MILK FRUIT

MILK FRUIT

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Equipe do governo Estadual visita CEAPES

Foto: Manu Campelo/BJ1
Nessa quinta-feira(29), uma equipe da Secretaria Estadual da Criança e Juventude esteve em Belo Jardim para fazer uma visita técnica as instalações do Centro de Apoio a Projetos Especiais -CEAPES. Há meses os belojardinenses tem acompanhado a luta dos coordenadores do Centro para que as portas não sejam fechadas. A Prefeitura Municipal de Belo Jardim se nega a pagar  a  subvenção que deve a instituição. Desde então, por intermédio do deputado federal Mendonça Filho os diretores do CEAPES tem procurado outras formas de conseguir se manter. No inicio do mês apos reunião na Secretaria estadual da Criança e Juventude, a visita ficou acertada para que o governo estadual tivesse conhecimento da situação da instituição e arrumasse formas de apoio ao trabalho.


quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Mendonça garante: “obras dos acessos a Belo Jardim começam até outubro”.



          As obras de melhoria dos acessos rodoviários e de construção de um novo acesso ao município de Belo Jardim começam em setembro, com a assinatura da ordem de serviço, marcada para o dia 21 de setembro neste município. A data da ordem de serviço foi confirmada hoje pelo deputado federal, Mendonça Filho, em audiência com o ministro dos Transportes, Cesar Borges, em Brasília. “O novo acesso na COHAB 1, na prática, dará a Belo Jardim uma terceira entrada com asfalto, via dupla, iluminação, segurança e embelezamento urbano”, reafirmou Mendonça, destacando que a obra é importante não apenas para Belo Jardim, mas para São Bento do Una e para Região, porque vai melhorar a trafegabilidade da via e facilitar o escoamento de mercadorias.
Os recursos para esta obra de requalificação urbana do novo acesso de Belo foram assegurados pelas emendas parlamentares de Mendonça Filho, incluídas no Orçamento Geral da União. Desde o ano passado que o processo de licitação da obra foi iniciado, mas sofreu paralizações em função de questões técnicas e mudanças no comando do Ministério. A retomada da licitação e o início das obras, em setembro, só foi possível porque Mendonça Filho recorreu ao ministro, por duas vezes, para garantir a andamento do processo. “O ministro cumpriu o compromisso de agilizar o processo licitatório, porque entendeu a importância dessa obra para Belo Jardim e para a região”, afirma Mendonça Filho, lembrando que tem acompanhando passo a passo a execução dessa obra.
       A melhoria dos acessos rodoviários e a construção de um novo acesso ao município de Belo Jardim, estão orçadas em R$ 1,6 milhão. Na audiência com o ministro, Mendonça Filho pediu, também, que autorizasse a licitação e contratação do projeto Executivo e das Obras dos Acessos ao  Distrito Industrial e Distrito de Água Fria em Belo Jardim. Os projetos do contorno de Belo Jardim e dos acessos ao distrito de Agua Fria tem valor de Belo Jardim tem valor estimado entre R$ 14 milhões. A obra viária deve começar na entrada do distrito de Água Fria, contornando Belo Jardim pelo lado norte, até próximo a Barragem do Bitury, seguindo até a estrada que liga Belo Jardim a Serra do Vento e Brejo da Madre de Deus. “Esta obra vai facilitar o acesso ao distrito de Água Fria e a nova fábrica de baterias  Moura. Além de beneficiar diretamente a comunidade de Cavalo Morto e contribuir para a geração de emprego em toda a região”, afirma Mendonça.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Prefeitura resolve problema denunciado pelo BJ1

Foto: Manu Campelo/BJ1
“Até que enfim” foi o que disse o senhor Luiz Alves Pereira, carpinteiro, que mora na ponte nova e que acompanhava o serviço de funcionários da prefeitura de Belo Jardim, nas ruas Alta Maria e Ana Alexandrina. Na semana passada a equipe do BJ1 esteve no local e registrou a denúncia da população que convivia há muito tempo com o esgoto a céu aberto.
Ontem(27), em visita a rua, a equipe encontrou funcionários da secretaria de obras estavam no local trocando toda a tubulação de esgoto que por muito tempo vem atormentando a vida daquelas pessoas que moram e que precisam passar por ali.

