MILK FRUIT

MILK FRUIT

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Eduardo bate em Dilma e atraso: Sarney, Collor, Maluf


Ex-governador de Pernambuco tomou ontem café da manhã em uma padaria no centro de Campina Grande (LEOPOLDO NUNES/DIVULGAÇÃO)

O pré-candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos, criticou ontem a atuação da presidente Dilma Rousseff no Nordeste do país. Em visita a Campina Grande, segundo maior colégio eleitoral da Paraíba, o ex-aliado do governo disse que o Planalto não se voltou para a região.  Eduardo ressaltou que a presidente petista entregou o centro do governo às forças políticas mais atrasadas que atuam no país, antes combatidas pelo PT. Em entrevista à rádio Paraíba FM, ele citou os senadores José Sarney, Fernando Collor de Mello e Renan Calheiros e o deputado federal Paulo Maluf como sendo essas “forças políticas do atraso”.

“O atual governo foi eleito sobretudo com votos dos nordestinos e não olhou para nós”, disse Eduardo. Sobre a participação do que chamou de “força política do atraso”, Eduardo disse: “Estão cada vez mais poderosos, mandando e tirando as forças que poderiam efetivamente levar o governo à preocupação com rumo certo”. Ele destacou que sabe que erros existem, mas não se pode permanecer no erro. “Constatamos que o Brasil está no caminho errado. Nós saímos (do governo) para ficar com o povo e mostrar que o Brasil vai mudar para melhor.”

“Eu vi o que o PT dizia do Sarney. E hoje, o Sarney está lá. Do Collor, o Collor está lá. Do Renan, o Renan está lá. Do Maluf, o Maluf está lá”, disse Campos, acrescentando: “A gente tem o direito de errar. Só não tem o direito de permanecer no erro quando constata que está errado”.(Do Blog de Magno Martins).

Lei torna 'hediondo' crime de exploração sexual

A presidenta Dilma Rousseff sancionou, em cerimônia fechada à imprensa, no final da tarde desta quarta-feira, 21, a lei que torna hediondo o crime de exploração sexual de criança, adolescente ou pessoa vulnerável. A apresentadora Xuxa Meneghel e o cantor Sérgio Reis participaram da cerimônia, realizada no Palácio do Planalto.
Na saída do palácio, Xuxa, que é "madrinha" do disque 100, número que pode ser usado para denúncias deste tipo de crime, declarou: "agora realmente não tem mais conversa. Fez vai ter de pagar, e por muito tempo".
A ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos, Ideli Salvatti, afirmou que o governo federal está conversando com o Judiciário, para que haja uma cooperação entre os dois poderes, para que sejam agilizados os processos deste tipo de crime. O governo federal vai pedir ainda que o Judiciário nomeie um juiz para que fique responsável por este tipo de crime nas 12 cidades sede da Copa do Mundo.
"Não adianta ter lei se não julgar, processar e prender. Por isso precisamos da cooperação entre os poderes", declarou a ministra Ideli, após a audiência com a presidente Dilma, depois de lembrar que, com a nova lei, "não tem fiança, não tem progressão de pena e não tem indulto".
A nova lei, segundo a ministra, será um grande instrumento para ajudar a pegar estes criminosos. Ela ressaltou ainda que há também o disque 100, além do aplicativo que foi criado para ajudar a quem quiser fazer as denúncias. O cantor sertanejo Sérgio Reis, por sua vez, está ajudando a divulgar nas estradas com caminhoneiros, uma forma de conscientizá-los a não praticar abuso contra adolescentes e menores.
A nova lei estipula como exploração sexual de criança e adolescentes a utilização deles em atividades sexuais remuneradas, a pornografia infantil e a exibição em espetáculos sexuais públicos ou privados. A proposta diz que o crime ocorre mesmo que não haja ato sexual propriamente dito, mas qualquer outra forma de relação sexual ou atividade erótica que implique proximidade física e sexual entre a vítima e o explorador.
Pela nova legislação, ao classificar estes crimes como hediondos a pena prevista passa a ser de quatro a dez anos de reclusão, aplicável também a quem facilitar essa prática, impedir ou dificultar o seu abandono pela vítima. Também será punido com a mesma pena quem for pego praticando sexo ou outro ato libidinoso com alguém menor de 18 e maior de 14 anos no contexto da prostituição. A pena imposta terá de ser cumprida inicialmente em regime fechado. Os condenados por esse tipo de crime não poderão pagar fiança e não terão direito a anistia, graça ou indulto natalino. A lei será publicada no Diário oficial da União.(Do Blog de Magno Martins).

