MILK FRUIT

MILK FRUIT

sábado, 9 de julho de 2011

MAROCAS RECEBEM HOMENAGEM



A primeira noite da Festa das Marocas em Belo Jardim começou muito bem com uma homenagem prestada às fundadoras do evento, na Rua João Pessoa, mais conhecida por Calçadão. A solenidade reuniu parentes, amigos e políticos da cidade. Maria José Lima, 95 anos, Conceição Augusta, 58, e Zélia Franklin, 86, essa última representada pela filha, ganharam placas em tributo à contribuição que o trio deu ao município.
O Prefeito em exercício, José Ivan Monteiro, lembrou que a Festa das Marocas tornou-se importante para o turismo e para a economia de Belo Jardim. Já o Deputado Mendonça Filho ratificou o valor cultural do evento para todo o estado de Pernambuco.
A emoção tomou conta das homenageadas durante os descerramentos das placas, que devem marcar a 41º edição da tradicional Festa das Marocas.
PÁTIO DE EVENTOS
Depois das homenagens às Marocas, a festa seguiu no Pátio de Eventos com a apresentação do grupo percussivo Lata Orgânica, seguido do show de Biu Candirú. Novinho da Paraíba também subiu ao palco e mostrou porque há 25 anos é presença marcante por onde passa. Com muito forró e animação, o cantor paraibano levantou o público que cantou seus maiores sucessos. A banda Forró da Pegação encerrou os shows da noite com seu balanço inconfundível nas vozes de Aline Reis e Pedrinho Pegação.
E NESTE SÁBADO...
... A Festa continua nos dois polos de animação. No Corredor Cultural, a partir das 20h, apresentam-se a banda de Pífanos de Belo Jardim, o grupo Noss’Art, a Balançadrilha e a banda Reflexos do Forró.
Já no Pátio de Eventos, a partir das 21h, a noite é inteiramente dedicada com forró com Savinho, Ton Oliveira, Geraldinho Lins e banda Gaviões do Forró.

Pollyanna Batista
Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Belo Jardim









sexta-feira, 8 de julho de 2011

Café da Manhã abre Marocas em Belo Jardim.



O ‘Acorda Povo’, tradicional café da manhã que abre a Festa das Marocas em Belo Jardim, não deixou ninguém ficar parado. Às 5h da manhã, uma multidão já se concentrava na Praça da Estação em direção ao Corredor Cultural.
No local, foi montada uma estrutura para recepcionar os ‘maroqueiros’ de todas as idades. Ao todo, três mil kits com comidas típicas regionais foram distribuídos. Além da refeição, a banda de pífanos e o trio pé de serra animaram a população, que formou quadrilha e rodas de ciranda.
A animação ganhou reforço diante da organização do evento, que aconteceu de forma tranquila e sem imprevistos. Outro destaque da abertura oficial da Marocas ficou por conta da apresentação dos Bacamarteiros de Santa Luzia, troça centenária que acordou Belo Jardim nesta manhã de sexta-feira (08).
E a festa está só começando, pois logo mais, às 16h, o Trio e Banda Asas da América arrasta o povo pelas principais ruas da cidade. A concentração acontece na Cohab I. Às 20h, a Prefeitura Municipal presta homenagens às Marocas, na Rua João Pessoa, onde nasceu a festa. Do preito, devem participar duas, das três fundadoras, Maria José de Lima, 95 anos, e Conceição Augusta, 58 anos. Em seguida, às 22h, o Pátio de Eventos sedia os shows de Biu Candirú, Novinho da Paraíba e Forró da Pegação.

Pollyanna Batista

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Belo Jardim








Lata Orgânica abre shows da noite



O Lata Orgânica é o convidado especial para fazer a abertura dos shows, nesta sexta-feira (08), no Pátio de Eventos durante a Festa das Marocas em Belo Jardim. O projeto social atende crianças e adolescentes em situação de risco e os ensina a tocar percussão com materiais reciclados. A turma deve subir ao palco, às 22h.
Essa será a primeira grande apresentação da meninada, que há um ano ensaia duas vezes por semana, na Cohab III, periferia da cidade. De acordo com o instrutor André Perazzo, o público vai conferir os batuques dos tambores feitos pelos próprios alunos e se emocionar com o ritmo do grupo.
Lata Orgânica nas Marocas
Quando: Sexta-feira, dia 08, a partir das 22h.

