MILK FRUIT

MILK FRUIT

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

CODOMÍNIO HELIÓPOLIS



AGENDE UMA VISITA COM UM DE NOSSOS CORRETORES PARA APRESENTAR NOSSOS LOTES.

TELEFONES:
9497-7118
9998-0434
9181-9868

Corpo de Oscar Niemeyer está sendo velado no Palácio da Cidade no Rio


O velório do arquiteto Oscar Niemeyer será aberto ao público a partir das 8h desta sexta-feira, no Palácio da Cidade, em Botafogo, zona sul do Rio. Durante a noite, apenas parentes e amigos próximos tiveram acesso ao local. O corpo retornou de Brasília, onde foi velado no Palácio do Planalto, logo depois das 22h de quinta-feira, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).
O neto de Niemeyer, Carlos Oscar Niemeyer Magalhães, que trabalhou durante 13 anos no escritório do arquiteto, disse que a família ficou muito emocionada com o carinho das pessoas durante o velório em Brasília. Segundo ele, o avô lhe ensinou importantes lições de vida.
“Ele sempre dizia três coisa para a gente. A vida é um segundo, vamos viver a vida bem vivida, com os amigos e com a família. O mundo é injusto, temos que modificá-lo e fazer aquilo que a gente puder fazer de melhor para ajudar a corrigir as desigualdades sociais. E a outra coisa que ele dizia é que a palavra mais bonita é solidariedade.”
Como administrador do escritório do avô, Carlos contou que nem sempre era fácil gerir as finanças: “Como comunista, a ligação dele com o dinheiro era nenhuma.”
O neto justificou a escolha da família em fazer o enterro no Rio pelo amor que ele tinha pela cidade. “Ele era apaixonado pelo Rio de Janeiro, apesar de ter projetado Brasília e gostar muito de lá. Mas o Rio era a cidade dele.”
O velório ao público está previsto para ocorrer até as 15h. Em seguida, será rezada uma missa para os parentes e amigos. O enterro de Niemeyer está marcado para 17h, no Cemitério São João Batista, em Botafogo.


Agência Brasil.

Medidas duras: 'Salvador está quebrada', diz ACM Neto


 O prefeito eleito de Salvador, ACM Neto, vai adotar medidas impopulares no início do governo. “Se eu não tomar medidas em 2013, não conserto Salvador”, disse a deputados do DEM, dizendo que a capital baiana está “quebrada”. A informação é de Ilimar Franco, na sua coluna do Globo.

ACM Neto, por sinal, quebrou o gelo com a ajuda do governador da Bahia, Jaques Wagner(PT) e foi ao Palácio do Planalto, sendo recebido com toda a deferência pela presidente Dilma, e de lá saiu radiante, esquecendo o pega da campanha eleitoral. ''Saiu melhor do que eu esperava'', festejou o baiano.




Magno Martins.

Barbosa fica entre petistas no velório de Niemeyer


A presidente Dilma Rousseff se encontra com presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, durante o velório de Niemayer
Foto: Gustavo Miranda / Agência O Globo
Gustavo Miranda 
O ministro Joaquim Barbosa esteve lado a lado, nesta quinta-feira, com representantes do PT, partido que teve mais correligionários punidos no julgamento do mensalão, no Supremo Tribunal Federal (STF). Durante o velório do arquiteto Oscar Niemeyer, no Palácio do Planalto, Joaquim fez uma pausa na sessão no STF, para presenciar a chegada do corpo. No espaço reservado para as autoridades, Joaquim sentou-se entre o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), e o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT). Três fileiras atrás, na mesma direção, estavam o presidente do partido, Rui Falcão, e o futuro líder da leganda na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), irmão de José Genoíno, condenado no mensalão.



Magno Martins.