Desculpas e choro

Xuxa experimentou ontem a face mais bizarra da bancada conservadora da Câmara. O deputado evangélico Pastor Eurico,(Foto) do PSB de Pernambuco, acusou Xuxa de provocar a “maior violência contra crianças em um filme pornô”. Xuxa saiu por cima, fazendo um coração com as mãos para o deputado.
Mas pegou mal, muito mal, lógico.
O episódio, na sessão em que a CCJ discutia a chamada Lei da Palmada, causou um alvoroço no PSB – o Pastor é correligionário e conterrâneo de Eduardo Campos, ressalte-se.
A turma de Campos entrou em ação para apagar o incêndio. Júlio Delgado se superou e saiu correndo para abordar Xuxa quando ela caminhava rumo ao elevador para ir embora.
Delgado pôs para fora a persuasão de político, usando toda sua
capacidade de interpretação: olhando fixamente nos olhos e segurando as mãos de Xuxa, mandou:

- Eu quero me desculpar muito. Em meu nome, do meu partido e em nome do Eduardo Campos. O deputado não será mais titular da comissão e o que ele diz de jeito nenhum representa o que pensa a bancada. Desculpe, me desculpe, de coração.
Xuxa caiu. Não se conteve, encheu os olhos e começou a chorar, antes de responder, elegantemente:
- Olha, a minha mãe é evangélica, outras pessoas na minha família são evangélicas. Eu sei que isso não é uma coisa dos evangélicos, mas, individual, só daquela pessoa.
Delgado só não ganhou uma eleitora porque Xuxa não conhece o jogo
político nem vota em Minas.(Do Blog de Magno Martins).

Recife passa a ser território da Fifa

Jarbas/DP

A partir de hoje, a Fifa passa a atuar de forma direta no Recife visando a Copa do Mundo. Tanto a Arena Pernambuco quanto os centros de treinamentos de Náutico e Sport passam a ser administrados pela entidade. No entanto, a bandeira da Fifa também está fincada em outros pontos da capital pernambucana. Ao todo, cinco hotéis da cidade passam a reservar leitos exclusivos para a competição. Serão dois usados pelas seleções, um pela cúpula da Fifa e do Comitê Organizador Local e outros dois indicados para jornalistas. Outra “pitada” de Copa do Mundo pode ser encontrada no Shopping Recife. O local oficial para o recebimento de ingressos também será, nos próximos dois dias, o ponto de visitação da Taça Fifa, objeto de desejo das 32 seleções que estarão no Brasil. Restando três semanas para a partida de estreia entre Brasil e Croácia, no Itaquerão, em São Paulo, finalmente o clima da Copa vai ganhando as ruas do país. E do Recife.

Golden Tulip

Seleções

O antigo Recife Palace recebeu em 2013 a seleção da Espanha. A rua em frente ao hotel foi isolada pela Polícia Militar. Contudo, os jogadores tiraram fotos com torcedores. Em 2014, o Golden Tulip irá ceder ao menos dois andares para as seleções.

Mar Hotel

Seleções

O Mar Hotel segue como um dos hotéis selecionados pela Fifa na cidade. Em 2013, a seleção uruguaia se hospedou lá. Um diferencial foi uma saída “extra” para o ônibus da Celeste, que driblou toda a imprensa presente na frente.

Atlante Plaza

COL e Fifa

O local, que já recebeu a Seleção Brasileira, irá hospedar todos os integrantes do Comitê Organizador Local e da Fifa, de outros estados e países, que vierem trabalhar nos jogos na Arena Pernambuco.


Investimento
Pedro Galindo/Esp. DP/D.A. Press
O Centro de Treinamento do Sport não foi escolhido pela Fifa em vão. Para ser entregue à entidade máxima do futebol mundial, o espaço recebeu um investimento de aproximadamente R$ 5 milhões, dinheiro que veio do próprio clube e de convênios com a Prefeitura do Recife. Parceria que rendeu, por exemplo, a chegada em definitivo de 80 refletores no CT, além do calçamento de dois quilômetros da via que dá acesso aos campos (principal alvo de críticas durante a Copa das Confederações). As seleções que vierem utilizarão modernos vestiários e sala de musculação. Apenas os alemães solicitaram o uso do restaurante. Dos cinco campos, apenas um será utilizado. Nele, uma arquibancada móvel com capacidade para 500 pessoas será instalado a fim de receber torcedores.
CT do Sport

Irão utilizar o local para treinos


JAPÃO
MÉXICO
COSTA RICA
ALEMANHA

Estrutura
Julio Jacobina/DP/D.A Press
Sob os cuidados da Fifa desde a última terça-feira, o centro de treinamento do Náutico vem passando por um processo de melhoria de suas instalações já há algumas semanas. Os acessos frontal e lateral estão em fase final de recapeamento. Além disso, a via interna que leva ao hotel e ao pátio de estacionamento está sendo asfaltada. Para garantir o conforto das seleções que vão se preparar no local, os dois vestiários disponíveis estão sendo totalmente reformados.

Alvo de elogios dos representantes das seleções que vieram conferir as instalações, o gramado de um dos campos também vem recebendo uma atenção especial. A drenagem foi totalmente refeita e o campo passou por processos de descompactação, forração de areia e de corte vertical.

CT do Náutico

Seleções que vão utilizar para treinos


COSTA DO MARFIM
COSTA RICA
CROÁCIA
ALEMANHA

Do Diário de Pernambuco.

