MILK FRUIT

MILK FRUIT

sexta-feira, 21 de junho de 2013

DEU NO BJ1: Manifestantes ocupam a Câmara e vereadores recebem vaias

Manifestantes entraram na Câmara com cartazes e palavras de ordem
Manifestantes entraram na Câmara com cartazes e palavras de ordem

O foco da manifestação dessa quinta-feira (20), em Belo Jardim, foi a Câmara de Vereadores. Os manifestante se propuseram a ocupar a casa e assim o fizeram durante a reunião do legislativo. Antes de iniciar a cessão, os vereadores, pelo menos alguns deles, foram recebidos com vaias por parte da população.
Manifestantes ocuparam a câmaraA manifestação que pedia o fim do nepotismo entre Câmara e Prefeitura, apontado pelo Ministério Público, ocorreu há exatamente uma semana da tão falada reunião em que oito vereadores faltaram. A reunião decidiria uma possível eleição antecipada da mesa diretora da casa   , amplamente criticada pelos vereadores de oposição e pelo presidente da casa.
Durante o ato de protesto na câmara, alguns vereadores que tentaram falar e foram hostilizados pelos integrantes do movimento. O vereador Jair Bezerra, jairzinho, que é apontado pelo MP por envolvimento com o nepotismo na prefeitura, chegou a entoar o grito “abaixo o nepotismo”, em seguida levou vaias do povo. Gilvandro Estrela foi outro que desagradou e ouviu mais vaias. Nem o vereador mais bem votado da casa, Tio do Pastel, se livrou das constrangedoras vaias do povo. Outro que entrou no rall dos vaiados, mesmo que por um momento curto foi Rafael Lopes, mas logo depois recebeu aplausos e a aprovação do povo.
Representantes do protesto foram falaram na câmaraO presidente da casa, nem cabeludo, que reconheceu a legitimidade do movimento, liberou espaço para as reivindicações de representantes do movimento. Os vereadores dr. Silvano e Tenente foram aplaudidos e ganharam o apoio do movimento em suas falas.
Após a reunião da câmara, os manifestantes se dirigiram a Sede da Prefeitura de Belo Jardim, entoando o Hino Nacional.


Fonte: BJ1.

Protesto do Recife é encerrado com anúncio de manifestação nesta sexta

 (Maria Eugênia Nunes/DP/D.A Press)
A Avenida Agamenon Magalhães foi liberada às 22h15 desta quinta-feira (20). O último ponto de protesto do manifesto nacional no Recife se desfez após 6h15 de faixas, cartazes, hino, pichações, confusões e pedidos por justiça. Os últimos manifestantes a deixar o local adiantaram que, nesta sexta-feira (21), haverá outro ato na Avenida Abdias de Carvalho, às 12h.


O último grupo, composto por aproximadamente 100 manifestantes, ainda ateou fogo em papeis e cartazes que haviam sido utilizados durante a manifestação antes da liberação da via.

O manifesto foi controlado por uma equipe com 50 homens da Polícia Militar. Segundo o major Amaral Nascimento, do 13º Batalhão da PM, os militares tiveram que usar extintores de incêndio das viaturas para controlar as chamas.(Diário de Pernambuco). 

Manifestações levam 1 milhão de pessoas às ruas em todo país

As manifestações realizadas nesta quinta-feira levaram cerca de 1 milhão de pessoas às ruas em 25 capitais do país. Em ao menos 13 delas foram registrados confrontos. O Rio de Janeiro foi a capital com maior número de pessoas, 300.000.
Em nove das capitais com confronto, houve também ataques ou tentativas de destruição de prédios públicos, como sedes de prefeituras e de governo e prédios da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Justiça.

Os protestos contra o aumento das tarifas do transporte público começaram no início do mês e foram ganhando força em todo o país, sendo registrados vários casos de confrontos e vandalismo. Com isso, 14 capitais e diversas outras cidades anunciaram entre ontem e hoje a redução das passagens.
Em Brasília, um grupo de manifestantes forçou a barreira policial montada na entrada do Congresso Nacional, iniciando um confronto com a Polícia Militar, que revidou com bombas de gás lacrimogêneo.
No Rio, o protesto ficou tenso no início da noite. O problema ocorreu com chegada dos manifestantes em frente à prefeitura, no centro da cidade, ponto final da passeata.
Por volta das 18h50, morteiros foram disparados pelos manifestantes. Em resposta, a polícia disparou bombas de efeito moral. A cavalaria da PM avançou para dispersar pessoas que tentavam invadir a sede da administração municipal.(Folha de São Paulo).