PROTESTO


O governador Eduardo Campos (PSB) assistiu, ontem, a um protesto em Ouricuri promovido pela Fetape – a Federação dos Trabalhadores na Agricultura. “A gente está sendo massacrado. Em abril nós entregamos ao secretário de Agricultura um documento com ações para conviver com o semiárido e ele fez muitas promessas. O milho da Conab que foi prometido é só para os grandes produtores”, disparou o secretário de Políticas Agrárias da Fetape, Eraldo Souza, que fechou uma estrada, queimou pneus e mobilizou agricultores.



Magno Martins.

As manchetes do dia do Brasil e do mundo


Folha de Pernambuco
Eleição Tricolor
Diário de Pernambuco
Niemeyer e a arena do Sport que nunca saiu do papel
Jornal do Commercio
Protesto contra a seca
Folha de S.Paulo
Maioria dos novos médicos é inapta, mas poderá atuar
Agora S.Paulo
Grana da revisão dos auxílios sai a partir de 25 de janeiro
O Estado de S.Paulo
Barbosa vota pela cassação de deputados do mensalão
O Globo
Quem decide: Supremo ou Câmara? STF deve cassar mandatos de deputados do mensalão
Valor Econômico
Pacote promove abertura ampla a portos privados
Correio Braziliense
Para sempre Niemeyer
Estado de Minas
Assaltos levam terror à Savassi
Zero Hora
O maior investimento privado da história do RS
Brasil Econômico
Governo lança plano de R$ 54 bi para a modernização dos portos*
Jornais internacionais
The Washington Post (EUA)
Presidente egípcio firme sobre votação de referendo
Le Monde (França)
Em Marselha, a prisão da vergonha
El País (Espanha)
Montoro redobra a ameaça às autonomias que descumprirem o déficit


Blog da Folha.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Morre no Rio o arquiteto Oscar Niemeyer


Arquiteto de 104 anos estava internado desde 2 de novembro em Botafogo.
Reconhecido internacionalmente, ele faria 105 anos em 15 de dezembro.
O arquiteto Oscar Niemeyer (Foto: Reuters)
O arquiteto Oscar Niemeyer, de 104 anos, morreu no Rio às 21h55 desta quarta-feira (5). Ele estava internado desde 2 de novembro no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul. Reconhecido internacionalmente por suas obras, Niemeyer completaria 105 anos em15 de dezembro.
Nesta quarta, um boletim médico informava que o estado de saúde do arquiteto havia piorado e era considerado grave.
Infográfico Niemeyer (Foto: Arte/G1)
Ainda segundo o hospital, Niemeyer respirava com a ajuda de aparelhos e encontrava-se sedado por causa de uma infecção respiratória.
Visita à Passarela do Samba
Em fevereiro, Niemeyer fez uma visita ao Sambódromo, durante a fase final das obras de reforma da Passarela do Samba que mantiveram o traçado original que o arquiteto projetou há 30 anos. Ele enfrentou o sol forte de meio-dia e percorreu num carrinho aberto toda a extensão da Avenida.
"Está muito bom. Melhorou muito. Este não é um trabalho só meu, é o trabalho de um grupo. Estou entusiasmado", disse Niemeyer, na ocasião.
O projeto de Niemeyer previa um equilíbrio entre os dois lados da Sapucaí, como se fosse um espelho. Com a obra, a Sapucaí passou a ter 12.500 lugares a mais, podendo acomodar 72.500 pessoas.
Trabalho em ateliê para festejar 104 anos
Autor de mais de 600 projetos arquitetônicos, Niemeyer decidiu festejar os seus 104 anos do jeito que mais gostava: trabalhando em seu ateliê de janelas amplas diante da Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio.