Jornalista diz que médicas cubanas parecem 'empregadas domésticas'

Mensagem gerou polêmica nas redes sociais nesta terça (Foto: Reprodução/Facebook)

A declaração de uma jornalista do Rio Grande do Norte sobre a aparência das médicas cubanas que chegaram ao Brasil para trabalhar no Programa Mais Médicos gerou polêmica nas redes sociais nesta terça-feira (27). A jornalista Micheline Borges publicou que as médicas têm cara de "empregada doméstica" e questiona se as mulheres são mesmo profissionais da saúde. "Será que são médicas mesmo?", contesta. Ela excluiu a conta na rede social após a repercussão da mensagem, que gerou mais de cinco mil compartilhamentos até as 16h desta terça.

"Me perdoem se for preconceito, mas essas médicas cubanas tem uma Cara de empregada doméstica. Será que São médicas Mesmo? Afe que terrível. Médico, geralmente, tem postura, tem cara de médico, se impõe a partir da aparência...Coitada da nossa população. Será que eles entendem de dengue? Febre amarela? Deus proteja O nosso povo! (sic)", diz a mensagem postada durante a manhã.

Ao G1, a jornalista pediu desculpas aos que se sentiram ofendidos e afirmou ter sido mal interpretada. "Foi um comentário infeliz, só gostaria de pedir desculpas, fiquei muito angustiada. Ganhou uma proporção muito grande nas redes sociais, onde as pessoas interpretam do jeito que querem. Não tenho preconceito com ninguém, não quis atingir ninguém, nem ferir a imagem nem a profissão de ninguém", declarou.

Justiça
O diretor do Sindicato das Empregadas Domésticas do Rio Grande do Norte, Israel Fernandes, informou que vai analisar a possibilidade de entrar na Justiça contra a jornalista.  "Isso é um absurdo. Em pleno século 21 uma pessoa ainda ter esse tipo de pensamento. Não acredito que essa moça seja jornalista mesmo. É racismo, discriminação, é crime. Vou me reunir com os demais membros do sindicato para analisar a possibilidade de entrar na Justiça. Ela vai responder por esses crimes".(Do G1).

Prefeito de Petrolina, Julio Lossio, foi cassado pelo TRE. Denúncia de abuso de poder político partiu do PSB