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Mendonça Filho reúne-se com representantes do Ministério Público e Delegados e reafirma voto contra a PEC 37 em plenário


    
     O deputado Mendonça Filho reafirmou sua posição contrária a PCE 37, que tira do Ministério Público o poder de investigação, na reunião de bancada do Democratas com representantes do Ministério Público e dos Delegados, em Brasília. Membro da Comissão de Constituição e Justiça, Mendonça votou contra a admissibilidade da PC 37 na CCJ, em dezembro de 2011 (link da ata da reunião da CCJ http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=507965  e da votação:  http://www.camara.gov.br/internet/ordemdodia/ListaVotantes.asp?id=288634).  “É importante que o MP continue atuando de forma plena na defesa da democracia, da população e da ética na política, bem como no combate a corrupção”, afirmou Mendonça, lembrando que reafirmou seu voto esta semana em reunião com o procurador chefe da Procuradoria da República em Pernambuco, Rafael Ribeiro. (link do vídeo:  http://www.youtube.com/watch?v=4NvB33UCRwE).
    A mobilização pela rejeição da PEC 37 tem levado a divulgação de informações equivocas sobre a posição de deputados da bancada de Pernambuco. Como um que mostra a lista de assinatura de deputados para a tramitação do projeto como sendo o voto dos deputados. A assinatura para tramitação é uma praxe na Câmara e permite que um projeto possa ser discutido na Casa. Nada mais que isso.
    Segundo Mendonça, para um projeto ser apresentado ele precisa de um numero X de assinaturas. “Por dia, entram dezenas e até centenas de novos projetos. A posição do deputado em relação uma determinada proposta não pode ser medida por  isso e sim pela votação nas comissões e em plenário”, afirma Mendonça, ao ressaltar que a PEC37 ainda nem foi votada. A sua votação está marcada para o dia 26, com possibilidade de ser adiada.  “Entendo que, como não está no dia a dia das pessoas, o processo de tramitação de um projeto no Congresso confunde as pessoas e pode gerar leituras equivocadas”, disse Mendonça.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Milhares protestam em Fortaleza antes de Brasil x México

Manifestação em Fortaleza. Foto: Vanderlei Almeida/AFP Photo
Foto: Vanderlei Almeida
Cerca de 10.000 manifestantes protestavam nesta quarta-feira nas imediações do estádio Castelão de Fortaleza, onde o Brasil enfrentará o México pela Copa das Confederações, em mais um ato do movimento nacional contra o custo das obras para a Copa do Mundo de 2014, reivindicando mais investimentos em saúde e educação.

"Brasil, vamos acordar, um professor vale mais do que o Neymar!", gritaram jovens reunidos em um trecho da Avenida Alberto Craveiro, a cerca de três quilômetros do estádio.

No início da tarde, confrontos eram registrados entre as forças de ordem e manifestantes. Algumas pessoas jogavam pedras na direção dos policiais, que respondiam com bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha. Uma pessoa foi ferida no olho e outra precisou ser retirada de maca.

O protesto foi divulgado através das redes sociais e cerca de 40.000 pessoas haviam confirmado presença na noite de terça-feira.

"Os protestos que aconteceram nas outras cidades nos inspiraram, também queremos marcar presença para mostrar que não estamos concordando com a forma com que o dinheiro público está sendo gasto. Queremos saúde, educação, não é só uma questão de preço de passagem de ônibus", explicou à AFP o estudante Pedro Silveira, de 27 anos.

"Já temos o circo, agora queremos o pão", dizia uma placa segurada por uma jovem manifestante, em referência ao nome dado ao protesto nas redes sociais, '+ Pão - Circo - Copa para Quem?'.

