MILK FRUIT

MILK FRUIT

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Eduardo corrobora críticas de Marina ao PSDB


Ex-governador conversou com pecuaristas do Triângulo Mineiro (Divulgação)

Durante passagem pelo município mineiro de Uberaba nesta quinta-feira (8), o pré-candidato à presidência da República pelo PSB, Eduardo Campos, foi questionado sobre as declarações de sua vice, Marina Silva, dadas à Folha de S. Paulo, de que o PSDB teria "cheiro de derrota" no segundo turno. "Na verdade isso é um fato. Nas últimas três eleições a polarização se estabeleceu com êxito para um lado. Isso aí não é uma interpretação é o relato de um fato. Nós entendemos que é preciso superar essa polarização, unir o Brasil, aproveitar as coisas boas que foram produzidas nos últimos anos, sem essa posição a que muitas vezes a gente assiste, constrangido, um negando as coisas boas que o outro fez", disse o ex-governador de Pernambuco.

Durante a entrevista, o socialista também procurou fugir de comparações com o pré-candidato do PSDB, o mineiro Aécio Neves. "Nosso objetivo não é parecer ser diferente da A ou de B. Nosso objetivo é mostrar que há um caminho diferente a ser trilhado no Brasil, que há uma opção, uma opção que deseja melhorar a qualidade da gestão pública, que deseja unir o Brasil em torno de um firme propósito de que o Brasil pode ser melhor, pode se desenvolver, ter uma política macroeconômica responsável, que preserve os interesses dos mais pobres", explicou.

Eduardo pontuou que a população está cansada das brigas e do desgastante embate político que marcam os anos de eleição. "A sociedade está atrás de quem sabe resolver problema, não de quem cria problema, não de quem alimenta problemas e brigas. A sociedade quer quem apresente caminhos para que a economia melhore, para que a segurança no país melhore. Nós precisamos fazer a aposta na educação que outras nações fizeram. Você não vai fazer isso com esse debate desqualificado do 'nós e eles', ou com brigas. Você vai fazer isso na hora que você reúne os bons, monta uma equipe de grande capacidade, comprometida com a ética e com a inovação", salientou.

CPIs

O ex-governador de Pernambuco também questionou a importância da criação das CPIs para investigar a Petrobras e os contratos do metrô de São Paulo. "Espero que as CPIs cumpram o seu papel de investigar o que está errado. Devem punir quem errou, mas, sobretudo nesse momento que a PF já está fazendo essa investigação, O MP já está fazendo essa investigação, a Justiça já tem processo sobre isso e o Congresso ainda vai fazer essa investigação? Eu tenho uma preocupação nesse instante também de começar a pensar como a gente vai tirar a Petrobras dessa situação em que ela se meteu. A Petrobras em três anos perdeu metade do seu valor.É uma empresa muito importante, ela é estratégica para a retomada dos investimentos no Brasil", finalizou.

PAULO CÂMARA CONVERSA COM EMPRESÁRIOS SOBRE GESTÃO PÚBLICA

IMG _ Aluisio Moreira_15.jpg
O pré-candidato da Frente Popular de Pernambuco ao Governo Estadual, Paulo Câmara (PSB), participou nesta quinta-feira (8), do encontro da Rede Gestão, que ocorre todos os meses no restaurante O Pátio Café, no bairro das Graças, no Recife. Ao lado do seu vice, Raul Henry (PMDB), o socialista falou para empresários das mais diversas áreas sobre o modelo de gestão que ajudou a implantar no Governo Eduardo Campos, baseado em planejamento, monitoramento e cumprimento de metas.  Paulo falou ainda da sua passagem pelas secretarias da Administração, do Turismo e da Fazenda, ouviu sugestões e respondeu aos questionamentos dos empresários.
IMG _ Aluisio Moreira_14.jpg

Na sua apresentação "Pernambuco:Gestão, Resultados e Visão do Futuro", o socialista mostrou, em números, os avanços alcançados em Pernambuco a partir do modelo de gestão que foi implantado. Ele mostrou que a taxa acumulada do PIB industrial em Pernambuco é hoje de 14,3%, ganhando destaque no Nordeste e no Brasil, já que os percentuais do Ceará e da Bahia chegam a 8,9% e 5,0%, respectivamente, e a do Brasil não ultrapassa os 2%.

"Esse crescimento gerou em Pernambuco, entre 2006 e 2013, cerca de 565 mil empregos, dos quais 150 mil no interior do Estado. É esse nosso compromisso, de continuar avançando e expandindo os 'negócios' em todas as regiões pernambucanas", ressaltou.

Na sua passagem pela secretaria da Fazenda, Paulo lembrou que ajudou a aumentar, em seis vezes, a capacidade do Estado investir. Atualmente, 21,5% da Receita Corrente Líquida estão direcionados para investimentos públicos. "Isso mostra que otimizando os gastos, conseguimos investir em grandes obras, em muitas melhorias", disse.

Sobre a segurança pública, o pré-candidato relatou que Pernambuco foi o Estado da Federação que mais diminuiu os índices de criminalidade. "Diminuímos em quase 50% o numero de os homicídios em Pernambuco, graças ao Pacto pela Vida".

Outros temam que mereceram destaque na fala do socialista foram a educação e a saúde. Paulo defendeu as escolas Técnicas e de Referência e garantiu ampliá-las. Segundo ele, ao final deste ano, Pernambuco terá 40 Escolas Técnicas e em 2015 serão 50 mil alunos matriculados. "Vamos ainda, dentro da nossa política educacional, implantar uma Rede Integrada de Educação e Qualificação Profissional, com uma Faculdade, Escolas Técnicas e Unidades de apoio aos municípios de menor porte, de modo que todos tenham direito a se qualificar e ingressar no mundo do trabalho", destacou.

Sobre a saúde, ele ressaltou que a área é uma das mais problemáticas do país e, consequentemente, de Pernambuco. Falou sobre a mortalidade infantil, que apesar do Estado apresentar um índice de redução de 47,5% entre os anos de 2007 e 2011 - percentual melhor do Nordeste - ainda é preciso avançar.

