MILK FRUIT

MILK FRUIT

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Mendonça Filho pede audiência pública para o Governo explicar se apagão é provocado pelo esvaziamento da Chesf


 O deputado federal Mendonça Filho entrará na próxima segunda-feira (29/10) com um requerimento de informação pedindo explicações ao Governo Dilma para o apagão de ontem nos Estados do Norte, Nordeste, além de parte do Centro Oeste. Mendonça vai pedir, também, audiência pública na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara para que  Operadora Nacional do Sistema Elétrico, representantes do Ministério das Minas e Energia, da ANEEL e da Eletrobrás para debater se a perda de autonomia de empresas do setor elétrico como a Chesf teria afetado decisões estratégicas como a construção de novas linhas de transmissão e sistemas de segurança operacional dessas linhas.
     “É claro que temos problema de manutenção do sistema. E isso ocorre paralelo ao processo contínuo de esvaziamento e sucateamento dessas empresas”, criticou. Mendonça argumenta que para o setor elétrico funcionar em condições ideais é fundamental ter transparência na condução das políticas públicas, principalmente na gestão/controle de empresas da importância e da dimensão da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF).
     Integrante da Comissão de Fiscalização, Mendonça Filho lembrou que o apagões vem se repetindo com frequência neste Governo.  Em fevereiro do ano passado, Mendonça Filho cobrou do Governo, através de um requerimento de informações, sobre o apagão no Nordeste. Na época, o País tinha sofrido dois apagões de grandes proporções. “Há mais de um ano questionei se a perda de autonomia da Chesf teria afetado decisões estratégicas para manutenção do sistema. A situação continuou a mesma, tanto nas empresas, quanto com os apagões”, cobrou.
   O deputado disse que o Brasil precisa de energia para continuar seu ritmo de desenvolvimento e a população não pode continuar sofrendo prejuízos com a falta de energia. O apagão de ontem foi o quarto episódio de grandes proporções ocorrido num período de um mês.  Sexta-feira passada (19/10), 60% do Distrito Federal ficou sem luz por 40 minutos.     No início do mês, a capital do País também foi também sofreu blecaute que deixou o centro do poder  político  Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal – sem luz No mês passado, nove estados do Nordeste ficaram sem energia elétrica por quatro horas. 

Assessoria de Imprensa.

DISPONIBILIDADE DE SERVIDORES BLOQUEIA CONTAS DA PREFEITURA DE BELO JARDIM


Determinação do TJPE baseou-se em ações movidas entre os anos de 2001 e 2004
O Tribunal de Justiça de Pernambuco, TJPE, bloqueou, ontem, as contas da Prefeitura de Belo Jardim. A decisão impede a movimentação dos recursos do município. O bloqueio foi determinado devido, principalmente, a processos movidos por servidores públicos municipais que, entre os anos de 2001 e 2004, foram colocados em disponibilidade pelo prefeito da época, João Mendonça.
A fim de normalizar a situação, o prefeito em exercício José Ivan Monteiro reuniu-se, hoje, com o presidente do TJPE, Jovaldo Nunes. Durante o encontro, que foi intermediado pelo deputado federal Mendonça Filho, o gestor municipal ratificou todos os compromissos da administração que precisam ser cumpridos até dezembro, como os serviços básicos nas áreas de saúde e educação.
Segundo José Ivan Monteiro, a expectativa é que a situação seja regularizada na próxima semana. “Não podemos responder pelos erros praticados no passado. Precisamos que as contas sejam liberadas para continuarmos a pagar nossos servidores em dia e para manter nossas escolas e centros de atendimento de saúde em pleno funcionamento. Entendemos que os servidores que outrora foram colocados em disponibilidade devem ser ressarcidos de todos os danos aos quais foram submetidos. Entretanto, acredito que o bloqueio das municipais será revogado pelo bem a população belo-jardinense”.


Apagão e preconceito nas redes sociais



Durante as horas do apagão que afetou os nove Estados do Nordeste no final da noite de quinta-feira e no início da madrugada desta sexta-feira (26), não foram poucas as demonstrações de preconceito nas redes sociais em relação aos nordestinos. 

A maioria das mensagens de cunho pejorativo contra a Região Nordeste veio acompanhada da hashtag #apagao que ficou entre os assuntos mais comentados do twitter.

O usuário identificado como @hadoucken escreveu: "gente não sei pra que zuar o nordeste pelo apagão quem vê pensa que eles tem tanta coisa assim pra ligar na tomada”. Já o perfil @osprimitivos foi ainda mais longe: “com apagão no Nordeste n tem perigo das mulheres saírem na rua. Ninguém será estuprada é tudo feia”. Também não faltaram comentários rebatendo as piadas preconceituosas seguidas da hastag  #VivaoNordeste que também apareceu na lista dos mais comentados. Já @oxentejustin respondeu: “orgulho de ser nordestina, e se não fossem os nordestinos metade de são Paulo e outras cidades aí nem iriam existir”.
Segundo o Ministério Público de Pernambuco, o mais indicado em ocasiões como esta é mesmo denunciar a página do agressor às autoridades, munido de provas materiais, ou seja, a página deve ser impressa. Em maio deste ano, a Justiça federal condenou a estudante paulista Mayara Penteado Petruso a um ano, cinco meses e 15 dias de prisão pelo crime de racismo, por ter publicado em 31 de outubro de 2010 em sua página, no Twitter: "Nordestisto (sic) não é gente. Faça um favor a Sp: mate um nordestino afogado!".