Paulo apresenta diretrizes do seu programa de governo para a Saúde nesta quinta​

paulocamara (1).jpg
O pré-candidato da Frente Popular de Pernambuco ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB), apresentará nesta quinta-feira (22) as diretrizes de seu programa de governo para a Saúde. O anúncio acontecerá no Recife Praia Hotel (Av. Boa Viagem, n°9, Pina), às 10h. As diretrizes vão nortear o Plano de Governo do socialista, que está em elaboração e será apresentado até o final de junho. ​
Câmara tem se reunido com especialistas da Saúde e ouvindo sugestões da população de todas as regiões de Pernambuco, de modo a consolidar as conquistas implementadas pelo Governo Eduardo Campos (PSB) e avançar ainda mais na melhoria do setor.

Serviço

Pauta: Apresentação das diretrizes do programa de governo para a Saúde
Data: Quinta-feira, 22 de maio
Hora: 10h
Local: Recife Praia Hotel. Avenida Boa Viagem, Pina​

Paulo Câmara vai reunir lideranças políticas de 27 municípios para debater Pernambuco

O pré-candidato da Frente Popular de Pernambuco ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB), tem reunido em torno do seu nome lideranças políticas dos mais diferentes partidos e regiões do Estado. Esta capacidade de mobilização será refletida nos eventos da Agenda 40 que serão realizados neste fim de semana, em três cidades dos sertões Central e do Pajeú, reunindo 27 municípios dessas regiões. Nos atos, serão discutidas as propostas de cada localidade para a continuidade do desenvolvimento do estado e apresentados os integrantes da chapa majoritária, que além do socialista tem Raul Henry (PMDB), na vice, e Fernando Bezerra Coelho (PSB), para o Senado.
agenda 2.jpg
Foto: Wagner Ramos
    
 A primeira Agenda 40 acontece no sábado (24), às 10h30, em Salgueiro, com a participação de lideranças do município e de São José do Belmonte, Parnamirim, Serrita, Mirandiba, Cedro, Terra Nova e Verdejante. No mesmo dia, às 17h, em Serra Talhada, também estarão representados Floresta, Itacuruba, Quixaba, Triunfo, Carnaubeira da Penha, Santa Cruz da Baixa Verde, Calumbi e Flores. No domingo (25), às 9h30, atores políticos de Itapetim, Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira, Tabira, Tuparetama, Santa Terezinha e Brejinho.
     Além da programação das Agendas 40, o pré-candidato Paulo Câmara e seus companheiros de chapa visitarão 11 municípios das duas regiões, conhecendo a realidade de cada um e apresentando suas ideias para o futuro do Estado. O giro começa na sexta-feira (23), em Parnamirim, às 8h, onde os integrantes da Frente encontram o prefeito Nininho (PSD) e aliados. Logo depois, se reúnem com criadores de caprinos e ovinos e dão entrevista a uma rádio local. Nos últimos sete anos, a cidade foi contemplada com um ramal da Adutora do Oeste, a inclusão no programa de eletrificação rural e a recuperação da Barragem do Chapéu, entre outras ações do Governo Estadual.
     Às 11h, Paulo Câmara e seus companheiros de chapa chegam a Terra Nova. O pré-candidato encontra com o prefeito Laerte Freire e o ex-prefeito Pedro Freire (ambos do PR), e, em seguida, com o socialista Dinha Mororó. Às 14h, o pré-candidato chega a Serrita, onde almoça com o prefeito Carlos Cecílio (PMDB) e conversa com o ex-vereador Rogério Canejo (PSB). Às 17h50, chega a Mirandiba, para uma reunião com o prefeito Bartolomeu Carvalho (PR) e, em seguida, com o ex-deputado estadual Nelson Pereira (PCdoB). Às 20h, vai a Verdejante, onde tem agenda com o ex-prefeito Haroldo Tavares (DEM) e, logo depois, janta com o prefeito Péricles Tavares (PMDB).
     No sábado (24), Câmara estará em Sagueiro a partir das 8h, onde conversa com rádios locais e participa da Agenda 40, às 10h30. O município foi contemplado com diversas ações do Governo Estadual, nos últimos sete anos, como a ampliação do abastecimento de água e a desapropriação de terrenos para implantação de um Distrito Agroindustrial e de um campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Às 13h30, chega a Serra Talhada, onde concede entrevista coletiva, almoça com lideranças políticas, vai a evento da CDL e da Fecomércio e comanda outra Agenda 40. Às 19h40, janta em São José do Belmonte com o prefeito Marcelo Pereira (PR).
      São José do Egito é o primeiro destino do domingo (25), onde a Frente Popular promove outra reunião da Agenda 40, às 9h30. Às 13h, o pré-candidato almoça com o deputado estadual Ângelo Ferreira (PSB), em Sertânia, e dá entrevista a uma rádio local. O giro pelo Sertão termina em Custódia, onde Paulo Câmara encontra o vice-prefeito Manuca (PRP) e, em seguida, com o ex-prefeito Nemias Gonçalves (PSB).

