MILK FRUIT

MILK FRUIT

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Apagão e preconceito nas redes sociais



Durante as horas do apagão que afetou os nove Estados do Nordeste no final da noite de quinta-feira e no início da madrugada desta sexta-feira (26), não foram poucas as demonstrações de preconceito nas redes sociais em relação aos nordestinos. 

A maioria das mensagens de cunho pejorativo contra a Região Nordeste veio acompanhada da hashtag #apagao que ficou entre os assuntos mais comentados do twitter.

O usuário identificado como @hadoucken escreveu: "gente não sei pra que zuar o nordeste pelo apagão quem vê pensa que eles tem tanta coisa assim pra ligar na tomada”. Já o perfil @osprimitivos foi ainda mais longe: “com apagão no Nordeste n tem perigo das mulheres saírem na rua. Ninguém será estuprada é tudo feia”. Também não faltaram comentários rebatendo as piadas preconceituosas seguidas da hastag  #VivaoNordeste que também apareceu na lista dos mais comentados. Já @oxentejustin respondeu: “orgulho de ser nordestina, e se não fossem os nordestinos metade de são Paulo e outras cidades aí nem iriam existir”.
Segundo o Ministério Público de Pernambuco, o mais indicado em ocasiões como esta é mesmo denunciar a página do agressor às autoridades, munido de provas materiais, ou seja, a página deve ser impressa. Em maio deste ano, a Justiça federal condenou a estudante paulista Mayara Penteado Petruso a um ano, cinco meses e 15 dias de prisão pelo crime de racismo, por ter publicado em 31 de outubro de 2010 em sua página, no Twitter: "Nordestisto (sic) não é gente. Faça um favor a Sp: mate um nordestino afogado!".



Magno Martins.

Um comentário:

  1. HÁ MUITO TEMPO QUE O BRASIL ESTÁ NO BREU, NAS TREVAS, VEM TATIANDO NO BURACO NEGRO DA ESCURIDÃO. A CULPA, COMO SABEMOS, É DO BARÃO DE MAUÁ POR FALTA DE INVESTIMENTO. POR ISSO O SISTEMA ELÉTRICO NÃO SUPORTA VENDAVAL, RAIOS, QUEDA DE LINHA OU INCÊNDIO. O SISTEMA TÁ TÃO PESADO QUE SEQUER SUPORTA ÀS DESCULPAS ESFARRAPADAS DESSA INCOMPETENTE EQUIPE QUE DE ALGO ENERGÉTICO SÓ ENTENDE MESMO DE “RED BULL”. SÓ TÁ FALTANDO MESMO O CANTOR E COMPOSITOR BLECAUTE FAZER PARTE DESTE GOVERNO CHEFIADO PELA FINA FLOR DO PETISMO COMPOSTA POR MARGINAIS, MENSALEIROS, QUADRILHEIROS, LADRÕES E ELEMENTOS VASELINAS TIPO O LOBÃO DO MARANHÃO, QUEM SABE, APAGOU A LUZ PARA PODER PEGAR A CHAPEUZINHO VERMELHO. JÁ PENSOU?!?!!?! UM SETOR DE TAMANHA IMPORTÂNCIA, ESTRATÉGICO PARA O PAÍS, NAS MÃOS DO LOBÃO, DO SARNEY E DA LESMA LERDA BÚLGARA DILMA ROUSSEFF!!! E, VEJA BEM, EM ENTERVISTA A TELEVISÃO UM VAGABUNDO PETISTA MANDOU ESTA: “ESTE NOME “APAGÃO” É INADEQUADO. APAGÃO ERA O QUE HAVIA EM 2001, O QUE HÁ AGORA SÃO PROBLEMAS TÉCNICOS EVENTUAIS”. OU SEJA, APAGÃO É TUCANO, QUANDO É PETISTA É PROBLEMA TÉCNICO EVENTUAL. QUER DIZER: NOS TEMOS O POSTE, MAS NAO TEMOS LUZ...

    ResponderExcluir