Magno Martins.

Blecaute foi provocado por curto-circuito


O blecaute ocorrido na madrugada de hoje (26) deixou 100% do Nordeste e 77% dos estados do Pará, Tocantins e Maranhão sem energia. Segundo nota do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o problema foi provocado por “um curto-circuito no segundo circuito da linha de transmissão” Colinas (TO)-Imperatriz (MA), justamente o que interliga o Sistema Norte/Nordeste ao Sul/Sudeste.
Para eliminar o defeito entraram em ação as proteções de retaguarda da subestação de Colinas (TO). Como resultado, o Sistema Norte/Nordeste foi separado do Sistema Interligado Nacional (SIN), o que provocou o desabastecimento de energia na região.
Como na hora do blecaute o Nordeste precisava da energia do Sul do país para atender à demanda, o corte no fornecimento da linha Colinas-Imperatriz provocou uma sobrecarga e todo o sistema precisou ser desligado.
No Norte alguns locais conseguiram manter o fornecimento de energia, como é o caso da capital paraense, Belém, que continuou atendida pela Usina Hidrelétrica de Tucuruí. Em relação aos outros estados do Norte, Amazonas, Amapá e Roraima não estão interligados ao SIN. Rondônia e Acre se ligam ao SIN por outra linha de transmissão.
Segundo a nota do ONS, no processo de recomposição do sistema, cerca de quatro horas após a ocorrência, 70% das cargas estavam restabelecidas.


Agência Brasil.

Lula critica apagão da Era FHC horas antes de novo blecaute



Durante comício realizado em Taubaté (SP) ontem (25), onde reforçou o palanque de Isaac do Carmo (PT), o ex-presidente Lula dirigiu críticas aos tucanos, e defendeu o candidato do seu partido à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad.
Em seu discurso, Lula associou o PSDB ao apagão: "Eles [os tucanos] não podem indicar poste porque em 2001 fizeram o apagão neste País. Agora, eu posso indicar poste porque, da mesma forma que de grão em grão a galinha enche o papo, de poste em poste a gente ilumina o Brasil". Horas depois, uma parte do Brasil ficou no escuro, como bem colocou Daniel Guedes, da Folha de S. Paulo.




Magno Martins.

Atuação de Barbosa é questionada por colegas


 
Eleito presidente da cúpula do Judiciário, o ministro Joaquim Barbosa assume o comando do Supremo Tribunal Federal com duas declarações que já provocaram incômodo entre os colegas durante sessões do mensalão, do qual ele é relator. Logo após ser eleito presidente, afirmou que compete ao Legislativo, não ao Judiciário, solucionar um dos maiores problemas da Justiça brasileira: a morosidade.
Na mais recente, durante a sessão de quarta-feira, afirmou que o sistema penal brasileiro é “risível”, repetindo crítica feita pela imprensa americana. Essa última declaração foi classificada como “autofágica” por um dos integrantes da Corte. Outro ministro afirmou que Joaquim Barbosa deu um “tiro no pé” ao criticar o sistema judicial do qual ele faz parte e presidirá a partir de novembro.
Já durante a sessão, a crítica de Barbosa foi repelida pelos ministros. Ainda durante a sessão de quarta-feira da Corte, o ministro Celso de Mello afirmou: “Eu não seria tão crítico ao nosso sistema”. Dias Toffoli lembrou que o sistema penal americano, por exemplo, prevê a pena de morte, punição vedada pela Constituição brasileira.
Reservadamente, outro ministro ressaltou que o sistema americano também tem falhas graves. E lembrou, por exemplo, que a Justiça americana costuma encher os presídios do país com negros e hispânicos.


Blog da Folha.

Incêndio é apontado como causa de apagão



O apagão que atingiu, na madrugada desta sexta-feira (26), todos os nove estados do Nordeste e ainda parte da região Norte do País pode ter sido provocado por um incêndio em uma rede de transmissão. A informação foi dada pelo diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Hermes Chipp. Trata-se do segundo apagão de grandes proporções em pouco mais de um mês, segundo a Veja Online.
 
"Em princípio, sem identificação de causa com precisão ainda, houve um incêndio numa chave seccionadora de um equipamento, que é um capacitor-série do circuito 2 da linha de transmissão de 500 KV, entre as subestações de Colinas e Imperatriz, na interligação que liga os sistemas Norte e Nordeste ao sistema Sul Sudeste", afirmou Chipp em entrevista ao jornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo.
 
