFP Photo

Parentes e amigos de vítimas chinesas do voo MH370 da Malaysia Airlines planejavam nesta terça-feira um protesto diante da embaixada da Malásia em Pequim, para demonstrar a revolta após o anúncio oficial de que o avião caiu no Oceano Índico.

"Vamos protestar diante da embaixada da Malásia", afirmou à AFP um homem diante de um hotel da capital chinesa no qual estão hospedados há mais de duas semanas os parentes dos desaparecidos chineses.

Quase 200 pessoas subiram em ônibus diante do hotel com o objetivo de seguir para a embaixada, mas a polícia não permitiu a saída dos veículos. Os parentes decidiram então caminhar até a representação diplomática.

"Exigimos o retorno dos nossos (...) O governo malaio é assassino", gritaram alguns manifestantes.

Das 239 pessoas que estavam a bordo da aeronave, 153 eram cidadãos chineses.

Ao mesmo tempo, a polícia foi mobilizada diante da embaixada da Malásia.

Na Austrália, o primeiro-ministro Tony Abott disse que os parentes e amigos das vítimas serão bem recebidos caso decidam viajar ao país "em momentos desesperadamente difíceis". 

As buscas estão concentradas atualmente nas turbulentas águas próximas da costa oeste australiana.(Do Diário de Pernambuco).

Campanha contra exploração sexual durante a Copa é lançada em Brasília


 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A campanha “Não desvie o olhar”, contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, foi lançada hoje (24) em Brasília para inibir os crimes e incentivar as denúncias durante os grandes eventos esportivos. A ação será nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo no Brasil, em locais de grande concentração de pessoas.

Com o slogan “Exploração sexual de crianças e adolescentes é crime. Denuncie. Disque 100”, a campanha é apresentada pelos jogadores de futebol brasileiros Kaká e Juninho Pernambucano. A ideia é incentivar as pessoas a denunciar os crimes por meio do Disque 100 e outros locais de atendimento.

Para o coordenador-geral do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes, Marcelo Nascimento, o país está se preparando para evitar o crime. “É um diálogo com a sociedade, não só para Copa do Mundo, mas em outros grandes eventos. Que fique o legado de que no Brasil não aceitamos violação aos direitos humanos de crianças e adolescentes”, disse Nascimento, explicando que o Disque 100 contará com equipes extras durante o Campeonato Mundial de Futebol.

Durante a Copa do Mundo de 2010, houve aumento de 30% nos casos de exploração sexual de crianças e adolescentes na África do Sul, o que motivou a iniciativa brasileira. A campanha, em português, inglês e espanhol, será veiculada também em 19 países da Europa e África.

Para a procuradora-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Eunice Carvalhido, a  campanha levanta um assunto urgente. “A articulação do Poder Público abre caminhos contra a prática, que em muitos casos acontece com a conivência das famílias, e ao ato segue-se a ameaça e o medo, então, é preciso habilidade dos agentes de saúde e da assistência social para dar um bom encaminhamento às vítimas”, disse Carvalhido.

A iniciativa é da Secretaria da Criança do Distrito Federal, do Comitê de Proteção para os Grandes Eventos do Distrito Federal, do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria e da Frente Nacional de Prefeitos.(Do Diário de Pernambuco).

MP dá prazo para Eduardo socorrer a Saúde em PE


A promotora Helena Capelo questiona o estado quanto ao atraso em cirugias de hospitais públicos
Foto: Hans von Manteuffel / O Globo

