MILK FRUIT

MILK FRUIT

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Bebê de três meses é abandonado embaixo de carro em Belo Jardim

Foto: Manu Campelo/BJ1
Um bebê foi encontrado embaixo de um carro de passeio nesta sexta-feira (13), em Belo Jardim. o menino de três meses estava envolto em uma manta sob o veículo na Avenida Santo Antônio, no Bairro Santo Antônio. A polícia informou que  por volta das cinco da manhã, uma mulher ligou para a corporação e disse que havia encontrado o bebê e que estava cuidando dele.
A mãe da criança, de 18 anos que foi localizada pela polícia, alegou que deixou o menino no local para ir ao supermercado comprar fraldas. Segundo a polícia, a adolescente é usuária de drogas, tem outro filho e já tem passagens pela polícia.
O bebê e a mãe foram encaminhados a delegacia. Ela deve ser autuada em flagrante por abandono de incapaz e encaminhada ao Presídio de Buíque. Segundo o conselheiro tutelar Fábio, a criança ficará a disposição da justiça e se tiver algum familiar que se disponha a  cuidar dela elá será entregue, caso não haja, ficará no Lar de Nicolas.

Do bj1.com.br

Prefeito de Belo Jardim tenta suspender lei anti-nepotismo

O escândalo do nepotismo em Belo Jardim toma conta da mídia estadual. Nessa quinta-feita(12) a tv Jornal publicou mais uma matéria sobre o esforço do executivo municipal em manter parentes ocupando cargos na prefeitura. Segundo a reportagem, o prefeito de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, encaminhou à Câmara de Vereadores um projeto de lei para suspender outra lei que impede o nepostismo na administração pública. João Mendonça já foi advertido de nepostismo pelo Ministério Público mas ainda mantém em funções comissionadas parentes da família e de vereadores da situação. A votação da PL será no dia 17 de dezembro.
Tais nomeações causam polêmica desde o início do ano. Os cargos envolvem a primeira-dama e cunhados do prefeito, além de avó, esposo e filha de vereadores. De acordo com o Ministério Público, que entrou com uma ação de improbidade administrativa,  mesmo que a lei seja aprovada, não haverá interferência na posição do órgão, que considera o caso um desrespeito à Constituição Federal.
A prefeitura de Belo Jardim informou que, de acordo com interpretação do jurídico do órgão, os cargos ocupados hoje  não são enquadrados na lei anti-nepostismo porque são considerados cargos de agentes políticos e que estão fora dos termos de impedimento propostos na legislação que proíbe o nepotismo.

Do bj1.com.br

Lombada eletrônica da BR-232 será desligada por cerca de 15 dias por conta da obra dos acessos

Foto: Manu Campelo/BJ1

As obras da nova entrada de Belo Jardim estão a todo vapor, para melhorar os acesso a cidade e facilitar a vidas dos moradores do Bairro Viana e Moura, Frei Damião e Cohab I. Por conta da continuidade da obra as lombadas eletrônicas  instaladas na BR-232 no perímetro urbano do bairro Viana e Moura serão desligadas nesta sexta-feira(13) e continuará assim durante cerca de 15 dias. Motorista e pedestres devem estar atentos.
Segundo o responsável pela obra no novo acesso a Belo Jardim, o Engenheiro Diogo Raab da empresa BRAENGE , as lombadas serão desligadas por estarem bem na frente da obra, “Comunicamos ao DNIT que seria preciso desligar as lombadas para que possamos concluir a terraplanagem do terreno e o DNIT ficou de mandar uma equipe para desligar a mesma, o prazo para terminamos será de quatro dias, dai vai ficar a critério do DNIT religar as Lombadas Eletrônicas” finalizou.

Do bj1.com.br

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Em Belo Jardim, projeto de lei visa autorizar a contratação de parentes pela prefeitura

A matéria foi veiculada pela TV Jornal Caruaru, nesta quarta-feira (11).