"Enquanto você assiste televisão, eu mudo o país. Futebol, não, queremos educação", indicava outra placa, enquanto manifestantes gritavam, "Vem pra rua, vem pra rua!".

Vários jovens estavam fantasiados e alguns usavam máscaras do grupo Anonymous.

Um forte esquema policial com 500 homens fazia um bloqueio para impedir que os manifestantes chegassem até o Castelão.

Policial ferido no protesto em Fortaleza. Foto: Vanderlei Almeida/AFP Photo
Foto: Vanderlei Almeida
As autoridades formaram três barreiras, uma primeira com policiais militares, uma segunda com polícia 
montada e a terceira com 300 homens do batalhão de Choque, que estavam postados em toda a largura da estrada, equipados de escudos.

"Este bloqueio é normal, faz parte, do planejamento que fizemos com a Fifa há muito tempo", explicou à AFP o coronel João Batista, da Polícia Militar do Ceará, um dos coordenadores da operação.

"Se os manifestantes avançarem para tentar invadir a área do estádio, vamos conversar com eles. Tudo vai ser na base da negociação e só vamos fazer uso da força em caso de extrema necessidade e dentro da legalidade", assegurou.

"Já colocaram várias barreiras para nos conter, mas iremos até o fim", disse Leyton Andrade, líder estudantil de 22 anos.

Pessoas chegam aos poucos ao local ao longo da manhã e número de manifestantes não para de crescer.

Outros já avisaram que haviam comprado ingressos para o jogo e que pretendiam exibir mensagens virar as costas para o gramado na hora do hino nacional.

A reforma do Castelão, onde será disputada a partida entre Brasil e México às 16h00 (no horário de Brasília), custou R$ 518,6 milhões.(Do Diário de Pernambuco).

Belojardinenses saem às ruas nesta quinta-feira


O grito de Liberdade,vamos ocupar a câmara” é o nome da manifestação que pretende lotar a Câmara de Vereadores de Belo Jardim, no agreste, nesta quinta-feira(20). Os detalhes do protesto foram decididos na noite dessa terça-feira, no sindicato Rural, no bairro de São Pedro.  A ideia dos manifestantes é cobrar mais saúde, segurança, educação, melhores salários e condições de trabalho pros professores.
A concentração do protesto está marcada para às 18h30 na praça do Cassiano. Os organizadores pedem que todos os manifestantes usem camisas na cor branca, para demonstrar que a ideia é promover o evento pacífico. O protesto não tem ligação com partido político e estão proibidas bandeiras e camisas de Siglas partidária.
Outra mobilização foi confirmada na cidade, ainda sem data definida, mas que se chamará, “O Grande Ato”. Neste protesto os belojardinenses tomarão às ruas. Mas o grupo de organizadores vai ser reuni após o evento desta quinta.
O protesto em Belo Jardim vai ser realizado em paralelo com o de Recife e de outros Estados do País. Uma semana antes do protesto, oito vereadores faltaram a reunião da Câmara de Vereadores impedindo a votação de uma solicitação de eleição antecipada da casa.

Do BJ1.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Para Mendonça Filho, manifestações refletem insatisfação com o governo


O líder em exercício do Democratas na Câmara, deputado Mendonça Filho (PE), afirmou nesta noite (18/6) que as manifestações populares que estão ocorrendo em todo o País demonstram a insatisfação do cidadão com o governo. Em discurso na tribuna da Casa, o parlamentar relatou os diversos motivos que estão levando multidões às ruas em várias capitais, como a volta da inflação, a má gestão de gastos públicos, péssimas condições na saúde, educação e transporte público e a PEC 37/2011, que limita o poder de investigação do Ministério Público.(Democratas).