Em agosto de 2011, ele lançou o livro "As igrejas de Oscar Niemeyer" (Editora Nosso Caminho), na galeria de um shopping da Zona Sul do Rio.
Embora ateu convicto, o arquiteto selecionou fotos e desenhos das 16 obras religiosas, entre capelas e igrejas, que realizou ao longo de sua carreira.
"As pessoas se espantam pelo fato de, mesmo sendo comunista, me interessar pelas igrejas. E a coisa é tão natural. Eu morava com meus avós, que eram religiosos. Tinha até missa na minha casa. E eu fui criado num clima assim. Esse passado junto da família me deixou com a ideia de que os católicos são bons, que querem melhorar a vida e fazer um mundo melhor", explicou Niemeyer, na ocasião.
Histórico de internações
O arquiteto foi internado várias vezes ao longo dos últimos anos. A última foi em 2 de novembro, quando voltou ao Samaritano, seis dias depois de ter recebido alta. Desta vez, Niemeyer foi submetido a tratamento de hemodiálise e fisioterapia respiratória.

No dia 13 de outubro, o arquiteto deu entrada no Hospital Samaritano após sentir-se mal, apresentando um quadro de desidratação. Ele ficou internado por duas semanas.
Em maio, Niemeyer também esteve internado no mesmo hospital, quando deu entrada com desidratação e pneumonia. Depois de 16 dias, com passagem pela UTI, recebeu alta.
Em abril de 2011, o arquiteto ficou internado por 12 dias por causa de uma infecção urinária. Também já foi submetido a cirurgias para a retirada da vesícula e de um tumor no intestino.
Em 2010, Niemeyer também foi internado em abril, devido a uma infecção urinária.
Em 2009, o arquiteto ficou internado por 24 dias no Samaritano, entre setembro e outubro, após dores abdominais. Ele chegou a passar por uma cirurgia para retirar um tumor no intestino grosso, uma semana depois de ter sido operado para a retirada de um cálculo na vesícula.
Em junho do mesmo ano, o arquiteto foi internado no hospital Cardiotrauma de Ipanema, também na Zona Sul, queixando-se de dores lombares. Ele passou por uma bateria de exames e recebeu alta médica algumas horas depois. Na ocasião, exames de sangue e uma tomografia indicaram que Niemeyer estava apenas com uma lombalgia.
Em 2006, o arquiteto chegou a ficar 11 dias internado, após sofrer uma queda e passar por uma cirurgia.
Filha do arquiteto morreu em junho
A designer Anna Maria Niemeyer, única filha de Oscar Niemeyer, morreu aos 82 anos, em consequência de um enfisema pulmonar, em 6 de junho.

Segundo o administrador Carlos Oscar Niemeyer, filho de Anna, o avô esteve pela última vez com sua mãe, três dias antes, durante uma visita ao Hospital Samaritano, onde Anna Maria ficou mais de 40 dias internada.
Ainda de acordo com Carlos Oscar, durante o tratamento, Anna chegou a receber alta, mas voltou a ser internada no dia 1º de junho. Ela teve cinco filhos,13 netos e quatro bisnetos.
Carlos Oscar contou que sua mãe e o avô eram muito próximos e costumavam se falar todos os dias. Ele disse que Niemeyer ficou muito abalado ao receber a notícia da morte da única filha.
"O pai receber a notícia da morte de um filho é uma coisa extremamente difícil, imagina para um pai de 104 anos, a situação é ainda mais complicada", comentou Carlos, durante o sepultamento de Anna Maria Niemeyer.

G1.

Mendonça diz que a estratégia do Governo é abafar a participação de Rosemary Noronha na Operação Porto Seguro


