MILK FRUIT

MILK FRUIT

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Deu no BJ1: Crise na Saúde: Paciente acidentado precisa comprar material de curativo porque no HJAL estava em falta


Enquanto obras inacabadas são inauguradas, a população sofre com o descaso que Belo Jardim se encontra. Enquanto se comemora a “inauguração” da UPAE, que não está nem perto de começar a funcionar, o Hospital Júlio Alves de Lira está entregue ao desprezo e abandono. falta tudo até material para curativos.
A denuncia surgiu depois que este jovem da foto ao lado, que não quis se identificar, foi socorrido para o HJAL após um acidente de moto. Após atendimento ele precisou fazer um curativo,mas para a surpresa de todos , na unidade estava faltando até atadura de faixa. Para garantir o curativo a família do rapaz teve que comprar o material do curativo.

Democratas obstrui sessões e articula mandado de segurança para assegurar CPI da Petrobras

O líder do Democratas, Mendonça Filho (PE), anunciou na manhã desta quinta-feira (3/4) que o partido articula com outras legendas da oposição a elaboração de um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para assegurar a criação da CPI da Petrobras. A medida é em resposta à decisão do presidente do Senado e do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB-AL), que submeteu a instalação a uma análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Mendonça também anunciou que o partido entrará em obstrução no plenário até que a CPI seja instalada.
“A gente chegou à constatação de que há uma manobra protelatória da bancada do governo com o apoio do presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros. Iremos impetrar o mandado e não iremos sequer esperar a decisão com relação à CCJ. A ação do presidente em enviar à comissão já é, por si só, uma manobra protelatória e caracterizada como uma chicana legislativa”, acusou o deputado.
O mandado é referente à CPI do Senado, lida no plenário da Casa, mas ofereceria garantias jurídicas para os trâmites da CPI mista, já protocolada no Congresso. O líder democrata chamou a atenção para a importância em derrubar a manobra do governo, que, caso validada, poderia servir de exemplo para impedir a criação de qualquer comissão de inquérito no parlamento.
Já no âmbito legislativo, Mendonça também anunciou que o partido entrará em obstrução na Câmara e dificultará a vida do governo para a aprovação de projetos de interesse do Palácio do Planalto, como as medidas provisórias 628 e 630.
“Já conversei com outros líder e nós, do Democratas, vamos criar um regime de obstrução para a tramitação e votação de qualquer matéria na Câmara Federal até que se instale a CPI mista para a apuração das irregularidades envolvendo a Petrobras”, anunciou.

Empresário que seguiu passos do pai e do irmão

Vice-governador assume hoje o comando do estado após renúncia de Eduardo, que segue em campanha presidencial (Nando Chiapetta/DP/D.A Press)
O novo governador de Pernambuco, João Lyra Neto (PSB), 67 anos, começou a vida pública como empresário da área de transportes. Foi levado a cuidar dos negócios da família porque seu pai, João Lyra Filho, e o irmão, Fernando Lyra, representavam o clã na política. O pai, com mandatos de deputado estadual e prefeito de Caruaru. O irmão, na condição de deputado federal. João Lyra assumiu essa responsabilidade depois de concluir, no Recife, o curso de Direito. A exemplo de muitos jovens de sua época, militou no movimento estudantil, lutou pelo democracia no país em plena ditadura militar e tomou gosto pela política atuando nos bastidores das campanhas eleitorais em sua terra natal.
A inserção dele na política partidária começou em 1988 com a convocação da Frente Popular de Caruaru para disputar a eleição de prefeito. Eleito, sucedeu José Queiroz. A partir daí, iniciou uma trajetória marcada por um mandato de deputado estadual, em 1992, e uma segunda eleição para comandar a Prefeitura de Caruaru, em 1997.
Hoje, quando assinar o livro de posse, às 15h30, na Assembleia Legislativa, João Lyra estará assumindo oficialmente o maior desafio de sua carreira política. Será dele a responsabilidade de encerrar os oito anos de uma gestão que chega às suas mãos com um índice de 83% de aprovação. O novo governador terá um período de nove meses para consolidar uma marca e projetar o futuro.
Ao Diario, amigos afirmaram que Lyra pretende continuar na política quando deixar o Palácio do Campo das Princesas, no final deste ano. Uma permanência, inclusive, que gostaria de ter prolongado, quando tentou se colocar como o nome natural à reeleição. Ele foi vencido por Paulo Câmara, nome indicado pelo governador Eduardo Campos (PSB) para concorrer à sucessão estadual. Uma situação que teria causado mal-estar entre Eduardo e o vice-governador, mas que, segundo auxiliares deles, seria um episódio superado.
Até porque, além continuar na vida pública, Lyra tem outros planos para o futuro. Entre eles, o de eleger a filha, a deputada estadual Raquel Lyra (PSB), prefeita de Caruaru. Uma possível eleição manteria a representação da família na política do município. Um estremecimento com Campos, portanto, poderia atrapalhar essa trajetória.
No dia a dia, João Lyra, pai de três filhas e avô de cinco netos, é visto como um homem correto, leal aos amigos e firme em suas decisões. “Talvez a sua maior marca seja a retidão de caráter”, observou Romeu Baptista, administrador de Fernando de Noronha e a partir de hoje secretário estadual de Turismo. No convívio com os mais chegados, gosta de música, de ir a shows, ler e de uma “boa mesa”, definiu Luciano Vasquez, diretor do Lafepe e a partir de hoje secretário da Casa Civil.(Do Diário de Pernambuco).