Por fim, o pré-candidato reafirmou seu compromisso em fazer uma gestão ainda melhor que o do ex-governador Eduardo Campos, avançando em todas as áreas, mas mantendo as premissas do modelo de gestão desenvolvido até aqui, priorizando a otimização dos gastos e desenvolvendo o plano de governo que está construindo neste período de pré-campanha. "Não tenho dúvida que vamos avançar em todos os sentidos, em todas as áreas. Estamos construindo nosso plano de governo ouvindo as pessoas. Estamos visitando todos os municípios do Estado, conhecendo as dificuldades da população e onde devemos ficar nossas prioridades futuras", finalizou.

PAULO RECEBE APOIO DA ASSOCIAÇÃO DO BANCO DO BRASIL

A Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) declarou apoio ao pré-candidato da Frente Popular ao Governo de Pernambuco, Paulo Câmara. Em documento assinado pelo presidente  e pelo seu Vice, Francisco Pinheiro e Fernando Madeiro, respectivamente, a Associação destacou a preocupação de Paulo com algumas áreas sociais, em particular com a segurança pública.

"Sua defesa acalorada da criação de uma Patrulha Rural - que levaria o Pacto Pela Vida ao interior do Estado - bem como a instalação de câmaras de segurança nos municípios, serão decisivas na repressão ao crime", registrou o documento.

Para o pré-candidato Paulo Câmara, "receber o apoio da Associação é algo muito gratificante, uma vez que foi no Banco do Brasil que iniciei minha carreira pública". Paulo foi escriturário do Banco em 1992, na cidade de Ribeirão.

Manifesto: PSB-SP pressiona Eduardo a apoiar Alckmin


O PSB de São Paulo dará um xeque-mate no seu presidenciável, Eduardo Campos. Em manifesto datado de 30 de abril e subscrito por mais de 270 filiados — entre eles prefeitos, vice-prefeitos, deputados federais e estaduais — o partido reivindica liberação para se dissociar no Estado do projeto político da Rede, de Marina Silva, apoiando o tucano Geraldo Alckmin, candidato à reeleição para o governo paulista.
O texto anota que o lançamento de um candidato a governador escolhido pela Rede ou mesmo a opção por uma candidatura própria do PSB, “sem expressão, sem tempo de televisão, sem recursos e contrariando a militância partidária, coloca em risco o projeto nacional”, que é a eleição de Eduardo Campos.
Os correligionários de Campos sustentam no documento que, antes da chegada de Marina Silva e da turma da Rede, o PSB paulista traçara uma estratégia autorizada pelo diretório nacional. Aceitou convite de Alckmin para participar da administração tucana. Assumiu a Secretaria de Turismo do Estado. Algo que “possibilitou o apoio recíproco em diversas e importantes cidades paulistas, onde o PSB foi vitorioso” em 2012.
Sem subterfúgios, o documento recorda que, “em consonância com a direção nacional”, a seção paulista do PSB equipou-se para minar a candidatura presidencial tucana. Diz o texto, sem meias palavras: “Visando a atrair os votos do PSDB paulista, que não são simpáticos à candidatura de Aécio Neves à Presidência da República, o PSB-SP estreitou as relações com o governador e com todo o governo paulista.”(Do Blog de Magno Martins).

Suape: prepare-se para o pior, diz advogado à Camargo


Operação Lava Jato, conduzida pelo juiz Sergio Moro, do Paraná, entrou numa nova fase nesta quinta-feira 8, com a quebra do sigilo de todas as operações financeiras da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. O alvo principal é a Camargo Corrêa, uma das maiores empreiteiras e a maior doadora de recursos para campanhas eleitorais do País, que lidera o consórcio. Moro pretende investigar o destino dos repasses feitos pela estatal à companhia – e, da empreiteira, à empresa Sanko Sider, que fornece equipamentos para o consórcio. A suspeita dos responsáveis pela investigação é que a Sanko Sider pertença ao doleiro Alberto Yousseff, de onde sairiam recursos não declarados para diversos políticos.
Na Camargo Corrêa a apreensão é total. O advogado da empresa, o ex-ministro da Justiça Marcio Thomaz Bastos, já alertou sócios e diretores que é impossível controlar as ações da Polícia Federal e os rumos da Operação Lava Jato. Em poucas palavras, disse a todos que se preparem para o pior. A orientação aos sócios e executivos foi aguardar os desdobramentos do caso.(Blog de Magno Martins).

Barbosa revoga trabalho externo de mensaleiros


Uma decisão tomada nesta quinta-feira pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, abre caminho para a revogação das autorizações de trabalho fora da prisão concedidas aos condenados no processo do mensalão. Barbosa cancelou o direito dado ao ex-deputado Romeu Queiroz de trabalhar e estudar fora da prisão. Também foi revogado o direito de trabalho externo de Rogério Tolentino.
O argumento para as decisões é o de que eles ainda não haviam alcançado o cumprimento de ao menos um sexto da pena para obter a autorização. Esse requisito não foi observado pelas Varas de Execução Penal (VEP) que cuidam dos presos do mensalão. Muitos já estão trabalhando – como os ex-deputados João Paulo Cunha (PT-SP) e Valdemar Costa Neto (PR-SP).(Do Blog de Magno Martins).

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Câmara debate propostas para PE em encontro da Rede Gestão


O pré-candidato da Frente Popular de Pernambuco ao Governo Estadual, Paulo Câmara (PSB), participará, nesta quinta-feira (9), do encontro da Rede Gestão, a ser realizado no restaurante O Pátio Café, nas Graças, a partir das 19h. O socialista falará para uma plateia de empresários pernambucanos das mais diversas áreas sobre sua trajetória, suas propostas, ouvindo sugestões e respondendo a questionamentos dos convidados.
 
Na ocasião, Paulo Câmara apresentará o modelo inovador de gestão que ajudou a implantar no Governo Eduardo Campos, premiado nacional e internacionalmente, baseado no planejamento cuidadoso, no monitoramento constante e no cumprimento de metas.
 