Mendonça Filho pede convocação de ministros para explicar espionagem em Suape e suposta chantagem contra Ideli


O Democratas quer explicações do governo sobre o monitoramento supostamente ilegal realizado pela ABIN no porto de Suape e as declarações da ministra Ideli Salvatti sobre possíveis chantagens sofridas por ela para votações no Congresso Nacional. Para esclarecer os assuntos, o deputado Mendonça Filho (Democrastas-PE) protocolou requerimentos de convocação dos ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo; do Gabinete de Segurança Institucional, José Elito Carvalho Siqueira e das Relações Institucionais, Ideli Salvatti. Os requerimentos foram apresentados nas Comissões de Finanças e Tributação, Fiscalização Financeira e Controle, Relações Exteriores e Defesa Nacional e Constituição e Justiça. 
O parlamentar ainda pede a vinda ao Congresso Nacional do diretor-geral da ABIN, Wilson Roberto Trezza e dos agentes Mário Ricardo Dias de Santana, Nilton de Oliveira Cunha Junior, Renato Carvalho Raposo de Melo e Edmilson Monteiro da Silva.
Denúncia veiculada pela Revista Veja neste fim de semana, revela que quatro espiões da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) atuaram disfarçados no porto de Suape, em Pernambuco, com a finalidade de colher informações que pudesse ser utilizadas contra o governador do Estado, Eduardo Campos. Segundo a reportagem, os agentes, flagrados pela polícia militar pernambucana, alegaram estar buscando cenários para a presidenta.
“Com o temor de que a Abin esteja sendo usada com objetivos meramente políticos, afastando-se dos fins institucionais para os quais foi criada, é necessário que as comissões ouçam o ministro do GSI e demais envolvidos na ABIN”, justifica o parlamentar nos requerimentos lembrando que em abril outra denúncia do jornal O Estado de São Paulo mostrou que uma operação da Agência monitorou a movimentação no porto de Suape em um momento em que Campos e a presidente Dilma estavam em lados opostos na discussão da MP dos Portos.  
Na outra situação, a ministra Ideli Salvatti, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, declarou que tem sofrido chantagens por parte de parlamentares em troca de votações no Congresso Nacional. Na mesma entrevista, a ministra informou que o governo vai liberar R$ 2 bilhões em emendas parlamentares, o que ajudaria a melhorar o clima no parlamento. 
“Tais declarações além de acintosas contra o parlamento, merecem esclarecimento e investigação. Se a ministra se sente acuada ou chantageada deve dar as devidas explicações e apresentar as providências adotadas para que possa fazer seu trabalho sem nenhuma pressão, a não ser que decorre do estrito interesse público”, argumenta Mendonça Filho. O deputado pede também a convocação do ministro da Justiça para que ele possa expor as medidas adotadas para coibir os abusos relatados pela ministra Ideli.

PERNAMBUCO: Caruaru, Garanhuns e Belo Jardim definem datas para manifestações


Em Garanhuns, Caruaru, e Belo Jardim, os protestos estão marcados para acontecer nos dias 20, 22 e 23 de junho, respectivamente

Imagem meramente ilustrativa. (Foto:
Foto: Portal Terra
As manifestações contra o aumento das passagens de ônibus de todo o país estão aderindo um número cada vez maior de adeptos. No interior de Pernambuco, por exemplo, alguns dos principais municípios do Agreste do Estado, a exemplo de Garanhuns, Caruaru, e Belo Jardim, já tem data confirmada para a realização dos protestos, que acontecerão nos dias 20, 22 e 23 de junho, respectivamente.
Em Garanhuns,  a concentração acontecerá em frente ao Parque Euclides Dourado (Parque dos Eucaliptos), a partir das 16h. Os manifestantes, que reivindicam ainda pela melhoria nos serviços de saúde, educação, liberdade de expressão e segurança pública, pedem que os participantes levem apitos, tintas guaches, narizes de palhaço, cartazes e bandeiras do Brasil.
Em Caruaru, por sua vez, além do protesto contra a baixa qualidade do transporte público e do aumento no valor das passagens de ônibus, os adeptos ao movimento exigirão uma maior transparência nos projetos que são aprovados pela Câmara de Vereadores do município. Os manifestantes discutirão também a questão salarial dos professores da rede municipal de ensino. O local da manifestação na cidade ainda não foi definido.
Já em Belo Jardim, os protestos acontecerão no conhecido “Calçadão” da cidade.(Do Maisagreste.com).

