MILK FRUIT

MILK FRUIT

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Neste domingo irá acontecer um peneirão para o Belo Jardim F.C. SUB 20

calango1
Neste domingo teremos um peneirão com atletas na faixa de 17 de ate 20 anos nascidos entre 1994 e 1997, o peneirão será no campo do colégio agrícola pela manha, os atletas deverão levar o seu material esportivo, como chuteiras meões e calção, e saber jogar futebol. O objetivo deste peneirão e selecionar atletas nesta faixa etária para disputa do campeonato estadual sub-20 com a camisa do Belo Jardim futebol clube o calanguinho, se você preenche estes requisitos, compareça domingo no campo do colégio agrícola pela manha, quem sabe você não poderá ser um atleta do Calango.

Projeto de Mendonça Filho torna transparente campanha de arrecadação de fundos promovida por condenados


Projeto apresentado pelo líder do Democratas na Câmara Federal, Mendonça Filho (PE), propõe a identificação obrigatória de doações à pessoas físicas em campanhas de qualquer finalidade. Segundo o líder, o objetivo do PL 7.171/2014 é permitir um mecanismo de fiscalização por parte do Estado a fim de se evitar doações ilegais, que possibilitem, por exemplo, fraudes no sistema tributário ou a realização de operações escusas por meio de doações. O deputado decidiu apresentar o PL depois que surgiram suspeitas em torno das campanhas de arrecadação de recursos por parte de condenados no processo do mensalão para o pagamento de multas estipuladas pelo Supremo Tribunal Federal.
“O grande objetivo dessa proposta é a transparência para que a população possa tomar conhecimento de qualquer mobilização em torno de doações de pessoas físicas e jurídicas para evitar fraude, desvio de finalidade de recursos que possam ser captados de forma ilegal. Precisamos ter total acompanhamento, inclusive, com centralização de conta bancária para evitarmos que, numa mobilização dessa, se produza fraude ou muitas vezes uso de recursos que não possam ser doados para qualquer campanha dessa natureza”, argumenta o democrata.
De acordo com a proposta, quando houver contribuição feita por cidadãos ou empresas deverá ser aberta uma conta bancária para registrar a movimentação financeira em favor do beneficiário. Além disso, os bancos deverão identificar nos extratos da conta corrente em questão o doador, incluindo o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). O PL especifica que esse extrato deve ser fornecido pela instituição financeira independente de autorização judicial.
A proposição ainda prevê a realização de doações por meio de página na internet. Neste caso, o uso de cartão de crédito será permitido desde que o doador também seja identificado e haja a emissão de recibo para cada contribuição efetivada.

Acesse a íntegra do projeto: http://goo.gl/FtmfCG

Mendonça Filho defende democracia para Venezuela na Câmara


Para denunciar a omissão do governo federal com a realidade de violência e descontrole social que se estabelece na Venezuela, o líder do Democratas, Mendonça Filho, foi à tribuna do plenário, onde também mostrou indignação por mais uma estudante assassinada durante as manifestações no país. Mendonça criticou o comportamento do governo Dilma em se esconder por trás de uma nota do Mercosul onde se critica "a tentativa de desestabilizar a ordem democrática na Venezuela". Ele fez uma comparação às declarações da União Europeia e de outros países como os Estados Unidos e o México que reafirmaram o apoio à liberdade de expressão, às manifestações pacíficas e à manutenção do diálogo.