A Rede Gestão é formada por um grupo de empresas e instituições especializadas em boas práticas de gestão, focado na realidade local. Paulo Câmara atenderá aos repórteres após o encerramento do encontro.

Interior continua sendo o destino dos pré-candidatos ao governo do estado


 (Senado/Assessoria)

Adversários na corrida pelo Governo de Pernambuco, os pré-candidatos Paulo Câmara (PSB) e Armando Monteiro Neto (PTB) continuam suas andanças pelo interior do Estado. O petebista participa de plenárias para compor seu programa governo nos municípios de Arcoverde, na próxima quinta-feira; São José do Egito, na sexta; e Salgueiro, no próximo sábado. Ele vai acompanhado do pré-candidato ao Senado, João Paulo. PTB, PT, PSC, PROS e PRB estão promovendo as plenárias em 14 municípios do Estado debatendo os temas: Desenvolvimento, Cidadania, Infraestrutura e Qualidade de Vida.

Já Paulo Câmara parte para o polo gesseiro de Pernambuco, na próxima sexta-feira, quando cumprirá agenda nos municípios de Araripina, Trindade e Ipubi, onde o governista concede entrevista Às rádios locais. Ao seu lado, Paulo Câmara terá seus candidatos a vice, Raul Henry (PMDB), e a senador, Fernando Bezerra Coelho (PSB). No sábado, Paulo Câmara fica na região, mas ainda não fechou agenda com sua equipe. Para o domingo o socialista antecipa que estará no Recife para passar o Dia das Mães, Paulo Câmara já esteve em 60 municípios desde que foi escolhido para representar a Frente Popular.(Do Diário de Pernambuco). 

Comitiva de Paulo Câmara vai ao Sertão do Araripe neste Final de Semana


O pré-candidato da Frente Popular ao Governo de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), voltará ao interior do Estado neste final de semana para cumprir uma série de atividades partidárias. Desta vez, ele vai se apresentar e ouvir as demandas dos municípios do Sertão do Araripe, através de suas lideranças políticas. Acompanham o socialista seus candidatos a vice, Raul Henry (PMDB), e a senador, Fernando Bezerra Coelho (PSB). Desde que foi escolhido para representar o conjunto da Frente em 2014, Paulo já esteve em 60 municípios – na semana passada ele foi ao Agreste.

A agenda do pré-candidato começa na sexta-feira (9), em Araripina, quando concede entrevistas à Rádio Araripina FM e a blogs da região, a partir das 8h. Às 10h, Câmara encontra o prefeito e correligionário, Alexandre Arraes; ​ ​e, às 11h, conversa com membros do Sindicato das Indústrias de Gesso de Pernambuco (Sindugesso), dos quais recebe propostas para seu Programa de Governo.

Às 14h, em Trindade, Paulo Câmara almoça com o prefeito do município, Everton Costa (PR), e concede entrevista à Rádio Pop Brasil FM. Ainda na cidade, ele tem um encontro com o candidato do PSB à Prefeitura em 2012, Lessinho Lins, às 16h30. De Trindade, o pré-candidato ruma para Ipubi, onde se reúne com o prefeito João Marcos (PSD), às 19h.

No sábado (10), o socialista continuará cumprindo agenda no Araripe; o roteiro está sendo fechado por sua equipe. Já no domingo (11), Paulo estará no Recife, onde passará o Dia das Mães com a família. Nesta quarta (7), a previsão é que o pré-candidato passe o dia em reuniões com sua coordenação de ​ ​pré-​​campanha.

Eduardo Campos promete SUS com selo de qualidade inglês

Blenda Souto Maior/DP/D.A Press
Com um discurso recheado de críticas ao governo federal por não investir mais recursos na rede pública de saúde, o ex-governador e presidenciável do PSB, Eduardo Campos, quer elevar ao padrão oferecido na Inglaterra o serviço existente no país. “Queremos um sistema único de padrão inglês, que foi onde nós nos inspiramos para fazer o SUS”, afirmou o socialista em palestra na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, onde falou ontem para uma plateia formada, basicamente, por médicos e estudantes.
Na avaliação de Campos, a distribuição de recursos precisa ser revista no Brasil de forma que possa destinar mais recursos para áreas prioritárias, a exemplo da saúde e educação. “Precisamos ter a clareza que há subfinanciamento por parte da União. A União financiava 85% (na saúde) e hoje financia menos da metade”. O socialista disse, ainda, que no próximo ano o país precisa assumir no PPA (Plano Plurianual) “um compromisso claro” com o crescimento da saúde pública.
O presidenciável destacou a necessidade de aprofundar o debate na área de saúde, com olhar mais voltado, inclusive, para a média complexidade, quando questionado sobre o Programa Mais Médicos, uma das apostas eleitorais da presidente Dilma Roussseff (PT). Para Campos, trata-se de uma iniciativa que será “fortemente derrotada”. Apesar da avaliação, ele garantiu que não vai acabar com o programa, alegando que não pode retirar médicos de comunidades que não têm alternativas.
Em relação aos médicos cubanos, que recebem uma remuneração menor porque parte dos salários é repassado ao governo de Cuba, Eduardo disse que os profissionais devem receber como trabalhadores brasileiros. “Agora, esse sinceramente não é o debate sobre a saúde. Talvez esse seja o debate que interessa ao governo fazer. Ninguém é contra trazer médicos para trabalhar em comunidades pobres”, frisou.
À tarde, Eduardo Campos fez uma visita à Feira APAS 2014, promovida pela Associação Paulista de Supermecadistas. Na ocasião, reforçou a importância do setor varejista para economia do Brasil. “Trata-se de um mercado que envolve mais 40 mil empregos e contribuiu de forma expressiva para o crescimento do país, com forte geração de emprego e renda”, destacou.
O SUS inglês
No sistema público de saúde na Inglaterra, o profissional que trabalha em uma cidade de porte médio ou em um pequeno município recebe o mesmo salário do que trabalha na capital (Londres)
O SUS inglês é considerado o melhor sistema de saúde pública do mundo, com ênfase na atenção ambulatorial
A gestão dos recursos é feita pelos integrantes das equipes do programa saúde da família
É o usuário do sistema quem escolhe, no bairro onde mora, a equipe que vai lhe atender em sua comunidade
Os profissionais da saúde passam por um constante processo de reciclagem, participando de cursos de capacitação e aprimoramento
O sistema tem a maior cobertura e aprovação pela população na Europa dos serviços de saúde oferecidos
É o sistema com menor custo do continente europeu

Socorro para a 232


O impasse jurídico alegado pelo Governo na polêmica gerada com a duplicação da BR-232 está servindo de um grande pretexto para abandonar a manutenção da estrada. Depois das chuvas, o trecho de Recife e São Caetano virou um pandemônio e muitas vidas serão ceifadas.(Do Blog de Magno Martins).

