MILK FRUIT

MILK FRUIT

sábado, 24 de novembro de 2012

Vereadores combatem projeto que lhes tira o salário


 O debate mais acirrado neste Congresso dos Vereadores de Pernambuco, que se se encerra neste sábado (25), na cidade de Pesqueira, a 202 km de Serra Talhada, foi com relação a Proposta de Emenda a Constituição (PEC) 035 – que determina a extinção de salários para os vereadores dos municípios com até 50 mil habitantes. Não houve acordo e os vereadores estão mobilizados para derrubar o projeto de autoria do Senado Federal, que contou com o aval do senador petista Humberto Costa.

A UVP pretende se mobilizar nos próximos meses para derrubar a proposta considerada indecente pela classe. “Vamos fazer pressão e iremos até Brasília mostrar aos senadores que isto não pode acontecer. Não faz sentido esta proposta”, reforçou o vereador Zé Raimundo Filho (PTB), vice-presidente da União dos Vereadores de Pernambuco.
''É UM DESRESPEITO''
“O político mais próximo do povo é o vereador. É ele que sabe das reais necessidades da população”, defendeu o deputado estadual José Maurício (PTB), propondo o fim da PEC – 035. Quem também defendeu a extinção da PEC foi o secretário de Governo Tadeu Alencar, provável candidato ao governo de Pernambuco, em 2014, pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB).
“O não pagamento de salários aos vereadores das cidades com até 50 mil habitantes é um desrespeito a cidadania brasileira e é uma contradição num país que tem amadurecido”, ponderou Tadeu Alencar. Já o deputado estadual Waldemar Borges (PSB) Líder do Governo na Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe) foi mais taxativo; “Esta PEC diz que só quem pode ser vereador é quem é rico. Isto é um absurdo”.




Magno Martins.

Circulando com Damy Alves


Sarau

Com uma vasta programação, assim foi o sétimo Sarau do Intistuto Educacional Êxito. Projeto este do professor de literatura Robervânio Araujo.  Logo de início a musicista Ianka Martins em solo metal. Ainda: jogral, concurso de recital, apresentação de repentistas, musical em homenagem a Luis Gonzaga e  lançamento do livro Antologia Poética de autoria do alunado da escola.

Mostra

O  Sesc Lê de Belo Jardim promoveu com muito sucesso a Mostra Canteiro de Teatro e Dança. Destaque forte para os grupos teatrais de Caruaru,Grupo Vozes de Arcoverde, de dança de Petrolina, Escola Sabrina Santos, Grupo Noss Art e Guerreiros da Arte.

Humor



Uma noite de muito riso na quadra poliiesportiva do Colégio Diocesano com a apresentaçaõ de CInderela e sua troupe. Um público seleto marcou presença para assistir as peripécias do casting.

Eleições do IFPE 

Professor Chagas é o novo Gestor do IFPE-Campus Belo Jardim. Uma eleição muito acirrada que mobilizou “alunos professores e servidores".

Imagem: Gory Vi
  Seu opositor foi o professor Carlos Alberto que democraticamente felicitou o vitorioso com muita classe.


Congresso

Aconteceu na cidade de Pesqueira, o Congresso Estadual de Vereadores e Servidores de Câmaras e Prefeituras Municipais que contou com várias autoridades. A solenidade de abertura foi feita pelo Presidente da União dos Vereadores de Pernambuco Severino Barbosa de Farias Filho. Em pauta: ações, projetos, serviços e lutas em favor do edil.
Marcaram presenças a Presidente da UVP  feminina Claudiane Alves, a Vereadora eleita Patrícia Ramos, o Vereador elelito Jair Fernando e o assessor técnico do também eleito vereador mais votado do município de Belo Jardim Tio do Pastel, Luciano Oliveira.


sexta-feira, 23 de novembro de 2012

As manchetes do dia no Brasil e no mundo


Folha de Pernambuco
Barbosa critica Justiça desigual
Jornal do Commercio
Pernambuco presente no Top 100 do Enem
Diario de Pernambuco
TCE suspende vários concursos no Estado
Folha de S.Paulo
Barbosa quer STF atento à sociedade e longe da política
Agora S.Paulo
Veja qual será o valor da sua aposentadoria em 2013
O Estado de S.Paulo
Gurgel afirma que relatório da CPI foi “retaliação”
O Globo
Começa a era Joaquim – Novo presidente do STF critica ‘Justiça desigual’
Valor Econômico
Pequena empresa ganha acesso ao mercado de ações
Correio Braziliense
Um juiz em busca da suprema igualdade
Estado de Minas
Contra chuva, sirenes
Zero Hora
A peça-chave do caso Rubens Paiva
Brasil Econômico
Quem apostar na alta do dólar vai perder, adverte Tombini, do BC
Jornais internacionais
The Washington Post (EUA)
Morsi estabelece poderes mais amplos
Le Figaro (França)
Juppé: a mediação da última chance
Le Monde (França)
UMP: a Guerra está declarada