Aécio Neves quer oficializar pacto com Eduardo Campos para segundo turno

Senador de Minas Gerais desembarca hoje no Recife, com sua esposa, a modelo Letícia Weber, para uma visita de "cortesia" (Ricardo Fernandes/DP/D.A Press)
O senador de Minas Gerais Aécio Neves (PSDB) desembarca hoje no Recife, com sua esposa, a modelo Letícia Weber, para uma visita de "cortesia" ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e a primeira-dama Renata Campos. O casal mineiro pretende conhecer o quinto filho de Campos, Miguel Campos, nascido no final do mês passado. Oficialmente, o encontro tem um caráter estritamente pessoal, mas, segundo alguns aliados, a pauta política entrará em discussão. Os dois políticos são os presidentes de seus respectivos partidos e pré-candidatos à Presidência da República e articulam um "pacto" de apoio num possível segundo turno contra a presidente Dilma Rousseff (PT), que disputará a reeleição.
"Esta visita tem um caráter estritamente pessoal. Os dois são amigos e Aécio vem com a esposa para conhecer o filho do governador", disse o deputado federal Bruno Araújo (PSDB), por telefone, ao Diario. O parlamentar, que estava cotado para concorrer ao cargo de senador pela Frente Popular, mas teve seu nome preterido pelo do ex-ministro Fernando Bezerra Coelho, do PSB, comentou que não houve "perdas" para ambos os lados e que existe uma "simetria". Ele cita que em Pernambuco o PSB tem a primazia, pelo acordo dos dois líderes, de indicar o candidato ao governo e do Senado. A situação também se costura do mesmo jeito, em Minas Gerais, só que pela liderança tucana.
"Em Minas, o PSB vai apoiar a candidatura do ex-ministro Pimenta Veiga ao governo do estado, que é do PSDB. O candidato ao senado será o governador Antônio Anastasia, também do PSDB", completou Bruno. A passagem de Aécio Neves poderá, também, envolver conversas sobre a aliança dos dois partidos em sete estados. Atualmente, os partidos enfrentam dificuldades nos ajutes em estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Paraíba. Ontem, Aécio Neves participou do lançamento do lançamento do movimento "Todos por Minas", uma espécie de lançamento da pré-candidatura dos tucanos ao governo mineiro, que reuniu diversas lideranças.
Um tucano ouvido em reserva pelo Diario comentou que a "perda" da indicação ao Senado já era esperada em Pernambuco. "O partido antecipou a aliança ao entrar no governo ficou sem argumento. A estratégia foi equivocada", disse. O tucano também revelou que Aécio Neves espera que Eduardo Campos sinalize publicamente que pretende apoiá-lo num eventual segundo turno contra a presidente Dilma Rousseff (PT). Aécio já fez isso e espera o mesmo do aliado. Outro ponto revelado pela fonte é que o acordo em Minas não foi fechado, e caso o PSB decida lançar candidato próprio ao governo mineiro, a aliança em Pernambuco estaria terminada.
No Recife, Aécio Neves também terá um encontro pela manhã, às 10h30, num hotel no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, com deputados estaduais e federais do PSDB, além do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes. O partido, apesar de ter entrado na gestão do PSB no governo do estado, ainda milita na Assembleia Legislativa no campo da oposição, com os deputados Terezinha Nunes e Daniel Coelho. "Ele aproveitou o momento para conversar com os deputados que darão sustentação ao seu projeto presidencial no estado. Não existe uma pauta específica", disse Daniel Coelho. No sábado, Aécio Neves segue para a cidade de Maceió, no estado de Alagoas, para participar do tradicional bloco "Pinto da Madrugada".(Do Diário de Pernambuco).

CBTU e Grande Recife montam esquema para minimizar transtornos causados pela greve do metrô

Estação de Joana Bezerra, usuários tem dificuldade para pegar um transporte. Foto: Mayra Cavalcanti/DP/D.A.Press
 Foto: Mayra Cavalcanti/DP/D.A.Press
De acordo com a categoria, a decisão foi tomada após a negativa da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em dialogar com a categoria sobre melhoria no Plano de Saúde e Revisão do Plano de Cargos e Salários. 
Para minimizar os transtornos aos usuários, a CBTU garante o funcionamento normal do metrôs nos horários de pico, das 5h às 9h e das 16h às 20h. Na noite de ontem, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) concedeu liminar favorável à CBTU para que os serviços do metrô fossem mantidos em sua totalidade, nesta sexta-feira e no dia 1º de março. Em caso de descumprimento, o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro) está sujeito à multa de R$ 800 mil por dia. O Sindmetro afirmou que ainda não foi notificado e que a paralisação está mantida.
O Grande Recife Consórcio de Transporte também montou esquema especial de ônibus durante todo o dia. No total, 18 linhas foram reforçadas, quatro delas para atender as demandas do Barro, Joana Bezerra, Santa Rita, Aeroporto e Centro. No Terminal Joana Bezerra, os coletivos já estão saindo lotados.
Os metroviários prometem realizar outra paralisação no dia 1º de março, sábado de carnaval, dia do desfile do Galo da Madrugada.(Do Diário de Pernambuco).