PT já acha que detonou o 'Volta, Lula'


O PT fez uma avaliação interna de seu encontro nacional e diz acreditar que conseguiu abafar o “volta, Lula”. A informação e de Juliana Granjeia, no blog Poder Online.

Diz a colunista que ao discurso de Lula no evento, segundo o  partido, se soma o enfraquecimento do grupo de petistas integrado pelo deputado André Vargas, que reunia vários entusiastas do retorno do ex-presidente.
Por sua vez, o Planalto se reaproxima do líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), para tentar conter o desgaste diante da instalação da CPI mista da Petrobras, revela Vera Magalhães, na sua coluna desta quinta-feira da Folha de S.Paulo.

Diz a colunista que em café da manhã, Eduardo Cunha disse a Aloizio Mercadante (Casa Civil), Ricardo Berzoini (Relações Institucionais) e ao vice-presidente Michel Temer que se comportará como um "aliado" e se comprometeu a participar de reuniões semanais.(Do Blog de Magno Martins).

Dilma diz ser foco da CPI mas não teme investigação


A presidente Dilma Rousseff disse em jantar com jornalistas no Palácio da Alvorada, na terça-feira, 6, que não teme a instalação da CPI para investigar suspeitas de irregularidades envolvendo a Petrobrás. Mas afirmou que o objetivo da oposição ao insistir na apuração no Congresso é atingi-la. "O interesse todo nesta história sou eu (....) Eu representava o poder controlador", disse.
Dilma reiterou que considera que a inflação está sob controle, mas reconheceu que "não está tudo bem" em relação aos preços. Ela também negou que ocorrerá um "tarifaço" em 2015.(Do Blog de Magno Martins).

PT quer Serra explicando cartel do metrô na Assembleia

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Policiais federais caminham de olhos vendados


Nesta quarta-feira (07), os policiais federais pernambucanos aderem à manifestação nacional do Dia do Oftalmologista. A idéia é fazer uma metáfora, alertando a população para que enxergue o aumento da criminalidade. Com os olhos vendados, agentes, escrivães e papiloscopistas de todo o país vão se reunir em frente às superintendências regionais contra a gestão míope da segurança pública brasileira. A partir das 10h, os policiais farão uma caminhada da sede, no Cais do Apolo, Recife, até a Assembleia Legislativa de Pernambuco. 

A manifestação no estado terá um elefante inflável de quatro metros de altura por cinco de comprimento, além de faixas e cartazes. Segundo os organizadores, o protesto também remete ao descaso com o qual a Polícia Federal tem sido tratada nos últimos anos. "Fronteiras desamparadas, aeroportos vulneráveis, burocracia que leva à impunidade, interferências políticas nas investigações, queda de produtividade, insatisfação dos servidores, índices alarmantes de doenças e suicídios e a queda absurda do combate ao crime organizado", denunciaram atráves de nota oficial. 

Ainda no documento, os policiais federais informam que a péssima gestão da segurança pública arrasta a instituição para a ruína e conflitos internos. "Queremos que a Constituição Federal seja cumprida, que o castigo do congelamento salarial seja cessado, e que nossas atuais atribuições, já exercidas, sejam reconhecidas em lei. Queremos que os gestores e chefes sejam escolhidos por critérios de eficiência e experiência, para que não se desperdice o caríssimo imposto pelo cidadão", ressaltou o informe.

Dilma nega qualquer temor sobre CPI da Petrobras

 (Monique Renne/CB/D.A Press)
Apesar de Palácio do Planalto ser acusado pela oposição de estar atuando de forma combinada com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para dificultar a instalação da CPI que vai apurar as denúncias de irregularidades em contratos na Petrobrás a presidente Dilma Rousseff afirmou na noite dessa terça-feira (6) em jantar com jornalistas, que não vê problema na instalação da comissão parlamentar de inquérito. "Não temo nada de CPI. Não devo nada e, portanto, não tenho temor nenhum", declarou a presidente, acrescentando que o governo age com "absoluta transparência".
Mas, para Dilma, o foco da CPI é ela. "O interesse todo nesta história sou eu", desabafou ela, dizendo que não há intenção de atingir o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ou o ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli. "Não tem dúvida que tem um componente político nisso aí", desabafou. E emendou: "sempre é muito contraditório o tratamento que se dá no Brasil às investigações sobre qualquer coisa. Investigações que só atingem o governo federal".
Dilma assegurou que "não se arrepende" de ter dito em nota ao Estado que não teria votado a favor da compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, se conhecesse as cláusulas de put option e marlim, consideradas desfavoráveis à empresa e que foram omitidas do resumo técnico apresentada a ela e toda a diretoria da estatal, em 2006, na reunião que definiu a compra da refinaria belga. "Não arrependo não. Não falei nada que todos não soubessem e tudo isso está nas atas", disse a presidente. "Portanto, é uma tolice meridiana dizer que todas as cláusulas (put option) são iguais. Não são. Cada uma tem sua cláusula", disse ela.
A presidente Dilma afirmou que não estava alia para julgar nem Nestor Cerveró, ex-diretor da área internacional da Petrobras, responsável pelo resumo técnico que omitia algumas das principais cláusulas do contrato de Pasadena, e nem Sérgio Gabrieli. Para a presidente, a omissão destas cláusulas no resumo entregue aos conselheiros que serviu de base para aprovar a compra da refinaria pode ter sido "um equívoco". "Mas não sei se houve má-fé", emendou.(Do Diário de Pernambuco).

