MILK FRUIT

MILK FRUIT

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Câmara aprova requerimento do Democratas e ministro do Gabinete de Segurança Institucional vai explicar espionagem da ABIN


 O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, José Elito, irá à Câmara dos Deputados, no próximo dia 20 de novembro prestar esclarecimentos sobre a espionagem a diplomatas estrangeiros de pelo menos três países. A realização da audiência pública conjunta foi aprovada, nesta quarta-feira (6/11), nas Comissões de Fiscalização e Controle e de Relações Exteriores e Defesa Nacional, atendendo a requerimentos assinados pelo líder do Democratas em exercício, deputado Mendonça Filho (PE), e pelo deputado Claudio Cajado (BA). O diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Wilson Trezza, também participará da audiência pública.
“Não podemos aceitar que o governo brasileiro condene os outros governos com relação à ações de suposta de espionagem e pratique dentro do território brasileiro o mesmo expediente. Sabemos que a atividade de defesa exige uma ação de proteção e resguardo do interesse nacional, do próprio governo brasileiro, mas isso não pode ser um motivo para que tenhamos atuação na área de espionagem ilegal, o que seria inaceitável moralmente e inconstitucionalmente em um país democrático como o nosso”, afirmou Mendonça Filho.
Na segunda-feira, 4/11, o jornal Folha de São Paulo, divulgou reportagem a partir de um relatório da ABIN sobre a realização de pelo menos 10 operações de monitoramento de diplomatas de países, como Rússia e Irã. 

Democratas pede convocação de ministros para explicar espionagem pela ABIN


   O Democratas apresentou na ultima terça feira (05/11) requerimentos de convocação para ministros do governo Dilma Rousseff (PT) explicarem espionagem a diplomatas de três países. As convocações foram protocoladas na Câmara dos Deputados nas Comissões de Constituição e Justiça, Relações Exteriores, Desenvolvimento Econômico, Segurança Pública e Fiscalização Financeira e Controle – serão direcionadas aos ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo; do Gabinete de Segurança Institucional, José Elito Carvalho Siqueira; e das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo.
    O monitoramento de integrantes da diplomacia de países, como Rússia e Irã foi revelado na ultima segunda feira (04/11) em reportagem do jornal Folha S. Paulo. “Esse lamentável fato demonstra a incompetência do serviço de contraespionagem do Brasil que se vê desmoralizado nesse episódio e a incoerência do governo brasileiro que cobra uma prática dos governos estrangeiros e faz justamente o contrário”, avalia o líder do Democratas, deputado Mendonça Filho.  
   A matéria publicada pela Folha de S. Paulo, a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) desenvolveu, pelo menos, 10 operações secretas entre os anos de 2003 e 2004. Mendonça Filho diz que o caso da espionagem da ABIN se assemelha ao caso, no que o Brasil foi vítima dos Estados Unidos. “Espionar e bisbilhotar a vida de diplomatas estrangeiros é tão inaceitável, quanto o que a NSA (Agência de Inteligência dos EUA) fez. “Infelizmente, a presidente Dilma bradou contra o fato de ser alvo de espionagem e o seu Governo usa das mesmas práticas”, afirmou Mendonça, explicando que os ministros da Justiça, do GSI e das Relações Exteriores tem obrigação de explicar o caso de espionagem por parte do governo brasileiro.

Presidente reclama da falta de tempo para namorar

A presidente Dilma Rousseff lamentou ontem não conseguir fugir da rotina para namorar. O assunto foi levantado quando jornalistas a questionaram sobre suas atividades de lazer. A presidente respondeu que fica incomodada por não poder caminhar livremente na rua, por causa da segurança, mas afirmou que "anda fugindo".
A seguir, um dos entrevistadores perguntou se ela tem fugido "para namorar". Dilma disse: "Não, querido, infelizmente, não. Seria muito bom que eu estivesse fugindo para isso. Seria um momento de grande relaxamento, mas não é para isso, não."
A presidente citou então um passeio de moto que fez pela capital federal, revelado pela Folha em agosto. Dilma afirmou que o veículo dá "grande sensação de liberdade" e que tiraria licença para pilotar se tivesse mais tempo.(Do Blog de Magno Martins).

