MILK FRUIT

MILK FRUIT

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Dezenas de manifestações em todo o país colocam em xeque segurança da Copa


Barricada de lixo e entulho em chamas no centro de São Paulo: a menos de um mês do início do evento, problemas com a segurança nas cidades sedes alertam a comunidade internacional (Paulo Whitaker/Reuters)

Brasília e Recife Considerada pelo governo federal como um dia de testes da segurança na Copa do Mundo e de termômetro para medir os ânimos dos manifestantes, a quinta-feira foi marcada por protestos de categorias trabalhistas em várias cidades do país e pela violência em ato contra o Mundial em São Paulo e no Rio de Janeiro. Os problemas mais graves, entretanto, ocorreram em Pernambuco. Depois de um dia de medo, que colocou em xeque a preparação de uma das 12 cidades sedes do evento, Recife encerrou a quinta-feira com a notícia do fim da greve de policiais militares e de bombeiros.

A situação em Pernambuco deve se repetir em outras unidades da Federação, o que já acende o sinal de alerta no governo. Entidades que representam policiais civis, federais, rodoviários federais e militares prometem uma paralisação, em todo o país, na próxima quarta-feira. De acordo com a Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis, o objetivo é “cobrar do Executivo federal uma política nacional de segurança pública voltada para defender os cidadãos e melhorar as condições de trabalho da força policial”. Outras cinco entidades participam da organização do movimento. Em Brasília, o plano é fazer uma passeata na Esplanada.(Do Correio Braziliense).

Eduardo Campos envia nota sobre a greve da PM em Pernambuco



O ex-governador de Pernambuco e pré-candidato à Presidência da República Eduardo Campos (PSB) enviou nota à imprensa na tarde desta quinta-feira (15) sobre a greve da Polícia Militar e dos Bombeiros no estado. O governador João Lyra Neto convocou na noite de ontem o Exército e a Força Nacional diante da insegurança que o estado se encontrava. 

Eduardo Campos afirmou não está alheio ao que está acontecendo em Pernambuco e que tem "mantido contato permanente com o governador". A nota também ressalta os investimentos feitos à corrporação ao longo do seu mandato e reforça que a solução virá do diálogo e respeito às leis. A greve, no entanto, já foi considerada ilegal pelo Tribunal de Justiça.   

Confira a nota na íntegra do ex-governador Eduardo Campos. 

"O povo de Pernambuco sabe dos esforços que realizamos para garantir a melhoria da segurança pública no nosso estado. O Pacto pela Vida conseguiu reduzir os índices de violência por 7 anos consecutivos. Isso só foi possível graças a uma forte presença social do Estado em localidades de alto índice de violência, mas também com grandes investimentos na nossa polícia, tanto em equipamentos quanto nos homens e mulheres que compõem a corporação. Investimos em capacitação, nomeamos cerca de 9 mil concursados e implementamos um processo de recuperação da remuneração - acordo que está em vigor, que vem sendo cumprido à risca e que prevê um reajuste de 14,55% já no mês de junho próximo. Tenho mantido contato permanente com o governador João Lyra e acompanho o desenrolar das negociações. A hora agora é de bom senso, de lutarmos juntos por melhores salários, sem contudo deixar a sociedade pernambucana no medo e na insegurança. A melhor solução virá do diálogo e do respeito às leis. É o que todos queremos."

Ex-governador Eduardo Campos
Presidente Nacional do PSB

Madrugada continua violenta, com mortes ,assalto, saque e arrombamento

Teresa Maia/DP/D.A Press

O fim da greve dos policiais e bombeiros militares não trouxe tranquilidade ao Grande Recife. Casos de homicídios, saque, arrombamento e assalto foram registrados da noite de quinta-feira para a madrugada desta sexta-feira.


Nas últimas 24 horas, o Instituto de Medicina Legal (IML) recolheu 13 corpos. De ontem para hoje, o Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) registrou quatro assassinatos. No Totó, no Recife, um jovem de 21 anos foi morto com um tiro na cabeça. Em Santo Aleixo, Jaboatão dos Guararapes, um mototaxista de 39 anos foi assassinado com cinco tiros na frente de casa. Em Dois Carneiros, também Jaboatão, o corpo de um adolescente de 15 anos foi encontrado em um local de difícil acesso. Em Jardim Piedade, um pedreiro de 30 anos foi morto enquanto jogava dominó na casa da mãe.

Em Boa Viagem, zona sul do Recife, o supermercado Extrabom, localizado na Rua Ernesto de Paula Santos, foi arrombado. A ação criminosa aconteceu na madrugada desta sexta-feira.

Em São Lourenço da Mata, uma loja de eletrodomésticos foi saqueada. Cerca de  50 pessoas invadiram o local e levaram TVs, celulares, chapinhas, entre outros produtos. Quatro suspeitos foram presos e encaminhados para a Delegacia de Camaragibe.

No bairro do Cordeiro, bandidos trocaram tiros com a polícia após o roubo de um carro. Dois suspeitos foram presos. Com eles foi apreendido um revólver calibre 32.(Do Diário de Pernambuco).

Vândalos deixam rastro de caos e violência


Allan Torres/Esp. DP/D.A Press

A presença das forças federais não impediu que a onda de saques e arrastões prosseguisse ontem na Região Metropolitana do Recife. Crianças, donas de casa, idosos, motociclistas e adolescentes disputavam quem conseguia carregar mais objetos usando apenas as mãos. Os saques reforçaram o clima de insegurança e somaram-se aos registros de assaltos e arrastões. Apenas em Abreu e Lima, cerca de 100 lojas foram saqueadas. Em Paulista, aproximadamente 60 lojas foram invadidas e roubadas. No Recife,  estabelecimentos como o Carrefour e o Extrabom de Boa Viagem, além do Bompreço do Arruda, entraram na lista. Equipes de reportagem do Diario flagraram ações criminosas. 

Na Estrada dos Remédios, Afogados, muitos saqueadores gargalhavam ao sair da loja de eletrodomésticos Eletroshopping com geladeiras, computadores e aparelhos de televisão nas mãos. A loja já havia sido assaltada no início da manhã de ontem. Por volta das 7h30, funcionários do estabelecimento foram abordados quando abriam o estabelecimento. 
Dois homens armados levaram todos os produtos que estavam na vitrine e pertences dos trabalhadores. No fim da manhã, um grupo voltou ao local para levar o que restou do assalto. Um homem sem camisa ainda tentou levar a câmera fotográfica da equipe que registrava o saque. A poucos metros da loja, um Chevrolet Montana de cor vermelha aguardava os saqueadores para transportar os eletrodomésticos roubados. 