Pollyanna Batista

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Belo Jardim

Procurador pede condenação de 37 réus do mensalão



Um dia após ter sido indicado para um segundo mandato de procurador-geral da República, Roberto Gurgel pediu nessa quinta-feira (7) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que condene 37 dos 38 réus do processo do mensalão. Para Gurgel, só não existem provas contra o ex-ministro da Comunicação Social Luiz Gushiken - e, portanto, ele deve ser absolvido.

O esquema do mensalão foi o principal escândalo do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) e envolveu autoridades poderosas da época, como o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu. Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) investigou a relação do Palácio do Planalto e de ministérios com as bancadas da base aliada e descobriu que o PT coordenava um esquema que usava sobras de doações da campanha de 2002 para fazer repasses sistemáticos aos partidos da base e pagar as dívidas eleitorais. Foram esses repasses que o denunciante do escândalo, o então deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), batizou de “mensalão”.

Em outro esquema paralelo, o publicitário Marcos Valério mantinha contratos com ministérios e estatais que rendiam propinas para o caixa do PT e dos demais partidos aliados. Um dos contratos mais importantes era com a empresa Visanet, holding de cartões de crédito, onde ele mantinha um acordo especial para desviar dinheiro do cartão do Banco do Brasil-Visa.







FONTE: NE10.

Petrolina ganha sede da Associação dos Servidores da Universidade Federal


Contando com quase 600 filiados – entre servidores e terceirizados – a Associação dos Servidores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Assunivasf) adquiriu, recentemente, sua própria sede. Trata-se de uma sala na Galeria Imperial Center, no centro da Petrolina. A expectativa da diretoria é de que a mudança para o novo local de trabalho aconteça até o fim do ano.
''Só não efetuaremos a mudança de imediato porque a sala que compramos ainda está com locação vigente até o mês de novembro, mas desde já, queremos partilhar com a comunidade essa conquista, concretizada através da contribuição mensal de cada associado e do patrocínio de nossos parceiros'', explica o presidente da Assunivasf, Marcelo Faria.
A aquisição do imóvel representa um investimento de R$ 45 mil. A Associação existe há seis anos e articula atividades de lazer e esportivas, bem como se propõe a prestar assistência diversas aos afiliados.


FONTE: NE10.

A próxima vítima deverá ser Pedro Novais


A imprensa já derrubou dois ministros da presidente Dilma Rousseff e está de olho no terceiro, que poderá ser Pedro Novaes, ministro do Turismo, do PMDB do Maranhão e afilhado político de José Sarney. Na clássica definição de Gilberto Freyre, trata-se de um “subministro”, pois não tem qualquer ligação política com a presidente da República e não foi recebido por ela uma única vez nesses seis primeiros meses de governo. Além de fraco politicamente, é um obscuro na esplanada dos ministérios.

A grande imprensa está de olho nele por um conjunto de razões, sendo a primeira delas a idade avançada (80 anos) que não lhe proporciona os meios para viajar pelo país a fim de pôr em prática uma política de turismo como existe nos países desenvolvidos. Em segundo lugar ele é afilhado político de um dos peemedebistas mais questionados pela mídia na atualidade, que é o presidente do Senado, José Sarney. E estaria destinando a maior parte das verbas do Ministério ao Estado do Maranhão.

Ainda não se sabe por quanto tempo a presidente Dilma Rousseff vai manter na sua equipe um ministro tão apagado e inexpressivo. Mas presume-se que, na primeira escorregada que ele der, ela o demitirá sem compaixão. Primeiro a mídia derrubou Palocci, mirando em seguida Aluízio Mercante, da Ciência e Tecnologia, supostamente envolvido no “escândalo dos aloprados”. Mas ele conseguiu sustentar-se e a bola da vez foi Alfredo Nascimento pelo “conjunto da obra” no Ministério dos Transportes.



Inaldo Sampaio.   
 

quinta-feira, 7 de julho de 2011

DRILHAS E CAFÉ ESQUENTAM MAROCAS DE BELO JARDIM.