Eduardo Campos reduz tarifa de passagem de ônibus no Grande Recife


O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), acabou de reduzir o preço da tarifa de ônibus no Grande Recife. O socialista convocou uma coletiva de imprensa de última hora na manhã desta terça-feira (18) após a onda de protestos em favor da redução da tarifa de ônibus em todo o país. Mais de 200 mil manifestantes circularam pelas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. No Recife, uma manifestação similar está marcada para esta quinta-feira (20).
"Não dá pra negar os problemas (de mobilidade) que houve. As pessoas têm razão em reclamar. Temos solucionar esses pontos", disse o governador.
Ao lado dos prefeitos do Recife, Geraldo Julio, de Olinda, Renildo Calheiros (PCdoB), e de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PSDB), o governador declarou que a redução será de 10 centavos para todos os anéis (A, B, D e G). Por exemplo, a tarifa A, que hoje custa R$ 2,25, com a redução, será de R$ 2,15. A redução da tarifa começa a valer a partir desta quinta-feira. Segundo o governo do estado, o Grande Recife terá a quarta tarifa mais barata do país. “Ao invés de reprimir a voz das ruas, cumpre encontrar solução para as principiais reivindicações apresentadas. Eduardo age neste sentido”, comemorou o vice-prefeito do Recife Luciano Siqueira (PCdoB).(Do Diário de Pernambuco).

BJ1 ESTÁ NO AR


Entrou no ar, nesta segunda-feira, o BJ1.com.br o portal de notícias de Belo Jardim. Está será a mais nova ferramenta de comunicação da cidade com notícias sobre Belo Jardim, o agreste , o Brasil e o mundo. Tudo para deixar você sempre bem informado. 

Além de matérias, você, internauta belojardinense, vai contar com blogs, vídeos e Galeria de Imagens, tudo em um só endereço o bj1.com.br.

Através da nossa rede social manteremos contato permanente e receberemos denúncias e sugestões de reportagens, que também podem ser enviadas ao redacao@bj1.com.br ou redacaobj1@gmail.com


www.bj1.com.br

Grupo de manifestantes passa a noite em frente à sede do governo de SP

Manifestantes afirmaram que têm pretensão de continuar acampados em frente ao Palácio - Clarice Cudischevitch/Estadão
Clarice Cudischevitch/Estadão

Quatorze horas após o inicio da manifestação contra o aumento das passagens desta segunda feira, 17, ao menos 20 manifestantes continuam em frente ao portão 2 do Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Eles exibem placas, cartazes e fizeram uma fogueira. Parte da avenida Morumbi, sentido centro, está interditada. Agentes da CET fazem o controle do trânsito.


Alguns carros passam buzinando em apoio aos manifestantes. Eles afirmam que não têm pretensão de ir embora. Durante a madrugada, o grupo manteve contato com apoiadores por meio das redes sociais pedindo reforço de gente, água e comida. Por volta das 3h da manhã, um senhor de, aproximadamente, 50 anos trouxe esfirras para o grupo. Segundo os ativistas, ele é pai de uma jovem que foi presa no ano passado participando de manifestações e agora responde por formação de quadrilha.
"Não estou cansado. Vou participar da manifestação de hoje na Praça da Sé", afirma o ativista Jonathan Almeida. "Não é só pelo aumento da tarifa, mas também por melhorias no transporte, saúde e educação", completa Anderson Rocha, outro manifestante.(Do Estadão).

Manifestação reúne 100 mil no Rio e acaba em violência


79f7352fdfec1830b29baf9000e7ac4b.jpg
Pelo menos cinco PMs e sete manifestantes foram feridos
Foto: AFP

Após uma manifestação pacífica que durou três horas e reuniu 100 mil pessoas, segundo a PM, na Avenida Rio Branco, a maior já ocorrida no Rio da série de protestos que tomou conta de várias capitais do País, as imediações da Assembleia Legislativa foram palco de um violento confronto entre policiais e manifestantes, na noite dessa segunda-feira (17).

Pelo menos cinco PMs e sete manifestantes foram feridos, e 77 PMs ficaram sitiados no Palácio Tiradentes. Um carro foi incendiado e até dentro do edifício foi registrado um foco de incêndio, controlado em minutos. A Tropa de Choque chegou por volta das 23h15, mas a tensão continuava até a conclusão desta reportagem.