Um esquema semelhante foi flagrado pelo Diario em Paulista. Uma Kombi ficou parada a poucos metros da Eletroshopping saqueada no Centro do município. O veículo levava os objetos. A Eletroshopping foi o segundo alvo dos saqueadores. Inicialmente, mulheres e homens adultos, idosos, crianças e adolescentes tentaram arrombar a Elektra. Seguranças armados deram tiros para o alto, dispersando o grupo, que seguiu para a Eletroshopping. 

As portas quebradas das lojas do trecho da BR-101 que corta Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, denunciavam a violência dos saques. As lojas, como Insinuante e LaserEletro, e o supermercado Todo Dia foram alguns dos estabelecimentos atingidos na cidade. Nos locais, foram encontradas pedras e máscaras utilizadas pelos saqueadores.
A câmera de segurança do núcleo da PM que fica em frente à loja não estava funcionando. Policiais que estavam no local guardavam apenas o patrimônio da coorporação. Segundo um dos PMs, que não quis se identificar, os militares foram avisados sobre os saques. “Disseram que se saíssemos do posto, roubariam as armas”, contou.(Do Diário de Pernambuco).

Violência no Recife e Salvador: Exército vai enfrentar


As greves violentas em Salvador e Recife devem levar o governo federal a reforçar a possibilidade de decretar Garantia da Lei e da Ordem desde que os governadores reivindiquem.
A medida transfere para o Exército o comando da segurança. A informação é de Vera Magalhães, na coluna política de hoje na Folha de S.Paulo.
Mas em jantar com colunistas e jornalistas esportivos de jornais e TV na noite desta quinta-feira, a presidente Dilma Rousseff  avaliou os protestos desta quinta e disse que foram "fracos".A mesma avaliação havia sido feita mais cedo, após o governo notar a dimensão dos protestos. De acordo com informações do Planalto, o que se viu, principalmente, foi uma "ação midiática", com anúncios de que problemas graves com manifestações monumentais contra a realização da Copa poderiam acontecer e, "felizmente não aconteceram".(Do Blog de Magno Martins).

Chineses chegam de bolso cheio: vêm comprar comida

Os chineses devem anunciar participação intensa no próximo pacote de concessões de ferrovias no país. O presidente Xi Jinping, da China, deve fazer o anúncio pessoalmente, em Brasília, ao lado de Dilma Rousseff. A informação é de Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo desta sexta-feira.
O país tem interesse em explorar ferrovias que escoariam produtos agrícolas a portos do Norte do país'', -- diz a colunista -- e daí para a China. A previsão é que o país compre cada vez mais alimentos no mundo -- hoje, sua importação chega a cerca de 7 milhões de toneladas. A estimativa é que alcance 22 milhões até 2024.

A propósito, o presidente chinês estará aqui logo, logo, segundo contou a presidente Dilma em jantar ontemcom  jornalistas esportivos. Vem ver a Copa, apaixonado que é por futebol. Dando um exemplo da fixação do chinês pelo esporte, a presidente Dilma disse que a reunião dos Brics no Brasil, seria em março, mas foi transferida para julho porque o líder chinês, Xi Jinping, pediu, para correr paralela à Copa. Pedido feito, pedido aceito.(Do Blog de Magno Martins).

Eduardo e Aécio já sinalizam rompimento do pacto


O pacto de convivência fechado entre os pré-candidatos Aécio Neves, do PSDB, e Eduardo Campos, do PSB, está ameaçado. Existe a possibilidade concreta de um rompimento do pacto, principalmente no acordo fechado para os palanques de Minas Gerais e Pernambuco. Esse rompimento deve acontecer muito antes de todas as previsões.
Pelo acerto original, o PSB apoiaria o candidato do PSDB mineiro,
Pimenta da Veiga, e os tucanos apoiariam a candidatura de Paulo
Câmara, do PSB pernambucano. Eduardo Campos já admite de forma reservada a possibilidade de lançar uma candidatura em Minas, mesmo com o risco do lançamento do nome de Daniel Coelho, do PSDB, ao governo de Pernambuco.

Internamente, a candidatura própria em Minas tem sido defendida pela ex-senadora Marina Silva, pré-candidata a vice na chapa de Campos. Mas há o reconhecimento interno na campanha de Eduardo Campos de que esse movimento vai significar um rompimento formal do pacto de convivência entre os dois. O acerto inicial de Campos e Aécio era de despejar a artilharia contra a candidatura à reeleição de Dilma Rousseff.
Em conversas com interlocutores, Eduardo Campos não esconde o
desconforto com o evento recente para empresários, em Comandatuba, na Bahia, em que teve papel periférico ao lado de Aécio Neves. Ele registrou que o tucano teve o dobro do tempo para falar. E que, depois, a organização do evento fez críticas públicas ao comportamento do socialista ao lado de Marina Silva.

O grupo de Eduardo Campos avalia que a candidatura não pode ficar
atrelada à estratégia da campanha de Aécio Neves. E que é preciso
evitar armadilhas, como ocorreu na Bahia, e ao mesmo tempo, reforçar as diferenças entre os dois.

Diante disso,  Aécio também vai mostrar uma agenda própria em temas como meio ambiente, numa forma de alfinetar Marina Silva, candidata à vice de Campos. Ontem, o tucano se reuniu com o coordenador do programa de governo, Antonio Anastásia, e o novo coordenador de Meio Ambiente e Sustentabilidade da campanha, Fabio Feldmann, ex-secretário de Meio Ambiente de São Paulo.(Do Blog de Magno Martins).

​​Pré-candidato do PSB cumpre agenda em Vitória, no Cabo e no Recife

IMG _ Aluísio Moreira_6.jpg
O pré-candidato da Frente Popular de Pernambuco ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB)​, estará em Vitória de Santo Antão nesta quinta-feira (15), seguindo com a programação de visitas aos municípios para se apresentar às lideranças políticas e ouvir as demandas de cada localidade. Ele participará de uma reunião da Executiva Estadual da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Pernambuco (FETRAF-PE), às 10h, na sede da entidade, localizada na Avenida Mariana Amália, bairro Matriz.

Logo depois, às 12h30, o pré-candidato segue para o Cabo de Santo Agostinho, onde almoça com o trade turístico do município para conhecer as necessidades e reivindicações do setor. O encontro será na Pousada Caravelas de Pinzon, em Gaibú. À noite, a partir das 19h30, Paulo Câmara conversa com lideranças de Brasília Teimosa, acompanhado do vereador Eduardo Chera (PTN), no Iate Clube.