O deputado federal, Mendonça Filho, afirmou após a audiência pública com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, para explicar a Operação Porto Seguro, que ficou clara a estratégia do Governo de abafar a participação da ex-chefe de Gabinete da Presidência da República, em São Paulo, Rosemary Noronha, no esquema investigado pela Polícia Federal. A ex-chefe de Gabinete  aparece nas investigações da Polícia Federal como uma peça chave no esquema de venda de pareceres técnicos em órgãos federais, revelado pela Operação Porto Seguro.
      “Mesmo as  investigações da Polícia Federal apontando Rosemary no centro da operação, o ministro insistiu em tratar a participação dela como sendo de um núcleo de servidores de segundo e terceiro escalão, ignorando a influência dela no Governo e até mesmo junto ao então presidente Lula, criticou Mendonça.  Autor da convocação do ministro, Mendonça Filho não ficou satisfeito com a explicação do ministro e da própria Polícia Federal para o fato de não ter sido quebrado o sigilo telefônico de Rosemary Noronha.  “A explicação foi de que não tinha justa causa para quebrar esse sigilo. Não entendi, porque a Rosemary aparece  como personagem central do esquema investigado pela Polícia Federal”, afirmou. 
   O parlamentar também perguntou ao ministro  se  algumas gravações feitas pela Polícia Federal teriam sido descartadas e se procedia a informação de que Rosemary acompanhou Lula em várias viagens presidenciais,  sem que sua  participação fosse registrada oficialmente como participante da comitiva oficial. O ministro disse que não tinha conhecimento do fato e remeteu a resposta para o Ministério das Relações Exteriores.
   Na audiência pública, Mendonça cobrou a ida à Camara dos Deputados dos envolvidos com a Operação Porto,  como a ex-chefe de gabinete da Presidência da República, Rosemary Noronha, o advogado-geral adjunto da União, José Weber de Holanda Alves e servidores da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Agência Nacional de Águas (ANA), a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. "Espero que a sua presença aqui não seja interpretada pelo Governo como o suficiente para prestar todos os esclarecimentos necessários. É papel desta Casa apurar fatos como este e torná-los transparentes e para isso, é fundamental a vindo dessas pessoas", afirmou. 

Nádia Ferreira


Dilma vaiada ao falar sobre ''portador de deficiência''



Dilma comete gafe e é vaiada na 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Foto: O Globo / Gustavo Miranda

O discurso da presidente Dilma Rousseff gerou reclamações e até vaias da plateia que participava ontem da 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em Brasília.  'Eu fiquei muito impressionada [ao ver] como a tecnologia pode nos ajudar a dar condições melhores de vida, melhores oportunidades para portadores de deficiência', disse. Logo em seguida, foi vaiada por parte da plateia.
A causa da indignação foi a expressão 'portador de deficiência', usada pela presidente. Logo após o deslize, Dilma pediu desculpas e trocou a palavra 'portador' por 'pessoa'. 'Portador não é muito humano, pessoa é, né?', afirmou. Após a correção, ela foi aplaudida pela plateia.
Desde 2009, quando o Brasil ratificou uma convenção internacional de pessoas com deficiência, o termo 'portador' foi abolido. Antônio Ferreira, secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, preferiu encarar a gafe de Dilma como 'ato falho'. O secretário, que é deficiente visual, afirma que o termo 'portar' não condiz com a condição das pessoas com deficiência. 



Magno Martins.

STF inicia revisão de penas e multas do mensalão


Os ministros do Supremo Tribunal Federal poderão rever nesta quarta-feira penas fixadas ao longo das últimas semanas para os réus condenados no processo do mensalão. Na sessão plenária desta quarta-feira, eles deverão analisar propostas para adequar multas e penas de prisão. Um dos que poderá ter a sua punição revista é o deputado federal Valdemar Costa Neto (PR-SP), condenado a 7 anos e 10 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro e pagamento de multa de mais de R$ 1 milhão.
Na semana passada, o relator da ação e presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, verbalizou o inconformismo em relação a essa pena, que deve ser cumprida no regime semiaberto. Se a punição fosse superior a 8 anos, ela deveria começar a ser executada no regime fechado. Para Barbosa, a pena imposta é “o absurdo dos absurdos”.
Os ministros também deverão reavaliar as multas fixadas para os condenados. O revisor do processo, Ricardo Lewandowski, vai defender que para estabelecer essas punições sejam adotados os mesmos critérios utilizados para fixar as penas de prisão. “Acho que é preciso fazer adequação das multas no sentido das pessoas que estejam na mesma situação tenham as mesmas penas pecuniárias ou prisionais”, disse nesta terça-feira (4).


Blog da Folha.