Oficialmente, a Festa das Marocas de Belo Jardim só começa, às 5h da manhã desta sexta-feira (08), com o ‘Acorda Povo’, tradicional café da manhã, que reúne bacamarteiros, banda de pífanos, quadrilhas e distribui mais de 3 mil kits com comidas regionais.
Entretanto, para ir esquentando a programação, as drilhas Soró Sereno e As Katraias ganham as ruas da cidade, nesta quinta-feira, às 20h. O destaque desses grupos é a irreverência que acontece com a troca de papeis entre casais, as mulheres se vestem de homens e os homens de mulheres.
As drilhas se apresentam no Corredor Cultural, na Avenida Siqueira Campos, a partir das 20h. Em seguida, a banda de forró Laços de Mel realiza show.

Soró Sereno e As Katraias: Quinta-feira, dia 07, a partir das 20h no Corredor Cultural
Café da Manhã: Sexta-feira, dia 08, a partir das 5h da manhã.


Pollyanna Batista
Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Belo Jardim




Toda a decoração da 41ª Festa das Marocas vai ficar por conta de Roberto Vasconcelos.



Toda a decoração da 41ª Festa das Marocas de Belo Jardim tem a assinatura do ator, diretor e produtor cultural, Roberto Vasconcelos. Com 32 anos de profissão, ele traz no currículo a coordenação da decoração do Carnaval de Olinda, entre outras atividades no teatro e na televisão.
Para Belo Jardim, Roberto trouxe o regionalismo e a alegria do chitão, que ganha forma de losângulos fazendo referência aos balões juninos. Os objetos também receberam espelhos e madeira, tudo feito com material reciclado. O camarote que deve receber as autoridades também ganhou o toque do decorador, que elegeu mais uma vez os materiais reutilizáveis, como pufs e mesas para compor o ambiente.


Pollyanna Batista
Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Belo Jardim

A Festa das Marocas de Belo Jardim ganhou uma atração surpresa.


A Festa das Marocas de Belo Jardim ganhou uma atração surpresa. A cantora Elba Ramalho sobe ao palco na próxima segunda-feira (11). Pela 2º vez na cidade, ela presenteia o público com grandes sucessos e promete incendiar o Pátio de Eventos, que recebe no mesmo dia Cezinha e a Banda Forró do Muído.




Pollyanna Batista
Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Belo Jardim

Diário Oficial traz publicada exoneração de Alfredo Nascimento


Diário Oficial da União de hoje (7) publica o decreto de exoneração de Alfredo Pereira do Nascimento do cargo de ministro de Estado dos Transportes. De acordo com o decreto, a presidenta Dilma Rousseff exonerou Nascimento “a pedido”.
Além disso, a presidenta nomeou o secretário executivo da pasta Paulo Sérgio Oliveira Passos para exercer interinamente o cargo de ministro dos Transportes.
Em outro decreto, a presidenta nomeia o ex-ministro das Cidades, Márcio Fortes, para presidir a Autoridade Pública Olímpica (APO), entidade criada para cuidar das obras dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.
O nome de Fortes foi aprovado na última terça-feira (5) pelo plenário do Senado, por 41 votos a 7. Fortes foi indicado pela presidenta Dilma Rousseff.



Agêcia Brasil.

Conselho Municipal de Juventude começa a atuar nessa quinta-feira

Fiscalizar o Governo Municipal, formular e propor diretrizes da ação governamental serão os deveres dos 42 integrantes do Conselho Municipal de Juventude – CMJ, que tomam posse na manhã dessa quinta-feira (7), na ACIC.

Para a diretora de juventude, Michelly Pereira, Caruaru segue as tendências políticas nacionais de juventude. “Fazemos questão da participação de diversos segmentos e de correntes de pensamentos diferentes. Temos a plena consciência da necessidade da construção de um plano municipal de políticas públicas de juventude, construída de uma forma plural e participativa”, ressalta Michelly.

Amanhã também haverá a convocação para a Conferência Municipal de Juventude de Caruaru, que acontecerá no dia 11 de agosto, com o tema “Juventude, desenvolvimento e efetivação de direito”.



Caruaru360graus.

A competição


Do prefeito João da Costa (PT) sobre o fato de a duplicação do viaduto Capitão Temudo, ligando Olinda a Boa Viagem, ter consumido o mesmo número de meses (24) que os chineses gastaram para construir uma ponte de 42 Km de extensão dentro do mar: “Ninguém consegue competir com eles!”




Inaldo Sampaio. 