LIDERANÇAS - Na noite de hoje, Paulo Câmara participou de um encontro com lideranças comunitárias, promovido pelo vereador Jadeval Lima (PTN) em um clube. O ato reuniu cerca de 600 pessoas de diversos bairros do Recife, como San Martin, Mangueira, Campo Grande e Jardim São Paulo.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Policiais de tropa de confiança do Sertão ocupam as ruas do Recife

2f9efdcab2e178c9051a510fe491764c.jpg
Fotos: Mariana Dantas/NE10
Cerca de 60 policiais da Companhia Independente de Operações de Sobrevivência em Área da Caatinga (Ciosac), tropa de confiança do Governo e que por isso não pode aderir à paralisação da Polícia Militar, já estão no Grande Recife desde as 22h desta quarta-feira (14). A sede do batalhão fica no município de Custódia, no Sertão do Estado, a 340 quilômetros da capital pernambucana. A primeira ação da Ciosac na noite dessa quarta foi conter os saques realizados em Abreu e Lima. 

De acordo com o capitão Pedro Morais, 12 pessoas foram detidas, sendo quatro delas menores de idade. "Durante a madrugada, encaminhamos oito pessoas para a delegacia de plantão de Santo Amaro e os adolescentes para a Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA). Ficaremos aqui por tempo indeterminado", explicou o capitão. Após uma madrugada longa de trabalho, a tropa tomou café da manhã no Mercado da Madalena, no início da manhã desta quinta (15). "O Ciosac dividiu o grupo para atuar em dois turnos. Vamos descansar agora, enquanto outra parte da tropa estará nas ruas", disse.

Capitão Morais afirmou ainda que aguarda a chegada dos oficiais da Força Nacional de Segurança para se unir ao Ciosac. Os agentes da FN chegaram ao Recife no início desta manhã e devem ocupar as ruas a partir das 10h.(Do NE10). 

http://produtos.ne10.uol.com.br/carnaval2014/wp-content/uploads/2014/05/montagem_ftp.jpg

Exército pronto para ir às ruas, garante Comando Militar do Nordeste

Leitor registrou o momento em que viaturas da Força Nacional passavam pela Avenida Recife. Foto: Reprodução/ WhatsApp
Foto: Reprodução/ WhatsApp
A tropa do Exército de Pernambuco já está pronta para ser colocada nas ruas. A informação foi dada na manhã desta quinta-feira pelo major Hereda, chefe do setor de Comunicação Social do Comando Militar do Nordeste (CMNE). Os soldados, no entanto, só começam a atuar após uma ordem do governador João Lyra.

A chegada do ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, ao estado é esperada a qualquer momento. O ministério também está enviando tropas da Força Nacional e do Exército Brasileiro para reforçar a segurança em Pernambuco. Um voo repleto de soldados desembarcou  no Recife por volta das 5h30. Os homens foram levados para o Centro Acadêmico do Exército e, de acordo com a Secretaria de Imprensa do estado, deve estar nas ruas às 10h, ao lado de homens da Companhia de Operações e Sobrevivência em Área de Caatinga (Ciosac). 
Uma nova aeronave estaria prevista para chegar à Base Aérea ao meio dia e mais soldados têm previsão de chegar ao estado no final da tarde de hoje.
A medida emergencial tem o objetivo de frear a insegurança em Pernambuco, após a confirmação de que a greve da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros continuará por tempo indeterminado. O governador anunciou, na noite de ontem, o pedido oficial à presidente Dilma Rousseff.

Apesar de afirmar que o número de denúncias de ocorrências feitas ontem pela população foi menor que os outros dias da semana, Lyra demonstrou preocupação quanto ao medo generalizado que tomou conta dos pernambucanos. “Vamos garantir a segurança da população a todo custo. Não tive outra alternativa a não ser requisitar a Força Nacional e o Exército para dar tranquilidade ao nosso povo”, declarou. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, virá hoje ao Recife para acompanhar de perto o trabalho das equipes. 

O perigo da perda de controle da segurança no estado, levou Lyra a ter uma longa conversa por telefone com o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT). Lá, em dois dias de greve da PM, 52 assassinatos e uma série de saques foram registrados. Cerca de 6 mil homens também foram enviados pelo governo federal ao estado baiano. “O governador (da Bahia) afirmou que os manifestantes não tiveram nem um centavo de aumento depois da greve”, disse João Lyra Neto, destacando que “um aumento de 50% (como querem os PMs) não cabe em nenhuma área do governo de Pernambuco”.(Do Diário de Pernambuco).

Prefeitura decreta ponto facultativo em Abreu e Lima

TV Clube/Reprodução

A Prefeitura de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife (RMR), decretou ponto facultativo nesta quinta-feira. De acordo com a administração municipal, a medida foi tomada devido à insegurança que se instalou na região, diante da greve dos policiais militares. O objetivo da prefeitura seria preservar a população de qualquer ato de violência.

Na manhã de hoje, o clima na cidade é de destruição. Há informações sobre novos casos de saques a supermercados no bairro de Caetés.

No início na tarde desta quarta-feira, um protesto transformou o município em um verdadeiro cenário de guerra civil. Com o bloqueio no trânsito, feito com galhos no quilômetro 50 da BR-101 sentido Recife, o congestionamento alcançou Igarassu. Populares aproveitaram a situação para depredar ônibus e saquear caminhões e lojas.

Um ônibus da empresa Itamaracá chegou a ser incendiado. De acordo com a assessoria de imprensa da empresa, o motorista e o cobrador conseguiram conter as chamas, mas, insatisfeitos, os populares depredaram e destruíram todo o veículo. Caminhões de bebidas e salgadinhos foram saqueados e nem mesmo o carro dos Correios escapou. Levaram cartas e caixas em busca de dinheiro e produtos de valor.

Comerciantes tentaram se proteger fechando as portas mais cedo, no entanto, foram surpreendidos por arrombamentos. As lojas Insinuante e Laser Eletro foram algumas das atingidas. O relato de quem passou pelo local não deixa dúvidas sobre o grau de desordem e violência.

Segundo informações não oficiais, o motivo do protesto teria sido o atropelamento de um idoso nesta quarta-feira.(Do Diário de Pernambuco).

