MILK FRUIT

MILK FRUIT

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

MP de Belo Jardim continua atento ao nepotismo na cidade


Após segunda votação e aprovação do projeto que permite a contratação de parentes em Belo Jardim, a lei será sancionada pelo Prefeito. A lei vai assegurar os cargos que parentes do prefeito e vereadores ocupam no executivo municipal e que já foram alvos de recomendação de exoneração por parte do Ministério Público.
Por conta disso o Ministério Publico através da promotora Ana Clézia, vai analisar o texto da lei para identificar se cabe uma representação para que seja movida uma ação de inconstitucionalidade no TJPE.

Morre funcionária do Santander em Belo Jardim em acidente na BR 232

gerlaneUm acidente envolvendo dois carros de passeio e uma caminhonete deixou uma pessoa morta nessa quinta-feira (19), no quilômetro 160 da BR-232, em Tacaimbó. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os três veículos seguiam no sentido Belo Jardim. O segundo carro teria tentado fazer uma ultrapassagem, como não conseguiu, retornou a via e acabou jogando o veículo da frente para fora da pista. Nesse momento, foi atingido pela caminhonete que vinha atrás.
A motorista do veículo, Gerlana Karla, gerente da agência Santander Belo Jardim, que tentou fazer a ultrapassagem foi arremessada para fora do carro e precisou ser levada para o Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru. De acordo com a assessoria do hospital, ela não resistiu aos ferimentos e morreu. Os ocupantes dos outros veículos não ficaram feridos.
O sepultamento de Gerlane Karla  será realizado nesta sexta-feira(20) no cemitério parque dos arcos, em Caruaru.

Do bj1.com.br

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Em Belo Jardim, lei que permite nepotismo é aprovada

Foto: André Luiz Melo/Cortesia 
Com informações de André Luiz Melo, repórter da TV Jornal Caruaru
A Câmara dos Vereadores de Belo Jardim, cidade localizada a 187 quilômetros do Recife, aprovou, pela segunda vez, a lei que permite a contratação de parentes do prefeito e dos vereadores para cargos de confiança no primeiro escalão da gestão municipal. Seis jovens tentaram ser a voz da resistência, mas os cartazes com frases de indignação não foram capazes de frear a decisão. O projeto foi aprovado por sete votos a quatro, mesmo placar da primeira votação, que ocorreu na última terça (17).
O projeto de lei, de autoria do prefeito João Mendonça (PSD), altera a lei municipal de 2009, que proíbe a contratação de familiares para qualquer cargo dentro da gestão municipal. Além dos três vereadores da bancada oposicionista, o governista Gilvandro Estrela (PV) votou contra a proposta por ser autor da lei anterior.
Foto: André Luiz Melo/Cortesia
Em sua fala, o vereador Rafael Lopes (PT), da base oposicionista, votou contra a medida e afirmou que não estava ali para "legislar para o prefeito". "Nós, da oposição, não dissemos que o projeto é ilegal, mas ele é imoral", acrescentou o vereador Tenente (PTB).
Já Euno Filho (DEM), da bancada governista, afirmou que não viu ilegalidade no texto. "Qualquer um que fosse prefeito ou vereador iria dar cargos aos seus familiares", defendeu o representante do povo.
A decisão do polêmico projeto marcou a última sessão do ano na Câmara dos Vereadores.
Na cidade, a primeira-dama, Isabele Mendonça, ocupa a Secretaria de Ação Social; Ana Jatobá, cunhada do prefeito, comanda a Secretaria de Saúde; André Rocha, cunhado de João Mendonça, é o atual secretário de Produção e Desenvolvimento Rural; a avó do vereador Jair Fernando, Elizabete Gomes, ocupa a Secretaria Especial da Mulher; o presidente da Autárquia Educacional, José Wilson, é casado com a vereadora Patrícia Maria; já a diretora do Fundo de Previdência Municipal, Sílvia Renata, é filha da vereadora Maria da Paz. 
Do Blog do Jamildo

Presidente da Câmara de vereadores de Belo Jardim, Nem Cabeludo PSC, fez nota de repúdio ao blogueiro Magno Martins, e o chama de imbecil