Aécio: 'PSDB está pronto para o enfrentamento com PT'


O candidato ao Palácio do Planalto, o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG) aproveitou o encontro com políticos paulistas para enfatizar que os membros do PSDB estão unidos e focados na eleição presidencial. “O partido está unido e preparado para um grande enfrentamento; mais quatro anos de governo do PT fará muito mal ao Brasil e o PSDB vai fazer a sua parte para que isso não ocorra”, declarou.
Aécio saiu em defesa do ex-deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB-MG) nesta quinta-feira (20) e afirmou que o colega de partido é um “homem de bem”. Minutos antes de discursar para políticos da região de Santos, no litoral de São Paulo, Aécio relatou ter se reunido nesta quinta com Azeredo.
“Fiz uma visita ao colega Eduardo Azeredo, que tomou uma decisão pessoal e vai se preparar e se dedicar a sua defesa. Eduardo é conhecido e reconhecido em Minas Gerais como um homem de bem e vai ter a oportunidade de se defender. Esperamos que possa ser absolvido, mas respeitaremos a decisão da Justiça,” contou Aécio.(Do Blog de Magno Martins).

Senado ignora decisão sobre supersalário, diz ministro


O ministro Marco Aurélio Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), acusou ontem o Senado de descumprir a decisão que obriga o pagamento de "supersalários" aos servidores do Congresso. Mello disse que a alternativa criada pela instituição de depositar em juízo os valores recebidos pelos servidores acima do teto de R$ 29,4 mil não atende sua liminar que determina o pagamento.
"É descumprimento da liminar. A liminar foi para não se ter qualquer providência, tendo em conta o teto, a não ser de satisfazer a remuneração até se ouvir os interessados", disse.
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), não comentou a crítica.  A Mesa Diretora do Senado resolveu fazer o pagamento em juízo até que o plenário do Supremo decida, em definitivo, sobre a legalidade dos salários acima do teto constitucional.(Do Blog de Magno Martins).

PT também se reúne para baixar o sarrafo em Dilma


Na mesma noite e no mesmo prédio em que o PMDB costurava o 'blocão' contra a presidente Dilma Rousseff, cerca de 40 deputados federais do PT promoveram reunião em que o alvo preferencial também foi o Planalto.  No apartamento do vice-presidente da Câmara, André Vargas (PT-PR), os petistas reclamaram da morosidade do governo em liberar emendas no Orçamento, geralmente destinadas a pequenas obras em seus redutos eleitorais.
As críticas se estenderam aos ministérios das Cidades, Esporte e Saúde, cujos titulares teriam beneficiado suas bases na distribuição dos recursos em 2013.  Segundo relatos, os petistas apontaram falta de habilidade política de Dilma, afirmando, inclusive, que a relação do Planalto com o Congresso voltou à estaca zero.
O grupo, que representa quase metade dos 87 deputados do PT, questionou a atuação do líder da bancada, o deputado Vicentinho (SP), ausente à reunião. 'Não posso falar nada a não ser coisas positivas', disse Vicentinho ao ser questionado sobre as reclamações da bancada. Após insistência, emendou: 'Tem que ser analisado caso a caso. Por exemplo... é melhor não falar.'  Avisado por uma jornalista de que as emendas envolvem obras para a sociedade, ele voltou atrás. 'Nesse caso eu retiro o que eu disse.'(Do Blog de Magno Martins).

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Líder do Democratas critica ‘posição vergonhosa’ do Itamaraty em relação à Venezuela e sugere que Congresso se manifeste