PMDB-divulgação
O prefeito de Petrolina Julio Lossio (PMDB) foi cassado e considerado inelegível por oito anos pelo TRE-PE, nesta terça-feira, 27.08
Na sua página do Facebook, ele confirmou a cassação, logo em seguida ao veredito. Informou estar tranquilo:
“Acabamos de receber noticia cassação TRE. Estou tranquilo e sabedor que Deus nos guia sobretudo nas dificuldades”,  afirmou.
A decisão  é passível de recurso e ele se manterá no cargo até transitar em julgado, ou seja, até chegar a uma decisão contra a qual não cabe mais recurso.
Segundo informações do TRE, o prefeito foi condenado por cometer abuso de poder político durante a campanha eleitoral de 2012, quando foi reeeleito.
A denúncia é do PSB, partido presidido pelo governador Eduardo Campos e derrotado  duas vezes por Lossio, em 2008 e 2012.
O placar da corte foi  3 a 3. O voto de minerva, que culminou com a cassação, coube a presidente do TRE, desembargador José Fernandes de Lemos.
Lossio  foi reeleito com 64.929 votos (45,29%). Superou Fernando Bezerra Coelho Filho (PSB), que obteve 46.635 (32,51% dos votos), Odacy Amorim (PT), que ficou com 29.506 (20,57% dos votos) e Rosalvo Antonio (PSol), que totalizou 2.380 (ou 1,66% dos votos válidos).
O site do TRE-PE postou na noite desta terça-feira:
TRE-PE cassa o mandato de Júlio Lóssio, em Petrolina
O prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), teve seu mandato cassado por decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, na sessão desta terça-feira (27).
A Corte Eleitoral julgou o recurso 14-29, interposto pelo PSB, que tratava de ato realizado em 2012, ainda no primeiro mandato de Lóssio a frente da prefeitura do município.
Na ocasião, houve a regularização de imóveis no loteamento “Terras do Sul”, por meio de lei sancionada pelo executivo em 28 de maio, já dentro do período eleitoral.
Os desembargadores eleitorais se dividiram no julgamento, tendo o relator, Desembargador Frederico Carvalho defendido o provimento parcial ao recurso, aplicando uma sanção ao prefeito, sem a perda do mandato, ressaltando que a doação dos lotes já era prevista desde 2010.
Porém, o Desembargador Fausto Campos divergiu, apresentando áudio do evento que marcou a entrega dos lotes, onde o discurso do prefeito teria intenções eleitorais.
Como o restante da Corte se dividiu, resultando em 3 votos a 3, o Presidente José Fernandes de Lemos proferiu o voto de desempate.
Em sua sustentação, disse que “o bem jurídico é o equilíbrio, a normalidade das eleições; qualquer ato que cause desequilíbrio é grave”.
Destacou ainda a ausência de divulgação da doação em 2010 e 2011, em contraponto à publicidade massiva dada em 2012 – ano eleitoral – pela prefeitura.
O resultado, portanto, culmina na cassação do mandato de Júlio Lóssio e sua inelegibilidade por 8 anos. À decisão, ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral.(Do Diário de Pernambuco).

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Belo Jardim ganha nova Auto Escola

As pessoas interessadas em tirar a primeira habilitação ou mudar de categoria passam a contar com mais uma opção em Belo Jardim.  O mais novo Centro de Formação de Condutores Auto Escola Conduzir, foi inaugurado na sexta-fera e já está funcionando. A equipe com instrutores e professores capacitados, para o atendimento mais rápido e eficaz das necessidades dos alunos, já está de prontidão.



www.bj1.com.br

Termina prazo para matrícula da segunda chamada do Sisutec


Os estudantes selecionados em segunda chamada no Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec) têm até hoje (27) para fazer a matrícula. Os selecionados devem conferir, na instituição de ensino em que foram aprovados, o local, horário e os procedimentos necessários. Aqueles que perderem o prazo, perderão a vaga.
O Sisutec oferece vagas gratuitas em cursos técnicos, com seleção por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. A primeira edição do programa registrou inscrições de 383.080 candidatos, que concorreram a 239.792 vagas. Os candidatos que cursaram o ensino médio completo na rede pública ou na rede privada na condição de bolsista integral têm prioridade na ocupação de 85% das vagas oferecidas na seleção.
O resultado da segunda chamada foi divulgado no dia 22. As vagas que não forem ocupadas após a segunda chamada serão ofertadas por meio de inscrições feitas exclusivamente pela página do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), entre os dias 29 de agosto e 16 de setembro. Nessa fase, será exigida apenas a conclusão do ensino médio, sem a obrigatoriedade de participação no Enem.
Os cursos mais procurados foram os de técnicos em segurança do trabalho, em informática e enfermagem. A preferência foi por aulas no período noturno.(Da Agência Brasil).

Fuga do boliviano: o herói vai a julgamento


O Encarregado de Negócios do Brasil na Bolívia, Eduardo Sabóia, que comandou a operação para trazer o senador boliviano de oposição Roger Pinto para o Brasil, vai responder a processo disciplinar no Itamaraty. A revelação é de Ilimar Franco, no Glovo de hoje. Segundo o colunista  no Planalto se diz que ele “vai ser punido” por agir à revelia de seus superiores.
'No caso de Patriota, a presidente Dilma teve o cuidado de não desmoralizar o ex-ministro, o que seria fatal se o deixasse sem um novo posto definido. A indicação de Patriota para um dos cargos mais importantes da diplomacia, o de representante do Brasil na ONU, segundo auxiliares da presidente, foi um reconhecimento à sua capacidade e dedicação.''(Do Blog de Magno Martins).