A reação


Parte do grupo político de Inocêncio Oliveira ainda não digeriu o vice-prefeito Luciano Duque (PR) como candidato à sucessão do prefeito Carlos Evandro. E anuncia reação. Ontem, os médicos Clóvis Carvalho, Ilo Melo e Ferdinando Feitosa resolveram encomendar uma pesquisa para avaliar a força eleitoral de cada um como eventual candidato à prefeitura.


Inaldo Sampaio.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Belo Jardim ganha loja Walmart


O Prefeito em exercício, José Ivan Monteiro, recebeu em seu gabinete, nesta terça-feira (05), a visita do gerente da rede Wal Mart, Eduardo José. Em pauta, a instalação da Rede Todo Dia em Belo Jardim. A loja, que deve ser inaugurada em setembro, é a 2ª maior de Pernambuco. O estabelecimento vai gerar 50 empregos diretos e oferecer mais de seis mil itens.

A proposta é que, nos próximos 12 meses, todos os cargos sejam ocupados por funcionários locais, inclusive os de liderança que, a princípio, terão mão de obra importada de outros municípios. Além disso, a rede pretende comprar os hortifrutigranjeiros de produtores da cidade e adotar uma comunidade para desenvolver projetos sociais.


Pollyanna Batista 
Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Belo Jardim

NOTA SOBRE BOLSA FAMÍLIA




A Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social informa que a equipe do Bolsa Família está recadastrando somente os usuários com mais de dois anos sem atualização. Todas as pessoas que atualizaram os dados em 2010 estão dispensadas desta tarefa.
Com a mudança para a versão 7 do sistema do Cadastro Único, a recadastramento deve ser preenchido manualmente, o que faz com que o processo seja mais longo. Entretanto, para agilizar o procedimento, o recadastramento está sendo feito durante todo o dia, das 7:30h às 17h.
Portanto, a Secretaria Ação e Desenvolvimento Social esclarece que não há necessidade de as pessoas chegarem na noite anterior para guardar vaga, pois todas elas serão atendidas até outubro. Além de incômodo para as famílias, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome não permite essa ação. Outras informações: (81) 3726.8726.

Prefeitura de Belo Jardim


Governo pagou R$ 14,4 mi por internação de mortos



O governo federal gastou R$ 14,4 milhões para custear procedimentos de alta complexidade e internações de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que já estavam mortos. Auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) identificou 9 mil casos de pagamentos indevidos em todo o País entre junho de 2007 e abril de 2010. Outros 860 procedimentos, referentes a pacientes que morreram durante a internação, foram pagos.

O relatório do TCU mostra que boa parte das hospitalizações ocorreu, mas em períodos distintos do informado no boleto de cobrança. A estratégia seria usada por administradores de hospitais para driblar o limite de reembolso mensal fixado pelo governo. Atingido o teto, eles empurravam as cobranças para o mês seguinte, alterando, assim, a data dos procedimentos.

Os casos somente foram identificados por causa da incoerência entre datas dos procedimentos e da morte dos pacientes. Por isso o relator do processo, ministro José Jorge, alerta que o problema pode ser ainda maior, porque não são considerados dados de pacientes que sobreviveram. “Existe uma clara possibilidade de que casos semelhantes tenham ocorrido, mas não detectados”, avalia.

Hospitais apresentaram uma justificativa para a cobrança. Segundo eles, isso ocorreria em razão da entrega antecipada de medicamentos em locais distantes, onde a troca de informações é demorada. Isso faria com que, muitas vezes, a notícia da morte do paciente demorasse a chegar ao serviço de saúde.









FONTE: NE10.

Médicos da rede municipal fazem paralisação de 24 horas


Cerca de 3 mil médicos da Prefeitura do Reciffe devem começar uma paralisação às 9h desta terça-feira (5). Eles lutam por melhores condições de trabalho. A paralisação vai durar 24 horas. Na próxima quinta-feira (7), os profissionais se reúnem para acertar quais serão as próximas medidas da categoria no Recife.



Blog de Jamildo.

Governo espera diminuir dependência externa para fornecimento de remédios



 O Ministério da Saúde acredita  que a partir deste ano o país começará a reverter a dependência de fornecimento externo de medicamentos e farmacoquímicos para a produção de remédios. A diminuição da dependência seria efeito da política de recriar um complexo industrial de saúde iniciada em 2008.