Blog da Folha.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Filho do ex-vice presidente José Alencar é cotado para candidato a governador de MG


Josué Gomes da Silva, herdeiro do ex-vice-presidente da República, já é citado nos bastidores como possível nome do PMDB para disputar o governo de Minas em 2014

Josué mora em São Paulo onde administra o império têxtil construído pelo pai. Foto: Aureliza Corrêa/Esp. CB/D.A Press/Arquivo
Foto: Aureliza Corrêa/Esp. CB/D.A Press/Arquivo
Os eleitos em outubro nem tomaram posse ainda e já começam as especulações sobre a disputa de 2014 pelo governo de Minas Gerais. Entre alguns possíveis candidatos já cotados – como o presidente da Assembleia Legislativa, Dinis Pinheiro (PSDB), o vice-governador Alberto Pinto Coelho (PP), o ministro de Desenvolvimento e Comércio Exterior, Fernando Pimentel (PT), e o prefeito reeleito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), surge uma novidade: Josué Gomes da Silva, filho do ex-vice-presidente da República José Alencar, falecido ano passado. Sua candidatura contaria com a simpatia e o dedo da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Atualmente Josué mora em São Paulo onde administra o império têxtil construído pelo pai, que sempre nutriu o desejo de ser governador de Minas. Alencar disputou o cargo em 1994 pelo PMDB, mas acabou em terceiro lugar. Nas eleições de 2010, o nome do ex-vice-presidente foi cotado para o governo do estado, com o aval do então presidente Lula, mas problemas de saúde fizeram com que ele desistisse da disputa. As articulações para convencer o empresário a topar a empreitada vêm sendo feitas.

O presidente do PMDB, Antônio Andrade, disse que já ouviu conversas a respeito das articulações em torno do nome de Josué, mas segundo ele o partido já tem candidato ao Palácio da Liberdade: o senador Clésio Andrade, recentemente filiado à legenda. O ex-secretário-geral do PMDB Armando Costa disse que Josué ainda não é filiado, mas que o convite para que ele entre para o PMDB, partido do coração de seu pai, segundo ele, já foi feito. “Ele teria todas as condições de ser candidato a qualquer cargo”, defende Costa, que foi fiel escudeiro de Alencar durante todo o tempo em que ele era filiado ao PMDB.

Alencar entrou no partido em 1993 e deixou a legenda em 2001 depois da derrota de Armando Costa na disputa pelo comando do PMDB para o grupo ligado ao hoje deputado federal Newton Cardoso. Alencar, na época senador, já tinha rompido com o então governador Itamar Franco por divergir da forma como ele conduzia sua administração.

O secretário-geral do PSB, Mário Assad, que também era próximo de Alencar, disse ter sido pego de surpresa por essa possibilidade. Para ele, ainda é muito cedo para discutir 2014. “Tanta coisa ainda pode acontecer”, comenta. Apesar disso, as conversas em torno da possível candidatura de Josué não descartam a hipótese de ele, se aceitar entrar na disputa, também disputar pelo PSB.

Empresário de sucesso, dirigente na Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), parecido com o pai no semblante e no timbre de voz, Josué poderia ser o nome para unir PT e PMDB e se contrapor ao candidato que será apoiado pelo senador Aécio Neves (PSDB), provável adversário de Dilma na disputa pela Presidência da República em 2014. O Estado de Minas tentou falar com Josué sobre as especulações em torno de seu nome, mas ele não foi localizado na sede da Coteminas, em São Paulo. O assessor dele, Adriano Silva, que foi chefe de gabinete de Alencar na Vice-Presidência da República e trabalhou com ele durante cerca de 30 anos, disse desconhecer essas conversas. Garantiu apenas que Jousé não é filiado a nenhum partido político.




Diário de Pernambuco.

Aprovação de PEC da doméstica pode gerar demissões em massa

3e9c70a7c50ecd28b9f225664cbcda87.jpg

No ano em que as empregadas domésticas saíram do papel de coadjuvante e passaram a ser protagonistas, inclusive numa novela global, a categoria vence uma importante batalha. Foi aprovada nesta quarta-feira (21) numa comissão especial do Congresso a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 478/2010, que prevê a ampliação dos direitos trabalhistas dessa classe trabalhadora.