Nas capitais nordestinas Salvador, Recife, Fortaleza, Natal e São Luiz o abastecimento começou a ser restabelecido mais de três horas depois da interrupção. O problema, segundo o ONS, teve início à 0h14 (de Brasília) – na Bahia, Paraíba e Pernambuco.



Magno Martins.

Apagão deixa Nordeste, Norte e Centro-Oeste às escuras



Um apagão atinge as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, além de Minas Gerais, na noite desta quinta-feira. Faltou luz no Recife por volta das 23h15 e, de acordo com as informações iniciais, toda a capital pernambucana está às escuras.  Semáforos não estão funcionando em importantes vias importantes da cidade.

Ainda não há informações sobre as causas do apagão. O assunto já está entre os mais comentados no Twitter. O Operador Nacional do Sistema (ONS) limitou-se a informar que a "energia está sendo religada" e que está investigando as causas.

Celpe informou que o ONS ainda não se pronunciou sobre o apagão. Em contato por telefone com o Diario, o diretor de operações da Companhia Hidsrelétrica do Vale do São Francisco (Chesf), Mozart Arnauld, limitou-se a dizer que estava "no meio do processo de restauração do sistema".

Internautas também relatam blecaute no interior de Pernambuco, em todos os demais estados do Nordeste, aém de Minas Gerais, Amazonas, Pará, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Também houve relatos de falta luz rápida em alguns bairros de Brasília. Em Belém, certas regiões já tiveram a energia restabelecida.

Em 4 de fevereiro de 2011, um apagão também atingiu o Nordeste. O blecaute foi gerado por uma falha em uma linha de transmissão entre Sobradinho, na Bahia, e Petrolândia, em Pernambuco, segundo a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco. O problema causou o desligamento de uma subestação da Usina Luiz Gonzaga. As usinas de Xingó e Paulo Afonso, na Bahia, também foram afetadas. Pelo menos sete estados - e parte da região Norte - ficaram sem luz.



Diário de Pernambuco.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Água Preta deve ter nova eleição em 40 dias



O Plenário do TSE decidiu anular a eleição de Água Preta (Zona da Mata Sul, distante 130 km do Recife). O TSE avaliou a situação de Armando Souto (PDT), que disputou sub judice o pleito no município. O pedetista concorreu sem o apoio da legenda, inclusive com o presidente do partido em Pernambuco, Zé Queiroz, anulando a convenção, realizada em 17 de julho. Devido à situação, Souto teve seu registro indeferido, mas entrou com recurso e continuou na disputa, segundo o GiroPE.
No pleito, o pedetista computou 8.764 votos, o que representou mais de 50% dos votos do município, ficando em primeiro lugar na disputa. Em segundo veio o candidato do PSB, Eduardo Coutinho, que obteve 7.776 votos e na terceira posição o do PV, Tibério de Dito com apenas 74 sufrágios. Como os votos de Armando Souto foram anulados, se faz necessária uma nova eleição.
No recurso, Souto garantiu que o PDT voltou atrás passando a apoiá-lo e até homologou a sua convenção, mas de nada adiantou. A nova eleição em Água Preta deve ser marcada para, no máximo, 40 dias.



Magno Martins.

Jornalistas decretam estado de greve em assembleia



Reunidos numa Assembléia Geral Ordinária (AGO) que lotou o auditório do Sindicato dos Trabalhadores, colaboradores de indústrias gráficas editoriais, jornais, revistas, envelopes, cartonagem, serigrafia, formulários e contínuos do Estado de Pernambuco (Sindicato dos Gráficos), jornalistas de impresso e emissoras de rádio e TV deflagraram estado de greve. 

Exatos 83,3% dos presentes votaram pela decretação e pela adoção de mecanismos de pressão mais contundentes e públicos para pressionar as empresas a negociarem. 'Aceitar a postura das empresas sem reagir é abrir mão do respeito próprio. É preciso se fazer respeitar a categoria', disse a presidenta do Sinjope, Cláudia Elloi.

Com a decisão da AGO desta quarta-feira, jornalistas se equiparam em situação aos gráficos, que já deflagraram estado de greve e iniciaram movimentações para paralisar empresas escolhidas estrategicamente. Gráficos e jornalistas estão unidos na Intercom - Intersindical da Comunicação, que também agrega publicitários e radialistas, com perspectiva de união maior para que sejam feitas reivindicações. 

Diretores do Sinjope retornam à mesa de negociações na próxima segunda-feira, 29/10, às 11 horas. Encerrada a AGO, foram iniciados os preparativos para as ações programadas para denúncia pública das empresas, caso não haja um posicionamento para celebração de acordo.



Magno Martins.