“Houve uma montagem da arquitetura. Este ano marca a implementação completa”, avalia o atual secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do ministério, Carlos Augusto Gadelha. “Eu tenho mencionado que o time entrou em campo”, diz ao descrever que a política tem como principal mecanismo o poder de compra de US$ 10 bilhões (ao ano) do Sistema Único de Saúde (SUS). “Já estamos usando US$ 4 bilhões para induzir a produção de vacinas e medicamentos”.

“A saúde está se oferecendo para ser a primeira área em que a gente vai usar o poder de compra para o desenvolvimento da indústria nacional”, acrescenta o secretário. Ele estima que as compras do Ministério da Saúde equivalem a um terço de que é gasto em medicamentos no país (sem incluir os gastos diretos dos hospitais e as compras particulares). Além de remédios, Gadelha informa que o poder de compra será usado na aquisição de equipamentos e materiais hospitalares (cerca de US$ 5 bilhões).




FONTE: NE10.

Justiça destaca propostas que otimizam processo penal

Clique na imagem para vê-la em seu tamanho originalDuas ações apreciadas pela Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ), no 1º semestre, tornarão mais eficiente e célere o processo penal pernambucano. A primeira das iniciativas, constante do Projeto de Lei Ordinária nº 64/2011, criou o Centro Interdisciplinar de Acompanhamento a Penas e Medidas Alternativas (Capema). A entidade objetiva garantir o cumprimento dessa modalidade de punição. O Projeto de Lei Complementar nº 63/2011, por sua vez, descentralizar o acompanhamento prisional, criando as 3ª e 4ª Varas Regionais de Execução Penal. 

De autoria do Poder Judiciário do Estado, ambas as matérias foram acatadas por unanimidade pelos integrantes do colegiado. A última proposição, inclusive, foi alvo de uma audiência pública, no mês de março. O juiz da 1ª Vara Regional de Execução Penal, Adeíldo Nunes, participou, à época, citou "a urgência da medida para dinamizar e desafogar as duas únicas varas existentes em Pernambuco". As circunscrições jurisdicionais, até aquele momento, atendiam a um universo de 23 mil presos, alocados em 19 presídios. 

A CCLJ, presidida pelo deputado Raimundo Pimentel (PSB), ainda promoveu outras três audiências públicas e contabilizou a tramitação de 367 matérias, durante o semestre. Dentre os textos, outro destaque é o Projeto de Lei nº 39/2011, de autoria do Poder Executivo, autorizando financiamento de até R$ 200 milhões, junto à Caixa. O montante possibilitará melhorias nos sistemas de abastecimento d'água e de saneamento básico. "Apreciamos propostas importantes. Espero que continuemos com o mesmo ritmo no próximo período", reforçou Pimentel.





Diário Oficial.

O alívio


 “Muito bom!”, bradou ontem no Recife o deputado Inocêncio Oliveira ao saber que Dilma Rousseff decidira manter no Ministério dos Transportes o amazonense Alfredo Nascimento, presidente nacional do PR, apesar da matéria da revista “Veja” sobre um suposto “mensalão” na pasta ministerial.



Inaldo Sampaio.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Álvaro Dias diz que denúncias sobre Ministério dos Transportes podem prejudicar RDC no Senado


O líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), disse hoje (4) que as denúncias de corrupção no Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit), publicadas no fim de semana pela revista Veja, complicam ainda mais a votação da Medida Provisória 527. A norma cria o Regime Diferenciado de Contratações para Obras Públicas (RDC), entre elas as necessárias à realização da Copa do Mundo, em 2014, e às Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

“Esperamos até o último momento que o presidente [do Senado] José Sarney (PMDB-AP) devolva a MP ao Palácio do Planalto. Isso é difícil de acontecer e, se acontecesse, seria uma grata surpresa”, afirmou o líder do PSDB.

Caso a matéria seja aprovada pelos senadores da forma que chegou da Câmara dos Deputados, o líder tucano afirmou que o partido questionará no Supremo Tribunal Federal (STF) a inconstitucionalidade da matéria. Segundo ele, regras específicas para determinadas obras públicas fere a Lei de Licitações em vigor.

Devido às denúncias publicadas na edição desta semana da revista Veja, de superfaturamento e cobrança de propinas em obras públicas, foram afastados o chefe de gabinete do ministro, Mauro Barbosa da Silva; o assessor do gabinete, Luís Tito Bonvini; o diretor-geral do Dnit, Luís Antônio Pagot; e o diretor-presidente da empresa Engenharia, Construções e Ferrovias S.A (Valec), José Francisco das Neves.