Sileno: “Armando vai passar mais quatro anos no Senado”

O presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, ironizou nesta terça-feira (20) a postulação do senador Armando Monteiro Neto (PTB), que tentará disputar a eleição para o Governo do Estado contra o pré-candidato do ex-governador Eduardo Campos, Paulo Câmara (PSB). O dirigente questionou a atuação do parlamentar no Congresso Nacional, quando se posicionou contra os interesses da classe trabalhadora. “O senador tem que passar mais quatro anos no Senado para se redimir com a sociedade pernambucana, sobretudo com os trabalhadores, que confiaram nele numa perspectiva mais progressista. Basta ver os votos que ele deu no Senado contra os trabalhadores”, disparou o socialista.
Guedes também afirmou que a experiência no serviço público será um item cobrado pelos eleitores no pleito estadual deste ano, e apontou a falta de conhecimento do petista no assunto. “A gente desconhece qual é a experiência no serviço público. Onde foi que ele passou? Passou por entidade de classe e entidade de classe dos patrões”, ponderou. 
O setor privado também não guarda exemplos da competência do senador, na ótica do socialista. “Não conheço nenhuma experiência exitosa dele no setor privado. Não tem time, ao contrário de Paulo Câmara. Esse tem  time, tem um grupo formado, tem um conjunto de partidos”, comparou Guedes, lembrando a experiência docorreligionário em três secretarias estaduais, durante o Governo Eduardo Campos, e a aliança de 20 partidos que dão sustentação a sua pré-candidatura. 
“Esse discurso que Armando representa o novo é uma falácia. Ele não tem experiência no serviço público. O que ele representa são os patrões. Ele consegue liderar o patronato”, avaliou Sileno Guedes. As declarações do dirigente socialista foram feitas aos blogs da Folha e de Jamildo, na tarde desta terça-feira.

Câmara se reúne com prefeita de São Bento do Una e articula compromissos para a cidade

image (2).jpg
foto: Rodrigo Lôbo
O pré-candidato da Frente Popular de Pernambuco ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB), recebeu na segunda-feira (19) a prefeita de São Bento do Una, Débora Almeida (PSB), no escritório da pré-campanha. A gestora apresentou algumas demandas do município, especialmente no calçamento de estradas vicinais importantes. "Um exemplo é a via que liga São Bento do Una a Cachoeirinha, que é a rota do queijo. Trata-se de uma prioridade para o nosso município", explicou.
Câmara encaminhou o pedido para a equipe que está elaborando seu Plano de Governo e ressaltou a importância da ação. "A infraestrutura adequada é uma das questões essenciais para o desenvolvimento dos municípios. São necessárias boas estradas para que os empreendedores locais possam escoar sua produção de maneira eficiente. Por isso, vamos olhar esse pedido com bastante atenção", garantiu o pré-candidato.
A prefeita lembrou, ainda, as ações do Governo Estadual que beneficiaram seu município na gestão do ex-governador Eduardo Campos (PSB). "Nos últimos sete anos, São Bento recebeu várias ações. Como a escola de referência e a escola técnica, que está em construção. Também está em licitação uma barragem, que é um dos maiores sonhos da cidade. Sabemos que, com Paulo Câmara, esse sonho terá continuidade", avaliou Débora Brito.
A gestora também previu o crescimento da pré-candidatura de Paulo Câmara, à medida que ele for reconhecido pelo eleitorado. "Eu também, quando fui lançada candidata a prefeita de São Bento, tinha 85% de desconhecimento. Mas, durante a campanha, fomos conversando com as pessoas, fazendo o porta-a-porta, e os moradores puderam conhecer as nossas propostas. Tenho certeza que eles não se arrependeram. Assim está sendo hoje. No nosso município, tenho dito para as pessoas abrirem o coração, receberem as propostas e verem que o que a gente quer é a continuidade do Governo Eduardo Campos", contou a socialista.