Cerca de 50 PMs haviam isolado o prédio da Assembleia com grades de ferros e faziam um cordão para evitar que o local fosse tomado pelos manifestantes, como ocorreu na quinta-feira, mas não conseguiram. A confusão começou às 19h45, quando alguns manifestantes lançaram morteiros na direção dos policiais. A partir do quarto ou quinto rojão, os policiais agruparam-se e começaram a lançar bombas de gás lacrimogêneo.

Não foi suficiente. Centenas de manifestantes gritavam para que tudo ocorresse "sem violência", mas nada impediu a tomada da Assembleia. Cerca de 300 pessoas - das milhares que estavam no local - correram aos gritos em direção aos policiais, na escadaria do prédio. A situação ficou totalmente fora de controle. Acuados, os PMs refugiaram-se dentro do prédio da Alerj.

Manifestantes ateiam fogo na entrada da Assembelia Legislativa do Rio
Foto: AFP

Aquele trecho do centro histórico do Rio vivia cenas de guerra civil. Os invasores comemoraram a tomada da escadaria virando e incendiando um carro que estava estacionado ao lado do prédio e depredando carros e agências bancárias no entorno. Só na Rua da Assembleia, cinco foram destruídas. A do Banco do Brasil foi atacada por um rapaz que arrancou um orelhão instalado na calçada e o lançou contra a porta de vidro.

As grades que os policiais usaram para tentar cercar o prédio da Assembleia foram usadas para fazer barricadas. Os PMs lançaram bombas de gás de dentro do Palácio Tiradentes, pelas frestas da grade de ferro. Mais uma vez, não conseguiram dispersar o grupo. Em seguida, alguns policiais tentaram chegar pela rua lateral, entre a assembleia e o Paço Imperial. Atiraram com balas de borracha e lançaram bombas, mas foram novamente acuados por um grupo de rapazes mascarados, que partiram para cima com rojões, morteiros, pedras e martelos.

Manifestantes reunidos em frente à Assembelia Legislativa do Rio de Janeiro
Foto: ABr

Nesse momento, um dos policiais foi espancado - segundo a PM, cinco ficaram feridos. Oficialmente, 150 policiais estavam na região. "Se o Choque vier, vai ter derramamento de sangue. Não dá para a gente insistir com esse armamento não letal. Eles estão em muito mais gente. Não quero morrer, é melhor evitar", disse ao repórter um policial do 5.º Batalhão da PM.

Manifestantes atearam fogo em sacos de lixo, montando fogueiras e barricadas na Avenida Primeiro de Março e na Rua da Assembleia. As fachadas do Palácio Tirantes e do Paço Imperial foram pichadas. Os manifestantes protestavam por diversas causas não só a do transporte público caro e ineficiente, entre elas o uso de dinheiro público em obras para a Copa de 2014. Durante o percurso, a passeata ganhou o apoio de muitas pessoas que ainda trabalhavam em escritórios localizados na via ou esperavam o fim da manifestação para ir para casa. A manifestação começou de forma festiva, com grupos de jovens tocando instrumentos e cantando. Naquele momento, policiais se restringiam a fazer uma escolta discreta. Manifestantes que estavam com bandeiras de partidos políticos foram criticados.
Fonte: Agência Estado

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Recife tem protesto contra corrupção e pela redução da tarifa do transporte

Ato interditada faixas de avenidas na área central da capital (Foto: Luna Markman/G1)
Foto: Luna Markman/G1
Centenas de pessoas se reuniram na área central do Recife, na noite desta segunda-feira (17), para protestar contra a corrupção no País. Os manifestantes ocuparam o cruzamento das avenidas Conde da Boa Vista e Agamenon Magalhães, nas proximidades da Praça do Derby. O trânsito na região apresentou retenções. O grupo também cobrou redução da tarifa, passe livre, meia passagem intermunicipal e melhorias no transporte público.

O grupo, formado na maioria por estudantes, afirma que o movimento é apartidário. Eles decidiram sair em passeata pelas ruas da capital pernambucana para apoiar os movimentos que ocorrem em outras cidades do País nesta noite. "A corrupção é a crítica geral sobre os recursos públicos usados na Copa", disse o presidente da União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco, Davi Lira.