O líder do Democratas na Câmara Federal, Mendonça Filho (PE), fez duras críticas à omissão do governo brasileiro em relação aos protestos na Venezuela e sugeriu que a Congresso Nacional se manifestasse em nome do país.
Durante seu discurso em plenário, na noite dessa quarta-feira (19), o democrata chamou de “vergonhosa” a posição do Itamaraty em “se esconder por trás de uma nota do Mercosul”. Para ele, a decisão do Ministério das Relações Exteriores ao se abster em emitir um posicionamento e declarar que a posição do país é representada pela nota do bloco é uma afronta ao povo brasileiro.
“O que o governo faz? Se esconde atrás de uma nota do Mercosul, hoje dominado pela política bolivariana que chega ao desplante de dizer em nota oficial que os integrantes, naturalmente incluindo o Brasil, criticam as tentativas de desestabilizar a ‘ordem democrática na Venezuela’. Eu lamento muito que a nação brasileira, que se faz representar pelo Poder Executivo, se veja nesta vergonhosa posição”, criticou Mendonça.
O deputado sugeriu que o Legislativo reaja contra o silêncio do Palácio do Planalto e faça uma declaração em apoio aos estudantes e trabalhadores venezuelanos que estão indo às ruas protestar contra a inflação, a escassez de produtos básicos, a censura, a alta criminalidade e o cerceamento de direitos básicos.
“Eu faço um apelo a esta Casa para que nos manifestemos em nome do povo brasileiro. O governo está aí, omisso, os protestos nas ruas, os manifestantes lutando por democracia, por liberdade de expressão e o líder opositor Leopoldo López preso pela polícia política. Não há uma manifestação sequer por parte de sua excelência a presidente da República, Dilma Rousseff. Calada está, calada permanece”, apontou.
O democrata ainda listou outros exemplos da política externa brasileira em que os interesses do país foram contrariados por questões políticas de países ideologicamente afinados com o governo do PT. A expropriação da refinaria da Petrobras na Bolívia; as práticas desleais de mercado do governo da Argentina contra empresas brasileiras; e a pressão do governo da Venezuela pela suspensão do Paraguai no Mercosul foram lembrados.
“O povo brasileiro não suporta esse tipo de atitude arbitrária e antidemocrática que está levando ao caos econômico e social de um país irmão”, concluiu.

Dilma confirma intenção de usar Forças Armadas em manifestações

Dilma Rousseff disse que, se necessário, ordenará a mobilização militar foto: Iano Andrade/CB/D.A Press (Iano Andrade/CB/D.A Press)
foto: Iano Andrade/CB/D.A Press
A estratégia do governo para reforçar a segurança durante a Copa do Mundo vai contar com a ajuda das Forças Armadas. Ontem, a presidente Dilma Rousseff disse que, se necessário, ordenará a mobilização militar. A quantidade de homens na ruas será acompanhada de uma mudança na legislação para garantir a normalidade no Mundial. A presidente também comentou o projeto para conter os atos de vandalismo nas manifestações, que está sendo elaborado pela equipe do Planalto, e reiterou a posição do governo com relação aos mascarados. Na avaliação dela, quem cobre o rosto para se manifestar não é democrata.
Na parte estrutural, o governo injetou R$ 1,9 bilhão no reforço da segurança das 12 cidades-sede. De acordo com a presidente, o montante será destinado para coibir o vandalismo, como a depredação do patrimônio público e privado, e para coibir qualquer ação que ponha em risco a vida e a segurança física das pessoas. Parte da verba ainda será destinada à estruturação do Sistema de Comando e Controle.
“O governo está em sintonia com os estados para que possamos atuar de forma conjunta e padronizada. A Polícia Federal, a Força Nacional de Segurança Pública, a Polícia Rodoviária Federal, enfim, todos os órgãos do governo federal estão prontos e orientados para agir dentro de suas competências. Se, e quando, for necessário, nós mobilizaremos também as Forças Armadas”, afirmou Dilma em entrevista a emissoras de rádio de Alagoas.
Para atuar na segurança pública, os agentes, segundo a presidente, ficarão sob o leque de um manual de conduta, previsto para ficar pronto em março. “Nossa meta é que o Brasil disponha de um regramento unificado, que defina melhor o uso proporcional da força por parte da polícia”, explicou a presidente.(Do Diário de Pernambuco).

Marina já admite: será vice na chapa de Eduardo


A cúpula do PSB recebeu  a informação de que a ex-senadora Marina Silva já está disposta a anunciar em breve a definição de que será vice na chapa presidencial encabeçada pelo governador Eduardo Campos (PSB-PE). Nos bastidores, Marina já admite que será candidata a vice, o que vem negando publicamente. Nesta terça em um reunião em São Paulo, ela deixou clara sua disposição para integrantes da Rede.
Há uma pressão interna entre os militantes da Rede para que a
definição de vice só seja anunciada depois da definição dos palanques regionais, especialmente em São Paulo. Mas segundo relatos passados ao PSB Marina já estaria convencida de que é preciso anunciar logo a definição.(Do Blog de Magno Martins).