Foto: Manu Campelo/BJ1
O Presidente da Câmara de Vereadores de Belo Jardim, Nem Cabeludo PSC, reagiu com indignação ao título de uma postagem do Jornalista e blogueiro Magno Martins, onde no plenário da Casa Custódio Ferreira Mergulhão, o presidente daquele Poder Legislativo emite nota de repúdio contra o Jornalista.
A nota repudiando Magno Martins, se deu por conta de uma postagem infeliz do jornalista, fazendo uma referência negativa ao vice-prefeito de Belo Jardim, Cristiano Cabeludo PSC, de 
“Cabeludo Traidor”.
Nas redes sociais ainda ontem, a população local reagiu e foram muitos os internautas a criticar a generalização apressada do jornalista.
O vereador Nem Cabeludo afirmou no plenário que o jornalista Magno Martins, é um “Imbecil”, vejam o que o líder do Legislativo municipal afirmou:
“Ele é um imbecil, fez uma matéria criticando o vice-prefeito e usando minha imagem, eu liguei para ele, mas ele não me atendeu até agora. Mas um dia eu vou me encontrar com ele, não estou falando em tom de ameaça, mas eu desafio ele vir fazer uma investigação sobre os políticos que estão na ativa neste município, e mande ele pesquisar quem realmente é o traidor”.

Do Blog Paredão do Povo.

Derrotar Eduardo em PE é prioridade, avisa Lula


O ex-presidente Lula decidiu priorizar Pernambuco na eleição do próximo ano. Quer derrotar o governador Eduardo Campos em seu Estado. Na conversa que teve recentemente com o também ex-presidente Fernando Henrique Cardoso – durante viagem à África do Sul para o funeral de Nelson Mandela – Lula foi direto: “No próximo ano, vou morar em Pernambuco. E só vou sair depois que ganhar a eleição”.

Para interlocutores petistas, Lula explicou a sua estratégia. “Se eu for para o enfrentamento pesado em Pernambuco, vou obrigar Eduardo a perder mais tempo do que ele pensava para fazer campanha no Estado”, disse Lula, segundo relatos. O ex-presidente disse que sua ideia é dar trabalho para Campos no Estado e, com isso, não deixar o governador pernambucano solto para fazer campanha pelo Brasil.
Lula tem dito ainda que a candidatura presidencial de Eduardo Campos é uma incógnita. “Pode não dar muita coisa. Mas também pode ser o principal adversário de Dilma”, ressaltou. Por isso, a ordem no PT é sufocar a candidatura de Eduardo.(Do Blog de Magno Martins).

Para jornal inglês, Bolsa Família é êxito de exportação


O jornal inglês The Guardian publicou uma reportagem sobre os dez anos do programa Bolsa Família, implantado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O texto diz que o programa brasileiro, “pilar central da estratégia de bem-estar social do país” de Lula, é pioneiro e sucesso de exportação, embora os prós e contras do modelo continuem sendo debatidos “ferozmente”.
“A renda é um incentivo que podemos usar para resolver outros
programas sociais. Uma vez que as pessoas estão em nosso banco de dados, podemos oferecer-lhes outros benefícios a eles. Desta forma , o Bolsa Família é um instrumento para os programas mais amplos. É uma plataforma”, explica a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello à publicação.

O jornal também entrevistou a professora de economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Lena Levinas, que diz que o governo exagera a importância do programa e suas realizações ao não explicar adequadamente a inflação em suas estatísticas.(Do Blog de Magno Martins).

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Lei do nepotismo é aprovada em Belo Jardim

Como já era esperado, o Projeto de lei que permite a contratação de parentes do prefeito e  de vereadores no executivo municipal foi aprovado ontem. A votação ocorreu na noite dessa terça-feira(17), contou com a participação da população e da mídia local e regional. o projeto que altera uma lei municipal de 2009 foi aprovado por sete votos a quatro. Dos sete vereadores que votaram a favor, Jair Fernando, Patrícia Maria e Maria da Paz foram citados na recomendação de exoneração enviada pelo ministério publico por terem parentes em cargos do primeiro escalão da prefeitura.
Agora o projeto que libera a contratação de parentes em Belo Jardim deve ser votado mais uma vez para que a lei entre em vigor. a votação deve ocorrer nesta quarta-feira(18), sem expectativas de mudanças.
O projeto de lei do nepotismo foi assunto na mídia estadual e gerou indignação da população de Belo Jardim.

Do bj1.com.br

PEC de Mendonça Filho condiciona acesso a fundo partidário a eleição de deputados e senadores