TJPE decreta ilegalidade da greve dos bombeiros e militares de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) decretou a ilegalidade da greve dos bombeiros e militares de Pernambuco. A medida foi anunciada pelo desembargador Frederico Neves no final da noite desta quarta-feira.

O decreto exige a volta imediata dos grevistas ao trabalho.O descumprimento da medida acarreta multa diária no valor de R$ 100 mil a ser paga pelas associações da categoria.

A medida foi tomada depois que os PMs e bombeiros do estado rejeitaram a proposta do governo. Após a pauta de negociação ter caído para apenas quatro pontos e a gestão estadual anunciar que cederia na elaboração do Plano de Cargos e Carreira, no reajuste salarial e na reforma do Hospital da Polícia Militar, os grevistas optaram por manter a paralisação.

Os militares, que já têm 14,55% de aumento garantidos por um acordo de 2012 a ser creditado no próximo mês, exigem 50% a mais no salário dos soldados e 30% para os oficiais. Além disso, também seria avaliado o acréscimo no salário base para ativos e inativos sobre o risco de vida. De acordo com o governo do estado, por ser época de eleições, nenhum reajuste é permitido.(Do Diário de Pernambuco).

Chapa branca: CPI tira Dilma do foco e mira Eduardo

CPI da Petrobras instalada nesta quarta-feira (14) no Senado, controlada por aliados do Planalto, tira do foco das investigações o Conselho de Administração da estatal, que autorizou a compra da refinaria de Pasadena (EUA) e era na época chefiado por Dilma Rousseff.  O relator, José Pimentel (PT-CE), deixou claro no documento a intenção de investigar o Porto de Suape, num ataque ao presidenciável pelo PSB, Eduardo Campos. 'A Abreu e Lima e a Petrobrás pagaram para várias operações para viabilizar acesso a Suape. A apuração vai ser técnica', disse o relator, admitindo  ainda a possibilidade de adicionar fatos conexos ao longo da investigação, ao justificar a menção à Suape.
O plano também coloca como alvo de apuração o naufrágio da plataforma P-36, na Bacia de Campos, em 2001, durante a gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
 A convocação do ex-diretor da Agência Nacional de Petróleo (ANP), David Zylbersztajn, ex-genro de FHC é mais uma tentativa de atingir o governo do tucano.   'Requerimento que convoca o ex-presidente não tem relação com o que nós estamos investigando', disse Pimentel.
A manobra atende aos interesses do governo, que teve impedida por uma liminar da ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber a ampliação do escopo da investigação. Pimentel disse que a sugestão 'não saiu um milímetro' da determinação do STF.
Há um  total de 74 requerimentos de convocações e convites para ouvir autoridades sobre os negócios que envolvem a estatal. Entre eles estão as convocações da presidente da Petrobrás, Graça Foster, cujo depoimento está marcado para a próxima terça-feira, 20, e do seu antecessor, José Sérgio Gabrielli, na quinta, 22.  
Apenas um requerimento foi rejeitado pela comissão. O tucano Cyro Miranda (GO) apresentou requerimento para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fosse convidado a explicar a compra da refinaria de Pasadena. 'O mandatário era o senhor Lula e ele deveria saber de tudo o que estava acontecendo. Por isso acho que o depoimento dele é muito importante', destacou o senador, único da oposição a participar das reuniões da CPI.(Do Blog de Magno Martins).

Paulo Câmara anuncia bilhete único de ônibus para toda a Região Metropolitana

O pré-candidato ao Governo do Estado pela Frente Popular, Paulo Câmara (PSB), trouxe, nesta quarta-feira (14), uma grande notícia para os usuários de ônibus. Ele afirmou que implantará o bilhete único e a tarifa única no Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife. "O usuário que hoje precisa pegar duas ou três conduções para ir ao trabalho poderá pagar apenas uma passagem, e também não precisará se deslocar para um Terminal Integrado (TI). E o valor único da tarifa será o do Anel A, que hoje custa R$ 2,15", anunciou, explicando que as tarifas B, que custa hoje R$ 2,35, e D, atualmente de R$ 2,75, serão extintas.
Segundo Paulo Câmara, o novo formato trará para o usuário mais tranquilidade, regularidade, rapidez e conforto no seu deslocamento diário. "Por exemplo, o morador de Casa Amarela não vai mais ter que se deslocar para o Terminal Integrado da Macaxeira para poder chegar ao Centro do Recife. Lá da Avenida Norte, perto de casa, ele pode pegar seu ônibus, descer em qualquer ponto do percurso e subir em outro veículo, pagando apenas uma passagem. Da mesma forma, o usuário que mora na região próxima ao corredor da Avenida Beberibe não vai precisar ir até o Centro e ter que pagar outra passagem, quando quiser ir a qualquer lugar da Região Metropolitana", pontuou o pré-candidato, que também assumiu o compromisso de fiscalizar mais o funcionamento dos terminais integrados, que terão mais conforto e eficiência.
A criação da tarifa e do bilhete únicos será possível com a implantação total do Sistema Estrutural Integrado (SEI) pelo Governo do Estado, que reúne linhas de ônibus e metrô, através dos terminais integrados. Há atualmente 18 TIs operando na RMR e outros sete serão implantados até o fim de 2014. Três corredores exclusivos de ônibus estão em fase de conclusão (Leste/Oeste, Norte/Sul e o Ramal da Copa) e outros três estão previstos. Em todos eles, o modelo de transporte será o BRT (Bus Rapid Transit), com ar-condicionado, sistema de segurança, contagem eletrônica de passageiros e GPS.
"Todo esse investimento vai permitir um salto de qualidade no transporte público para cerca de um milhão de pessoas que utilizam diariamente o sistema na RMR. Também faremos parcerias com as prefeituras do Recife e da Região Metropolitana para aprimorar ainda mais o deslocamento dos moradores. Iremos fortalecer medidas simples e eficazes, como a faixa azul implantada pela Prefeitura do Recife. Se o sistema de transporte público funciona bem, mais pessoas passam a utilizá-lo, deixando seus carros em casa. Isso significa menos engarrafamento, menos poluição e menos acidentes", ressaltou Paulo Câmara.
O investimento em alternativas de transporte e deslocamento é imprescindível nas grandes cidades. O tempo de deslocamento médio do morador da RMR para seu trabalho é, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), de 38 minutos. Isso pode ser explicado parcialmente pelo aumento da frota de carros particulares nas ruas. De 527.107, no ano 2000, o número de veículos da Região Metropolitana chegou a 1.197.732, em 2014. O Governo do Estado tem enfrentado esse desafio com uma visão estratégica, com intervenções elaboradas pelo Programa Estadual de Mobilidade (PROMOB), criado em 2010. Além das ações no transporte público do modal ônibus, estão sendo implantados corredores fluviais, novas passarelas de pedestres e melhorias nas calçadas.