Investidor estrangeiro volta ao Brasil: juros altos


Os investidores estrangeiros estão voltando ao Brasil, de olho nos ganhos com a alta da taxa de juros. Em janeiro, eles haviam retirado dólares do País, em meio à turbulência nos mercados emergentes com as decisões do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).
O resultado parcial do mês fez com que o fluxo acumulado em 2014 ficasse positivo em quase US$ 2 bilhões, resultado bem distinto do mesmo período do ano passado, quando US$ 4 bilhões deixaram o País.(Do Blog de Magno Martins). 

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

MENDONÇA FILHO É DESTAQUE NA IMPRENSA HOLANDESA EM COMBATE À CORRUPÇÃO NA PETROBRAS

detelegraaf
O líder do Democratas na Câmara Federal, Mendonça Filho (PE), ganhou destaque no principal jornal holandês, nesta terça-feira (18), após sua atuação para investigar denúncias de corrupção envolvendo a Petrobrás.
Uma montagem envolvendo o deputado e a presidente Dilma Rousseff ilustrou a matéria em que o De Telegraaf repercute os desdobramentos do escândalo que envolve um suborno de US$ 30 milhões da multinacional SBM Offshore a funcionários da estatal brasileira. O maior jornal holandês, responsável pela denúncia de um ex-funcionário da empresa, informa sobre a intenção de Mendonça Filho em criar uma comissão externa para investigar o caso afirmando no título que a oposição “não irá deixar pedra sobre pedra”.
Em entrevista ao periódico, o líder do Democratas acusa o governo brasileiro de ter transformado a Petrobrás em um foco de corrupção e nepotismo e anuncia que deverá montar uma equipe parlamentar que irá à Holanda “falar com todas as partes interessadas, desde a Justiça até funcionários da SBM”.
Interesses

A multinacional de origem holandesa é a maior fabricante de plataformas marítimas de exploração de petróleo do mundo e possui grande interesse nos futuros investimentos que a Petrobrás deverá fazer em suas bacias. A imprensa holandesa considera o Brasil como o principal mercado para a empresa e ressalta o potencial financeiro por trás das explorações no campo do Pré-Sal.

Professores cruzam os braços na segunda em Caruaru



Os professores da rede municipal de Caruaru decidiram cruzar os braços a partir da próxima segunda-feira (24), em assembleia realizada ontem. Os docentes querem o reajuste de 8,32% no piso salarial e melhores condições de trabalho.

O Sindicato dos Servidores Municipais de Caruaru e Região Agreste Central de Pernambuco (Sismuc) afirma que a prefeitura da cidade recebeu, em 2014, o reajuste dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) mas não repassou para o salário dos professores.

Em nota da assessoria de comunicação, a Prefeitura de Caruaru afirmou que não foi comunicada oficialmente pelo Sismuc sobre a deflagração da greve.(Do Diário de Pernambuco).

Aliado desaprova fixação de Eduardo por Barbosa

Um aliado de Eduardo Campos (PSB) enxerga com reservas a negociação do partido com Joaquim Barbosa. Quem conta éVera Magalhães, na sua coluna hoje na Folha de S.Paulo. 'Se for candidato, ele descredencia todas as decisões que tomou no Judiciário', diz o pessebista.
Colegas de Barbosa no STF -- diz a colunista -- acreditam que o presidente da corte abriu brecha para evitar essas críticas ao escrever, em nota, que 'após deixar a condição de servidor público, suas decisões passam a ser de caráter privado'.
''Parte do QG marineiro se disse surpresa com as conversas entre pessebistas e o presidente do Supremo. Aliados de Campos admitem que a ideia não passou pelo crivo de Marina.''(Do Blog de Magno Martins).

Barbosa afaga Dilma, simpatiza Marina e rejeita Senado


E a missão de convencer Joaquim Barbosa a ser candidato ao Senado pelo Rio de Janeiro na chapa de Eduardo Campos para presidente é considerada difícil, avalia Mônica Bergamo, hoje na Folha de S.Paulo. Diz a colunista que o ministro não tem afinidade com o candidato do PSB, segundo pessoas de seu círculo próximo. Barbosa tem simpatia, na verdade, por Marina Silva, provável vice de Campos. Mas isso pode não ser suficiente para convencê-lo a apoiar a chapa.
Ainda segundo a jornalista, Joaquim Barbosa telefonou para a presidente Dilma Rousseff na segunda. Disse que informações sobre sua eventual saída do STF (Supremo Tribunal Federal) para disputar as eleições não passam, por enquanto, de especulação. Afirmou que, como os ministros são indicados pela Presidência, ele jamais sairia da função sem comunicar antes a ela. O ministro ainda não decidiu a data em que sairá da corte neste ano.
''A conversa foi considerada amistosa no Palácio do Planalto. Dilma e Barbosa, a despeito de eventuais divergências, se dão bem.''(Do Blog de Magno Martins).