A proposta garante a obrigatoriedade de recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), carga horária semanal de 44 horas, hora extra e adicional noturno. Esse incremento deve significar um encarecimento de cerca de 45% no valor pago às empregadas domésticas.

Por causa disso, a presidente do Sindicato das Empregadoras Domésticas em Pernambuco, Andréa Macedo, diz que se a lei for realmente sancionada haverá um alto índice de demissões. A justificativa segundo Andréa é que 95% dos empregados domésticos no Estado são contratados por pessoas das classe B, C e D, além de aposentados. Esse grupo de empregadores não teria condições financeiras de pagar o que foi reajustado. "Os empregadores vão rever a sua necessidade e se não for de extrema importância, a doméstica será demitida. Até porque os próprios empregadores não receberam um reajuste deste tamanho", ressaltou a advogada.

Do outro lado está a classe trabalhadora representada pelo Sindicato das Empregadas Domésticas no Estado. A ex-doméstica Luíza Batista é a presidente do grupo e garante que a categoria está ciente que deve haver demissões, mas que logo todas serão recontratadas já que os patrões perceberão a necessidade delas em suas casas. "O que as pessoas precisam entender é que o nosso trabalho é a base da organização da sociedade. Se nós não estivermos em suas casas, cuidando de suas coisas, muitas pessoas terão que abrir mão de seus trabalhos, suas carreiras", defende a representante das empregadas domésticas.



Marília BanholzerDo NE10

Comércio varejista tem 300 mil vagas de emprego temporário em todo o país



Em todo o país, cerca de 300 mil vagas de emprego temporário estão disponíveis no comércio varejista, segundo pesquisa divulgada hoje (22) pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), vinculado à Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). De acordo com o estudo, 293,2 mil comerciantes (28% do total) já começaram ou deverão contratar mão de obra para suprir a demanda de fim de ano - 44% das vagas disponíveis deverão ser ocupadas só em novembro. Os salários médios de 85% dos trabalhos temporários em 2012 deverão variar entre um e dois salários mínimos (de R$ 622 a R$ 1,2 mil), mais as comissões por vendas. Apenas 1% dos comerciantes pretende pagar mais de seis salários (R$ 3,7 mil).
Dessas contratações, a expectativa é que pelo menos 80% sejam efetivados. "A taxa de efetivação é alta. Muitos varejistas aproveitam o período para fazer troca de funcionários, pois nem sempre há 100% de satisfação em relação ao quadro, com pessoas preparadas e comprometidas. Se os temporários se saem muito bem e têm interesse, as chances são grandes. O trabalho temporário é uma oportunidade de buscar novos talentos", informou o economista do SPC, Nelson Barrizzelli.
As funções mais procuradas são as de vendedor (71%), caixa (26%) e estoquista (17%), atividades relativamente simples de se exercer, que não requerem treinamento especializado, considerando o tempo limitado. Os setores em que deverá haver a maior quantidade de vagas nessas áreas são o de vestuário, calçados, tecidos, perfumaria e cosméticos. O estudo do SPC aponta que grande parte das empresas contratantes têm até 9 funcionários (55%) e mais de um estabelecimento (46%).
A dica do economista do SPC para encontrar uma vaga entre essas oportunidades é procurar diretamente a empresa e levar um currículo, com informações sobre escolaridade, experiências anteriores, justificativas para buscar a função e expectativas para o futuro. Segundo ele, os locais onde há mais facilidade para encontrar estabelecimentos interessados são os shoppings centers.
A faixa etária em que há mais perspectivas de contratação temporária é a de 18 a 24 anos (55% dos demandados) seguida pela de 25 a 34 anos (30%). Para Barrizzelli, isso se justifica pela possibilidade de manutenção do trabalhador na empresa, com perspectivas de crescimento, em cargos de supervisão e gerência.
Ter ensino médio completo é um dos requisitos mais importantes para os trabalhos temporários: 68% dos empresários querem funcionários com esse nível mínimo de escolaridade. Essa exigência, segundo Barrizzelli, é um indicativo de que o comércio varejista está cada vez mais especializado, o que demanda funcionários com mais conhecimento e quantidade de informações. Outras características identificadas pela pesquisa do SPC como fundamentais para a contratação são o comprometimento, o dinamismo e a pró-atividade.
Dos total de comerciantes que não pretendem contar com trabalhadores temporários neste fim de ano, 71% alegaram ao SPC que estão satisfeitos com a mão de obra já existente na empresa. Segundo Barrizzelli, esse é um indicativo de que as políticas de qualificação e capacitação conduzidas pelo empresariado têm surtido efeito.