Marina entra muda, sai calada do encontro com prefeitos


A candidata Marina Silva cumpriu bem o papel de coadjuvante durante a participação do candidato socialista Eduardo Campos na XVII Marcha de Prefeitos. Sempre ao lado de Eduardo Campos, Marina não falou em nenhum momento do encontro. A informação é de Luciana Lima, no blog Poder Online.
As perguntas dos prefeitos -- diz a colunista --, foram todas respondidas por Eduardo Campos sem a intervenção da ex-senadora. Marina também acompanhou calada a entrevista coletiva concedida após o discurso de Eduardo Campos.
Desta vez, ela não opinou nem sobre geração de energia, pauta que normalmente, ela costuma tomar a frente para desfazer a idéia de contradição entre os dois.(Do Blog de Magno Martins).

PMDB pede socorro a Lula contra Dilma


Os senadores do PMDB reclamaram ontem, num encontro com o ex-presidente Lula, da condução da campanha da reeleição da presidente Dilma.
Pediram que ele interviesse para melhorar a relação e a operação política. Lula ouviu e respondeu dizendo que ele tem dito e  tem falado. Os senadores, entre eles Renan Calheiros (presidente do senado), José Sarney (ex-presidente), Eduardo Braga (líder do governo), Eunício Oliveira (líder do PMDB) e Romero Jucá (líder do governo na gestão Lula) cobraram maior sensibilidade da presidente e do PT para com os aliados.(Do Blog de Magno Martins).

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Greve da PM tem grande adesão e preocupa a população

Viaturas estacionadas no pátio do 12º Batalhão estariam deixando de circular, no policiamento ostensivo. Foto: Reprodução/WhatsApp
Foto: Reprodução/WhatsApp
O clima em Pernambuco é de preocupação diante da greve dos policiais militares, deflagrada na noite desta terça-feira. De acordo com a categoria, a adesão ao movimento é grande.
Durante a noite e madrugada de hoje, o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods) não estaria repassando as ocorrências para os batalhões. Também há informações de que no 1º e o 17º Batalhões,  de Olinda e Paulista, respectivamente, os policiais passaram a noite e a madrugada aquartelados, ou seja, permaneceram de plantão dentro dos quartéis, sem realizar rondas ou sair às ruas para atender chamados.
Pelo WhatsApp do Diario de Pernambuco, PMs em greve enviaram imagens que mostram diversas viaturas estacionadas no pátio do 12º Batalhão, na Várzea e que também estariam deixando de circular, no policiamento ostensivo. 
Além disso, os 110 policiais militares escalados para participar, nesta quarta-feira, de uma opereração realizada pela Secretaria de Defesa Social (SDS) para capturar suspeitos de tráfico de drogas, roubo e homicídios com atuação Camaragibe, teriam faltado ao chamado. Os trabalhos estão sendo realizados apenas com a participação de policiais civis.

Esta manhã, os grevistas se reúnem em assembleia marcada para as 10h em frente ao Palácio do Campo das Princesas. Eles vão decidir se, durante a paralisação, ficarão nos quartéis ou se acampam nas proximidades da sede do governo do estado.

O impasse entre a categoria e o governo do estado continua. Os militares ainda aguardam resposta para a pauta de reivindicações, composta por 18 ítens, com destaque para o reajuste salarial de 50% para soldados e 30% para oficiais a partir de janeiro, melhores condições de trabalho e implantação do plano cargos e carreiras.

O governo anunciou um reajuste de 14,55% a partir de junho e garantiu que a população não ficará desassistida durante a paralisação. Ontem, o Palácio do Governo divulgou a seguinte nota sobre as negociações. Confira o documento na íntegra:

1. O Governo do Estado de Pernambuco recebeu, na tarde desta terça-feira (13/05), uma comissão formada por oito representantes de associações da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

2. Conforme acordo pactuado previamente, os policiais e bombeiros militares receberão na folha do mês de junho um aumento de 14,55%.

3. Todos os pontos reivindicados pelas categorias e pactuados anteriormente estão sendo rigorosamente cumpridos pelo Governo do Estado.

4. Para as novas reivindicações, foi criada uma comissão multissetorial, que envolve as secretarias estaduais de Administração, de Defesa Social, de Planejamento e Gestão e da Fazenda, e os comandos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.(Do Diário de Pernambuco).

Paulo defende diálogo permanente com pequenos empresários e fortalecimento do setor

Eduardo-e-Paulo-Câmara.jpg
O pré-candidato da Frente Popular ao Governo Estadual, Paulo Câmara (PSB), defendeu, nesta terça-feira (13), o diálogo com as pequenas e microempresas e o fortalecimento crescente do setor, como forma de beneficiar tanto a economia do Estado quanto o consumidor. Ele prometeu dar continuidade e ampliar as ações em benefício desta categoria realizadas pelo Governo do Estado, nos últimos sete anos. "As micro e pequenas empresas receberam tratamento diferenciado do Governo, como a finalidade de apoiar os contribuintes e de combater a informalidade do setor. Além disso, instituímos uma política de compras governamentais que priorizou e ampliou a participação do setor", destacou Câmara, em entrevista a uma rádio do Recife
Câmara lembrou ainda que Pernambuco foi o primeiro estado brasileiro a criar um comitê gestor da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, ainda em 2007, que ajudou milhares de empreendedores pernambucanos a saírem da informalidade. O socialista também destacou que as mercadorias relacionadas à indústria de confecções que entram no Estado foram isentas dos 4% do imposto de fronteira, um benefício direto ao Pólo de Confecções do Agreste.
O pré-candidato minimizou as críticas de que lhe faltaria experiência política para disputar o Governo do Estado. "Sempre fiz política, mas faço isso ouvindo as pessoas, dialogando, buscando soluções para os problemas. É por isso que reunimos a maior aliança de partidos já vista em uma eleição majoritária estadual. A partir de 2015, Pernambuco terá um governador que conhece a máquina pública e que sabe geri-la e que terá a seu lado as mesmas pessoas que ajudaram Eduardo Campos a fazer esta revolução que está mudando Pernambuco", rebateu o socialista.
O saldo das visitas a quase 70 municípios pernambucanos feitas até agora, pela Agenda 40, foi avaliado por Câmara como extremamente positivo. "Pudemos nos apresentar, ouvir prefeitos e lideranças e recolher boas propostas para o nosso Plano de Governo. Recebemos muitos apoios à Frente Popular e pudemos constatar que o clima em toda parte é de entusiasmo, de reconhecimento do avanço em todas as áreas, fruto do trabalho que fizemos nesses últimos sete anos. As pessoas querem a continuidade desse projeto e é o que nós estamos propondo fazer, avançar ainda mais e mais rápido", garantiu o pré-candidato.