Depondo à PF, Valério se cala sobre encontro com Lula


 O operador do mensalão Marcos Valério, preso na Papuda e condenado a 40 anos de prisão no processo do mensalão, prestou depoimento em janeiro à Policia Federal, e foi questionado sobre um encontro que ele diz ter tido com o ex-presidente Lula, em 2003. Foi a primeira vez, depois da condenação, que Valério foi intimado a fornecer detalhes da suposta reunião relâmpago. Valério, desta vez, manteve-se em silêncio e não colaborou com as investigações.
O operador foi ouvido no Distrito Federal por meio de carta precatória expedida pela PF em Minas, que, em outro inquérito, apura se o ex-assessor especial da Presidência, Freud Godoy, recebeu dinheiro da agência de publicidade de Valério e depois repassou ao ex-presidente.
Os dois inquéritos sobre o suposto envolvimento de Lula com o esquema ainda estão em abertos em Minas, nenhum deles com previsão de conclusão. Lula sempre negou com veemência tal encontro.(Do Blog de Magno Martins).

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Líder do Democratas se encontra hoje com ministras para pedir proteção a médica cubana

O líder do Democratas na Câmara Federal, Mendonça Filho (PE), e a médica cubana Ramona Matos Rodriguez irão se encontrar, nesta terça-feira, (18/2), às 9h, com as ministras Maria do Rosário (Direitos Humanos) e Eleonora Menicucci (Políticas para as Mulheres) para discutir os recentes ataques proferidos contra a refugiada. A reunião ocorrerá na Secretaria de Políticas para as Mulheres.
Ramona abandonou o programa federal Mais Médicos após descobrir que recebia apenas 10% do valor do salário de colegas de outras nacionalidades. Após a deserção, ela tem sido hostilizada por militantes e políticos ligados ao governo. 
Mendonça Filho defende a adoção de providências imediatas pelos ministérios em casos como o do vice-líder do PT na Câmara, Zé Geraldo (PA), que subiu a tribuna do plenário da Câmara para dizer que a cubana “bebia e se deitava com homens”.
O democrata entende que esse tipo de posicionamento estimula a militância nas redes sociais a agredir e propagar mentiras contra Ramona Rodriguez colocando sua segurança em risco.

Serviço
Audiência do líder do Democratas na Câmara Federal e da médica Ramona Rodriguez com as ministras Maria do Rosário e Eleonora Menicucci
Data: 18 de Fevereiro de 2014 (terça-feira)
Hora: 9h 
Local: Secretaria de Políticas para as Mulheres – Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – SCES, Trecho 2, Lote 22. Edifício Tancredo Neves, 1º andar

Em viagem ao Nordeste, Dilma anuncia recursos para mobilidade

O pacote foi prometido pelo governo ano passado, após as manifestações que levaram milhões de pessoas às ruas de várias cidades brasileiras foto: Monique Renne/CB/D.A Press (Monique Renne/CB/D.A Press)
foto: Monique Renne/CB/D.A Press
Cumprindo agenda na Região Nordeste, a presidenta Dilma Rousseff inícia hoje (18) uma série de anúncios de investimentos em mobilidade urbana. Novos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 para a área de transportes foram prometidos pelo governo no ano passado, após as manifestações que levaram milhões de pessoas às ruas de várias cidades brasileiras.
Em Teresina, o primeiro compromisso da presidenta é uma entrevista a emissoras locais de rádio e TV, às 10h. Uma hora depois, participa da cerimônia de anúncio dos investimentos na capital. Segundo o governo estadual, parte dos recursos a serem anunciados será utilizada em obras de melhoria e expansão do metrô da cidade.
Ao lado do governador Wilson Nunes Martins (PSB) e do prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), Dilma também vai entregar cinco máquinas motoniveladoras e 35 pás carregadeiras, com investimento de R$ 14 milhões. Nessa segunda-feira (17), ela participou da entrega das chaves de 92 máquinas a municípios mineiros em Governador Valadares (MG).
De Teresina, a presidenta segue para Maceió, onde também anuncia recursos para a mobilidade urbana e entrega veículos a prefeituras. O montante dos investimentos não é revelado antecipadamente pelo Planalto, mas deve contemplar obras para a melhoria do transporte na capital alagoana, cujo prefeito é Rui Soares Palmeira (PSDB).
Na cerimônia, marcada para as 15h, os dois últimos caminhões-pipa serão entregues a municípios atingidos pela seca, juntamente com 17 caminhões-caçamba. Esses últimos, utilizados na conservação de estradas municipais, vão beneficiar 20 mil famílias de agricultores e uma população rural superior a 145 mil pessoas, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Após se reunir com prefeitos de cidades alagoanas nessa segunda-feira, o governador Teotônio Vilela Filho (PSDB) prometeu conversar com a presidenta sobre a situação da seca e solicitar mais recursos da União. Devido à estiagem, 45 cidades do estado já decretaram estado de emergência, segundo o governo local.
Para amanhã (19), está prevista nova cerimônia, desta vez em Brasília, para anúncio de investimentos em obras de mobilidade urbana na capital federal, em Goiânia e Natal. Dilma embarca para Brasília após a solenidade em Maceió, com previsão de chegada às 18h45.(Do Diário de Pernambuco).