Agência Brasil.

Joaquim Barbosa assume hoje presidência do STF

Foto: Fábio Pozzebom/ABr

O ministro Joaquim Barbosa toma posse nesta quinta-feira (22) na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF). A cerimônia, às 15h, terá a presença da presidenta Dilma Rousseff, dos presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara dos Deputados, Marco Maia. Assume a vice-presidência do Tribunal o ministro Ricardo Lewandowski.
Barbosa será o primeiro negro a comandar a Suprema Corte, é bastante ligado a questões raciais e faz referências ao assunto em discursos, votos e conversas. Veio de uma família simples de Paracatu, em Minas Gerais, e ocupou vários postos até ser convidado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva para integrar o STF em 2003, época em que atuava como procurador no Rio de Janeiro.
Segundo Barbosa, que presidirá também o Conselho Nacional de Justiça, sua passagem pelo comando do STF deve ser sem surpresas, pois gosta de agir by the books – em tradução livre, segundo as regras. A mescla de palavras estrangeiras com discursos em português é uma das marcas do ministro, que fala francês, inglês, alemão e espanhol.


Blog Folha.

As manchetes do dia no Brasil e no mundo


Folha de Pernambuco
Bom demais!
Jornal do Commercio
Doméstica fica mais cara
Diario de Pernambuco
Recorte e cobre seu direito
Folha de S.Paulo
Homicídios dobram em SP; cai secretário da Segurança
Agora S.Paulo
Novo mínimo será de R$ 675; Teto do INSS vai a R$ 4.137
O Estado de S.Paulo
Governo de SP troca cúpula da Segurança; homicídios dobram
O Globo
Na CPI do Cachoeira… Relator poupa aliado, e ataca jornalista e procurador-geral
Valor Econômico
Exportadoras têm R$ 10 bi em créditos fiscais retidos
Correio Braziliense
Brasil dá hoje mais um passo à frente
Estado de Minas
Macarrão acusa Bruno de mandar matar Eliza
Zero Hora
Exclusivo – Deputado Rubens Paiva ficou preso no DOI-Codi
Brasil Econômico
BNDES da América do Sul nasce em março com capital de US$ 7 bi
Jornais internacionais
The New York Times (EUA)
Israel e Hamas concordam com cessar-fogo após influência de EUA e Egito
The Washington Post (EUA)
Acordo é alcançado para travar violência em Gaza
Le Figaro (França)
UMP mergulha no caos
Le Monde (França)
Europa refém dos britânicos


Blog da Folha.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Mendonça quer fiscalização do MP e do TCU para autorização da Anatel para a Unicel, do marido de Erenice Guerra, operar celular em SP


O deputado federal Mendonça Filho (Democratas/PE) solicitou fiscalização especial da Comissão de Fiscalização e Controle Financeiro da Câmara dos Deputados, do Ministério Público e do Tribunal de Contas da União para apurar  a autorização de funcionamento concedida pela Anatel para a empresa Unicel operar telefonia celular em São Paulo. A empresa tem como diretor José Roberto Camargo, marido da ex- Chefe de Gabinete Civil do Governo Lula, Erenice Guerra, e segunda denúncias da revista Veja está em processo de falência.
   Mendonça Filho considera as denúncias muito graves, porque envolvem suposto favorecimento pela Anatel a uma empresa que está, segundo a revista, falida com dívidas da ordem de R$ 150 milhões, não possui nenhuma condição técnica ou financeira para operar a concessão, é a maior credora da Anatel e funciona em local incerto e não sabido. “O que motiva a  compra da Unicel pela Nextel pelo valor aproximado de R$ 500 milhões? Serão as ligações com o marido de Erenice Guerra? O processo é nebuloso e o  Governo tem de responder a todas perguntas”, cobrou.
    O parlamentar apresentou, ainda, pedido de informação ao ministro das Comunicações, Paulo Bernardo e Silva, com nove perguntas para que sejam explicadas questões como quais os critérios tecnicos para concessão da licença, se a Unitel está no cadastro de inadimplentes do Governo Federal, há quanto tempo está tramitando os processos de cassação da Unicel na Anatel, tempo médio de um processo de cassação e  cópia dos processos de cassação de concessões da empresa Unicel que tramitam na Anatel, com todos os pareceres técnicos e jurídicos correspondentes.
   Reportagem publicada pela revista Veja (14/11/ 2012, intitulada “O prejuízo que vai dar lucro” mostra que a empresa Unicel, mesmo em processo de falência, estaria a ponto de fechar um excelente negócio, ao ser comprada pela Nextel por valores que chegariam a cifras próximas a R$ 500 milhões. A Veja diz que a Unicel, que conseguiu autorização para operar a telefonia celular em são Paulo, encontra-se, segundo a reportagem, atolada em dívidas, inclusive dando calotes em clientes e fornecedores, acumulando uma dívida atual superior a R$ 150 milhões. A reportagem mostra que há, em trâmite na Anatel, há aproximadamente dois anos, um processo de cassação da concessão.