Cid Gomes passa mal durante discurso no Ceará


O governador Cid Gomes passou mal na noite desta quinta-feira (03), ao participar da inauguração de uma policlínica, no município de Limoeiro do Norte. Durante o discurso, Cid chegou a se ajoelhar, e em seguida, conseguiu se levantar. O governador tentou seguir o discurso, mas disse que estava passando mal. O chefe do executivo estadual chegou a ser atendido pelo irmão Ciro Gomes e em seguida deixou o local em um carro particular.
O governador discursava sobre educação, quando um grupo de professores estaduais protestavam. Ao tentar dialogar com os manifestantes, Cid Gomes parou por conta do mal-estar. 
Cid chegou a discursar sobre saúde, investimentos das obras da policlínica de Limoeiro do Norte, orçada em R$ 12,7 milhões, e disse que não iria comentar sobre a permanência ou renúncia do governo.(Do Blog de Magno Martins).

Ibope faz Dilma nadar de braçada em AL, CE e AM


Os números do Ibope para a eleição presidencial em três Estados (Alagoas. Ceará e Amazonas), -- segundo Lauro Jardim, na sua coluna da veja -- dão larga vantagem a Dilma Rousseff sobre Aécio Neves e Eduardo Campos. Entre os alagoanos, 60% responderam que votariam em Dilma, 9% escolheriam Campos e 5% Aécio.
No Ceará, 66% votariam na petista. Eduardo Campos, Aécio Neves e o Pastor Everaldo ficariam empatados dentro da margem de erro com, respectivamente, 6%, 5% e 4%.

''Chamado de “Amazônia” por Dilma em uma de suas gafes mais recentes, o Amazonas foi o Estado em que a presidente teve o maior número de intenções de voto: 70%, contra 10% de Aécio e 7% de Eduardo Campos.''(Do Blog de Magno Martins).

Muita coisa suspeita no aumento dos juros para 11%


Quase todas as doenças, quando em estado grave, geram febre. É o sintoma de que o organismo está abalado. Mas o tratamento deve ser feito em busca das causas da doença. A inflação é apenas uma febre e devem ser buscados remédios para as suas causas. Em todo o mundo é assim.
No Brasil, ao contrário do que se vê no mundo, os governos aplicam sempre os juros mais altos do planeta para conter a expansão inflacionária.
Ontem, mais uma vez, o Banco Central aumentou a taxa de juros oficial, a Selic, para 11%, fixando-a como a mais elevada do mundo. Há anos ostentamos essa horrível condição, superada durante pequeno tempo no início do governo da presidente Dilma Rousseff.
Os economistas, tal como médicos que apenas indicam remédios contra a febre, não veem outro saída contra a inflação, se não for o aumento dos juros. No entanto, países diversos vivem livres da inflação usando taxas de juros perto do zero. Por que funciona lá fora e não aqui?