Álvaro Dias disse, ainda, que diante das denúncias que pesam sobre a pasta dos Transportes, o ideal seria que “o próprio ministro Alfredo Nascimento pedisse afastamento do cargo para evitar constrangimentos”.
A Secretaria de Imprensa da Presidência da República comunicou hoje (4) que o governo manifesta confiança no ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. A secretaria informou que a condução do processo de apuração das denúncias feitas contra o Ministério dos Transportes está sob responsabilidade do ministro Alfredo Nascimento. Após a publicação das denúncias, a presidenta Dilma Rousseff e Nascimento se reuniram para tratar do assunto.


Agência Brasil.

Mesmo com luto por morte de Itamar, Câmara manterá pauta de votações


Mesmo com o luto oficial de sete dias decretado pela Presidência da República pela morte do ex-presidente Itamar Franco, a Câmara pretende manter as votações desta semana. No total, oito medidas provisórias e um projeto de lei com urgência constitucional estão na pauta.

A primeira MP a ser analisada deverá ser a que reajusta em 4,5% a tabela do Imposto de Renda para pessoa física. A faixa de renda isenta passa de R$ 1.499,15 para R$ 1.566,61 em 2011. Outra MP que está na pauta de discussão é a que institui um plano especial de recuperação da rede escolar pública em caso de escolas afetadas por desastres como enchentes e inundações.
Poderá ser analisada, ainda, a medida provisória que inclui no Programa de Inclusão Digital a produção de tablets, os computadores em forma de prancheta. A matéria concede benefícios fiscais, como a isenção de PIS e Cofins incidentes sobre a receita bruta de venda a varejo desse tipo de computador.

O projeto que institui o Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) também está na pauta de votações. A proposta está com pedido de urgência constitucional. Com isso, ganha prioridade de votação em relação a outros projetos de lei.

Na sessão de amanhã (5), os deputados deverão ainda eleger os membros da Câmara que comporão a Comissão Representativa do Congresso Nacional durante o recesso, no período de 18 a 30 de julho. A comissão é formada por oito senadores e 16 deputados e é responsável pela análise de matérias como projetos de lei da Presidência relacionados a créditos adicionais e tratados ou acordos internacionais que terão prazo encerrado durante o recesso.


Agência Brasil.

Dilma: Plano Safra vai permitir expansão da produção e da compra de máquinas e sementes


A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (4) que o Plano Safra da Agricultura Familiar 2011/2012 vai oferecer juros mais baixos, ampliação do crédito e maior prazo para pagamento, além de garantias para agricultores prejudicados por enchentes e secas e pela queda no preço de produtos.
No programa semanal Café com a Presidenta, ela avaliou que as mudanças vão permitir a expansão de áreas de produção e da compra de máquinas e de sementes, aumentando a venda de produtos e, consequentemente, a renda dos produtores.
“Se o agricultor perder a colheita, ele vai agora poder pegar até R$ 4 mil para se sustentar, e a dívida do banco vai ser zerada. Ampliamos também o Programa de Garantia de Preço da Agricultura Familiar, que vai ser usado para compensar as perdas quando o preço de um produto ficar abaixo daquilo que o agricultor gastou para produzi-lo. Quando isso acontecer, o governo vai dar um desconto do empréstimo que o agricultor tomou”, explicou.
O lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2011/2012 estava previsto para a última sexta-feira (1º) no Paraná, mas foi cancelado em razão de más condições climáticas na região e remarcado para o próximo dia 12, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário.
O pacote vai disponibilizar R$ 16 bilhões para as linhas de custeio, investimento e comercialização do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Do total, R$ 7,7 bilhões serão destinados a operações de investimento e R$ 8,3 bilhões para operações de custeio.


Agência Brasil.

Políticos brasileiros e estrangeiros lamentam morte de Itamar Franco

A morte do ex-presidente e senador Itamar Franco (PPS-MG) gerou comoção e reações entre políticos brasileiros e estrangeiros. As manifestações vão desde o presidente de Portugal, Cavaco Silva, que lembrou o incentivo de Itamar para incrementar as relações com os portugueses, à presidenta Dilma Rousseff e aos ex-presidentes da República.