terça-feira, 20 de maio de 2014

"O PPS apoia, mas não segue Marina Silva", dispara Roberto Freire

O presidente nacional do PPS, o deputado federal Roberto Freire, declarou que só um fato poderia mudar a posição do partido no estado de São Paulo: o palanque de Paulo Skaf (PMDB) incorporar o discurso anti-petista e não apoiar à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). “Se o Skaf não apoiasse Dilma e decidisse apoiar Eduardo Campos não teria qualquer impedimento. Como isso não será possível, não existe esta possibilidade”, declarou na manhã desta segunda-feira (19), por telefone, ao Diario. O PPS garantiu que estará presente no palanque de reeleição do governador Geraldo Alckmin (PSDB).
“O PPS já disse que o melhor caminho é com Geraldo Alckmin”, completou Roberto, afirmando que já teve uma conversa sobre um eventual apoio do seu partido ao projeto político Paulo Skaf. Segundo ele, a diálogo foi o “mesmo” que reproduziu à reportagem. O pós-socialista disse que não iria apoiar um candidato que não lhe apoiasse. Ele citou a questão do palanque presidencial no maior colégio eleitoral do país. Presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf dará sustentação ao palanque da presidencial do PT no estado. O PPS faz oposição ao governo federal e apoia a candidatura de Eduardo Campos (PSB) à Presidência da República.
Perguntando, no entanto, se o nome de Skaf seria uma solução diplomática para atender aos interesses da Rede Sustentabilidade, partido liderado pela ex-senadora Marina Silva, vice de Eduardo Campos, Freire foi mais enfático: “O PPS tem opinião própria. O PPS apoia, mas não segue Marina Silva. Apoia porque ela é vice, está com Eduardo Campos, que apoiamos. Mas não segue Marina”. O palanque do PSB ainda permanece indefinido em São Paulo porque alguns setores da Rede defendem que Geraldo Alckmin não representa a “nova política”. Antes da entrada de Marina no PSB, o partido era cotado para assumir a vice de Alckmin, com a indicação do deputado Márcio França (PSB).(Do Diário de Pernambuco).

Eduardo nega que greve da PM prejudicou sua campanha

O presidenciável Eduardo Campos (PSB) afirmou nesta segunda-feira (19) que a greve da Polícia Militar ocorrida em Pernambuco e que gerou inúmeros transtornos para a população não afetará a sua campanha.
O socialista, inclusive, ressaltou que a greve "não tinha motivo algum para ocorrer" já que, de acordo com Eduardo, uma pactuação salarial já havia sido feita para quatro anos e foi rigorosamente cumpridapelo governo. Eduardo afirmou também que a paralisação foi precipitada e já "faz parte do passado".
Aproveitando o questionamento sobre a greve, o pré-candidato destacou o Pacto pela Vida, principal ação voltada para a segurança pública executada durante seus mandatos à frente do executivo estadual. De acordo com o socialista, o programa transformou o Recife na capital mais segura do Nordeste.
"O Pacto pela Vida que implantei quando era governador teve um reconhecimento muito grande da comunidade porque Pernambuco era um estado muito violento. Recife era a capital mais violenta do país, tinha ano que perdia para Maceió, Vitória, mas era sempre a mais violenta. Nós conseguimos, por sete anos seguidos, a redução da criminalidade na capital que era mais violenta do Nordeste, e passou a ser a mais segura, ou seja, uma mudança enorme", destacou.
Colocando a greve de vez no passado, Eduardo afirmou que agora é hora de retomar o programa, reconhecido internacionalmente por várias entidades, inclusive a ONU. Ainda de acordo com ele, agora Pernambuco está em paz e que as coisas voltaram para o "leito da normalidade".
As declarações foram dadas nesta segunda-feira, durante entrevista por telefone a uma rádio de Jundiaí, interior paulista. No Recife desde ontem (18),  o socialista cumpre, a partir desta terça-feira (20) agenda de compromissos pelo nordeste. A incursão pela região tem início amanhã, na Bahia, onde Eduardo visita os municípios de Paulo Afonso e Feira de Santana. Na quarta-feira (21) os municípios paraibanos de Campina Grande e João Pessoa entram na rota socialista. A maratona pelo nordeste é encerrada na quinta-feira (22) no Rio Grande do Norte.(Do Diário de Pernambuco).

Vai romper: Eduardo boicota festa de Aécio em Minas

'Vou defender Aécio e Pimenta' disse Azeredo (de barba e óculos) - Alex de Jesus/ O Tempo
Está praticamente consumado o rompimento entre Eduardo Campos e Aécio Neves em torno de uma aliança em Minas Gerais, -- e estendida a Pernambuco -- com a ausência do pernambucano a uma festa tucana em Minas ontem, para apresentação dos candidatos do PSDB-MG ao Senado e ao governo mineiro. Questionado sobre a ausência de Eduardo e a possível quebra da aliança entre os dois, Aécio disse que, de sua parte, todos os acordos que firmou serão honrados: 'Eu continuo -- como diria o velho Otto Lara Resende -- onde sempre estive'.
A ausência do PSD, que apoiou os governos tucanos de Aécio Neves (2003-2010) e Antonio Anastasia (2010-2014),  é um indicador seguro  de que  Eduardo Campos poderá romper o acordo com Aécio e o PSB  lançar um candidato a governador em Minas.
Em Pernambuco os tucanos, por sua vez, se articulam para revidar, cogitando em lançar o deputado estadual Daniel Alves para disputar o governo do Estado. Essa solução porém e vista com grande preocupação pelos próprios tucanos pernambucanos, por não verem aí vantagem alguma para si, ameaçando a própria sobrevivência do partido no Estado.
No  evento de ontem em Minas, boicotado por Eduardo e seu partido, foram confirmados os nomes da futura chapa majoritária encabeçada por Pimenta da Veiga. O candidato a vice será o presidente da Assembleia Legislativa de Minas, deputado estadual Dinis Pinheiro (PP), e o ex-governador Antonio Anastasia (PSDB) vai concorrer a uma vaga no Senado.(Do Blog de Magno Martins).