quarta-feira, 2 de abril de 2014

CPMI da Petrobras será protocolada hoje, diz Mendonça Filho


A Comissão Parlamentar de Inquérito Mista que vai investigar denúncias de corrupção na Petrobras será protocolada hoje (2/4). O anúncio foi feito pelos líderes da oposição nesta ultima segunda após reunião realizada no Senado. Segundo o líder do Democratas na Câmara Federal, Mendonça Filho, a oposição já tem o apoio de 192 deputados, acima das 171 assinaturas mínimas necessárias para a instalação da CPI. A coleta de assinaturas, já iniciada, será intensificada durante almoço hoje (1º/4) com parlamentares da oposição.
“Tem uma manifestação já clara na base do governo em partidos como PT, PMDB, PR de que apoiarão a criação da CPI. Temos firme convicção que até amanhã vamos coletar todas as assinaturas necessárias para CPI mista seja instalada. Fizemos, inclusive, uma radiografia envolvendo a votação que aprovou a criação da comissão externa relativa à SBM e o apoiamento que foi oferecido a CPI, subscrita pelos quatro líderes da oposição, e a gente tem ampla maioria para atingir o número de assinaturas até amanhã”, afirma Mendonça Filho.
A comissão irá apurar, principalmente, suspeitas de superfaturamento na compra da refinaria de Pasadena (EUA), e as denúncias de desvios de recursos nas obras da refinaria de Abreu e Lima e de pagamento de propina pela empresa holandesa SBM Offshore a funcionários da Petrobras.   
“Há uma pressão social muito grande e os fatos são muito graves e relevantes. A sociedade não quer ver essa sujeira envolvendo a Petrobras sendo posta debaixo do tapete. E o Congresso vai cumprir sua função constitucional de fiscalizar o Executivo”, destaca.  

Afago de Eduardo: MST-PE indeciso sobre apoio a Dilma


Tradicionalmente ligado ao PT, o Movimento Sem Terra (MST), criado há 30 anos, ainda não bateu o martelo sobre apoiar ou não à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). Coordenador do movimento em Pernambuco e dirigente nacional, Jaime Amorim, disse que os trabalhadores do campo estão refletindo sobre a decisão a tomar em outubro, levando em conta que ainda têm prazo. Amorim falou sobre o assunto no Palácio do Campo das Princesas, após o governador e presidenciável Eduardo Campos (PSB) assinar um decreto de desapropriação do Engenho Bonito, no município de Condado, na Mata Norte. A localidade era objeto de luta do MST desde 1996, justamente quando Miguel Arraes era governador de Pernambuco. 

O gesto foi marcado de simbolismo e aconteceu 50 anos depois da deposição de Arraes do governo pelos militares e um dia depois de bandeiras do movimento serem vistas em Paratibe, Paulista, onde o governador fez discurso de despedida e assinou ordens de serviço para reformar espaços públicos daquela cidade

Numa crítica velada à Dilma, que só recebeu o MST três anos após a posse, Eduardo ressaltou que a desapropriação do engenho só aconteceu depois de negociação longa entre os sem-terra e o Grupo João Santos. Em entrevista, ele ainda frisou ter as mesmas críticas dos movimentos do campo em relação à gestão petista. “A reforma agrária vinha de um jeito até 2010 e, de lá para cá, vem de outro jeito, perdendo força, orçamento, diálogo e objetivo nos assentamentos”, alfinetou.(Do Blog de Magno Martins).