De Olho no Esporte



Em conversa com  um dos dirigentes de futebol da equipe alviverde de Belo Jardim o mesmo nos informou que o Belo Jardim F.C. deverá se apresentar dia 17 de dezembro, visando os trabalhos preparativos para competição estadual de 2013.

Jogadores não foram revelados, mas se fala de alguns jogadores renomados para defenderem as cores belo-jardinenses. Torcemos por uma bela equipe, pois nossa terra está carente de coisas boas e ama o Calango do Agreste.

O treinado permanecerá “Levinha”, isso nos foi confirmado por Hugo um jovem dirigente do Calango, que nos falou que o time vem forte para sua terceira participação na elite do futebol pernambucano.



Blog No Giro da Cidade.


Canteiro de teatro e dança apresenta: peça teatral "ESCUTA AQUI, SEU LADRÃO!", de Paulo Sacaldassy.


O grupo teatral belojardinense "GUERREIROS DA ARTE" estará participando do evento promovido pelo Sesc Ler de Belo Jardim-PE CANTEIRO DE TEATRO E DANÇA, com a peça ESCUTA AQUI, SEU LADRÃO!", do escritor, cronista, dramaturgo e ator santista Paulo Sacaldassy, será logo mais, ás 19:00 no Calçadão, em frente a Praça da Conceição, no centro.

Composto por quatro integrantes: Ellyson Martins, João Batista dos Santos, Islane Sousa e Thalyta Monteiro, o grupo teatral "GUERREIROS DA ARTE" fará á sua 3° apresentação desta peça, tendo apresentado no ano de 2011 no IFPE e Colégio Diocesano, daqui de Belo Jardim; sob direção do fundador, idealizador e ator Ellyson Martins, o grupo espera um bom publico para a noite de hoje: "será uma noite muito especial para todos nós, pois soubemos da nossa convocação para este evento na sexta-feira passada...pois haviam informado que um outro grupo de Caruaru haviam cancelado a sua vinda para cá, daí fomos convocados. Esperamos fazer uma apresentação de grande apreciamento do publico, porque a peça é de comédia, e tenho a certeza que o público daqui aprecia muito esse gênero teatral", Comentou Ellyson Martins.

Serviço: peça teatral "ESCUTA AQUI, SEU LADRÃO!", de Paulo Sacaldasy;
Data: 21/11/2012;
Local: Calçadão (em frente a Praça da Conceição, no centro);
Horário: 19:00;
Elenco: Ellyson Martins, João Batista dos Santos, Islane Sousa;
Sonoplastia: Thalyta Monteiro;
Figurinos, cenário e direção: Ellyson Martins.

Entrada franca!



Fonte: http://wwwpalcodeteatro.blogspot.com.br/

De Olho no Esporte

FPF divulga tabela do primeiro turno do Pernambucano 2013




A tabela do 1º turno do Campeonato Pernambuco 2013 foi divulgada na noite desta terça pela Federação Pernambucana de Futebol (confira no quadro abaixo). A competição começa no dia 20 de janeiro e é bom o torcedor prestar atenção, pois a disputa tem mudanças em relação à fórmula que foi utilizada nos últimos três anos.

O primeiro turno será disputado por nove equipes – Náutico, Belo Jardim, Chã Grande, Central, Pesqueira, Petrolina, Porto, Serra Talhada e Ypiranga. O vencedor garante uma vaga na Copa do Brasil do ano seguinte. Esse prêmio corrige uma falha cometida no Conselho Arbitral, realizado no último dia 7 de novembro, que pregava que a primeira parte do campeonato não valia nada. As outras três vagas na competição nacional serão dos três primeiros colocados do Estadual.