As manchetes do dia no Brasil e no Mundo


Folha de Pernambuco
Lei seca diminui mortes no trânsito
Diário de Pernambuco
A saída pelo alto
Jornal do Commercio
Nova lei seca reduz mortes em 24,3%
Folha de S.Paulo
Presos fazem conferências de até 10 horas pelo celular
Agora S.Paulo
Saiba conseguir tempo especial com trabalho de risco após 97
O Estado de S.Paulo
União culpa SP e MG por corte menor de tarifa de luz
O Globo
Alívio no bolso – Conta de luz cairá menos do que Dilma prometeu
Valor Econômico
Estados do PSDB ameaçam guerra judicial por elétricas
Correio Braziliense
A capital federal em dia de: Cobrança
Estado de Minas
BH sufocada
Zero Hora
RS deve crescer quase o dobro do país em 2013
Brasil Econômico
Contra o PIB fraco, governo reage com outra rodada de incentivos
Jornais internacionais
The Washington Post (EUA)
Exército sírio enfraquece com avanço rebelde
Le Figaro (França)
UMP se instala na divisão
El País (Espanha)
Mas se rebela contra a “lei Wert” por sua “ofensiva frente o catalão”


Blog da Folha.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Mendonça Filho coloca R$ 2,3 milhões no Orçamento da União para obras de infra-estrutura, saúde e abastecimento de água em Belo Jardim


O deputado federal Mendonça Filho colocou R$ 2,3 milhões no Orçamento do Governo Federal de 2013 para beneficiar Belo Jardim com obras de infra-estrutura urbana, melhoria dos acessos rodoviários, Casa de Saúde e abastecimento de água na zona rural. “Meu compromisso com Belo Jardim é permanente e duradouro. Ao longo dos anos as obras que beneficiaram a cidade contaram com meu apoio e do ex-deputado José Mendonça”, afirmou Mendonça, ressaltando que esses recursos são de emendas individuais específicas para o município.
Segundo Mendonça, os recursos para infra-estrutura urbana são destinados a obras de calçamento e melhorias que possam acompanhar o crescimento da cidade. “Belo Jardim é uma cidade vem crescendo economicamente e precisa de infra-estrutrutura urbana para atrair novos investimentos, gerar mais empregos e garantir melhor qualidade de vida para as pessoas”, justificou Mendonça.
Na área de recursos hídricos, Mendonça colocou R$ 500 mil em emendas para abastecimento de água em distritos como Serra dos Ventos. “Na zona rural uma das prioridades é garantir o abastecimento de água”, afirmou, ressaltando que os distritos são os mais castigados com a seca que hoje assola o Nordeste. Além das emendas específicas para Belo Jardim, Mendonça diz que recursos colocados para programas e projetos do Governo Federal que atendem a todos os municípios na área de  saneamento e a atenção básica à saúde, educação básica, turismo e esportes também vão beneficiar Belo Jardim.
      Na área de saúde, Mendonça colocou emendas para específicas para instituições como IMIP, Hospital do Câncer, AACD e Procape, hospitais que atendem à população do Estado todo, inclusive a de Belo Jardim e do Agreste. Mendonça Filho lembrou que colocou R$ 3,5 milhões em emendas para Belo Jardim, ano passado, para o OGU de 2012. Desse valor, o deputado conseguiu empenhar R$ 1,2 milhão, através do DNIT, que vão ser liberados para as obras de melhoria dos acessos da cidade e a construção de um novo acesso na Cohab 1. O início das obras de acesso a cidade está previsto para o início de 2013. 

Nádia Ferreira


De Olho no Esporte


AÍ ESTÁ A COMISSÃO TÉCNICA DO BELO JARDIM FUTEBOL CLUBE!!!

TÉCNICO: EDSON LEIVINHA

AUXILIAR TÉCNICO: ALBERTO LIMA

PREPARADOR FÍSICO: JHOILTON SIMÕES

PREPARADOR DE GOLEIROS: FRANCISCO POMBO

AGORA É ESPERAR A APRESENTAÇÃO DOS JOGADORES NO DIA 17 DE DEZEMBRO E COMEÇAR O TRABALHO PARA O PERNAMBUCANO DE 2013.