“O seu legado inclui uma inestimável contribuição para o aprofundamento das relações entre Portugal e o Brasil, permanecendo viva entre nós a memória de suas qualidades humanas e da sua sincera amizade pelo nosso país”, disse Cavaco Silva.

Em nota divulgada no sábado (2), a presidenta decretou luto oficial de sete dias – acaba na sexta-feira (8) – e lamentou a morte de Itamar. “O [ex-] presidente nos deixa uma trajetória exemplar de honradez pública. O Brasil e Minas sentirão a sua falta. Neste momento de dor, quero transmitir meus sentimentos a seus familiares e amigos", disse ela.

Representando o comando do PMDB, legenda que Itamar integrou e ajudou a fundar, o vice-presidente da República, Michel Temer, destacou o respeito do ex-presidente aos princípios e convicções. "Foi um homem excepcional e singular naquilo que é tão precioso e tão raro na vida pública: a fidelidade aos seus princípios e convicções”, disse.






FONTE: NE10.

Dilma deve ir a velório do ex-presidente Itamar Franco em Belo Horizonte


A presidenta Dilma Rousseff deve participar hoje (4) do velório do ex-presidente e senador Itamar Franco (1992-1994) em Belo Horizonte, Minas Gerais. Após o velório, o corpo será cremado em Contagem, na região metropolitana da capital mineira, e as cinzas serão levadas para Juiz de Fora. Dilma decretou luto oficial até o dia 8 e lamentou em nota a morte de Itamar.
“O [ex-] presidente Itamar nos deixa uma trajetória exemplar de honradez pública. O Brasil e Minas sentirão a sua falta. Neste momento de dor, quero transmitir meus sentimentos a seus familiares e amigos", disse a presidenta, na nota divulgada sábado (2).
Ontem (3), o velório de Itamar em Juiz de Fora reuniu três ex-presidentes da República. Estiveram presentes às despedidas os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (2003- 2010), Fernando Collor de Mello (1990-1992), senador pelo PTB de Alagoas,  e José Sarney (1985-1990), presidente do Senado.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) disse no sábado (2) que não pretendia ir ao velório porque estava muito abalado com as perdas que teve nos últimos dias. Além de Itamar Franco, morto há dois dias, Fernando Henrique perdeu o amigo e ex-ministro da Educação, Paulo Renato, que morreu no último dia 26.
Aos 81 anos, Itamar Franco morreu anteontem (2) no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internado desde o dia 21 de maio, quando foi diagnosticado com leucemia. Ele teve um acidente vascular cerebral (AVC), entrou em coma e não resistiu. O ex-presidente havia sido internado por causa de uma pneumonia adquirida durante o tratamento para a cura da leucemia.

Agência Brasil.

Corpo de Itamar Franco será cremado em Contagem e cinzas serão levadas para Juiz de Fora



O corpo do ex-presidente Itamar Franco (1992-1994), de 81 anos, será cremado nesta segunda-feira (4) em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Antes, haverá uma cerimônia para velar o corpo dele e prestar as últimas homenagens. A cerimônia de cremação atende a um pedido do ex-presidente, e as cinzas serão depositadas no jazigo da família, no Cemitério Municipal de Juiz de Fora (MG).

O amigo e ex-ministro da Casa Civil do governo Itamar, Henrique Hargreaves, disse que o ex-presidente pediu para ser cremado e que o corpo “não ficasse zanzando” pelo país.

Nesse domingo (3), aproximadamente 30 mil pessoas passaram pelo velório em Juiz de Fora. Uma longa fila se formou em frente à Câmara de Vereadores da cidade. A maioria das pessoas que esteve no velório mora em Juiz de Fora, onde Itamar começou sua carreira política como prefeito.

“Eu conhecia ele há muitos anos. A cidade perdeu um político excepcional, honesto”, disse a aposentada Maria de Lourdes Almeida. “Perdemos uma grande pessoa, que trabalhou muito pela cidade e por todo o país. Era uma pessoa humilde, que parava na rua para conversar com a gente”, destacou Francisco de Assis.

No fim da tarde de ontem foi celebrado um culto ecumênico, com a presença das duas filhas de Itamar, Georgiana e Fabiana, parentes e amigos. O velório se estendeu pela noite e a madrugada. As portas da Câmara de Vereadores ficaram abertas.





FONTE: NE10.