O segundo turno terá a participação de 12 clubes, com a inclusão de Santa Cruz, Sport e Salgueiro, que não podem jogar o 1º turno em função de disputarem a Copa do Nordeste – de 20 de janeiro a 17 de março. Os quatro primeiros avançam às semifinais e seguem na briga pela taça. Para a decisão, mais uma novidade: o campeão poderá ser decidido por de um playoff (melhor de três jogos), em vez do mata-mata. Isso acontecerá em caso de dois empates ou de times diferentes vencerem cada uma das partidas. 



As oito equipes que não se classificarem às semifinais vão disputar um octogonal para definir os dois rebaixados para a Série A2. No Conselho Arbitral, havia sido determinado que seriam realizados dois quadrangulares, um do 5º ao 8º, para premiar o vencedor com uma vaga na Copa do Brasil. O outro seria do 9º ao 12º lugar, para decretar o rebaixamento de duas agremiações. 



“Temos que sempre buscar a forma mais simples, por isso a ideia do octogonal em vez de dois quadrangulares. E o primeiro turno tem que valer algo, por isso a vaga na Copa do Brasil. A Federação entrou em contato com todos os clubes e todos concordaram (com as mudanças pós-Arbitral)”, disse Murilo Falcão, diretor técnico da FPF.

O Náutico folga na primeira rodada, que terá os seguintes duelos: Ypiranga x Chã Grande, Porto x Petrolina, Belo Jardim x Pesqueira e Serra Talhada x Central.


Fonte: jconline


Imagens: Blog No Giro da Cidade


Show de Forró Vumbora e Ricardo França no CHOPP.COM


Forró Vumbora vem através desta informar que até então a Banda iria fazer uma PARTICIPAÇÃO no próximo sábado dia 24/11/12 no Chopp.com junto com nosso amigo, parceiro Ricardo França. Devido aos inúmeros pedidos dos seguidores da banda resolvemos, de Fato fazer o Show para Vocês !!!!!! Desde Já Agradecemos todo o carinho e a compreensão de todos os Fãs !!!!! Portanto Show de Forró Vumbora e Ricardo França no CHOPP.COM #Repertorio novo da Gravação do 1º CD Ao Vivo que vai ser gravado em Dezembro em Belo Jardim-PE .!!!!

Joaquim Barbosa e as voltas que o mundo dá


 Joaquim Barbosa, novo presidente do STF, chegou à mais alta corte com apoio do então ministro José Dirceu (Casa Civil). Eles foram
apresentados em 2003 pelo advogado Antônio Carlos de Almeida Castro e jantaram no Piantella. O fato lembrado por Ilimar Franco, na sua coluna no Globo.

Já Ricardo Boechat destaca também detalhes da posse de Barbosa na sua coluna da IstoÉ:
''No próximo dia 22, o ministro do Supremo, Joaquim Barbosa, assumirá a presidência do STF. Ele será o primeiro negro na história a assumir o mais alto cargo da corte. De cara, Barbosa irá quebrar a tradição do Tribunal na hora das próprias boas-vindas. Tradicionalmente, o discurso da cerimônia é feito pelo decano da casa, no caso o ministro Celso de Mello. No entanto, Joaquim Barbosa escolheu o ministro Luiz Fux para fazer as saudações. Cariocas, Fux e Barbosa cresceram em intimidade no julgamento do mensalão. O primeiro concorda em quase100% com as decisões do segundo, relator do caso.''




Magno Martins.

Combustível pode ter aumento de até 15% em 2013


Os preços da gasolina e do diesel poderão sobre reajuste já no mês de fevereiro de cerca de 12% a 15% ou ser reajustado duas vezes no ano, em fevereiro e outra em agosto. Cada um sofreria um reajuste de 5% a 6%. O aumento foi informado pela assessoria da presidente Dilma Rousseff onde declarou que a Petrobras vem falando na necessidade desse aumento, para não correr o risco de interromper investimentos e obras.
A possibilidade de haver um aumento no ano que vem e outro em 2014 é descartada por conta das eleições. Futuros reajustes serão necessariamente repassados aos consumidores com impacto sobre a inflação, uma vez que a Cide, contribuição paga pelo setor, já foi zerada para evitar repasses de aumentos anteriores. O mais recente aumento da gasolina aconteceu em junho, de 7,83%. O preço do diesel sofreu ajuste de 3,94%. O reajuste da gasolina não foi repassado ao consumidor.


Blog da Folha.

