MILK FRUIT

MILK FRUIT

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Chapa branca: CPI tira Dilma do foco e mira Eduardo

CPI da Petrobras instalada nesta quarta-feira (14) no Senado, controlada por aliados do Planalto, tira do foco das investigações o Conselho de Administração da estatal, que autorizou a compra da refinaria de Pasadena (EUA) e era na época chefiado por Dilma Rousseff.  O relator, José Pimentel (PT-CE), deixou claro no documento a intenção de investigar o Porto de Suape, num ataque ao presidenciável pelo PSB, Eduardo Campos. 'A Abreu e Lima e a Petrobrás pagaram para várias operações para viabilizar acesso a Suape. A apuração vai ser técnica', disse o relator, admitindo  ainda a possibilidade de adicionar fatos conexos ao longo da investigação, ao justificar a menção à Suape.
O plano também coloca como alvo de apuração o naufrágio da plataforma P-36, na Bacia de Campos, em 2001, durante a gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
 A convocação do ex-diretor da Agência Nacional de Petróleo (ANP), David Zylbersztajn, ex-genro de FHC é mais uma tentativa de atingir o governo do tucano.   'Requerimento que convoca o ex-presidente não tem relação com o que nós estamos investigando', disse Pimentel.
A manobra atende aos interesses do governo, que teve impedida por uma liminar da ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber a ampliação do escopo da investigação. Pimentel disse que a sugestão 'não saiu um milímetro' da determinação do STF.
Há um  total de 74 requerimentos de convocações e convites para ouvir autoridades sobre os negócios que envolvem a estatal. Entre eles estão as convocações da presidente da Petrobrás, Graça Foster, cujo depoimento está marcado para a próxima terça-feira, 20, e do seu antecessor, José Sérgio Gabrielli, na quinta, 22.  
Apenas um requerimento foi rejeitado pela comissão. O tucano Cyro Miranda (GO) apresentou requerimento para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fosse convidado a explicar a compra da refinaria de Pasadena. 'O mandatário era o senhor Lula e ele deveria saber de tudo o que estava acontecendo. Por isso acho que o depoimento dele é muito importante', destacou o senador, único da oposição a participar das reuniões da CPI.(Do Blog de Magno Martins).

Nenhum comentário:

Postar um comentário