Para Lula, maioria vivia de 'migalhas' antes do PT


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou os governos que precederam a gestão do PT à frente da Presidência da República e afirmou que no “Brasil antigo” (até 2002, segundo ele) “migalhas” eram destinadas à maioria da população. Discursos comparando a era petista às gestões anteriores devem se intensificar, segundo interlocutores do partido, como estratégia de campanha neste ano.
 
“O Brasil antigo, até 2002, era um país governado para apenas um terço dos brasileiros que viviam apenas nas capitais. A maioria estava condenada a ficar com as migalhas, excluídos dos serviços públicos”, disse o ex-presidente em discurso durante o II Congresso dos Diários Brasileiros do Interior do Brasil, que reúne 380 publicações regionais.

Lula mencionou a criação dos programas sociais no seu governo, como o Fome Zero e o Bolsa Família, e os números de cidadãos que deixaram a extrema pobreza ou que ascenderam à classe média. Sobre a realidade internacional, o ex-presidente disse, sem dar detalhes, que “o Brasil tornou-se um competidor global e isso incomoda muita gente.”

Durante o discurso, Lula criticou a imprensa de grande circulação e atacou coberturas dos programa Luz para Todos e Mais Médicos. “Quanto mais distante (o jornal) estiver da realidade, mais vão errar ao falar sobre o Brasil”, afirmou.(Do Blog de Magno Martins).

Se depender do Rio de Janeiro, o Brasil pega fogo


Desde o ano passado, o Rio de Janeiro é um barril de pólvora. São tantos elementos de alta tensão, que fazem a Cidade Maravilhosa tremer.
Agora, estamos na temporada dos ônibus, com centenas de coletivos vandalizados por diferentes grupos sociais.
Aqui ou ali se vê a presença do tráfico de drogas nas manifestações, mas muitos protestos ocorrem sem a participação desses bandidos, pois a insatisfação popular é grande.
No Rio, temos uma sucessão estadual considerada sem esperanças. Como escolher entre candidatos do tipo de Garotinho, Lindberg, Crivella e Pezão?
O prefeito da cidade do Rio, Eduardo Paes, que seria uma revelação jovem do PMDB, tem feito consideráveis besteiras e não é levado a sério, tanto quando o ex-governador Sérgio Cabral.
O Rio é um péssimo exemplo para o resto do Brasil.(Do Blog de Magno Martins).

Serra e a chapa de Aécio: só entra se agregar muito

A chance de José Serra ser vice de Aécio Neves é quase nula – afinal, a cúpula do partido e da campanha tucana não quer. Mas como em política o pragmatismo tende sempre a falar mais alto, uma grande pesquisa nacional será encomendada pelo PSDB para lapidar o tema. Se agregar muito, entra. Se não, nem pensar. A informação é de Lauro Jardim, na sua coluna da revista Veja.
Aécio diz que não falou com Serra sobre vice na chapa. O senador e pré-candidato à Presidência pelo PSDB  desconversou anteontem à noite ao ser questionado sobre a indicação de Serra para a vaga de vice em sua chapa.
Segundo Aécio, em sua última conversa com Serra, na quinta, ele não tratou do tema: “Não conversei com o Serra sobre isso. Nós tratamos apenas sobre todo o arco de alianças nos Estados. Esse assunto ainda não foi cogitado”.(Do Blog de Magno Martins).

terça-feira, 13 de maio de 2014

PE: Dilma pisa hoje em terreno do adversário


A presidente e pré-candidata a reeleição, Dilma Rousseff (PT), chega a Pernambuco nesta terça-feira (13), menos de um mês depois de ter visitado o Estado. Ela estará em Cabrobó (PE) para vistoriar de perto o andamento das obras de transposição do Rio São Francisco e deixar sua marca nas obras realizadas em Pernambuco.

A intensa agenda da presidente em Pernambuco coincide com a ausência de Eduardo Campos. O evento sertanejo pode ser considerado uma projeção do palanque da presidente dentro do período de campanha, já que Dilma terá a companhia do pré-candidato ao Senado do Estado, o deputado federal João Paulo (PT), além do senador Humberto Costa (PT).

Segundo a assessoria do senador Humberto Costa, líder do PT no Senado, apenas no PAC 2 são mais de R$ 93 bilhões destinados a Pernambuco. A presidente Dilma Rousseff vai entregar em Cabrobó e em Jati (CE) uma estação de bombeamento da Transposição do São Francisco, já que nenhuma etapa do projeto está concluída, conforme o próprio ministro da Integração, Francisco Teixeira, esclareceu, ontem, ao ser ao comentar o trajeto da petista pelo Nordeste.(Do Blog de Magno Martins).

​​Ex-prefeito de Moreilândia filiado ao PTB declara voto em Paulo Câmara

Fotos: Aluísio Moreira​
Mais uma liderança do PTB declarou, nesta segunda-feira (12), apoio à pré-candidatura de Paulo Câmara (PSB) ao Governo do Estado. O ex-prefeito de Moreilândia, João Angelim, anunciou seu engajamento na campanha da Frente Popular de Pernambuco. Com isso, o socialista terá as duas principais forças políticas do município do Sertão do Araripe na sua campanha - ele já conta com o apoio do prefeito Jesus Felizardo (PRB). 