PT vai fazer críticas 'dosadas' a Eduardo Campos


Embora mantenha a estratégia de investir na polarização com o tucano Aécio Neves (PSDB-MG), o PT começou nos últimos dias a fazer uma crítica dosada ao socialista Eduardo Campos. A avaliação interna feita pela campanha da presidente Dilma Rousseff é de que Campos não deve estar no centro do discurso, mas também não precisa necessariamente ser totalmente ignorado.
Um dos exemplos da estratégia foi o programa de televisão veiculado no fim  da semana passada pelo PT. O filme, que lembrou a tática do medo usada lá atrás pelo PSDB, discorreu longamente sobre os riscos de uma volta dos “fantasmas do passado”. Falou sobre conquistas dos governos petistas, procurou fazer o contraponto com a administração tucana em temas como combate à corrupção.
O espaço dedicado indiretamente a Eduardo Campos foi rápido. Limitou-se ao aviso de que o Brasil não poderia dar “um salto no escuro”. Mas foi pensado, dentro do plano do marqueteiro João Santana, como uma maneira de introduzir de forma velada Eduardo Campos na retórica, sem dar ao socialista a mesma importância dedicada ao PSDB.(Do Blog de Magno Martins).

Paulo Câmara segue recebendo apoios de lideranças municipais

são caetano.jpg
O pré-candidato ao Governo Estadual Paulo Câmara (PSB) continua recebendo apoios nos mais diversos municípios de Pernambuco. Nesta segunda-feira (19), o ex-prefeito de São Caetano, Jeovásio Almeida Lima, do PP, declarou que seu grupo político está fechado com a Frente Popular de Pernambuco. "Eduardo Campos (PSB) foi um excelente governador para São Caetano, como para todo o Estado. Temos certeza que Câmara vai fazer ainda mais", garantiu o progressista. Ele citou o fortalecimento do abastecimento de água na cidade como a maior obra da gestão socialista. Junto com Jeovásio, estavam os vereadores Geraldo Ramos (PR), presidente eleito da Câmara, e João Almeida, também do PP.

salgueiro.jpgAinda nesta segunda, o presidente da Câmara Municipal de Salgueiro, Nemédio Alves (PRB),anunciou sua entrada na campanha da Frente Popular. O legislador e seus aliados estavam apoiando a chapa adversária até a semana passada. "Sempre estivemos neste grupo (a Frente Popular de Pernambuco), mas, por conta de problemas da política local do município, estávamos do outro lado. Mas pensamos melhor. O Governo Eduardo Campos fez muito por Salgueiro e isso precisa continuar. Deixamos as questões municipais de lado por um bem maior", justificou o peerrebista. Nemédio traz consigo outros vereadores que estão fazendo o caminho de volta, como Eugênio Bezerra (PSB).

são benedito do sul.jpgO ex-prefeito de São Benedito do Sul, Fábio Dantas (DEM), foi outro que oficializou o engajamento de seu grupo na campanha da Frente Popular de Pernambuco. "Não queremos essa política atrasada que querem trazer para Pernambuco. Paulo Câmara é um político jovem, com vontade de trabalhar e erguer ainda mais o Estado, como fez Eduardo Campos", defendeu. O democrata lembrou os benefícios que a gestão estadual levou para o município e a região, como os investimentos na saúde e construção da Barragem de Igarapeba, no Rio Pirangi.

Fotos: Aluísio Moreira

Com Paulo Câmara, Vicência ganhará um polo industrial e uma escola técnica

foto 2.jpg
Foto: Wagner Ramos
 A série de visitas que a chapa majoritária da Frente Popular de Pernambuco tem feito aos municípios para ouvir as demandas locais e se apresentar a lideranças políticas, desembarcou, nesse domingo (18), em Vicência. O pré-candidato ao Governo Paulo Câmara (PSB) foi recebido com um almoço pelo prefeito, Dr. Paulo (PSB), o vice, Dija (PTN), vereadores e outros atores importantes da política municipal, como os ex-prefeitos Amauri Pedrosa (PSB) e Zezinho Tinim (sem partido).

     Câmara - acompanhado dos candidatos a vice, Raul Henry (PMDB), e a senador, Fernando Bezerra Coelho (PSB) - garantiu não apenas a manutenção, mas a ampliação da parceria do Governo Estadual com os municípios, da qual Vicência é uma das beneficiárias. "Vamos concretizar dois pleitos antigos deste município, que são a Escola Técnica e o distrito industrial. Assim, a cidade vai poder aproveitar melhor as oportunidades de emprego e de negócios que estão chegando para Pernambuco e para a Zona da Mata Norte", assegurou o pré-candidato, que incluirá as propostas em seu Plano de Governo.

     O prefeito Dr. Paulo defendeu a continuidade da parceria com o projeto representado pelo Governo de Eduardo Campos (PSB) e garantiu o empenho do seu grupo na campanha. "Esta turma aqui está acostumada a ganhar eleições. Foi assim nas estaduais de 2006 e 2010, e nas municipais de 2008 e 2012. Quando vestimos a camisa amarela, ninguém segura",  afirmou o gestor.