Eduardo e Marina buscam apoio de artistas

 
Com o espaço para alianças tradicionais bastante restrito por resistências dos 'marineiros' a uma chapa mais heterodoxa, a dupla formada pelo governador Eduardo Campos (PE) e pela ex-senadora Marina Silva buscará no mundo artístico apoio ao projeto eleitoral do PSB e Rede. Segundo a Folhaapurou, os dois partidos organizam um evento com artistas e intelectuais no Rio. Oficialmente, a ideia é discutir uma política cultural.
O objetivo é engajar músicos, cineastas, escritores e representantes da dramaturgia no 'palanque alternativo' do governador e da ex-senadora. Serão chamadas celebridades como o ator Marcos Palmeira, recém-filiado ao PSB e cotado para disputar o governo do Rio; o documentarista Silvio Tendler; o cineasta Guel Arraes, tio de Eduardo Campos; a atriz Maitê Proença, entre outros.
Desde que firmaram a aliança, em 5 de outubro, Marina e Campos têm conseguido manter presença na mídia. A ordem é seguir criando fatos para compensar o que dos dois não possuem: apoios partidários robustos capazes de garantir à dupla presença abundante na propaganda de TV nas eleições de 2014.(Do Blog de Magno Martins).

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Andréa rebate João Mendonça

Foto: Josué Figueira/Paredão do Povo
Foto: Josué Figueira/Paredão do Povo
Andréa Mendonça rebateu os ataques feitos por Valdemir Cintra ao deputado federal Mendonça Filho e o apontou como “moleque de recado” do prefeito. “Belo Jardim sabe que o prefeito gosta de se esconder por trás de moleques de recado para mentir, atacar a família Mendonça e desrespeitar a memória de Mendonção”, afirmou, lembrando a traição de João Mendonça ao grupo. Andréa Mendonça diz que é importante lembrar que Valdemir Cintra, há alguns anos, atacava João Mendonça chamando, o hoje aliado, de “câncer de Belo Jardim” e mesmo após um histórico de brigas e desavenças que já causaram fatos lamentáveis na cidade o ex-vereador se passa a assinar um texto que, nem de longe, parece ter sido escrito por ele.
Na avaliação de Andréa Mendonça, o prefeito está incomodado com o sucesso do trabalho de Mendonça Filho. “Mendonça é um filho da terra, que há 27 anos trabalha pela nossa cidade e é reconhecido nacionalmente pela sua competência, trabalho e dedicação a sua terra”, afirmou Andréa. Apesar do muitos anos de vida pública, Mendonça tem uma ficha limpa. Como ele teria inveja de alguém que carrega uma demanda de vários processos nas costas? Questionou Andréa.
Mendonça Filho foi o primeiro filho de Belo Jardim a assumir os cargos de vice-governador e governador de Pernambuco. No atual mandato, foi o único pernambucano escolhido dos 10 parlamentares mais competentes do Congresso e está entre os 100 mais influentes. “Esse reconhecimento só se consegue com muito trabalho”, destaca Andréa, lembrando que, enquanto Mendonça trabalha para beneficiar Belo Jardim, o prefeito vê aumentar a rejeição ao seu governo. “Surgem denúncias de todas as partes, são pacientes sem atendimento no Hospital Julio Alves de Lira, gratificações em atraso, esgoto a céu aberto, contratados que recebem atrasado,  instituições que não recebem o repasse da Prefeitura e precisam encerra atividades e tantos outros problemas apontados pela população” lembrou.
Mendonça Filho conseguiu aprovar recursos no Orçamento da União e liberar, junto ao Ministério dos Transportes a obra do novo acesso à cidade pela COHAB 1, que está a todo vapor, além de conseguir os recursos para a ampliação da barragem.  “A gente só consegue fazer cada vez mais por Belo Jardim porque trabalha muito. Como o prefeito só se preocupa em alimentar fofocas e mentiras, esquece de administrar e a cidade sofre com a falta dos serviços básicos”, afirmou Andréa.
“Não são mentiras, agressões e baixarias que vão arranhar a história de Mendonça Filho e da família Mendonça, capitaneada por Mendonção, em favor da nossa cidade”, diz Andréa, lembrando ações como o Ciretrans, o batalhão, o Centro de Artesanato, as barragens, o pátio da feira, a estrada de Serra dos Ventos, o calçamento de mais de 100 ruas e muitas outras obras e benefícios.
Segundo Andréa, Mendonça Filho apenas defendeu o direito de os vereadores de oposição se expressarem, porque é um defensor da democracia e da liberdade de expressão. “Coisa que João Mendonça não gosta muito. Tanto que quer dar ordem em tudo na Polícia, no Judiciário, na oposição e ter a cidade aos seus pés”, ironiza Andrea, destacando que o prefeito esquece a altivez dos belojardinenses.