As manchetes do dia no Brasil e no Mundo


Folha de Pernambuco
Argentina e Brasil decidem hoje o Superclássico
Diario de Pernambuco
Bebida liberada e meia entrada proibida
Jornal do Commercio
Desconteos de 50% para cheques sem fundo
Folha de S.Paulo
Justiça condena, mas decide soltar Cachoeira
Agora S.Paulo
63.646 terão atrasados do INSS a partir de 10 de dezembro
O Estado de S.Paulo
Senadores se livram de pagar IR sobre 14º e 15º salários
O Globo
No fim da CPI…Justiça manda soltar Cachoeira após 9 meses
Valor Econômico
Bancos ganham na Justiça ações contra os derivativos
Correio Braziliense
Cachoeira é condenado, mas fica livre da cadeia
Estado de Minas
Prevenção de enchentes – 15 obras ficaram no papel
Zero Hora
Brigada Militar tem excesso de oficiais fora da linha de frente
Brasil Econômico
Fundo imobiliário dispara 150% e capta R$ 2,2 bilhões em 2012
Jornais internacionais
The Washington Post (EUA)
Clinton se junta à negociação para colocar fim à crise em Gaza
Le Figaro (França)
Perda do triplo A obriga Hollande a fazer reformas
El País (Espanha)
Procurador pede € 8 milhões de fiança a Urdangarin e seu sócio Torres
Clarín (Argentina)
Greve geral contra o governo tem adesão massiva


Agência Brasil.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Inep aplica Enade no próximo domingo


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) vai aplicar, no próximo domingo (25), o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) para estudantes universitários que concluem a graduação em todo país. Devido à greve das instituições de ensino superior, foram dispensados os estudantes que colariam grau em agosto deste ano. Também estão liberados do exame, os alunos matriculados em instituição estrangeira e os calouros (alunos ingressantes em 2012).
Serão avaliados este ano os cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Os cursos superiores de tecnologia das áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais também serão avaliados.
De acordo com Inep, em 2012 não haverá processo de amostragem. Todos os estudantes que concluem a graduação este ano serão obrigados a fazer a prova. Segundo a autarquia, o aluno concluinte que não realizar a prova não receberá o diploma, já que o Enade é componente curricular obrigatório.
Entre os objetivo do Enade está a avaliação do desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos previstos nos cursos de graduação e a aferição do nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
Os resultados da avaliação são utilizados em atividades de regulação do ensino superior pelo Ministério da Educação (MEC), como a elaboração de conceitos e indicadores de qualidade de instituições de ensino e de seus respectivos cursos. Criado em 2004, o Enade é aplicado anualmente pelo Inep e integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
A prova será realizada às 13 horas de domingo (hora de Brasília). Para saber o local, o aluno pode consultar o sistema do Enade com o número do CPF. O resultado do exame deve ser divulgado até dia 25 de dezembro.


Agência Brasil.

Obras do PAC atrasadas em Pernambuco

O trecho da BR-101 que vai de Palmares à divisa com Alagoas teve o contrato rescindido por recomendação do TCU (Alcione Ferreira/DP/D.A Press )
DO DIARIO DE PERNAMBUCO - MICHELINE BATISTA


Várias obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) em Pernambuco receberam o selo amarelo, de “atenção”, no balanço divulgado nesta segunda-feira (19) pelo governo federal. Entre elas a duplicação da BR-101. O trecho que vai de Palmares à divisa com Alagoas teve o contrato rescindido por recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) e um novo edital de licitação foi publicado em setembro. As propostas devem ser entregues no dia 4 de dezembro e a expectativa é a de que os trabalhos sejam concluídos em dezembro de 2013.

Já o trecho que vai de Igarassu atá a divisa com a Paraíba, de responsabilidade do Exército, sofreu com as chuvas de 2011 e também está atrasado. Seis anos após iniciada, da pista nova foram concluídos 40,5 quilômetros e 12 obras de arte especiais. Da pista existente, foram concluídos 27 quilômetros de restauração e estão em execução três obras de arte especiais, com 90% concluídos. O término deste trecho, de acordo com o balanço, está previsto para abril de 2013. 

Do empreendimento, ainda estão pendentes a sinalização dos trechos Cabo/Ribeirão e Ribeirão/Palmares, bem como a recuperação de placas da pista nova entre Ribeirão e Palmares, o que devem ser concluídos até dezembro deste ano. Ao todo, a duplicação e modernização da rodovia no estado de Pernambuco envolve recursos superiores a R$ 1,2 bilhão.



Magno Martins.