     Depois do almoço, a chapa da Frente Popular seguiu para o distrito de Murupé, para acompanhar o Festival Regional de Jericos. A festa tradicional no calendário do município está na 13ª edição.


Policiais de 14 estados vão parar amanhã


As polícias Federal, Rodoviária Federal e policiais civis de 14 Estados, entre eles São Paulo e Rio, vão parar na quarta-feira (21). O ato nacional reivindica uma reformulação na política de segurança pública para o Brasil. Outras policiais civis devem aderir ao movimento. Policiais de mais cinco Estados e do Distrito Federal se reúnem nesta terça em assembleia para definir a participação no movimento.

Os policiais federais em São Paulo marcaram uma passeata na capital paulista no próximo sábado. Apesar de o governo federal ter oferecido reajuste de 15,8%, os policiais federais consideraram que o percentual não repõe as perdas acumuladas nos últimos anos e brigarão pela reestruturação da carreira, que permitirá um aumento em torno de 48%. A comissão de mobilização deverá determinar nesta terça-feira onde será feita a passeata e qual o horário.

O movimento de paralisação, por 24 horas, é organizado pela Cobrapol e pela Fenapef (Federação Nacional de Policiais Federais) e pela Fenaprf (Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais). Em Brasília, os policiais pretendem caminhar até o Ministério da Justiça ou a Praça dos Três Poderes (ainda será definido). No Rio, os policiais civis farão uma caminhada da Cidade da Polícia até a Tijuca, zona norte da cidade. Haverá assembleia em Pernambuco, Bahia, Alagoas, Paraíba, Ceará, Piauí, Goiás, Rondônia e Tocantis.

Os policiais federais em São Paulo marcaram uma passeata na capital paulista no próximo sábado. Apesar de o governo federal ter oferecido reajuste de 15,8%, os policiais federais consideraram que o percentual não repõe as perdas acumuladas nos últimos anos e brigarão pela reestruturação da carreira, que permitirá um aumento em torno de 48%.

Os policiais militares de São Paulo vão às ruas para fazer manifestações. As datas deverão ser marcadas numa assembleia fechada, marcada para quarta-feira, pela Coordenadoria das Entidades Representativas dos Policiais Militares do Estado de São Paulo (CERPM), que reúne as diversas entidades representativas da categoria. Segundo o coronel Sérgio Payão, porta-voz da entidade, as manifestações deverão ocorrer antes do início da Copa

- Queremos que a sociedade saiba as condições em que trabalhamos. Vamos dizer que não são armas ou viaturas que salvam vida. Elas, sozinhas, não salvam ninguém. Nós arriscamos as nossas vidas pela das outras pessoas. Não merecemos receber zero de reajuste do governador Geraldo Alckmin - diz Payão.(Do Blog de Magno Martins).

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Jovens votantes, mas descrentes nos políticos


Julio Jacobina/DP/D.A Press

Durante o recadastramento biométrico realizado em vários municípios pernambucanos, entre eles o Recife, até o último dia 7 de maio, mais de 2 milhões de eleitores se recadastraram. Desse total, pouco mais de 8 por cento é composto por jovens com idades entre 16 e 18 anos que, por meio da biometria, tiraram o primeiro título de eleitor. Dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), referentes às últimas eleições, apontam que, entre esses jovens, quase todos que tiram o título comparecem às urnas. Porém, apesar da presença maciça, eles estão inseridos em um universo sem identificação com seus representantes.

Para o mestre em Comunicação e doutor em História Cultural pela Universidade de Brasília(UNB), Aylê-Salassié Quintão, há um problema muito grande de identidade entre esse público e os candidatos. "Existe a rejeição às eleições como um todo. Os jovens não enxergam os polítcos com bons olhos, por conta do histórico de corrupção e ineficácia", destaca. "É um voto incerto, nenhum político pode contar com esses votos", completa. 

A estudante de logística Rafaela Gomes, 18 anos, é um exemplo dessa fatia do eleitorado. Ela corrobora com o cenário apontado por Aylê-Salassié, e considera a corrupção um fator de descrédito no cenário político. "A corrupção chegou a um ponto em que parece não ter como fugir. A genta sabe que muita gente está envolvida, então, quando aparece algum que parece querer modificar, a gente pensa que ele participa ou fecha os olhos para a corrupção", justifica.(Do Diário de Pernambuco).

Mais trabalho para barrar ficha-suja


Son Salvador/EM/D.A Press

Na primeira eleição geral com a vigência da Lei da Ficha Limpa, o Ministério Público (MP) terá mais trabalho na tarefa de barrar os candidatos com pendências na Justiça. A avaliação é do vice-procurador-geral Eleitoral, Eugênio Aragão, que, por outro lado, destacou as ferramentas que estarão à disposição dos integrantes do MP para impedir as candidaturas dos fichas sujas. Um sistema digital, anunciado na semana passada e que estará disponível em breve, vai reunir dados sobre pessoas com fichas sujas e será compartilhado entre o MP e mais de 30 órgãos. O objetivo é tornar mais ágil as ações contra esses candidatos. A Lei da Ficha Limpa barra pessoas condenadas por órgãos colegiados, ou seja, compostos por mais de um juiz.