Juiz de PB proíbe uso de Lula em propaganda de TV

(Reprodução: José Accioly/Blog da Folha)

O juiz eleitoral de Campina Grande (PB), Ruy Jander Teixeira da Rocha, determinou na terça-feira (23) a suspensão do uso ilegal da imagem e de depoimento do ex-presidente Lula, na propaganda eleitoral do candidato a prefeito pelo PSDB, Romero Rodrigues.
O juiz acatou pedido da candidata do PMDB, Tatiana Medeiros, que tem o apoio de Lula. Segundo o juiz, a propaganda de Rodrigues se apropriou “da imagem de um líder do PT, que apoia outra candidatura, sendo enganoso para a população”.

Blog da Folha.

Prefeita de Sertânia tem contas rejeitadas pelo TCE-PE


Depois de não conseguir se reeleger, perdendo para o tucano Guga Lins (PSDB), a prefeita de Sertânia (Sertão do Moxotó, a 316 km do Recife), Cleide Ferreira (PSB), esposa do deputado estadual Ângelo Ferreira (PSB), teve a prestação de contas referentes ao exercício financeiro de 2010 rejeitada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE). Os dados do processo (n° 1170076-2) estão disponíveis no site do TCE-PE, ou através do link direto http://migre.me/bk2QV



Magno Martins.

Anatel vai impor o 9º dígito em todo país


Depois de realizar vários estudos, a Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel – decidiu aumentar em um dígito os números dos telefones celulares de todo pais. O objetivo é mante um padrão nacional para as discagens. Essa implantação será feita de forma gradativa, tendo a conclusão no Brasil até 2016.
Em São Paulo os telefones móveis já aumentaram um dígito devido ao iminente esgotamento de novas possibilidades de combinações numéricas para ativação de linhas móveis. “Estabeleceu-se uma situação de despadronização”, “prejudicando a compreensão dos usuários” e “podendo ter como consequência o encaminhamento das chamadas para destinos indesejados”, diz o documento da Anatel.
Ainda de acordo com a proposta montada pela área técnica da agência, o ano de 2013 será aproveitado para que o interior do Estado de São Paulo faça adesão ao uso de nove dígitos nos números dos telefones celulares.
Até 31 de dezembro de 2014, será a vez de o Rio, o Espírito Santo, o Amapá, o Amazonas, o Maranhão, o Pará e de Roraima se adequarem.
Até o fim de 2015, devem ser incluídos os Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.
A inclusão do número 9 diante do telefone ocorrerá apenas em 2016 nos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Acre, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins e Rondônia.


Blog da Folha.

Dirceu se diz ‘prisioneiro de um julgamento de exceção’


O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, acredita que o Supremo Tribunal Federal (STF) não irá ‘aliviar’ em nada ao calcular a sua pena. No diagnóstico do petista, condenado por corrupção ativa e formação de quadrilha no julgamento do mensalão, o STF “leva a situação para o pior cenário possível”. No jantar na casa do prefeito de Osasco (SP), Emídio de Souza (PT), na terça-feira, ele comentou que, se for para a cadeia, vai se declarar “prisioneiro político de um julgamento de exceção”. As informações foram publicadas no jornal O Estado de S. Paulo.
Com o cabelo cortado, o ex-ministro chegou ao apartamento do prefeito de Osasco acompanhado da mulher, Evanise Santos. Parecia bem disposto, animado, contrapondo-se ao aspecto abatido que carregava antes de o STF dar início ao seu julgamento. Depois do 2º turno das eleições municipais, o PT divulgará um manifesto em tom duro, com críticas ao Judiciário. A estratégia do partido também prevê a cobrança do julgamento dos réus do “mensalão tucano”, por parte da Suprema Corte. Já os partidos da oposição planejam requerer ao Ministério Público nova investigação sobre o esquema de comprar parlamentares com dinheiro público mas, desta vez, abrangendo denúncias que envolveriam o ex-presidente Lula. Segundo líderes do PSDB, a medida não foi tomada antes para “não tumultuar” o processo do mensalão.  As informações são do Portal Terra.


Blog da Folha.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Caruaru: oposição ainda aposta na inelegibilidade de Queiroz


A eleição terminou em Caruaru (Agreste Central, a 135 km do Recife) com uma vitória de José Queiroz (PDT) por mais de 30 mil votos de vantagem sobre Miriam Lacerda (DEM), mas o processo no qual o partido de Miriam pede que o candidato reeleito seja enquadrado na Lei da Ficha Limpa segue no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), segundo o blog do Vanguarda. 

E a oposição ainda tem esperança na inelegibilidade de José Queiroz. Assim como o Ministério Público de Caruaru, a Procuradoria Geral do TSE também foi favorável ao enquadramento do prefeito na Lei da Ficha Limpa.

De acordo com os trâmites, o processo segue agora para uma relatora do Tribunal Superior Eleitoral, que também vai dar o seu parecer, podendo ser julgado pelos ministros do TSE. A alegação é de que o processo de 1993 envolvendo o prefeito e o uso indevido do programa de rádio "Fala Prefeito" o torna ficha suja. Em primeira instância, o juiz Jéfferson Félix decidiu pelo deferimento da candidatura de Queiroz. O DEM recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) e também perdeu, sobrando recorrer ao TSE, o que foi feito.