Em Belo Jardim, projeto de lei visa autorizar a contratação de parentes pela prefeitura

Por Paulo Veras, repórter do Blog
Está pronto para ser votado na Câmara de Belo Jardim um projeto de lei que permite a contratação de parentes do prefeito ou de vereadores para cargos classificados como "agentes políticos", categoria que corresponde aos postos de secretários municipais. O projeto, previsto para entrar na pauta de votação no próximo dia 16, é uma resposta do prefeito João Mendonça (PSD) aos questionamentos do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) quanto à configuração de nepotismo na contratação de parentes, dele e de vereadores, para trabalhar na estrutura do município. O caso foi revelado em maio deste ano, quando o MPPE expediu uma recomendação para que todos os parentes deixassem a adminstração do município em um prazo de 15 dias.
Leia também: Em Belo Jardim, prefeito do PSD terá que desempregar parentes

O pedido do Ministério Público se baseava em uma lei municipal, que havia entrado em vigor em abril de 2009. Ela proibe a contratação de cônjuges, companheiros, parentes por consaguinidade até o terceiro grau, parentes por adoção e até por afinidades, como genros, noras e sogros, de autoridades dos poderes Executivo e Legislativo. É justamente esta lei, de número 1.765/09, que os governadores devem editar nos próximos dias para permitir a contratação dessas pessoas para os tais cargos de "agentes políticos".

De acordo com o presidente da Câmara de Belo Jardim, o vereador Sebastião Cordeiro, mais conhecido como "Nem Cabeludo", a votação da proposta, será realizada porque não se pode concluir o ano legislativo sem colocar em pauta todos os projetos do executivo. Cordeiro, que tem uma postura independente desde que o irmão dele, o vice-prefeito Cristiano Cabeludo rompeu com o titular, diz não ter interesse na aprovação do projeto; mas adianta que muitos vereadores têm. "Existem parentes de vários vereadores assumindo secretarias e diretorias. E também [parentes] do prefeito", explica. Dos doze vereadores de Belo Jardim, oito pertencem a base governista, e três fazem oposição.
Conheça o projeto de Lei:
A proposta chegou a ir para a pauta da Câmara na última segunda-feira (2), mas sofreu um pedido de vistas pelo vereador Tenente (PTB), que pertence à oposição. Adiada para essa quinta (5), a votação não ocorreu mais uma vez porque o plenário da Câmara foi cedido para o velório de um ex-vereador. O texto, então, ficou para o dia 16 porque parte dos vereadores tem outros compromissos políticos durante a próxima semana.

Como a demissão dos parentes pedida pelo Ministério Público não foi inteiramente cumprida pelo prefeito, a promotora Ana Clézia Ferreira ingressou com uma ação por improbidade administrativa no dia 28 de maio contra onze pessoas, incluindo o prefeito, alguns vereadores e seus respectivos parentes. Uma liminar pelo afastamento dos comissionados também foi pedida e negada pelo juiz títular da primeira vara da comarca, Hugo Vinícius. Diante disso, um agravo de instrumento foi solicitado ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). A ação de improbidade continua correndo na primeira instância.

Na cidade, o que se comenta é que a alteração da lei pode enfraquecer o processo do MP. "Acho que [a ação] permanece, mas perde o objeto. A partir do momento em que a lei deixa de existir, a defesa ganha elementos para dizer que o pedido não procede", avaliou o presidente da Câmara, que afirma desconhecer o andamento do processo. A versão não é endossada pela promotora. "A ação está fundamentada não apenas na lei. É um entedimento nosso que os cargos importantes do município devem dispor de impessoalidade", explica Ana Clézia.

Quando foi aprovada em 2009, a lei municipal surgiu no esteio de uma súmula do Supermo Tribunal Federal (STF), que buscava inibir o nepotismo no serviço público. Na justificativa do novo projeto, a prefeitura diz que a lei 1.765/09 foi "editada no calor do surgimento da súmula" que, entretanto, permite a contratação de parentes para atuarem como "agentes políticos". "Há um equívoco quando se diz que a súmula vinculante número 13 permite a nomeação de parentes para cargos de natureza política. Ela trata de uma proibição", rebate a promotora. Ela explica que tal nomeação é apenas tolerada, desde que seja realizada sem fraude.
Contas de 2008

De acordo com Ana Clézia, o Ministério Público também está preparando uma ação de anulação de voto da sessão que aprovou as contas do prefeito João Mendonça no exercício financeiro de 2008. Na época em que os vereadores aprovaram as contas do gestor, o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) havia recomendado a rejeição.

A anulação dos votos será solicitada porque pelo menos três vereadores possuiam parentes empregados na administração municipal naquele momento: Patrícia Ramos (DEM), Maria Dapaz (DEM) e Jair Fernando (PMDB). "Essa liberdade do cumprimento da função de um vereador, que é de fiscalizar a gestão, fica comprometida. A Câmara está sem essa liberdade", explica a promotora.

Do Blog de Jamildo.