“Em 2012, quando a gente ainda não tinha esse banco de dados que a gente tem hoje, foram mais de 1.200 impugnações apresentadas e efetivamente julgadas pela Justiça Eleitoral. Ou seja, nós tivemos 1.200 fichas-sujas que não conseguiram concorrer ou, se conseguiram, depois não tiveram possibilidade de ser diplomados, não chegaram enfim ao objetivo deles”, disse Aragão, acrescentando: “Este ano com certeza mais, porque nosso banco de dados é bem maior. Já temos 11 mil registros e estamos compartilhando dados com 30 órgãos já. E esse número crescente, até julho, esperamos que seja bem maior”.

Outro ponto polêmico que está em discussão é o financiamento público de campanha. O STF está julgando uma ação que pede o fim das doações de empresas a partidos políticos e candidatos. O economista Gil Castello Branco, da organização não governamental (ONG) Contas Abertas, defendeu a mudança. Ele disse que, nos últimos quatro anos, foram gastos R$ 9,5 bilhões com isso.(Do Diário de Pernambuco).

UJS-PE declara apoio a Paulo Câmara

ujs_logo.jpg

O pré-candidato da Frente Popular de Pernambuco ao Governo do Estado, Paulo Câmara, recebeu na manhã deste domingo (18) o apoio da União da Juventude Socialista (UJS) de Pernambuco. A formalização se deu em um ato no Centro de Tecnologia da UFPE, durante o 15° Congresso Estadual da entidade. O evento também marcou a primeira manifestação pública de engajamento oficial do PCdoB na campanha, com a presença dos comunistas Luciano Sequeira, vice-prefeito do Recife; Luciana Santos, deputada federal; e Marcelino Granja,  ex-secretário estadual de Ciência e Tecnologia.

Agradecendo o apoio, Paulo Câmara convidou a UJS-PE para participar da elaboração de seu Programa de Governo, que será apresentado no final de junho.  "O seu papel é fundamental, porque em breve serão vocês que conduzirão os destinos de Pernambuco. Portanto, vocês têm que opinar sobre o que querem para o futuro do Estado. E nós vamos continuar trabalhando para entregar um Pernambuco melhor do que recebemos. Podem ter certeza que este apoio vai ser recompensado com muito trabalho, a partir de 2015", assegurou.
O pré-candidato lembrou os avanços obtidos pelo Governo Estadual para a juventude nos últimos sete anos, especialmente na Educação, como a gratuidade do ensino da Universidade de Pernambuco (UPE), a ampliação da rede de escolas de referência e de ensino integral e o Programa Universidade para Todos em Pernambuco.  "Fizemos muito. Mas é preciso avançar ainda mais. Vamos criar a Rede Integrada de Educação e Qualificação Profissional, interiorizando o conhecimento e formando, a partir de 2015, 50 mil jovens que terminarão a formação com a garantia de ingressar no mercado de trabalho. Também vamos atacar o problema da mobilidade. Por exemplo, implantaremos o bilhete e a tarifa únicos nos ônibus, propiciando um transporte público mais barato, rápido e eficiente", pontuou o socialista.
Presidente estadual da UJS, Thiara Milhomem, lembrou que a entidade estudantil reúne 14 mil filiados em Pernambuco, distribuídos por 45 municípios de todas as regiões do Estado. "A juventude será chamada novamente a tomar um papel de protagonismo nas eleições deste ano. Sabemos dos avanços que tivemos nas políticas para os jovens na gestão do PSB e sabemos que ainda é preciso avançar. Vamos fazê-lo dentro deste projeto vitorioso que é a administração socialista", ressaltou.
Amanda Melo, secretária de Organização e candidata à presidência da UJS-PE, conclamou os colegas a se engajarem em massa na campanha eleitoral, para garantir a continuidade do governo que vem mudando o Estado. "É essa galera que vai estar na rua para eleger Paulo Câmara governador já no primeiro turno", afirmou.
Luciano Siqueira ressaltou a semelhança entre o perfil de Câmara e dos estudantes presentes ao ato. "A escolha feita pelo ex-governador Eduardo Campos (PSB) não foi à toa. Ela representa a confiança em um jovem que até pouco tempo estava na universidade como vocês. Ele alia essa juventude à experiência de quem conhece a máquina estadual e à competência de quem sabe por onde caminhar para manter as mudanças", analisou o vice-prefeito comunista.
"Esta juventude não vai negar fogo. Vai para as ruas angariar votos para eleger esta chapa. Levando adiante o processo de transformação de Pernambuco, com investimento na inovação e no bem-estar social", garantiu a deputada federal do PCdoB, Luciana Santos.