Magno Martins.

Depois de pleito acirrado, ACM Neto e Pelegrino disputam segundo turno em Salvador


No próximo domingo (28), quase 1,9 milhão de eleitores em Salvador voltarão às urnas para decidir, em segundo turno, quem será o prefeito da cidade nos próximos quatro anos. Na disputa estão os deputados ACM Neto (DEM) e Nelson Pelegrino (PT).
Em uma das eleições mais acirradas do país, ACM Neto ficou à frente no primeiro turno com diferença inferior a um ponto percentual dos votos válidos. Ao todo, o democrata recebeu 518.976 votos, 40,17% dos votos válidos, enquanto Pelegrino obteve 513.350, 39,17% do total.
Aos 33 anos, ACM Neto disputa pela segunda vez a prefeitura de Salvador. Na Câmara dos Deputados exerce o terceiro mandato e atualmente é líder do DEM na Casa. Advogado por formação, o democrata já foi vice-presidente da Câmara e Corregedor.
Formado em direito pela Universidade Federal da Bahia, o petista Nelson Pelegrino concorre pela quarta vez à prefeitura de Salvador. Deputado federal no quarto mandato, Pelegrino também já foi vereador e secretário de Justiça da Bahia, na gestão do atual governador Jaques Wagner.
Oitavo maior Produto Interno Bruto (PIB) entre as capitais do país, com riquezas estimadas em R$ 32,8 bilhões pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2009, a capital baiana tem economia baseada no serviço e na indústria.


Agência Brasil.




TSE acolhe recursos e muda resultado das eleições em dois municípios


Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgaram na noite de hoje (23) processos que mudam o resultado do primeiro turno das eleições. Os ministros acolheram os recursos de candidatos a prefeito das cidades de Mar de Espanha (MG) e São José do Vale do Rio Preto (RJ), mudando o resultado das eleições nessas cidades.
No caso de Mar de Espanha, Wellington Marcos Rodrigues (PSDB) teve seus 4.285 votos considerados nulos inicialmente porque o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) havia impugnado a candidatura. Rodrigues era presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no município e teve problemas com o prazo para desincompatibilização do cargo.
Em função disso, o segundo colocado, Joaquim José de Souza (PMDB), que teve 3.849, fora considerado vencedor. Hoje, no entanto, os ministros do TSE entenderam que Rodrigues obedeceu os prazos corretos e deferiu o recurso do candidato, considerando o novo vencedor das eleições em Mar de Espanha.
Em São José do Vale do Rio Preto, o candidato Rosaldo Machado (PMDB) teve a candidatura impugnada pelo TRE do Rio de Janeiro porque as contas de campanhas anteriores não foram aprovadas. Machado foi o mais votado, com 6.384 votos, mas não foi declarado vencedor. No entanto, o TSE entendeu que a reprovação das contas não impede a quitação eleitoral, somente a não apresentação delas. Com isso, o tribunal considerou Machado elegível e o novo eleito em São José do Vale do Rio Preto. José Carlos do Mariano (PSDB) que recebeu 3.710 votos, ficando em segundo lugar, vinha sendo considerado o novo prefeito eleito.
Os ministros do TSE têm quase 200 recursos relacionados às eleições deste ano na pauta e que sendo julgados na sessão desta noite. Eles ainda têm cerca de 3 mil processos para analisar, entre eles alguns que ainda podem mudar os resultados das eleições em alguns municípios. A expectativa é que tudo seja julgado até a data da diplomação dos vencedores, em dezembro.


Agência Brasil.

Sérgio Guerra retira tumor do pescoço em SP


O presidente nacional do PSDB e deputado federal Sérgio Guerra foi submetido a uma cirurgia para retirada de um pequeno tumor na parte de trás do pescoço. Segundo a assessoria nacional do partido, Guerra está internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde segue em observação. O tumor, de acordo com a assessoria, seria apenas um “caroço” detectado por seu médico. Durante o dia, Guerra recebeu aliados no quarto em que está internado no hospital. Com a internação do presidente tucano, o primeiro vice-presidente do partido, Alberto Goldman, assumiu a direção da sigla temporariamente.
No início do mês, Guerra foi internado no CTI (Centro de Terapia Intensiva) do Hospital Santa Joana, em Recife, para tratar um quadro de gastroenterite aguda. O dirigente do PSDB passou mal após comer uma feijoada, e os problemas gastrointestinais levaram à desidratação e à insuficiência renal.


Blog da Folha.