Rossi respira com ajuda de aparelhos

reginaldo

O cantor Reginaldo Rossi, de 69 anos, apresentou uma piora no quadro de saúde durante essa quarta-feira e foi sedado por conta de uma insuficiência respiratória. Rossi está internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Memorial São José, localizado no bairro da Boa Vista,no Recife.
Reginaldo Rossi já chegou no hospital com os rins e com o fígado insuficientes devido à grande ingestão de bebidas alcoólicas e refrigerantes. Rossi também é fumante.
Reginaldo Rossi começou nesta quarta-feira a quimioterapia para tratamento de um câncer de pulmão. O resultado do diagnóstico da doença foi confirmado também nesta quarta-feira pela equipe médica do Hospital Memorial São José. O cantor está internado desde o último dia 27, inicialmente por um desconforto respiratório. Na última semana, Rossi foi submetido a uma cirurgia para a retirada de um nódulo na axila direita, material este que serviu como base para a biópsia que revelou o câncer.

Do bj1.com.br

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Do Bj1: Secretário de Saúde Antônio Figueira vistoria obras da UPA-E Belo Jardim

rato no hospital
Funcionários do HJAL e pacientes sofrem com a situação da unidade.
 Até ratos circulam pelos corredores

GEDC8828“Acompanhado do Prefeito de Belo Jardim, João Mendonça e dos sec. da pasta municipal e vereadores, o Secretário Estadual de Saúde, Antônio Figueira, vistoriou nessa segunda-feira (9), as obras da Unidade de Pronto Atendimento Especializado (UPA-E) que está sendo construída em nosso município…
Eu acho que ele visitou a obra errada, deveria o secretario ter dado uma passadinha no hospital Julio Alvas de Lira, e constatar  o descaso com a saúde do povo belojardinense…
Ver de perto a falta de raios-X, o laboratório que foi recolhido pela empresa que teria terceirizado os equipamentos e por falta de pagamento recolheu os mesmos…Tomar água da torneira sem copos descartáveis, ver a insatisfação dos servidores com os atrasos nos pagamentos, falta de médicos em plantões dos fins de semana…
Ver uma obra que está fadada a se tornar um elefante branco, porque obra de pedra e cal é muito fácil de fazer, o que eu quero é ver o hospital funcionar com atendimento digno para a população com médico e estrutura de atendimento, ai sim pode se comemorar, mas por enquanto é só falácia e jogar para a torcida.”

Após correria e furtos, Feira da Sulanca vai receber reforço policial


Após o tumulto registrado nessa segunda-feira (09) na Feira da Sulanca, em Caruaru, a prefeitura do município informou que se reunirá com órgãos responsáveis pela segurança pública a fim de reforçar o patrulhamento de policiais e guardas municipais na área. A intenção da Secretaria de Serviços Urbanos é incrementar o efetivo de mais de 100 homens, entre PMs, civis e agentes de segurança do município.
Por volta das 8h de ontem furtos foram registrados decorrentes do tumulto causado por arrastões. Segundo a polícia, pequenos grupos assustavam os compradores atirando bombinhas caseiras, como as de São João, para simular se tratar de barulho de arma de fogo e simultaneamente forjavam uma briga.
As ações criminosas eram praticadas no momento em que as pessoas corriam aterrorizados. Aproveitando o tumulto, os criminosos praticavam pequenos furtos. Na confusão, algumas pessoas que corriam para fugir da aglomeração caíram no chão e acabaram sofrendo escoriações. Segundo o capitão da Polícia Militar, Edmilson Silva, ninguém se feriu gravemente.

Do bj1.com.br

Aécio e Eduardo: radicalismo de Marina entrou no jantar


Tucanos atribuem as novas dificuldades de entendimento ao radicalismo de Marina e sua má vontade com o PSDB. O tema entrou no debate no encontro de domingo entre Eduardo Campos e Aécio no Rio. Em um discreto jantar  os dois continuaram as articulações para a formação de palanques conjuntos em estados estratégicos, em 2014.
O pacto de não agressão no primeiro turno continua de pé, mas os dois principais adversários da presidente Dilma conversaram desta vez diante de uma nova realidade: a entrada de Marina Silva na coligação com o PSB, comprometendo a pretendida parceria.
Tucanos atribuem as novas dificuldades de entendimento ao radicalismo de Marina e sua má vontade com o PSDB. Já os socialistas alegam que os tucanos ficaram mais cautelosos por causa da ameaça concreta que a chapa Campos-Marina representa para Aécio, como mostram as pesquisas.(Do Blog de Magno Martins).