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Caruaru: grupo investe na BBOM e perde mais de R$ 600 mil



Vítimas de um suposto golpe aplicado pela empresa de marketing multinível BBOM, um grupo de pessoas do Interior de Pernambuco tenta reaver cerca de R$ 620 mil investidos junto à companhia, que, há quase dois meses, teve suas transações suspensas a pedido do Ministério Público sob a acusação de atuar como pirâmide financeira.

Em Caruaru, no Agreste do Estado, seis pessoas juntaram dinheiro para investir na BBOM e colocaram no negócio até uma entidade de ensino, a União de Instituições para o Desenvolvimento Educacional, Religioso e Cultural (Uniderc). O “pacote de investimento” foi pago em três depósitos, tudo pela promessa de retorno de 300% em um ano. Mas a empresa foi paralisada e os investidores nada receberam.

O grupo acionou a justiça para reaver o dinheiro. Na ação, alega haver “vastas evidências” de que a BBOM é uma pirâmide financeira. O judiciário negou o primeiro pedido, de bloquear dinheiro nas contas da empresa a favor do grupo, mas a ação que pede a devolução ainda será julgada.

As informações sobre o processo são públicas e podem ser acessadas através do site do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).(Do Blog de Magno Martins).

Supervisor brasileiro também responderá por erro de médicos estrangeiros


A responsabilidade pelos erros médicos cometidos por estrangeiros será compartilhada com o brasileiro responsável pela supervisão de seu trabalho, de acordo com o Ministério da Saúde. A pasta esclareceu que os gestores municipais terão o dever de acompanhar a atuação dos profissionais de outros países.
Os secretários municipais que tiverem dúvida em relação aos médicos estrangeiros poderão ligar para o Disque-Saúde (telefone 136) ou enviar uma mensagem pelo link Fale Conosco do site http://maismedicos.saude.gov.br.
O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou nota informando que os supervisores brasileiros serão corresponsáveis pelos erros médicos, podendo ser alvo de processos administrativos.
O estado do Rio de Janeiro receberá dez médicos estrangeiros, que atuarão no Programa Mais Médicos em cinco municípios fluminenses. Belford Roxo, na Baixada Fluminense, receberá dois profissionais, que, segundo o secretário municipal de Saúde, Fábio Denardin, trabalharão no Programa Saúde da Família (PSF).
De acordo com ele, a chegada de médicos estrangeiros é bem-vinda e vai ajudar a ampliar o número de equipes de saúde da família no município, que atualmente tem 28 equipes. Apesar disso, como gestor da saúde no município, ele tem dúvidas sobre a legitimidade da atuação desses médicos em território nacional.
“Estamos esperando uma nota técnica do Ministério da Saúde sobre isso. Para mim, como gestor, a grande dificuldade é entender como vai ser a legitimidade do atendimento desse médico estrangeiro. Por exemplo, quem vai responder pelo erro médico que ele cometer? Meu grande medo é esse”, disse o secretário municipal.(Da Agência Brasil).

Médicos cubanos terão salário integral



A vice-ministra de Saúde de Cuba, Márcia Cobas, afirmou nesta segunda-feira (26) que os profissionais cubanos recebem 100% de seus salários. Durante discurso de abertura da fase de avaliação do Programa Mais Médicos, Cobas disse que a intenção dos profissionais cubanos não é ocupar o espaço do médico brasileiro. 'Queremos ir aos lugares onde a população mais precisa, onde não tem médico', disse.

'Cuba é um país sem muitos recursos naturais. Nossos recursos são homens e mulheres que se preparam com conhecimento para tratar do nosso povo e do povo que precisa', afirmou.