O 'Volta, Lula' cada vez mais paira sobre o PT


Nos últimos dias, alguns dirigentes petistas passaram a comentar em conversas reservadas que estão preocupados com o clima de 'Volta, Lula' que permeia parte da militância da legenda.Embora o PT e o Instituto Lula digam que uma coisa não tem nada a ver com a outra, muita gente no partido entendeu a ausência do ex-presidente no ato que lançou a campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff como um reflexo da suposta preocupação do próprio Lula em relação a esse assunto.
Nas palavras de um dirigente petista, claro que a viagem de Lula aos Estados Unidos, onde se encontraria com o ex-presidente Bill Clinton, justificaria sua ausência num ato partidário. Mas o que esse mesmo dirigente afirma é que não havia a menor necessidade de o PT lançar a reeleição de Dilma naquela mesma ocasião. O lançamento,continua o dirigente, podia ter sido feito na semana seguinte. Ou em qualquer outra semana.(Do Blog de Magno Martins).

MPF: 36 anos de prisão para o general Newton Cruz


O Ministério Público Federal (MPF) do Rio pede pena mínima de 36 anos e 6 meses de prisão para o general reformado Newton Cruz por participação no atentado do Riocentro, em 1981.
Chefe da Agência Central do Serviço Nacional de Informações (SNI) à época, Cruz confessou em depoimento aos procuradores que soube, ao menos uma hora antes, do plano para o ataque durante o show do Dia do Trabalho. Entre os seis responsabilizados pelo MPF por envolvimento no caso, o general reformado é o que foi denunciado por mais crimes: quatro, no total.
Os procuradores entendem que o general reformado poderia ter evitado o atentado, mas não o fez. Somadas, as penas de Cruz poderiam chegar a 67 anos de prisão - isso se todas as punições máximas fossem aplicadas.(Do Blog de Magno Martins).

Vazamento de blitz da Lei Seca investigada no Detran


O vazamento pela internet da escala de trabalho da Operação Lei Seca (OLS) no Recife, divulgado pelo Sindicato dos Servidores do Detran (Sindetran-PE), no último domingo, pôs em xeque a confiabilidade do armazenamento de informações, consideradas sigilosas, sobre as ações que são realizadas no intuito de coibir a circulação dos infratores de trânsito alcoolizados em Pernambuco.
Duas investigações, sendo uma do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) e outra da Secretaria Estadual de Saúde (SES) - órgão que coordena a operação -, já foram iniciadas, ontem, com o objetivo de identificar o responsável pela publicação.
O coordenador do programa em Pernambuco, João Veiga, disse que o responsável pelo vazamento do documento poderá sofrer punições severas, inclusive, com a demissão. “No âmbito da Secretaria de Saúde, todos os funcionários que atuam na Lei Seca são contratados. Se o responsável pela divulgação for da Secretaria Estadual de Saúde (SES), ele será demitido, como já demitimos em outras ocasiões. Caso seja o policial, cabe a Polícia Militar investigar, assim como o Detran, que deverá seguir seus trâmites internos”, explica Veiga.(Do Blog de Magno Martins).