Antes de iniciar a caminhada pelo Centro, às 19h30, os participantes se reuniram nas proximidades de uma universidade para acertar detalhes e divulgar um outro ato, marcado para a próxima quinta-feira (20).(Do G1).

Brasileiros tomam as ruas do país contra corrupção, gastos públicos na Copa das Confederações e por mobilidade urbana

Uma série de manifestações mobilizou milhares de brasileiros em diferentes cidades do país nesta segunda-feira (17). Em São Paulo, os protestos reuniram pelo menos 30 mil pessoas. No Rio de Janeiro, ainda não há estimativas oficiais, mas a Cinelândia ficou tomada de manifestantes. Em Belo Horizonte, entre 18 mil e 20 mil pessoas. Em Brasília, cerca de 10 mil pessoas estão concentradas na Esplanada dos Ministérios e parte dos manifestantes chegou a subir a rampa e está neste momento na cobertura do Congresso Nacional.
Com o mote “Não são apenas 0,20 centavos”, além de se posicionar contra o preço do transporte público, os protestos criticaram a condução da política brasileira, a corrupção, os gastos públicos com as obras para as copas das Confederações e do Mundo de 2014.
As manifestações começaram a tomar corpo na última semana após as ações da Polícia Militar (PM), em São Paulo, que reagiram aos manifestantes contrários ao aumento da tarifa de transporte público na capital paulista. O episódio levou a Defensoria Pública do Estado de São Paulo a questionar a atitude da PM.
Em São Paulo, os manifestantes se concentraram no Largo da Batata e depois ocuparam as oito faixas da Avenida Brigadeiro Faria Lima.

Ao contrário do que ocorreu na última manifestação, na quinta-feira (13) – quando a presença da PM foi ostensiva – ativistas e policiais entraram em acordo e, até o momento, não houve registro de conflito.
No Rio de Janeiro, as dezenas de milhares de manifestantes marcharam pela Avenida Rio Branco e se dirigiram à Cinelândia, na região central da cidade, onde ocuparam as escadarias da Biblioteca Nacional e da Câmara de Vereadores. De lá, seguiram pela Avenida Almirante Barroso em direção à Avenida Presidente Antonio Carlos até a Assembleia Legislativa do Estado (Alerj). Houve confronto com a polícia e algumas pessoas queimaram um carro e depredaram uma viatura da PM.
Na capital mineira, a concentração do protesto teve início na Praça 7, no centro da capital. De lá, os manifestantes se dirigiram à Arena Mineirão, onde foi disputada nesta segunda a partida entre Nigéria X Taiti, pela Copa das Confederações.
Em Brasília, o protesto começou às 17h. Os manifestantes se concentraram em frente ao Museu da República e, de lá, marcharam em direção ao Congresso Nacional, na Esplanada dos Ministérios. No momento, eles estão na cobertura do Congresso e tomam também o gramado em frente ao Parlamento.
Apesar do caráter pacífico das manifestações, ressaltado pela palavra de ordem “Sem violência”, entoada em todos os protestos, confrontos entre policiais e manifestantes foram registrados em Belo Horizonte, emBrasília e no Rio de Janeiro.
Também houve registro de protestos em Fortaleza, em Curitiba, em Porto Alegre, em Salvador, em Belém e Campinas. Nós próximos dias, as manifestações, convocadas por meio das redes sociais, devem prosseguir.(Da Agência Brasil).