As manchetes do dia no Brasil e no Mundo



Folha de Pernambuco
Guerra contra dengue começa mais cedo

Jornal do Commercio
Cadeia para mensaleiro

Diario de Pernambuco
Internacional vai a leilão

Folha de S.Paulo
STF define que Marcos Valério irá para a cadeia

Agora S.Paulo
INSS pagará 13º salário a partir de 26 de Novembro

O Estado de S.Paulo
Condenação de Valério já soma 11 anos

O Globo
As penas do mensalão – Valério já pega 12 anos de cadeia em regime fechado

Valor Econômico
Mantega admite ‘flutuação suja’

Correio Braziliense
Farra distrital

Estado de Minas
Inflação de 2013 já mostra a cara

Zero Hora
Pena para Marcos Valério já soma 11 anos de prisão

Jornais internacionais
The New York Times (EUA)
Padrão de vida nas sombras da questão eleitoral

The Washington Post (EUA)
Tratamento antigo para males modernos

Le Figaro (França)
38 policiais ou militares são atacados a cada dia

Le Monde (França)
Obama agressivo, Romney sem projeto

Clarín (Argentina)
Somente cinco distritos cumpriram com os 190 dias de aulas



Blog da Folha.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Circulando com Damy Alves‏


Glamour


Repleto de requinte, assim foi o trigésimo oitavo Baile das Debutantes promovido pelo Rotary Clube de Belo Jardim ao som da Banda Super Oara. 

A presidente da entidade Maria Lourdes Mergulhão ao lado dos  rotarianos recebia a todos com esmero. Foram apresentados a society  belojardinense  os padrinhos do evento.

Debutaram: Bruna Letícia, Edmayara Pereira, Maria Eduarda, Mariana Feitosa, Marília Gabrielly, Marta Geórgia, Rebecca Albuquerque e Renata Gabriela.





Dança

O Grupo Noss Art de Belo Jardim,participou do vigésimo segundo Festival de Dança de Salete em Santa Catarina, onde trouxe o prêmio de terceiro lugar apresentando o espetáculo de Lampião a Gonzagão. Vale salientar que o grupo foi o único inscrito do Nordeste a se apresentar. A coordenação foi da batuta forte do Diretor de Turismo Flavio Passos.

TCE adverte prefeitos sobre ilícitos pós-eleitorais



O presidente em exercício do Tribunal de Contas, conselheiro Carlos Porto, alertou hoje (23) através de nota, que o órgão tomará todas as medidas que estiverem ao seu alcance, em parceria com o Ministério Público, contra prefeitos que suspenderam a prestação de serviços públicos essenciais objetivando criar dificuldades para os seus sucessores.
Nas últimas 48 horas, segundo ele, estiveram no TCE para protocolar denúncia contra os atuais gestores os prefeitos eleitos dos municípios de Ibirajuba, Lajedo, Palmeirina, Agrestina e Bezerros. Todos manifestaram preocupação com a interrupção de serviços públicos essenciais, bem como com a demissão em massa de médicos, enfermeiros e outros profissionais da área de saúde.
Em razão disso, o Conselho deliberou em reunião administrativa acionar o Departamento de Controle Municipal a fim de verificar, “in loco”, a situação dos municípios em que as irregularidades foram praticadas. Além disso, acionará também o Ministério Público para que tome as providências que se fizerem necessárias no sentido de impedir a dilapidação do patrimônio público e a prestação de serviços essenciais. Segue a íntegra.                                    
Considerando as notícias divulgadas na Imprensa e as diversas solicitações de prefeitos eleitos decorrentes de atos ilícitos praticados por gestores públicos municipais cujos grupos políticos não permanecerão mais no poder a partir de janeiro do próximo ano, o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco deliberou na data de hoje (23) tomar, em parceria com o Ministério Público, as medidas administrativas e judiciais que estiverem ao seu alcance para preservar a boa gestão e o patrimônio público, bem como para punir, na forma da lei, os gestores públicos que praticarem tais atos.




Magno Martins.

Seca: desoneração agrava situação de municípios



O Sertão de Pernambuco vem sendo contemplado com medidas do Governo do Estado para combater a seca. Entre elas, está o Chapéu de Palha, que beneficiará 82.810 famílias de 115 municípios pernambucanos, propiciando uma renda extra de R$ 280. O valor é dividido em quatro parcelas, sob o custo de R$ 51 milhões para o Estado.
Os primeiros cartões do programa foram entregues na última quinta-feira (18) pelo governador Eduardo Campos, em Salgueiro. Ainda há ações como construção de açudes e contratação de carros-pipas, além do Seguro-Safra, que beneficia 102 mil agricultores de 73 municípios.
As ações foram listadas pelo deputado federal Gonzaga Patriota (PSB), em seu discurso ontem, na Câmara. Contudo, o socialista (que também esteve presente na cerimônia de entrega dos cartões em Salgueiro) fez um alerta: mais da metade dos prefeitos em Pernambuco não conseguirão fechar as contas até o fim do ano, prejudicados pela desoneração do IPI.
"A queda na arrecadação de transferências constitucionais em Pernambuco é gritante. A desoneração do IPI resultou em R$ 3 bilhões a menos nos cofres da maioria dos municípios pernambucanos, sem contar também com uma redução extraordinária nos repasses do Fundo de Participação dos Estados para Pernambuco.




Magno Martins.