Do BJ1.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Governo admite espionagem e diz que responsáveis por vazamento de documentos serão processados

Operações de espionagem de várias nações em 2003 e 2004
 Foto: Ed Alves/CB/D.A Press/Arquivo

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) informou nesta segunda-feira (4), por meio de nota, que operações de espionagem de várias nações em 2003 e 2004 "obedeceram a legislação brasileira". Entre os alvos estavam países como Rússia, Irã e Iraque, segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo. E destacou que os responsáveis pelo vazamento de documentos secretos ao jornal serão processados.

"Respeitando os preceitos constitucionais de liberdade de imprensa, o GSI ressalta que o vazamento de relatórios classificados como secretos constitui crime e que os responsáveis serão processados na forma da lei", diz a nota. O órgão também informa que não pode validar a autenticidade do documento porque não recebeu cópia.

De acordo com a reportagem, o governo monitorou diplomatas dos três países em embaixadas e suas residências. Diplomatas russos "envolvidos com negociações de equipamentos militares", segundo um relatório da Agência Brasileira de Inteligencia (Abin), foram vigiados. A rotina e os contatos de diplomatas iranianos também estavam na mira da Abin durante entre os dias 9 e 14 de abril de 2004. O relatório mostra ainda que o governo brasileiro espionou a embaixada do Iraque após a invasão do país pelos EUA, em 2003. As operações ocorreram no início do primeiro mandato governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, empossado 2003.

"A determinação do governo sobre as atividades de inteligência é de absoluto cumprimento à legislação. Eventuais infrações são passíveis de sanções administrativas, abertura de processo de investigação e punições na forma da lei. O Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN) atua, exclusivamente, dentro de suas competências das Leis 9.883, de 07 de dezembro de 1999, e 10.683, de 28 de maio de 2003. A ABIN desenvolve atividades de inteligência voltadas para a defesa do Estado Democrático de Direito, da sociedade e da soberania nacional, em restrita observância aos preceitos constitucionais e aos direitos e as garantias individuais", diz a nota do GSI.(Do Diário de Pernambuco).

“Ele não é o dono da cidade. Presto aqui minha solidariedade aos vereadores e a oposição” declarou Mendonça Filho


Durante visita neste fim de semana a Belo Jardim o deputado federal Mendonça Filho, tomou conhecimento da representação que o Prefeito João Mendonça Jatobá teria entrado contra os vereadores Rafael Lopes e Tenente. O prefeito reclama de ter sido chamado de ladrão pelos vereadores durante reunião da câmara.
 Por achar um absurdo a atitude, Mendonça Filho declarou apoio aos vereadores e repudiou a representação do prefeito.
“O prefeito João Mendonça quer transformar Belo Jardim em uma ditadura. Ele não é o dono da cidade. Presto aqui minha solidariedade aos vereadores e a oposição. Vivemos em um democracia e a palavra do parlamentar é inviolável e o prefeito não pode tentar calar ou querer amedrontar a oposição por meio de representações. Quem deve a justiça é ele, condenado em duas instancias por improbidade administrativa, com inúmeras contas rejeitadas e que é prefeito sub Judice. É ou não é verdade?” Finalizou Mendonça  Filho.

Do BJ1.