Depois de reclamarem que, só no ano passado, o governo de Pernambuco gastou R$ 52,8 mil com fornecimento de bolo de rolo e R$ 388 mil com bufê do camarote oficial no carnaval, os promotores Helena Capela e Clóvis Ramos Sodré da Motta, da Promotoria de Defesa da Saúde da capital, acionaram o governo do presidenciável Eduardo Campos (PSB) para que tome providências no sentido de apressar o atendimento a 3.992 pacientes que há mais de dois anos se encontram à espera de cirurgias nos três principais hospitais de Recife.
Na ação civil pública, o Ministério Público de Pernambuco dá prazo de seis meses para que o problema seja resolvido e estipula um outro período, de apenas 90 dias, como o limite de espera para cirurgias eletivas. Caso a medida não seja cumprida, o governo poderá arcar com multa diária de R$ 50 mil. Os dois promotores pedem que o governador remaneje verbas destinadas “a gastos não essenciais” em outros setores para socorrer os serviços de saúde. Eles citam até os R$ 241 milhões anunciados pelo governador na semana passada para socorrer financeiramente as prefeituras.
O juiz Edvaldo José Palmeira, da Quinta Vara da Fazenda Pública, deu prazo de cinco dias, a partir da data da entrega da intimação, para que o governo apresente sua defesa. Mas, até ontem, a intimação não havia chegado ao Palácio do Campo das Princesas.(Do Blog de Magno Martins).

Um dígito: Marina e Eduardo sem motivos para sorrir


A pesquisa que o Ibope divulgou na semana passada não trouxe novidades quando comparado ao levantamento de dezembro, mas quem for compulsar os números com atenção notará que algo parece acontecer com o prestígio de Marina Silva. Aos números:
Em junho, no auge das manifestações, o Ibope lhe dava 22% dos votos se ela fosse candidata a presidente.
Em outubro, quando anunciou sua união com Eduardo Campos, manteve o ótimo desempenho: 21%.
Dois meses depois, no entanto, caía para 12%. E, agora, desce para um dígito apenas: 9%.
A propósito, Campos também caiu. Entre o levantamento de outubro e o de quinta-feira passada, caiu de 10% para 6%, o que o deixa em estado de empate técnico com o pastor Everaldo, que aparece com 3% (a margem de erro é de dois pontos percentuais).(Do Blog de Magno Martins).

Armando anunciará a chapa na chegada de Lula a PE


O senador Armando Monteiro  anunciará sua chapa de candidatura ao governo de Pernambuco em abril, mês em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitará o Estado. O PT oficializou apoio ao PTB no último sábado.
O PT vai indicar o deputado federal João Paulo (PT-PE) - que pretendia se lançar candidato ao governo - para o Senado na chapa de Monteiro. O senador negocia aliança com PDT e PP para compor a chapa.
O PP é aliado do PT no Congresso, mas apoia o PSB, do governador
Eduardo Campos, em Pernambuco. Os petistas estão ajudando a costurar um acordo com o deputado Eduardo da Fonte, presidente do PP no estado.(Do Blog de Magno Martins).

Eduardo ironiza aliança PT-PTB: ''Tu achas?''



O governador Eduardo Campos (PSB) ironizou, nesta segunda-feira (24), a formalização da aliança entre o PT e o PTB, do senador Armando Monteiro Neto, também pré-candidato ao governo do Estado. Indagado por jornalistas sobre o apoio anunciado pela legenda petista a Armando, depois de uma votação que contou com a presença de 266 delegados da sigla petista, Eduardo brincou: 'tu acha?'. 

Eduardo Campos falou com a imprensa num evento realizado no Centro de Convenções, em Olinda. A frase cética do governador reflete seu pensamento sobre o PT pernambucano, que se apresentou dividido em todas as eleições, especialmente a partir de 2006. Ao voltar a pergunta 'tu acha?' para o repórter, ele praticamente diz: 'você acredita?'(Do Blog e Magno Martins).

segunda-feira, 24 de março de 2014

"Só a CPI vai revelar o grau de culpa de Dilma na compra da refinaria", diz Mendonça

O líder do Democratas na Câmara dos Deputados, Mendonça Filho (PE), reafirmou no ultimo sábado (22/3) a necessidade imediata da instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os escândalos que envolvem a Petrobras, principalmente, o que se refere a compra da refinaria de Pasadena. 