João Angelim justificou o apoio citando as melhorias recebidas pelo município durante o Governo Eduardo Campos (PSB). "O ex-governador sempre foi fiel. Trouxe muitas obras e melhorias, entre elas, a pavimentação da Ladeira do Caririmirim, a Barragem do Sítio Queimadas e uma escola de referência, além de vários açudes na zona rural", enumerou.​  
Paulo Câmara agradeceu o apoio anunciado pelo ex-prefeito. "Essas manifestações nos animam a trabalhar cada vez mais forte e mostram que estamos no caminho certo, de dar continuidade ao trabalho desenvolvido por nosso modelo de gestão, que há mais de sete anos vem mudando a cara de Pernambuco", comemorou.
O pré-candidato aproveitou para anunciar aos novos aliados que incluirá no seu Plano de Governo a pavimentação da estrada que liga Moreilândia ao distrito de Caririmirim. A obra facilitará o escoamento da produção local, tanto para o restante do Estado de Pernambuco, como para o Ceará.           ​  
A decisão do petebista foi acompanhada pelo seu grupo político. Ele comunicou o apoio ao pré-candidato nesta segunda, junto com o vereador Aloni Pedro de Araújo, seu correligionário, e Francisco de Sousa Brito (PR), que disputou a vaga de vice-prefeito na chapa encabeçada por Angelim, em 2012. Várias lideranças do PTB vêm anunciando apoio à Frente Popular, entre elas, cinco prefeitos: Madalena Brito (Arcoverde), Sérgio Miranda (Panelas), Bruno Martiniano (Gravatá),Gerson Henrique (Jucati) e Léo Saraiva (Exu), além do gestor de Abreu e Lima, Pastor Marcos José.

''Dilma frustrou o Brasil'', diz Eduardo na Bahia


O pré-candidato à presidência da República, Eduardo Campos (PSB) demostrou indignação com a forma de governo de Dilma Rousseff ao falar para uma plateia de estudantes e professores numa universidade da cidade baiana de Vitória da Conquista. 'Votamos nela, mas ela frustrou o Brasil. Nós sempre pensamos no desenvolvimento econômico e a gente sempre respeitou o dinheiro público, e isso começa quando não se coloca bandido para ser auxiliar no governo', atacou Campos.
Ele esteve na manhã desta segunda-feira, 12, no interior da Bahia para um encontro com a juventude. Acompanhado das pré-candidatas do seu partido ao governo estadual, Lídice da Mata, e ao Senado, Eliana Calmon,
O pré-candidato se apresenta como a mudança e diz que vai passar por várias cidades do Brasil para dialogar com os jovens. ''Vamos usar a nossa indignação para mudar o Brasil', disse. Ex-aliado do governo federal, Eduardo teceu críticas à presidente Dilma e ao que ele chama de 'velha política'.
''Dilma pegou o Brasil crescendo a 7,5% e hoje cresce a menos de 2%. Ela foi eleita para continuar melhorando o Brasil e não conseguiu dar conta disso e o Brasil começou a piorar. A gente tem que tirar esse arranjo e esse time para botar um time que faça efetivamente o país melhorar', afirmou.(Do Blog de Magno Martins).

Paulo Câmara pede transparência e mais gestão para o SUS

Fotos: Aluísio Moreira
Em reunião com entidades da classe médica, nesta segunda-feira (12), o pré-candidato da Frente Popular ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB), afirmou que o grande problema enfrentado pela gestão da Saúde no Brasil é a atual configuração do Pacto Federativo. O socialista criticou a concentração das verbas do setor nas mãos do Governo Federal. "A União arrecada hoje muito mais do que antes, mas compartilha muito menos com estados e municípios. O SUS (Sistema Único de Saúde) já teve participação de 85% de verbas federais. Hoje são somente 45%", argumentou Câmara, que defendeu para o setor um "jogo mais transparente, com menos politica e mais gestão".
Com a omissão da União e o caixa esvaziado dos municípios, a demanda do sistema acaba recaindo sobre a gestão estadual. "Esse jogo de 'empurra-empurra' penaliza o cidadão", explicou o pré-candidato. O socialista previu que esse problema deverá ser diminuído substancialmente, caso o ex-governador Eduardo Campos (PSB) se eleja, já que a revisão do Pacto Federativo em favor de estados e municípios é uma das principais propostas do presidenciável.
Câmara lembrou os avanços na Saúde durante os sete anos e três meses do Governo Eduardo Campos, especialmente em infraestrutura, com a construção de dez novas unidades de saúde e 29 UPAs, além das reformas de hospitais. "As pesquisas sempre indicam que a própria população aponta a Saúde como a área em que o Governo mais avançou. Mas vamos fazer ainda mais. Vamos priorizar a melhoria do serviço ofertado, potencializando o desempenhos das unidades e investindo em recursos humanos", afirmou o socialista.

Participaram do encontro representantes do Conselho Regional de Medicina (Cremepe), do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) e do Conselho Federal de Medicina (CFM), com o objetivo de ouvir as demandas da categoria. Entre as principais sugestões, estão o investimento para fortalecer a atenção básica da rede publica, alternativas de incentivos para a fixação dos médicos no Interior, expansão do quadro e uma rede de compartilhamento de informações entre unidades de saúde sobre vagas e pacientes. "Estamos colhendo propostas e conversando com as pessoas para embasar a construção de nosso Plano de Governo. Este encontro foi uma contribuição muito importante para esse trabalho", explicou Câmara.
A avaliação do encontro pelas entidades foi positiva. "Saímos daqui com uma impressão muito boa. Colocamos nossas propostas e esperamos que elas contribuam para o programa do pré-candidato. Paulo tem uma ampla experiência na Administração, como secretário demonstra entendimento sobre o setor e sua gestão", avaliou o presidente do Cremepe, Sílvio Rodrigues.
O presidente do Simepe, Mário Jorge Lobo, também considerou importante o diálogo. "Conhecemos Paulo desde quando era secretário. Ele sempre demonstrou total transparência no diálogo com a categoria. Tinha credibilidade conosco quando secretario e continua tendo como candidato", garantiu o dirigente.

Copa: só 45% das obras ficarão prontas, diz estudo


Quando a seleção brasileira de futebol estiver perfilada entoando o hino nacional durante a abertura daCopa do Mundo, no Itaquerão, no dia 12 de junho, os brasileiros já terão a certeza de que perderam o jogo fora de campo. Isso porque, a exatos 30 dias do apito inicial para a bola rolar em São Paulo, apenas 45% das obras de infraestrutura prometidas pelo governo brasileiro estão prontas. O número inclui estádios, empreendimentos de mobilidade urbana, aeroportos e portos.


De 30 obras nos 13 aeroportos, apenas 18 foram concluídas. “Só oito das 35 obras de mobilidade urbana previstas (23%) foram entregues até agora”, alerta o jornalista Rodrigo Prada, diretor do Portal 2014, responsável pela pesquisa, obtida, nesta segunda-feira (12), com exclusividade pelo Congresso em Foco. E completa: “sem contar as dez obras esperadas no entorno das arenas restantes, das quais apenas seis foram concluídas”.(Do Blog de Magno Martins).