Sisu tem mais de 1,5 milhão de inscrições


O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre deste ano teve 788.819 estudantes inscritos, informou hoje (17) o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. As inscrições terminaram sexta-feira (17) e foram feitas exclusivamente pela internet. Nesta edição do Sisu foram ofertadas 39.724 vagas em 54 instituições públicas de ensino superior. O número equivale a quase 20 candidatos por vaga.
Como cada estudante pode escolher até duas opções de curso, o número de inscrições chegou a 1.527.446.
Em relação às cotas, 42,40% dos inscritos são cotistas – 334.461 estudantes, todos egressos da escola pública.  
O Ministério da Educação (MEC) divulgou, também nesta segunda-feira, a lista com os selecionados na primeira chamada do Sisu, no site do programa.
Os candidatos pré-selecionados em primeira chamada deverão comparecer às instituições de ensino nos dias 21, 24 e 25 próximos para fazer a matrícula. A segunda chamada deve ser divulgada em 1º de julho, com matrícula nos dias 5, 8 e 9 do próximo mês. Quem não for convocado em nenhuma das chamadas poderá aderir a uma lista de espera, no próprio site do Sisu, entre os dias 1º e 12 de julho.
"Não basta se inscrever. Os estudantes podem perder, a vaga se não fizerem a matrícula", reforçou o ministro Aloizio Mercadante.
O Sisu foi desenvolvido pelo MEC para selecionar candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior pela nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A seleção é feita pelo sistema com base na nota obtida pelo candidato.(Da Agência Brasil).

Caixa retoma cronograma do Bolsa Família um mês após boatos


Um mês após boatos sobre o fim do Bolsa Família provocar confusão e corrida para saques, a Caixa Econômica Federal orientou os funcionários de suas agências a prestar todo tipo de esclarecimento sobre cronograma de pagamento do programa.

O banco retoma nesta segunda-feira (17) o pagamento dos benefícios de junho do programa e diz que não houve reforços quantitativos no número de trabalhadores nas agências, embora eles tenham sido treinados a informar que os benefícios dessa vez serão pagos obedecendo rigorosamente ao cronograma estabelecido de acordo com o NIS (Número de Identificação Social).

Na véspera dos boatos, a Caixa liberou de uma só vez, sem obedecer o cronograma, cerca de R$ 2 bilhões nas contas de todos os 13,8 milhões de beneficiários atendidos pelo Bolsa Família para evitar, segundo o banco, que alguns deles ficassem sem receber a assistência por causa da unificação do registro dos programas sociais do Governo Federal.

Por isso, a Caixa informa que os pagamentos seguirão à risca o calendário. Nesta segunda-feira, receberão os beneficiários com cartão terminado com o número 1. No dia seguinte, será a vez dos beneficiários com cartão com número 2 no final e assim sucessivamente. Os últimos a terem os benefícios pagos serão os com cartão com o último número zero, no dia 28. Nos fins de semana, não haverá liberação de pagamentos.

As investigações sobre a origem e os motivos dos boatos do fim do Bolsa Família ainda estão sendo conduzidas pela Polícia Federal.(Blog do Magno Martins).

Copa: Estado ignora transtornos e mantém plano de mobilidade


A Secretaria Extraordinária da Copa de Pernambuco realizou nesta segunda-feira (17) uma entrevista coletiva na qual foi divulgado o balanço da operação do primeiro jogo na Arena Pernambuco, ontem (16), entre Espanha e Uruguai. Inicialmente, as autoridades minimizaram os transtornos enfrentados pela população, principalmente no que diz respeito ao quesito mobilidade.

O secretário extraordinário da Copa do Mundo de Pernambuco, Ricardo Leitão, admitiu que o serviço prestado não foi satisfatório, algo notório visto as reações do público após a partida e a repercussão nas redes sociais. 'Queríamos que as pessoas chegassem com conforto na arena, e isso não foi alcançado', afirmou o representante do Governo do Estado.

Apesar disso, Leitão informou que o esquema de transporte para o jogo desta quarta-feira, entre Itália e Japão, permanecerá o mesmo, apesar das críticas. 'Temos um crédito de confiança, suponho que sim, para dizer que [o plano] vai ser 'igual e melhor'', afirmou o secretário, que eximiu de culpa o plano de mobilidade desenvolvido governo estadual. 'Na nossa avaliação, os acontecimentos de ontem não decorrem de erros do plano, mas de problemas de sincronia [entre linhas de ônibus e metrô]'.

Para Leitão, fica a esperança de que os problemas de acesso à Arena Pernambuco se resolvam a longo prazo. Para a Copa do Mundo, no ano que vem, se espera mais estacionamentos e a liberação da BR-408, obra ainda inacabada. 'A operação na Copa não será a mesma a partir de julho, quando terá o estacionamento e BR-408 liberada', revelou o secretário.(Blog do Magno Martins).