Proposta de Emenda à Constituição apresentada pelo deputado Mendonça Filho (Democratas-PE) disciplina o acesso ao fundo partidário e ao tempo gratuito à propaganda política de rádio e TV. A PEC 344/2013 condiciona o direito a esses recursos e ao período reservado a propaganda aos partidos que disputaram com candidatos próprios a eleição para a Câmara dos Deputados e tenham eleito pelo menos um representante para qualquer das Casas do Congresso Nacional. A matéria foi discutida nessa terça-feira (17/12), na reunião do colégio de líderes e houve a concordância dos parlamentares em incluir também o financiamento de campanha.
“Ficou consagrado que essa PEC pode ser o veículo para que se esclareça definitivamente no texto constitucional que é atribuição do parlamento brasileiro, através de lei ordinária, legislar sobre financiamento de campanhas se é público, privado ou misto. Essa é uma decisão exclusivamente do parlamento e o poder Judiciário, de forma alguma, deve invadir o espaço de competência do poder Legislativo brasileiro”, opinou Mendonça Filho. Atualmente, está sendo julgado, pelo Supremo Tribunal Federal, a legalidade da doação de campanha por parte de empresas.
Na justificativa da proposta, Mendonça Filho argumenta que um Estado democrático consagra o pluralismo partidário, porém, isso não significa que o dinheiro do contribuinte deve custear o funcionamento e a propaganda de partidos políticos surgidos artificialmente, que não tenham passado pelo crivo das urnas ou que foram rechaçados pelo eleitorado. “A iniciativa não restringe a liberdade partidária. Se um partido sem representante no parlamento não tem legitimidade sequer para questionar a constitucionalidade de uma lei perante o Supremo Tribunal Federal, reconhecida até a segmentos sem densidade eleitoral, como consentir que ele use dinheiro público, como outros devidamente avalizados pelo eleitor, de onde provém os recursos?”, atesta.
A inclusão do item que trata do financiamento de campanha poderá feito na comissão especial após a aprovação da matéria na Comissão de Constituição e Justiça, relata o parlamentar.

Saiba mais

A PEC 344/2013 altera o artigo 17 da Constituição Federal, condicionando o acesso dos partidos políticos ao fundo partidário e ao uso gratuito do rádio e da televisão a prévia disputa eleitoral e à eleição de representante para a Câmara dos Deputados ou o Senado Federal.

Vereadores de Caruaru presos por suspeita de corrupção

Uma grande operação de combate à corrupção está acontecendo na manhã desta quarta-feira(18) em Caruaru. A Polícia Civil batizou a ação de Operação Ponto Final e está cumprindo dez mandados de prisão, além de quatro mandados para depoimentos obrigatórios e outros de busca e apreensão. Os suspeitos são vereadores de Caruaru que estariam envolvidos em atos de corrupação na cidade. A polícia vinha investigado o caso há seis meses.
A polícia informou que 120 policiais participaram da ação. Um secretário executivo da Prefeitura de Caruaru também foi levado para prestar depoimento, através de um mandado de condução coercitiva, quando a pessoa é levada para prestar esclarecimentos, sem ficar detida.

Do bj1.com.br

Palanque: cerimonial tirou Eduardo da linha de frente


Causou perplexidade no governo de Pernambuco o fato de o Cerimonial da Presidência acomodar Campos atrás de Dilma Rousseff em evento ontem. A praxe é governador e presidente ficarem lado a lado. Quem registra o fato é Vera Magalhães na sua coluna da Folha de S.Paulo desta quarta-feira, com mais detalhes:
''O presidenciável do PSB aproveitou sua fala diante da presidente para, na leitura de aliados, admitir pela primeira vez que será adversário da petista em 2014. Ele disse que, provavelmente, era a última vez que recebia Dilma como governador.
Eduardo Campos também respondeu, de forma polida, à insinuação de que o crescimento do Estado depende só da União. Disse que parcerias são feitas com quem tem projeto e sabe planejar.''(Do Blog de Magno Martins).

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Em Belo Jardim o Clima Esquenta!!!!

Veja oque está rolando nas redes sociais, a população está sendo convocada para comparecer na câmara de vereadores.

Haverá hoje na câmara de Vereadores de Belo Jardim a votação que revogará, ou não, a Lei que combate o NEPOTISMO em nosso município. A lei, outrora defendida pelo Vereador Gilvandro Estrela, pode ser anulada para que algumas pessoas se mantenham em seus cargos como a avó do Vereador Jairzinho, Elizabeth Gomes, que é secretária da mulher, Silvia Renata que é filha da Vereadora Da Paz e desempenha a função de secretária da previdência social, além dos cunha dos do prefeito André e Ana Jatobá, secretários de agricultura e saúde, respectivamente... Ah, e tem a esposa de prefeito como secretária de ação social, também.

Você tem todo direito de se lixar pra isso! Só não vem reclamar depois!!!!

A reunião começa às 20h - Câmara dos Vereadores - Pça do Cassiano.

Vamos!!!!!!!!


Edson Kajuru. 