Terremoto de magnitude 8,2 atinge Norte do Chile


Um terremoto de 8,2 graus de magnitude foi registrado nesta terça-feira no extremo-norte do Chile a 38,9 Km de profundidade e com epicentro a 89 Km da localidade de Cuya, segundo o Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile.
Após o sismo, às 20h46 (horário local e mesmo de Brasília), o Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha (SHOA) emitiu um alerta de tsunami em toda a costa do Chile.(Do Blog de Magno Martins).

segunda-feira, 31 de março de 2014

Moradores de São Pedro reclamam de buracos e esgoto à céu aberto

Fotos: Manu Campelo/BJ1

Moradores da rua Pedro Fabrício, no bairro São Pedro, denunciam o descaso da Prefeitura com a manutenção urbana da área.  Buracos, esgoto a céu aberto, lixo espalhado e animais soltos são alguns dos problemas relatados pelos moradores do bairro.  O aposentado Wilson de Barros diz que os moradores da área já procuraram a Prefeitura por várias vezes e  nada foi resolvido. “Eu mesmo já fui na prefeitura varias vezes e eles só fazem anotar lá o nome da rua e falam que vão mandar uma equipe e nada, já faz mais de um ano que esses buracos estão aí” ,afirmou o aposentado.
Descaso também na Av. Sebastião Rodrigues da Costa, uma das principais Av. da cidade está em total abandono, logo em frente a uma escola corre o esgoto a céu aberto.

IMG_20140327_093920
Fotos: Manu Campelo/BJ1
IMG_20140327_093849
Fotos: Manu Campelo/BJ1

Secretário de Lossio oficializa pré-candidatura à Alepe


Após semanas de especulação, o secretário de Governo da Prefeitura de Petrolina, Orlando Tolentino (PMDB), enfim oficializou, no último sábado (29), sua pré-candidatura à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O articulador político do primeiro escalão do prefeito Julio Lossio (PMDB) deixa a gestão e concorre, ao lado de outros nomes da base aliada do gestor petrolinense, a uma vaga no Legislativo Estadual.

Tolentino entra na disputa acompanhado do vereador peemedebista Pérsio Antunes, ex-presidente da Câmara de Petrolina e fiel escudeiro de Lossio. O trio é completado pelo também vereador Ronaldo Silva (PSDB).

Agora resta saber quem, de fato, vai ser o candidato apoiado pelo prefeito Julio Lossio. A resposta deve ser conhecida em breve, nas próximas semanas, após o gestor consultar lideranças que compõem sua base de sustentação.(Do Blog de Magno Martins).

Humberto a Eduardo: ''Não estamos para brincadeira''


Do líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), sobre a declaração de Eduardo Campos de que a ampliação da CPI "cheira a infantilidade": "Vamos mostrar à oposição que não estamos para brincadeira". A informação é de Vera Magalhães, hoje na Folha de S.Paulo, adiantando que o governo pediu que senadores sejam mais discretos sobre as manobras contra a CPI da Petrobras, para evitar que a oposição se arme para um contra-ataque.
Diz ainda a colunista que líderes da base foram avisados de que a presidente Dilma Rousseff pode chamá-los para uma reunião hoje à tarde. O tema não foi anunciado, mas parlamentares creem que a mudança na articulação política do governo estará em pauta.(Do Blog de Magno Martins).

Dilma recorre a Lula para debelar crise e desgaste


A atual crise na Petrobras opõe, de forma direta, os governos Dilma e Lula. Ao tentar se livrar do desgaste de ter aprovado a compra da refinaria de Pasadena pela Petrobras, quando era ministra da Casa Civil e presidia o conselho de administração da estatal, a presidente Dilma Rousseff acabou levantando suspeitas sobre a gestão de José Sergio Gabrielli, indicado para a presidência da empresa por Lula. Ao ser eleita, Dilma indicou para o cargo a atual presidente Graça Foster.
Ainda assim, a presidente se vê diante de uma situação inusitada: para enfrentar a crise provocada pelas denúncias contra a empresa, a presidente leva em conta os conselhos das pessoas de seu entorno, principalmente do ex-presidente Lula. A queda de sete pontos percentuais na popularidade do governo, de acordo com pesquisa CNI/Ibope divulgada na última quinta-feira, também fez com que a equipe do Planalto entrasse em alerta e buscasse no ex-presidente combustível para lidar com o momento político.
Lula acaba então fazendo o papel de bombeiro, trabalhando para tentar melhorar o ambiente, tanto com empresários quanto no próprio PT.(Do Blog de magno Martins).