Reportagem de hoje do jornal O Estado de S. Paulo revela que na compra de outra refinaria, a japonesa Nansei Sekiyu em 2007, Dilma admitiu que conhecia todos os termos do contrato que incluem as mesmas cláusulas que ela nega ter sido informada na compra da refinaria de Pasadena. Na época Dilma Rousseff ainda era presidente do Conselho de Administração da Petrobras e aprovou a compra da refinaria japonesa. 

Na opinião do parlamentar, cada elemento novo que surge no caso o governo se enrola ainda mais e as suspeitas de irregularidades ficam mais fortes. 

"Está claro que alguém está mentindo nessa história. Como a presidente Dilma diz desconhecer as mesmas cláusulas do contrato de Pasadena que foram usadas um ano depois na aquisição da refinaria japonesa agora com o conhecimento de todos os detalhes? O próprio ex-presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli, afirmou com convicção que se tratam de cláusulas comuns nesse tipo de negócio. Tudo isso só reforça  a responsabilidade de integrantes da alta cúpula do governo numa operação escandalosa que causou um rombo nos cofres públicos", destaca Mendonça Filho. 

Busca do voo MH370 se intensifica no Índico

Tenente da Força Aérea Real australiana faz anotações durante as buscas, no sul do Oceano Índico. Foto: Rob Griffith/AFP Photo
Foto: Rob Griffith/AFP Photo

Aviões e navios intensificavam a busca pelo voo MH370 da Malasya Airlines nesta segunda-feira no sul do Oceano Índico, após a detecção de vários objetos que poderiam pertencer ao Boeing 777 desaparecido.

A Austrália, que coordena as operações na região, informou que segue todas as pistas para localizar o avião.

"Continuamos sem ter certeza de que o avião está na região, mas nos prendemos a qualquer informação que chega para limitar um perímetro e concentrar nossos esforços", disse o vice-primeiro-ministro Warren Truss.

A agência estatal chinesa Xinhua anunciou nesta segunda-feira que um avião do país observou "objetos brancos e quadrados" na região que poderiam estar relacionados com o Boeing 777.

O voo MH370, que viajava entre Kuala Lumpur e Pequim, desapareceu pouco depois da decolagem no sábado 8 de março com 239 pessoas a bordo. Mais de 150 passageiros eram chineses.

No meio do caminho entre a Malásia e o Vietnã, o avião mudou de rumo, para o oeste, em direção contrária a sua rota, e os sistemas de comunicação foram desativados "deliberadamente", segundo as autoridades malaias. A aeronave voou durante várias horas até esgotar o combustível.

Depois de analisar todos os elementos, as autoridades estabeleceram dois corredores de busca: o primeiro ao norte e até a Ásia Central e o segundo da Indonésia ao sul do Índico.

Especialistas acreditam neste último corredor, pois consideram que o avião não poderia ter sobrevoado a China ou ex-repúblicas soviéticas sem ter sido detectado.

As esperanças de descobrir o paradeiro do avião da Malaysia Airlines aumentaram no domingo, após a localização de objetos que pareciam um palete de madeira e vários cintos de segurança ou correias no Oceano Índico.

Novos dados de um satélite francês, que detectou restos de objetos flutuantes na principal área de busca, segundo a Malásia, reforçam a impressão de que a investigação avança.

Autoridades australianas anunciaram que um dos aviões envolvidos nos trabalhos de busca ao Boeing 777 da Malaysia Airlines localizou objetos que pareciam um palete e vários cintos ou correias no Índico.

"Ainda é cedo para serem conclusivos, mas temos agora várias pistas confiáveis, e existe uma esperança crescente de descobrir o que aconteceu com este avião infeliz", disse no domingo o premier australiano, Tony Abbot.(Do Diário de Pernambuco).