Dilma: 'preços nada bem', e sarrafo em Aécio e Eduardo


A inflação está sob controle,  ‘mas não está tudo bem com os preços’, admitiu ontem à noite a presidente Dilma Rousseff, em jantar com jornalistas, que durou mais de quatro horas. Dilma defendeu veementemente a sua política econômica, qualificando de ridículas as críticas pessimistas, algumas prevendo crise grave em 2015. 'É absurda essa história de o Brasil explodir em 2015. É ridículo. Pelo contrário, o Brasil vai bombar', afirmou. A entrevista foi concedida a dez jornalistas mulheres no Palácio da Alvorada.
A presidente encontrou tempo para alfinetar seus adversários na disputa pela Presidência da República Eduardo Campos(PSB)  e Aécio Neves(PSDB). Para Eduardo ela, indiretamente, ironizou a meta de inflação que o pernambucano estabelceu para um futuro governo em que ele esteja à frente:
'Aí vem uma pessoa e diz que a meta de inflação é 3%. Faz uma meta de inflação de 3%... Sabe o que significa? Desemprego lá pelos 8,2%. Eu quero ver como mantém investimento social e investimento público em logística [com meta de 3%]. Não segura fazer isso'.
Aécio Neves também teve o seu quinhão no ataque indireto de Dilma, relacionado com as ‘medidas impopulares’ que o tucano teria admitido para um futuro governo seu:  : 'Tem gente dizendo que tem medidas impopulares. Tem que ter cuidado para que medida impopular não se transforme em medida antipopular'.
Indagada sobre críticas em torno de um  suposto mau-humor da população em torno do quadro econômica, Dilma retrucou que 'tem uma coisa que explica o mau humor, que é a comparação entre taxa de crescimento de bens e taxa de crescimento de serviços'. Explica a presidente que a população demanda sempre melhores serviços, os quais dependem de investimentos os quais não teriam sido feitos no passado, dando como exemplo os aeroportos no país.
A petrobras também foi tema da conversa de ontem com os jornalistas. A presidente disse não temer a CPI que vai investigar empresa petrolífera. 'Não tenho temor nenhum de CPI. Não devo nada, o governo é de absoluta transparência', disse, emfatizando entretanto ver componente político no processo, com a comissão priorizando lhe atingir.
Sobre o movimento ‘Volta Lula’, Dilma diz que a sua relação com o ex-presidente 'mais forte do que se imagina', e que nunca teve o tema alvo de conversa entre ela e Lula. 'Tenho certeza que o Lula me apoia neste exato instante', garante a presidente Dilma Rousseff.(Do Blog de Magno Martins).

Senado: blogueiro preso por insultar senador tucano


Ex-assessor de deputada petista é preso no Senado por insultar Aloysio Nunes no Senado
Foto: André Coelho/ O Globo

Está preso na Policia do Senado o militante petista e ex-assessor da deputada Erica Kokay (PT-DF), Rodrigo Grassi, depois de quase se atracar com o líder do PSDB, Aloysio Nunes Ferreira (SP), na saída do plenário. Conhecido como Pilha, o militante é o mesmo que agrediu o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, na saída de um restaurante no mês passado. Ele se identificou para Aloysio como dono do blog Botando Pilha.Com. Quando o tucano parou para conversar, ele o questionou sobre porque o PSDB não deixava instalar em São Paulo uma CPI para investigar o caso Alstom. Aloysio respondeu até então, calmo. Mas quando ele perguntou o que tinha a dizer sobre seu 'envolvimento' no escândalo do cartel do metrô em São Paulo, Aloysio partiu para cima do militante para lhe bater. Rodrigo saiu correndo de costas e filmando a investida do senador, avisando que o vídeo estaria em seu blog logo em seguida. Foi alcançado pelos seguranças do Senado antes que conseguisse entrar em um carro na saída.
- Eu não tinha outra atitude que não partir para cima dele para lhe dar um pescoção. Eu fui agredido! Não tenho envolvimento em caso nenhum de metrô. É assessor da deputada Érica Kokay que agrediu o ministro Joaquim Barbosa? É um bando de vagabundos, cafajestes! Só não dei um pescoção nele porque ele correu mais do que eu! - disse o senador.(Do Blog de Magno Martins).

Para Eduardo, sua candidatura é à esquerda da de Aécio


O presidenciável do PSB, Eduardo Campos, disse nesta terça-feira (6) que é possível considerar a sua candidatura à esquerda da de seu adversário do PSDB, Aécio Neves. Segundo ele, é possível fazer essa avaliação diante da trajetória política e dos posicionamentos históricos do PSB. Para ele, a diferença, no entanto, não impede que as duas candidaturas possam dialogar e ter entendimentos comuns em determinadas matérias.
"Eu acho que dá [para fazer essa avaliação], dá em função do posicionamento histórico que sempre adotamos, da nossa origem política, da nossa caminhada. E do posicionamento do nosso partido em relação a algumas matérias. A gente tem identidades muito próprias que comprovam esse posicionamento", disse. "Isso não impede que nós possamos dialogar, que possamos ter entendimentos comuns em uma série de matérias", acrescentou.
A avaliação tanto de lideranças do PSDB como do PSB é de que o clima amigável entre os pré-candidatos deve ser rompido antes mesmo do início oficial da campanha presidencial, em julho. Com a queda da presidente Dilma Rousseff nas últimas pesquisas eleitorais, o diagnóstico dos comandos das duas pré-campanhas é de que é necessário agora buscar os eleitores desiludidos com o atual governo federal, que mudaram de posição nas últimas semanas.(Do Blog de Magno Martins).