Abastecimento de água será afetado a partir hoje


A partir das 8h de hoje, seguindo até as 20h da próxima sexta-feira, cerca de 650 mil pessoas da Região Metropolitana do Recife (RMR) terão um esquema especial de abastecimento de água, programado pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). A intervenção ocorre para que haja o conserto de um vazamento na estação elevatória de água bruta do Sistema Pirapama, além da integração do sistema ao Cabo de Santo Agostinho. Serão atingidas pela paralisação áreas do Recife, São Lourenço da Mata, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e as localidades de Ponte dos Carvalhos e Paiva, no Cabo de Santo Agostinho.
Com a intervenção, uma adutora de sete quilômetros de extensão e 500 milímetros será integrada ao sistema, com o objetivo de ampliar o alcance das águas do Pirapama para o município do Cabo, o qual será abastecido exclusivamente por ele a partir de janeiro de 2013. De acordo com a superintendente de Gestão Operacional da Compesa, Julita Formiga, a adutora já está implantada, mas será preciso paralisar o abastecimento de água para terminar sua instalação. “As cidades da RMR terão um rodízio de 24h por 48h, ou seja, 24h com água e 48h sem”, declarou. Serão afetados, no total, 90 bairros do Recife, oito de Camaragibe, 21 de Jaboatão, dois do Cabo e todo o município de São Lourenço.


Blog da Folha.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

TSE realiza auditoria nas contas de todos os partidos


O Tribunal Superior Eleitoral confirmou, nesta segunda-feira (22), que será realizada uma auditoria nas prestações de contas de todos os partidos políticos do País referentes à utilização do fundo partidário. A ação foi determinada pela ministra Carmen Lúcia, presidente do TSE, no fim de setembro, após verificação de indícios de irregularidade em prestação de contas do Partido Progressista, como uso de notas frias e aplicação do recurso em finalidade não permitida, segundo o G1.
Em nota, o PP informou que os fatos citados são decorrentes de exercício anterior ao do atual presidente, Francisco Dornelles, e disse que espera que o caso "continue a ser investigado". O TSE também informou que há suspeita de que servidores do órgão tenham favorecido o PP na prestação de contas. Em razão disso, a ministra Carmen Lúcia acionou a Polícia Federal, que também já abriu investigação sobre o tema.
O fundo partidário é composto de verba da União já prevista em orçamento, além de montante arrecadado com multas, penalidades e doações. A lei prevê que o dinheiro seja usado em atividades das siglas para sua manutenção. Neste ano, os partidos receberão repasses de cerca de R$ 286 milhões do fundo partidário.




Magno Martins.

Percentual de cheques devolvidos por falta de fundos diminui de agosto para setembro


O índice de cheques devolvidos pela segunda vez por falta de fundos em todo o país representou 1,87% do total de cheques compensados em setembro, de acordo com levantamento divulgado hoje (22) pela empresa de consultoria Serasa Experian. Em agosto, o percentual de devoluções ficou em 1,97% e em setembro do ano passado, em 1,82%. No acumulado do ano, 2,03% dos cheques foram devolvidos, enquanto no mesmo período de 2011 o índice chegou a 1,92%.
Entre os estados, no acumulado do ano, Roraima foi o que registrou maior percentual de cheques devolvidos, com 12,03%. Em seguida vêm o Acre, com 10,48%, o Amapá, com 10,28%, e Sergipe, com 8,43%. Os estados que apresentaram os menores índices foram São Paulo (1,49%), o Rio de Janeiro (1,59%), o Amazonas (1,61%) e Mato Grosso do Sul (1,75%).
Entre as regiões, a Norte registrou o maior percentual de devolução de cheques de janeiro a setembro de 2012, com 4,41%, seguida da Nordeste, com 3,7%. Depois aparecem o Centro-Oeste, com 2,83%, o Sul com 1,95%, e o Sudeste, com 1,61%.


Agência Brasil.

A partir de amanhã, eleitores não podem ser presos


O calendário eleitoral prevê que de amanhã (23) até 48 horas depois do encerramento da eleição do próximo domingo (28) nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, exceto se for em flagrante, em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou se o eleitor desrespeitar o salvo-conduto.
De acordo com o cronograma das eleições deste ano, a cinco dias do pleito encerra-se o prazo para que os representantes dos partidos políticos e coligações, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público formalizem pedido ao juízo eleitoral para a verificação das assinaturas digitais (sistema de segurança que impede a violação das urnas).
No domingo, 31,7 milhões de eleitores, de 50 cidades com mais de 200 mil votantes, retornarão às urnas para escolher prefeitos.


Agência Brasil.

Lei beneficia portador de necessidades especiais

Clique na imagem para vê-la em seu tamanho originalCom o objetivo de melhorar a assistência aos alunos obesos, com deficiência física ou mobilidade reduzida; escolas e universidades da rede privada de ensino serão obrigadas a adquirir cadeiras adaptadas. A medida está prevista na Lei n° 14.796, datada de 9 de outubro de 2012, que partiu de um projeto de autoria do deputado Claudiano Martins Filho (PSDB). 