Mendonça Filho participa da confraternização da Moura


O deputado federal Mendonça Filho DEM prestigiou, neste domingo 16, a confraternização de final de ano dos funcionários da empresa Baterias Moura, em Belo Jardim.
A confraternização, reuniu mais de 3 mil funcionários e seus familiares, além dos proprietários da multinacional. Mendonça Filho ao cumprimentar os funcionários da Baterias Moura, levou à seguinte mensagem a todos:  “É uma satisfação poder compartilhar este momento com os trabalhadores e suas famílias hoje aqui reunidas. Quero desejar a todos um 2014 de muita saúde e realizações”.
Estiveram presentes ao evento Andréa Mendonça, os suplentes de vereador Pitomba da Lotação, Marcos Buchudo e Evandro Macarrão.




com informações do Paredão do Povo

Câmara do Recife extingue voto secreto


A Câmara de Vereadores do Recife aprovou o fim do voto secreto para a cassação de mandato, vetos do prefeito e eleição da mesa diretora. A matéria, que tramita há meses na Casa, foi aprovada por 30 votos a favor e cinco contra depois de muitas polêmicas. De autoria do vereador Jayme Asfora (PMDB), a proposta modificou a Lei Orgânica da cidade. 

"Com a aprovação da nossa proposta, nosso objetivo é garantir que a sociedade tenha acesso a todos os tipos de discussões - sem nenhuma exceção - que são travadas dentro da Casa José Mariano, bem como tenham conhecimento pleno de como votam seus parlamentares", afirmou Jayme Asfora. 
O vereador lembra que além do Senado que aprovou a extinção do voto secreto para vetos e processo de cassação, esse instrumento já deixou de existir também nas Assembleias Legislativas de Minas Gerais, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Acre, Amazonas, São Paulo e Espírito Santo e também nas Câmaras dos Vereadores de Salvador e Belo Horizonte. 

Ao fazer sua defesa do projeto, Asfora citou o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Carlos Ayres Britto, que sobre o voto secreto afirmou: "Sou totalmente contra o voto secreto. Em uma democracia representativa, o representante tem obrigação de revelar aos representados suas posições e votos. A transparência é essencial para dar autenticidade ao regime representativo. 

"É dever nosso, como legisladores, não só cumprir o que determina a Constituição, mas trabalhar, prestando contas diuturnamente a nossos eleitores. Compartilhando o mandato, passo a passo.  Ao aprovar o fim do voto secreto, passamos uma mensagem clara à população: de que estamos exercendo o papel que nos foi designado pelo eleitor. Hoje, a Câmara do Recife deu um passo histórico”, conclui Asfora.(Do Diário de Pernambuco).

PPS: 'É mais fácil ganhar com Eduardo que com Aécio'

Presidente do PPS, o deputado federal Roberto Freire (SP) disse ontem que o partido decidiu pela indicação de apoio a Eduardo Campos (PSB) na disputa presidencial porque o governador de Pernambuco tem mais chances de vencer do que o senador Aécio Neves (PSDB-MG).
"Queremos derrotar o governo. É mais fácil derrotar o governo com Eduardo do que com Aécio. Eduardo traz para a oposição uma dissidência do regime", afirmou Freire, ao chegar a um encontro entre PPS e PSB no Recife.
Freire afirmou que o apoio a Campos visa ajudar a torná-lo um candidato "competitivo", característica que, segundo ele, Aécio já possui. Disse também que tem mais afinidade com o discurso econômico de Campos do que com o de Aécio, presidente nacional do PSDB.(Do Blog de Magno Martins).

Hoje no palanque de Suape: recados de Dilma e Eduardo

No encontro de ontem no Recife, agendado para formalizar o apoio do PPS, o governador Eduardo Campos subiu o tom do discurso de candidato à Presidência e falou que seu grupo político terá uma 'grande vitória' em 2014. Enquanto isso informa Vera Magalhães, na Folha de S.Paulo desta terça-feira que a presidente Dilma Rousseff vai acrescentar a liberação de quase R$ 2 bilhões em mobilidade urbana na capital pernambucana ao pacote de bondades que anunciará hoje em Pernambuco, base eleitoral de Eduardo Campos. Desse total, metade é dinheiro federal a fundo perdido.
''A intenção é mostrar que o crescimento econômico do Estado, eixo do discurso do governador e presidenciável do PSB para se tornar conhecido, seria em grande parte fruto dos investimentos federais.''

Em discurso à militância, ontem no ato de apoio do PPS a sua candidatura, Eduardo voltou a dizer que 'o pacto político que está em Brasília já deu o que tinha que dar' e que 'o Brasil quer o debate'. Também exaltou as capacidades do grupo que lidera, que já conta com os partidários da Rede Sustentabilidade, da ex-senadora Marina Silva.(Do Blog de Magno Martins).