terça-feira, 6 de maio de 2014

Frente Popular recebe DEM e SDD e se torna a maior coligação da história de Pernambuco

unnamed.jpg
Credito: Aluísio Moreira
Mais dois partidos com representatividade política em Pernambuco - Democratas e Solidariedade - oficializaram seu apoio à chapa que tem Paulo Câmara (PSB) como pré-candidato a governador, Raul Henry (PMDB), como vice, e Fernando Bezerra Coelho (PSB) na disputa pelo Senado. O ato que marcou o engajamento na pré-campanha, realizado nesta segunda-feira (5), no Salão Mauro Mota do Mar Hotel, em Boa Viagem, reuniu diversas lideranças das duas siglas e da frente, entre prefeitos, ex-prefeitos, deputados, vereadores e outros quadros das 20 legendas que compõem a aliança.
Paulo Câmara agradeceu a chegada desses dois reforços e destacou que a qualidade dos partidos hoje unidos em torno do seu nome configura a maior frente já formada na história política de Pernambuco. "Aprendi que na política é preciso ter humildade. Para continuar o trabalho que está dando certo, para voltar atrás quando se está errado e para ouvir a voz do povo. Estou pronto para ampliar os avanços não apenas do ex-governador Eduardo Campos, mas de seus antecessores Mendonça Filho, Jarbas Vasconcelos, Miguel Arraes e Roberto Magalhães", garantiu o socialista.
O pré-candidato também lembrou o desprendimento demonstrado por Mendonça Filho na transição de seu Governo, em 2006, quando assegurou à equipe de Eduardo Campos acesso irrestrito aos dados da gestão. "Isso foi fundamental para o sucesso do Governo Eduardo Campos. Inclusive, muitas ações importantes implantadas no nosso governo foram gestadas por Mendonça Filho, como o PE Digital e o Expresso Cidadão", pontuou Câmara.
"Não entro pela metade em nenhum projeto. Paulo Câmara é bom caráter, tem uma excelente formação, uma história de dedicação ao serviço público e teve papel fundamental no sucesso do Governo Eduardo Campos. Esta aliança tem como horizonte um futuro melhor para o povo pernambucano", afirmou o presidente estadual do DEM e líder do partido na Câmara Federal, Mendonça Filho.
O deputado federal Augusto Coutinho, que dirige o Solidariedade no Estado, ressaltou que a decisão de apoiar Paulo Câmara "não foi tomada dentro dos gabinetes", mas em um amplo diálogo com as bases do partido. "Soubemos ser oposição, com responsabilidade e honestidade, quando os eleitores lá nos colocaram. Hoje saberemos apoiar um candidato de mãos limpas e que vai dar continuidade a um projeto que está melhorando Pernambuco", explicou.
Também discursou no evento o ex-governador Roberto Magalhães, quadro histórico do DEM, para quem Paulo Câmara representa a continuidade de uma nova política que está sendo implantada em Pernambuco. "É o candidato que prossegue uma renovação que começou com a eleição de Geraldo Júlio (PSB), prefeito que terá seu nome marcado na história do Recife. Representa a continuidade do trabalho de Eduardo Campos", avaliou.
O pré-candidato ao Governo agradeceu a Magalhães. "Ter a honra de, na primeira candidatura a um cargo eletivo, contar com o seu voto, significa muito para mim", ressaltou Paulo Câmara.

PSDB recorre ao TSE contra pronunciamento de Dilma no Dia do Trabalho


undefined

O PSDB entrou hoje (5) com uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o pronunciamento da presidenta Dilma Rousseff, divulgado em rede nacional de rádio e TV, na semana passada, para marcar o Dia do Trabalho, celebrado no dia 1º de maio. O partido alega que a presidenta fez propaganda eleitoral antecipada.

De acordo com o partido, no pronunciamento, Dilma levou ao conhecimento geral sua candidatura às eleições e identificou as ações políticas que pretende fazer. Diante dos argumentos apresentados, o PSDB pede aplicação de multa contra a presidenta, por propaganda eleitoral antecipada. O relator da representação é o ministro Tarcísio Vieira.

No pronunciamento, feito na última quarta-feira (30 de abril), Dilma anunciou a correção da tabela do Imposto de Renda e o reajuste do benefício do Programa Bolsa Família.

Na sexta-feira (2), a presidenta escreveu no Twitter que essas medidas reforçam o combate à extrema pobreza e “defendem a renda dos que vivem do seu trabalho”. Mais tarde, no Encontro Nacional do PT, a presidenta rebateu as críticas sobre o reajuste do Bolsa Família. Segundo Dilma, é importante que “não fiquem as dúvidas levantadas pela oposição”. “Nós últimos três anos e quatro meses, nós implantamos três grandes melhorias [reajustes] do Bolsa Família que elevaram o benefício, em aumento real, descontada a inflação, em 44,3%”, disse.(Do Diário de Pernambuco).

Programa do PSB muda até 10 de junho, diz Eduardo

A mudança no manifesto do PSB deverá ser realizada até 10 de junho, data da convenção nacional da sigla, segundo o pré-candidato do partido à sucessão presidencial, Eduardo Campos (PSB). Ele disse que o debate sobre a alteração do manifesto que define os princípios do partido foi feito a seu pedido. O manifesto, de 1947, defende a 'socialização dos meios de produção' e limites à propriedade privada. Trechos do documento são alvo de ataques na internet.
''Estamos preparando programa de governo que tem compromissos com a ordem econômica e estabilização da economia. E temos interesse de fazer esse debate para mudar o programa'', disse Eduardo.
Vice discorda
Por sua vez, o vice presidente do PSB, Roberto Amaral, contrário à alteração do manifesto diz que o texto que defende a socialização dos meios de produção era considerado 'conservador' e 'social-democrata' quando foi editado, em 1947, segundo informa hoje Vera Magalhães,na sua coluna da Folha de S.Paulo.
Amaral -- diz a colunista -- também se opõe a Eduardo Campos em análise sobre a política de comércio exterior brasileira. O vice do PSB defendeu o Mercosul em artigo publicado na semana passada. Dois dias depois, o presidenciável disse que a importância dada ao bloco deve ser 'revisitada'.(Do Blog de Magno Martins).