De acordo com a legislação, o número de assentos adaptados será proporcional à quantidade de alunos. No mínimo, 5% deverão seguir os padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Os estabelecimentos que descumprirem a regra serão advertidos, na primeira autuação. Na segunda, receberão multas, que podem variar entre R$ 1 mil e R$ 10 mil. 

Para Martins, os portadores de deficiência devem ser ouvidos durante o processo de planejamento e adequação de suas necessidades. “É preciso respeitar a Declaração dos Direitos da Pessoa Deficiente, resolução aprovada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas. Essa lei ajudará no cumprimento deste direito”, enfatizou. 

O parlamentar também explicou que, de acordo com a Constituição Federal, o atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência é um dever do Estado. “Apesar das garantias emanadas na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Base da Educação, no Estatuto da Criança e Adolescente, dentre outros instrumentos legais; a questão dos deficientes vem sendo tratada de forma secundária ou dispersa”, observou. 

Eleito com 52.087 votos, Claudiano Martins Filho exerce seu primeiro mandato na Casa Joaquim Nabuco. Natural de Itaíba, Agreste pernambucano, o parlamentar é o 1º Vice-líder da bancada do PSDB e atua como presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural. Também é titular da Comissão de Esporte e Lazer e suplente, da Comissão de Redação Final. 





Diário Oficial.

Horário de verão faz aumentar número de abstenção de candidatos


O horário de verão — apesar dos constantes avisos — foi o principal responsável pelos atrasos dos candidatos na maioria dos concursos públicos realizados ontem no Distrito Federal. Os retardatários também culparam o trânsito, os locais de difícil acesso, no Entorno, e a falta de sinalização indicativa da entrada específica para os certames. Do lado de fora, grupos de retardatários, irritados, comparavam seus relógios e contestavam a hora em que foram cerrados os portões. Ameaçavam fazer boletim de ocorrência por não ter havido tolerância de um minuto sequer.

Pela manhã, vários postulantes ao cargo de juiz substituto no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) não puderam entrar. Apesar de o aviso no edital de distribuição por salas alertar sobre a mudança de horário, alguns se confundiram. A prova começou às 9h10, com a abertura dos portões às 8h30. A advogada Carolina Barreto, 28, chegou a ajustar o relógio do celular. Mas só apareceu às 9h30, acreditando estar no horário certo. “Não são 8h30?”, questionou, confusa, aos guardas do tribunal, que fizeram a segurança do local de provas. “Acho má ideia fazer concurso no dia em que começa o horário de verão. É lógico que ia dar alguma coisa errada”, reclamou, lamentando ter acordado cedo no domingo e ter pago R$ 210 na inscrição. 




Diário de Pernambuco.

Só local

Júlio Lossio (PMDB), prefeito reeleito de Petrolina, diz que a aliança do seu partido com o PSB restringe-se apenas à capital. Se será estendida para o restante do Estado em 2014 só o tempo dirá. Tudo vai depender do espaço a ser dado ao senador Jarbas Vasconcelos.



Inaldo Sampaio. 

Ministra questiona pesquisas: têm de ser discutidas


A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (PT-PR), afirmou anteontem que o Congresso Nacional deve discutir a metodologia usada em pesquisas eleitorais para evitar que elas se transformem em 'instrumentos de campanha'. A declaração da ministra foi feita em Cascavel (498 km de Curitiba), antes de ela participar de um evento de apoio ao candidato do PT na cidade, José Lemos.
As pesquisas, segundo ela, retratam um momento e apontam uma tendência, mas não podem ser definidoras de votos: 'Nós temos que estudar uma metodologia para que elas não sejam instrumentos de campanha'. Gleisi, que é senadora licenciada, acrescentou que o 'Congresso Nacional vai ter de discutir essa situação'.




Magno Martins.

As manchetes do dia no Brasil e no Mundo



Folha de Pernambuco
Vai faltar água

Jornal do Commercio
Rosízio de água amanhã

Diario de Pernambuco
Quase lá…

Folha de S.Paulo
TSE investiga contas de 17 partidos após fraude

Agora S.Paulo
Veja como aposentado troca benefício comum por especial

O Estado de S.Paulo
Mutirão limpa nome e tenta animar vendas de Natal

O Globo
Sem punição – Empresas de ônibus protegem infratores

Valor Econômico
BNDES estimula acesso de empresas menores à bolsa

Correio Braziliense
A tragédia se repete no Lago Paranoá

Estado de Minas
Sem inglês, sem bolsa

Zero Hora
Avançou

Brasil Econômico
Privatização dos aeroportos terá edital anunciado logo após eleição

Jornais internacionais
The New York Times (EUA)
Benghazi e Primavera Árabe ganham destaque na campanha Americana

El País (Espanha)
Queda socialista da alento a Rajoy e impulsiona soberania no País Basco

Clarín (Argentina)
As cifras do desemprego: governo criou a metade dos empregos que divulga




Blog da Folha.