Estão presentes 176 profissionais que vieram de Cuba e 23 que se formaram em outros países, principalmente Portugal e Espanha. Eles farão, no Distrito Federal, o módulo de acolhimento e avaliação, que dura três semanas. Depois disso, vão para os locais definitivos, onde atuarão no atendimento à população.(Do Blog de Magno Martins).

Mendonça Filho recebe lideranças da região e visita amigos em Belo Jardim

Foto: Josué Figueira

O deputado federal Mendonça Filho DEM, recebeu em sua fazenda o deputado estadual Henrique Queiroz PR e lideranças das cidades de Caetés e Tacaimbó.  Mendonça Filho agradeceu a visita do deputado Henrique Queiroz e demais lideranças  e disse que as novas parcerias são feitas de pessoas sérias, competentes e comprometidas. 
Foto: Manu Campelo.

De olho em 2014, Belo Jardim-PE espera ter o mesmo apoio da torcida

Torcida do Belo Jardim-PE (Foto: Reprodução / TV Asa Branca)
Foto: Reprodução / TV Asa Branca

O time do Belo Jardim-PE viveu um 2013 de altos e baixos. Quase campeão do primeiro turno do Campeonato Pernambucano, a equipe foi para o segundo turno com a confiança em alta e ficou no meio da tabela. Por regra do campeonato, disputou o octogonal do rebaixamento, conquistou apenas 1 ponto em 7 jogos e foi rebaixada para a Série A2.
Com o começo de ano arrasador, o Calango arrastou os torcedores para o Estádio Mendonção. Animada com a campanha do time, a torcida apoiou os jogadores em todos os jogos no município. Partida em Belo Jardim era sinônimo de casa cheia e cidade parada, com direito a lojas fechando mais cedo e ruas próximas ao estádio intransitáveis.
Calango na cabeça  (Foto: Reprodução / TV Asa Branca)
Foto: Reprodução / TV Asa Branca
Mesmo com o rebaixamento, a torcida tem o que comemorar. Fez bonito nas arquibancadas e protagonizou um feito histórico: o público total da equipe durante os 26 jogos do Pernambucano foi de 63.081 torcedores. De acordo com um estudo realizado pela Pluri Consultoria, esse número é maior que o público de todo o campeonato estadual do Mato Grosso do Sul, que teve 98 jogos e quase 63.000 pessoas nos estádios.
A pesquisa, que analisou a quantidade de público dos 278 clubes que disputaram os principais campeonatos estaduais no país este ano, revelou ainda que o alviverde é o 35º com melhor média de público pagante no Brasil, superando equipes tradicionais como Atlético-PR (51º), Fluminense (54º) e Guarani (66º).
Desde que acabou o estadual,o time profissional está de férias e com isso a apaixonada torcida também. A única movimentação lá pelas bandas do Mendonção é das equipes das divisões de base e isso deve durar um certo tempo. A próxima competição profissional será a Série A2 do Pernambucano, prevista para o segundo semestre de 2014, após a Copa do Mundo. Mesmo assim o presidente do Calango, Jonas Torres, confia na fidelidade da torcida.
- O nosso torcedor é fiel, sempre compareceu e não vai nos deixar por conta desse tempo de pausa. Com toda certeza eles vão sentir falta no 1º semestre, mas quando voltarmos a empolgação vai ser a mesma deste ano.
Além das categorias de base do clube, outro setor não parou. A diretoria segue trabalhando, já pensando em como voltar para a elite do futebol pernambucano. Um dos primeiros passos é escolher o treinador. Desde que Roberto de Jesus deixou o Belo Jardim, em maio deste ano, nenhum técnico foi contratado, mas alguns nomes são especulados por lá.
- Nossa busca não para. Mesmo que o time só tenha competição no 2º semestre do ano que vem, queremos iniciar um planejamento. Estão no nosso projeto Laelson Lima, atualmente no Altinho, e Givanildo Silva, técnico do Sergipe. Devemos estar fechando com alguém em breve.(Do Globo Esporte).