Assassino de torcedor do Sport já foi para o Cotel


Éverton Felipe Santiago Santana, de 23 anos, foi transferido na noite desta segunda-feira, 5, para o presídio Cotel. Ele confessou ter atirado o vaso sanitário que atingiu e matou o torcedor do Sport Paulo Ricardo Gomes da Silva, 26, na última sexta-feira, após o jogo Santa Cruz x Paraná, pela Série B.
A informação policial, no início da noite, era a de que ele pernoitaria na sede da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e seria levado ao Cotel nesta terça-feira. O advogado de Éverton, Adélson José da Silva, afirmou, por telefone, ter sido informado da antecipação da transferência pela delegada titular do DHPP, Gleide Ângelo.(Do Blog de Magno Martins).

Feliciano faz tratamento de beleza com ouro em SC


A empresária e dermaticista, Patrícia Souto recebeu o deputado federal Marco Feliciano em seu Centro de Estética  (Orval Molina | Agência A)

O pastor e deputado Marco Feliciano aproveitou sua visita a Camboriú (SC) para cuidar da beleza. Ele estava na cidade para pregar em evento religioso conhecido como Congresso dos Gideões e fez um tratamento no centro estético Linda Sempre na última sexta-feira (2/5).

O ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos fez um peeling de ouro para reduzir manchas no rosto, peeling para combater as rugas e usou Gel Lipo Pimenta no corpo para queimar gordura localizada. De acordo com a dermaticista Patrícia Souto, as regiões mais comuns para uso do gel de pimenta são abdôme, braço e pescoço. "O resultado é ótimo", garante a profissional.

Patrícia diz ainda que Feliciano é cliente do centro há anos e já fez os tratamentos oferecidos pela loja diversas vezes.(Do Blog de Magno Martins).

STF: Senado quer CPI da Petrobras, metrô-SP e Suape

:

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), entrou nesta segunda (5) com um recurso no Supremo Tribunal Federal contra a decisão da ministra Rosa Weber que determinou a instalação de uma CPI no Senado para investigar exclusivamente denúncias de irregularidades na Petrobras. Segundo a defesa do Senado, a deliberação sobre o conteúdo de uma CPI é um assunto interno do Congresso. O texto afirma que a decisão de Rosa 'cuida-se de inadmissível e grave ingerência de um Poder sobre o outro, sem o mínimo de respaldo' da Constituição.
"O Congresso Nacional possui autonomia para dispor sobre
o exercício de suas competências no âmbito interno, autonomia essa que não é passível de controle por outro poder ou órgão público", disse o documento do Senado..

A oposição recorreu ao Supremo para garantir que a CPI fosse instalada para tratar apenas das suspeitas envolvendo a estatal e sem incluir obras de governos estaduais do PSDB e do PSB.
Para tentar enfraquecer a CPI e constranger adversários, o Planalto
defendia que a CPI também investigasse acusações de cartel em obras do metrô de São Paulo durante governos do PSDB e ilegalidades no Porto de Suape envolvendo a gestão do PSB.(Do Blog de Magno Martins).

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Pesquisa Sensus: Dilma tem 35% e Aécio, 23,7%


 (Cícero Lopes/CB/D.A Press)
Pesquisa Sensus divulgada nesta sábado (3) indica que, se as eleições fossem realizadas hoje, haveria votação em segundo turno. A presidente Dilma Rousseff (PT) teria 35% das intenções de votos, o senador tucano Aécio Neves (MG) teria 23,7% e o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) teria 11%, votos brancos e nulos e não sabe ou não respondeu, 30,4%. Juntos Aécio e Campos têm 34,7% dos votos, praticamente a mesma porcentagem de Dilma (diferença de 0,3%). A margem de erro é de 2,2%.

No cenário com outros presidenciáveis, Dilma registra 34%, Aécio 19,9%, Campos 8,3%, Pastor Everaldo (PSC) 2,3%, Randolfe Rodrigues (PSOL) 1,0%, Eymael (PDC) com 0,4%, Mauro Iasi (PCB) 0 3%, Levy Fidelix (PRTB) 0,1%, brancos e nulos e não sabem ou não responderam, 33,9%.

Nas projeções de segundo turno numa eventual disputa entre Dilma e Aécio, a petista aparece com 38,6% e o tucano com 31,9%. Se a disputa for contra Eduardo Campos, a presidente da República registra 39,1% e o ex-governador de Pernambuco, 24,8%.

A pesquisa traz ainda os índices de rejeição dos principais presidenciáveis. Do total de entrevistados, 42% afirmaram que não votariam em Dilma de jeito nenhum. Já a taxa de rejeição de Eduardo Campos ficou em 35,1%; e a de Aécio Neves, em 31,1%.(Do Diário de Pernambuco).

A pesquisa do Instituto Sensus, de Belo Horizonte, presidido por Ricardo Guedes, está registrada no TSE sob protocolo nº BR-00094/2014. A mostra foi realizada com dois mil entrevistados no período de 22 a 25 de abril, em todo o Brasil.

PT oficializa Dilma à Presidência


Nome da presidente para as eleições de outubro foi ratificado durante a abertura do 14º Encontro Nacional do partido (William Volcov/Estadão)

O PT usou a abertura de seu 14º Encontro Nacional, na noite desta sexta-feira (2) para ratificar o nome de Dilma Rousseff como pré-candidata do partido nas eleições de outubro. O presidente do partido, Rui Falcão, perguntou aos 800 delegados e aos cerca de 2 mil convidados que compareceram ao Anhembi, na zona norte de São Paulo, se concordavam com o projeto reeleitoral. O apoio foi unânime. O ato foi uma forma de tentar dissipar o coro do "Volta, Lula".

O comando de diversas correntes internas do PT concordou até em produzir uma resolução política oficializando a indicação de Dilma como candidata do partido à reeleição. A ideia é produzir um documento curto no qual o partido indica a presidente como única postulante da legenda ao Planalto e delegar à convenção nacional, em maio, apenas a formalização da candidatura. Divulgação deste documento deve ocorrer neste sábado (3).