Mendonça Filho assegura R$ 1,2 milhão de recursos do Governo Federal para obras de saúde em Belo Jardim


  
O deputado Mendonça Filho assegurou junto ao Governo Federal empenho de recursos na ordem de R$ 1,2 milhão para melhorias na área de saúde em Belo Jardim. Os recursos são referentes a emendas parlamentares apresentadas por Mendonça Filho no ano passado e ainda pelo ex-deputado José Mendonça no último ano de mandato. “Meu compromisso com Belo Jardim é permanente. Não me limito a colocar a emenda no Orçamento da União”, afirmou Mendonça, ressaltando que  acompanha o andamento delas nos ministério e órgãos federais para garantir que o dinheiro seja liberado.
    Mendonça Filho explica que o empenho das emendas é a garantia de liberação dos recursos. Dos R$ 1,2 milhão empenhados, R$ 800 mil foram empenhados pelo  Ministério da Saúde para aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS)  e estruturação da Rede de Serviços de Atenção Básica de Saúde em Belo Jardim.  Os outros R$ 400 mil são destinados ao Fundo Municipal de Saúde de Belo Jardim para obras no sistema sanitário das comunidades de Xucuru, povoados de Raiz, Taboquinha, Campo Novo, Bola Um, Bola Dois, Serra dos Ventos e Água Fria, em Belo Jardim.
    O deputado Mendonça Filho continua trabalhando pela definicação de novos empenhos de recursos junto aos demais ministério e órgãos federais. Paralelo a esse acompanhamento, Mendonça Filho está elaborando novas emendas para o Orçamento da União de 2013 para beneficiar Belo Jardim  nos próximos anos.

As manchetes do dia no Brasil e no Mundo


Folha de Pernambuco
Falta bilhete de zona azul
Jornal do Commercio
UFPE, enfim, abre inscrição
Diario de Pernambuco
Ou acabam com elas, ou elas acaba, com a cidade
Folha de S.Paulo
Atraso em obras é ‘regra do jogo’, diz ministra do PAC
Agora S.Paulo
Confira quem vai receber os atrasados do INSS até fevereiro
O Estado de S.Paulo
Aumenta pressão por cessar-fogo em Gaza
O Globo
Após a morte de civis – Sob pressão, Israel e Hamas já negociam cessar-fogo
Valor Econômico
Dilma defende governo pragmático
Correio Braziliense
209 Norte,16h15 – Imagine quando vier um temporal!
Estado de Minas
Mulheres vão julgar Bruno
Zero Hora
Piratini busca recurso extra para fechar conta
Jornais internacionais
The New York Times (EUA)
Crise em Gaza representa ameaça a facção favorecida pelos EUA
The Guardian (Reino Unido)
Novo esforço para plano de energia barata
El País (Espanha)
Rajoy planeja dar visto a estrangeiro que comprar imóvel


Blog da Folha.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Bola não será mais julgado neste júri


Os defensores do ex-policial civil Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, e de Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, abandonaram o caso

A sessão de julgamento do goleiro Bruno Fernandes e de outros quatro réus foi retomada por volta das 15h15 no Fórum Doutor Pedro Aleixo, em Contagem, após intervalo de almoço. Logo na abertura, foi anunciado que os defensores do ex-policial civil Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, e de Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, abandonaram o caso. Bola recusou ser representado por defensor público e terá dez dias para nomear outro advogado. Já Macarrão aceitou e será julgado neste júri.
 A juíza Marixa Fabiane Rodrigues convocou, nominalmente, cada um dos réus, que entraram no plenários escoltados por policiais militares. Cada um teve de dizer o nome do advogado que o defende e responder se era de seu desejo ser julgado neste tribunal. O goleiro Bruno Fernandes, sua ex-amante Fernanda de Castro, a ex-mulher Dayanne Rodrigues, e o amigo de infância Luiz Henrique Ferreira Romão aceitaram ser julgados. Questionado pela magistrada se havia algum impedimento para ser julgado, Bruno respondeu "Não senhora, estou tranquilo".
 Pouco depois o promotor Henry de Castro se manifestou pelo Ministério Público, repudiando a atitude da defesa dos réus de anexar às provas dos autos "fotografias pornográficas" que, segundo ele, tinham como objetivo de "aviltar a memória de uma mulher, mãe" e ressaltou o princípio da dignidade humana que rege a Constituição.
 Em seguida, a magistrada anunciou que Macarrão reclamou passar mal e que seria levado de volta à Penitenciária Nelson Hungria, onde está preso desde julho de 2010.


Diário de Pernambuco.