Marinodependente


Apesar do discurso oficial de que Eduardo Campos (PSB) crescerá com o início da campanha na televisão, aliados já relatam 'angústia' com o governador estacionado nas pesquisas, quase seis meses após a união com Marina Silva. A avaliação é de Vera Magalhães, em sua coluna de hoje, na Folha de S.Paulo. Diz a colunista que a esperança de transferência de votos tornou Eduardo'marinodependente',  dizem. 'A impressão é que o vice é ele', afirma um aliado.
Já Mônica Bergamo, também na Folha de S.Paulo desta segunda-feira diz que ''além de quebrar a tradição de instalar comitê central em Brasília, sinalizando que é um político 'diferente', segundo um dos estrategistas de sua pré-campanha, Eduardo Campos quer fincar forte o pé em São Paulo.
'Pela primeira vez desde a redemocratização nenhum presidenciável terá feito carreira no Estado. E Eduardo já andou se reunindo com o cineasta Fernando Meirelles, amigo de Marina Silva, provável vice em sua chapa.''(Do Blog de Magno Martins).

A festa da debutante de Aécio e Eduardo em Salvador


Uma festa de debutante em Salvador, na noite de sábado, virou um inusitado palco de confraternização entre a ala rebelde do PMDB e os candidatos da oposição à Presidência, Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). Os dois prestigiaram o aniversário de 15 anos de Marianna, filha do pré-candidato do PMDB ao governo da Bahia, Geddel Vieira Lima. Enquanto os adolescentes dançavam na pista, os políticos concentravam-se em discutir a crise na Petrobras e comemorar possíveis danos à imagem de Dilma Rousseff.
Aécio, que costura um palanque único de oposição para apoiar Geddel na Bahia, cumpriu agenda à tarde em Campos do Jordão (SP) e embarcou em um jatinho direto para Salvador.
Campos aproveitou a passagem pela capital baiana, onde realizou um encontro da aliança PSB-Rede, para também marcar presença e se aproximar dos peemedebistas. Seu aliado Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), ex-ministro de Dilma, participou da comitiva.
Numa rodinha com Aécio e Campos, um deputado baiano fez troça: 'Se Lula nunca sabia de nada, Dilma coloca a culpa no outros'.
A presença de Campos na festa, contudo, incomodou o tucano Aécio, que esperava reinar sozinho entre os principais partidos de oposição baianos. Aécio e Campos saíram por volta da meia-noite. Dançaram a 'valsa política' com o PMDB, mas não se arriscaram na valsa propriamente dita com a debutante.(Do Blog de Magno Martins).

FHC amarelou: base de Dilma critica recuo sobre CPI


Aliados da presidente Dilma Rousseff no Congresso criticaram neste domingo, 23, a mudança do discurso do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que passou a apoiar a criação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar a compra da refinaria de Pasadena pela Petrobrás.
Em nota divulgada neste domingo, Fernando Henrique afirmou que o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), pré-candidato à Presidência da República, deve conduzir o tema em nome do PSDB, após a revelação de que a presidente Dilma Rousseff admitiu que desconhecia detalhes importantes do negócio.(Do Blog de Magno Martins).

Três cidades do Brasil entre as mais violentas do mundo


No último domingo (16), o Fantástico mostrou como é viver na cidade mais violenta do mundo - San Pedro Sula, em Honduras. Neste domingo (23), os nossos repórteres viajaram pelas três cidades brasileiras que estão entre as dez mais violentas do planeta. Uma delas, vai receber jogos da Copa do mundo.
Nestes locais se mata por qualquer motivo: paixão, discussão, tráfico. “A morte é sempre entre 15, 21, 22 anos. Não passa disso”, destaca um policial.
Uma pessoa assassinada a cada duas horas. O crime é bem perto das autoridades. O que impressiona é que a venda de drogas funciona bem em frente à delegacia.
Durante um mês, o Fantástico percorreu as cidades brasileiras que aparecem no ranking das dez mais violentas do planeta entre as que não estão em guerra: Maceió, Fortaleza e João Pessoa. O levantamento foi feito por um respeitado grupo de estudos mexicano.(Do Blog de Magno Martins).