A aprovação do documento pró-Dilma foi defendida pelo presidente do partido, pelo ministro das Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, pelos deputados Fernando Ferro (BA) e José Pimentel (CE) e até por líderes das correntes minoritárias como Markus Sokol, do grupo trotskista O Trabalho. "A candidatura de Dilma é um consenso no partido. Se existir o 'Volta, Lula' é uma coisa residual", disse Berzoini, referindo-se aos rumores de que Lula poderia substituir Dilma como candidato do PT neste ano.

Além dos defensores dentro do próprio partido, integrantes da base aliada, como uma parte dos deputados do PR, fazem coro pela candidatura lulista.

O partido não teve representantes na mesa do encontro em que estavam Lula e Dilma. Outras siglas aliadas, como o PSD e o PTB, por exemplo, estavam no encontro e confirmaram seu apoio à presidente, que entrou no auditório do Anhembi ao lado de Lula, sob gritos dos delegados e convidados: "1,2,3, é Dilma outra vez".

Reservado - Mais cedo, enquanto os petistas discutiam acréscimos e mudanças nos textos "Tática Eleitoral e Política de Alianças" e "Diretrizes do Programa de Governo", que serão aprovados neste sábado, Dilma estava reunida com Lula para definir o formato da equipe de campanha.

O primeiro evento no qual Lula falou claramente que Dilma seria candidata à reeleição ocorreu em fevereiro de 2013. Em discurso durante a festa de aniversário do PT, o ex-presidente afirmou que a reeleição de Dilma seria "uma resposta" às críticas da oposição - a época, o senador Aécio Neves, pré-candidato tucano ao Planalto, havia realizado um discurso no Senado apontando os 13 "fracassos" da administração de Dilma. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.(Do Diário de Pernambuco).

'Diferenças profundas' no caminho de Eduardo e Aécio

O pré-candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos, procurou ontem, marcar diferenças em relação ao adversário do PSDB, Aécio Neves, e disse que os pontos de divergência ficarão mais claros quando os programas de governo forem concluídos. “Temos projetos distintos, que têm base política e base social distintas. Os programas serão oferecidos à sociedade. Isso não nos impede que tenhamos capacidade de ver o que nos une, mas estamos oferecendo ao Brasil caminhos que não são a mesma coisa”, disse Campos
'DIVERGÊNCIAS PROFUNDAS
Aécio Neves e Eduardo Campos. Surgimento do novo poder está nas mãos de duas novas lideranças. Minas e Nordeste na busca de um novo Brasil.
Na última sexta-feira, Aécio disse, durante encontro com empresários na Bahia, que ele e Campos estarão “no mesmo projeto de país” em 2015. Na mesma hora, a candidata a vice de Eduardo Campos, Marina Silva, reagiu ao tucano e afirmou que via “divergências profundas” entre os dois candidatos de oposição à presidente Dilma Rousseff. Campos, até agora em clima de sintonia com Aécio, citou a garantia de direitos dos trabalhadores e a idade penal como temas em que os dois têm pontos de vista diferentes.
Eduardo  mostrou também diferenças políticas e lembrou que não divide o mesmo palanque com Aécio há 30 anos. “Nos une o valor democrático, o respeito aos direitos humanos, mas temos diferenças, tanto que somos de partidos diferentes. A última vez em que estivemos no mesmo palanque nacionalmente foi ainda no Colégio Eleitoral, depois de perdermos as Diretas Já”, afirmou Eduardo Campos, citando a eleição do avô de Aécio, Tancredo Neves, para a Presidência da República, em 1985.
'JOGO NEM COMEÇOU '

Questionado sobre possíveis alianças no futuro, Eduardo Campos cogitou disputar o segundo turno com Aécio, mas evitou especulações. “Tem um cenário que Aécio pode estar comigo. Qualquer pessoa que entende de política e de pesquisa sabe que o jogo nem começou”, respondeu.(Do Blog de Magno Martins).

Promessas de Aécio começam a empolgar empresários


 Grandes empresários têm ficado com os olhos brilhando com a promessa de Aécio de apresentar um projeto de reforma tributária no primeiro semestre de 2015, caso eleito, mas já começaram a exigir garantias políticas da proposta, considerada de difícil execução. A informação é de Vera Magalhães, na Folha de S.Paulo desta segunda-feira.
Em encontro reservado durante a semana, -- diz a colunista --dirigentes indagaram ao tucano e a Arminio Fraga como se daria, nos bastidores, a negociação com o Congresso da mudança prometida. Estavam lá representantes da Camargo Corrêa, do Itaú, da Usiminas, da BRF e da Suzano. Todos se animaram com a proposta de Aécio de acabar com a reeleição.(Do Blog de Magno Martins).

Leilão CPI: PMDB rebelde alvo de oposição e governo


A oposição no Congresso conta com a rebeldia do PMDB na Câmara para fazer investigações no âmbito da CPI mista da Petrobras que sejam capazes de ultrapassar a blindagem ao Palácio do Planalto.
Deputados do PMDB insatisfeitos com o governo Dilma Rousseff têm mantido conversas com oposicionistas e já estão combinando uma estratégia conjunta para tocar os trabalhos. Se de um lado a oposição pretende provocar danos à imagem da presidente para enfraquecê-la na disputa eleitoral, de outro, o PMDB deverá aproveitar para pressionar o governo por cargos e apoio nos estados.(Do Blog de Magno Martins).

Furiosos com Lula, peemedebistas acenam: Dilma se vire


Os aliados presentes ao evento do PT na noite de sexta-feira não esperavam um anúncio tão contundente de Lula a respeito de seu descompromisso com candidatos não-petistas ou palanques duplos nos estados. A tendência, diante desse fato, é um aumento da pressão para que não se feche aliança com o PT.

Os mais irritados são justamente os peemedebistas. Isso quer dizer trabalho dobrado para Michel Temer tentar segurar a vaga de vice na chapa pela reeleição da presidente.
Diante do anúncio de Lula, aqueles que tinham alguma dúvida em seguir com Dilma para neutralizar o poder de Lula junto ao povo, estão praticamente decididos a cuidar da própria vida, seguindo o exemplo do Rio de Janeiro, onde está em curso a campanha Aezão (Aécio em apoio a Luiz Fernando Pezão).(Do Blog de Magno Martins).