Prefeito petebista da terra de Gonzagão vai votar em Paulo Câmara

Foto: Wagner Ramos
A cada incursão pelo interior do Estado, a Frente Popular de Pernambuco recebe o apoio de mais prefeitos filiados ao PTB. O reforço mais recente ocorreu nesse sábado (10), com a integração do gestor de Exu, Léo Saraiva, que declarou seu engajamento em uma reunião de seu grupo politico com o pré-candidato a governador Paulo Câmara (PSB) e seus companheiros de chapa, Raul Henry (vice) e Fernando Bezerra Coelho (Senado).   
"Quero declarar meu apoio a Paulo Câmara e sua chapa. Temos que deixar as picuinhas politicas de lado e pensar no melhor para Pernambuco, que é a continuidade desse projeto grandioso que vem mudando o Estado. A pessoa habilitada para manter e ampliar o legado do ex-governador Eduardo Campos (PSB) é Paulo Câmara", explicou Léo Saraiva.   
Recebido com festa pelas lideranças ligadas ao prefeito de Exu, Paulo Câmara agradeceu o apoio recebido. "O gesto feito por você, Léo, e seu grupo, muito me honra. Ele será retribuído por mim com muito trabalho em favor de Exu e do Araripe", prometeu o socialista.
Antes do gestor da terra de Gonzagão, já haviam decretado apoio a Câmara os prefeitos petebistas Gerson Henrique (Jucati), Bruno Martiniano (Gravatá), Madalena Brito (Arcoverde) e Sérgio Miranda (Panelas), além do mandatário petista de Abreu e Lima, Pastor Marcos José.
IPUBI - Na sexta-feira (9), o vice-prefeito de Ipubi, José Ivo, foi outra liderança petebista a se engajar na campanha de Paulo Câmara. "A direção estadual do meu partido sequer me procurou para comunicar a candidatura. O Governo Eduardo Campos fez muito pelo município e temos uma aliança sólida aqui em Ipubi, entre PTB, PSD e PSB, que não vamos arriscar por nada", disse o petebista, ao explicar sua decisão.

Regra de Barbosa leva 400 de volta superlotando Papuda


A adoção do critério usado pelo ministro Joaquim Barbosa para revogar o trabalho externo dos réus do mensalão levaria pelo menos 400 presos de volta ao complexo da Papuda, no Distrito Federal, o que “explodiria” um sistema já superlotado.O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) entende que a concessão do benefício só pode ser dada após o cumprimento de um sexto da pena de prisão em regime semiaberto.
Esta não é a interpretação da grande maioria dos juízes da área de execução penal, que analisam pedidos de trabalho externo já no início do cumprimento da pena.
No Distrito Federal, onde cumpre pena a maioria dos réus do mensalão, a decisão é inédita, sem precedentes. No ano passado, a Vara de Execuções Penais (VEP) em Brasília analisou 1,2 mil propostas para presos. Em nenhum caso, os juízes consideraram a hipótese da necessidade de cumprimento de um sexto da pena.(Do Blog de Magno Martins).

Lula: ''Dilma será reeleita para desgraça das elites''


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta segunda-feira, em um evento oficial promovido pela Prefeitura de São Francisco do Conde, município da região metropolitana de Salvador, a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). Segundo Lula, a candidata à reeleição estaria “apanhando” das elites de uma maneira nunca vista antes.
Mas Lula mostrou confiança e disse que a companheira de partido será reeleita “para a desgraça” das elites. O ex-presidente foi ao município baiano, a 90 quilômetros de Salvador, para participar da inauguração da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), do ato de entrega de 60 casas populares e para receber o título de cidadão sãofranciscano, outorgado pela Câmara municipal.(Do Blog de Magno Martins).

Paulo Câmara assume compromisso de ampliar o Pacto Pela Vida

5O5A2711.JPG
Foto: Wagner Ramos 
Durante as visitas a municípios do Sertão do Araripe, o pré-candidato da Frente Popular de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), assumiu o compromisso de ampliar o Pacto Pela Vida. O socialista destacou os números obtidos pelo programa na redução da violência no Estado e afirmou que a iniciativa, premiada pela ONU e pelo Banco Mundial, continuará sendo monitorada e ampliada. "Nos últimos sete anos,  Pernambuco foi o único estado brasileiro a reduzir efetivamente os índices de violência. De cerca de 400 homicídios por ano,  reduzimos para 200. E nós vamos atuar para reduzir ainda mais", destacou o socialista.

           Paulo Câmara apresentou às lideranças do Araripe suas ideias para o setor. "É preciso ampliar a presença da polícia nas ruas. Vamos criar as Patrulhas Rurais, nos moldes da Patrulha nos Bairros, da Região Metropolitana do Recife. Além disso, vamos investir em tecnologia e sistemas de inteligência, para aumentar a eficiência dos órgãos de segurança", argumentou.

           O socialista também vai levar a experiência positiva das câmeras de segurança instaladas na capital pernambucana para o Interior do Estado. "Nos últimos sete anos, o Recife teve uma redução de 60% no número de homicídios. Isso foi devido, também, aos aparelhos que monitoram vias públicas em locais estratégicos. Vamos expandir essa solução para as cidades do Interior, principalmente aquelas onde a criminalidade ainda é maior", propôs o socialista.

GIRO - O pré-candidato e seus companheiros de chapa, Raul Henry (vice) e Fernando Bezerra Coelho (senador), visitaram sete municípios do Sertão do Araripe,  no fim de semana. Na sexta-feira, em Araripina, foram recebidos pelo prefeito Alexandre Arraes (PSB) e lideranças políticas, além de se reunir com membros do Sindicato das Indústrias de Gesso de Pernambuco (Sindusgesso). Em Trindade, o socialista encontrou o prefeito Dr. Everton (PR). Depois seguiu para Ipubi, onde participou de reunião com o prefeito João Marcos Siqueira (PSD) e com o ex-prefeito Chico Siqueira (PSB).

         No sábado,  Câmara conversou com o grupo político do ex-prefeito de Ouricuri Ricardo Ramos (PDT) e,  na mesma cidade,  recebeu um documento com propostas do Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe Pernambucano (Cisape).  Depois, visitou os municípios de Bodocó, Moreilândia e Exu. O pré-candidato vem visitando vários municípios pernambucanos, apresentando suas ideias e recolhendo sugestões para o seu Plano de Governo.
5O5A2733 (1).JPG