Jonas Torres.

De Olho no Esporte


Como todos já sabem, a Equipe do Belo Jardim Futebol Clube se apresentará nesse dia 17, e alguns jogadores ainda estão em fase de negociação. Uma boa noticia para a torcida belojardinense é a volta do Jogador Fabio Recife que acaba de fecha por mais um ano com a nossa equipe.
Conversei com Fabio Recife agora pela manha e ele se mostrou muito feliz por está de volta a equipe do Calango. "Fico muito feliz em está de volta a Belo Jardim e pode ter certeza que irei dá o meu melhor pela  minha equipe".

Vamos relembrar a passagem de Fabio Recife pela Equipe do Calango:

Fábio Recife, o jogador mais disciplinado do Pernambucano

Volante do Belo Jardim, aos 34 anos, participou de todos os jogos sem ser substituído e não tomou nenhum cartão



Após subir para a Série A1 do Pernambucano no ano passado, o Belo Jardim tinha pretensões bem modestas este ano. E conseguiu se manter na elite do futebol estadual. O clube do Agreste de Pernambuco só não esperava atingir uma outra marca: ter o jogador mais disciplinado da competição.
Dizer que o volante Fábio Recife levou o time nas costas seria injusto com os outros jogadores, mas o que ele fez no Estadual vai ficar para sempre na memória. Aos 34 anos, jogou todas as partidas do Pernambucano, sem ser substituído uma única vez, e não tomou nenhum cartão. Uma façanha para quem tem a missão de destruir as jogadas do adversário. 
- Isso aí é a sequência de um trabalho que já vem sendo feito desde o ano passado e vem surtindo efeito aqui.
De acordo com o próprio jogador, que teve passagem pelo Náutico, o jogo limpo foi aprimorado no decorrer da carreira, com dois títulos pernambucanos conquistados justamente pelo Timbu, em 2001 e 2002.
- Ter passado por grandes clubes, atuado com grandes jogadores, acabamos aprendendo alguma coisa positiva e trouxe isso para cá.
Quem é mais jovem está aprendendo com o companheiro. É o que explica o volante Eduardo Eré, que no ano passado defende o Náutico.
- Fábio tem equilíbrio, coisas que os jogadores mais jovens não têm, porque vamos ainda um pouco com a emoção e a experiência do Fábio é louvável. Um jogador participar de todos os jogos do campeonato e não levar nenhum cartão amarelo isso é para a Federação Pernambucana colocar na história, porque acho que até hoje nunca houve um jogador com essa marca.


Barbosa derruba supersalários no TC de São Paulo


 O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, derrubou nesta segunda-feira uma decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo, de novembro, que autorizava o pagamento de salários acima do teto constitucional para 168 servidores do Tribunal de Contas do município de São Paulo.  Os servidores do Tribunal de Contas tiveram os salários superiores ao teto do funcionalismo do município, de R$ 24,1 mil, reduzidos em fevereiro, por decisão do presidente do órgão, Edson Simões. Havia contracheques com valores superiores a R$ 50 mil.
Os 168 funcionários que ganhavam acima do teto recorreram ao Tribunal de Justiça, alegando que os salários eram “direito adquirido” e, por isso, o grupo não poderia ter os valores dos contracheques reduzidos. A Justiça deu ganho de causa aos servidores. Mas o Tribunal de Contas recorreu ao STF. Na decisão desta segunda-feira, Joaquim derrubou a autorização até que o plenário do Supremo discuta o mérito da questão. O ministro deu prazo de dez dias para que o tribunal paulista preste informações sobre o caso. 




Magno Martins.

Eleitor ausente no primeiro turno deve justificar-se até quinta-feira


Os eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições deste ano têm até quinta-feira (6) para justificar a ausência. Quem não justificar pode ter o título cancelado – caso ocorra três vezes seguidas –, ficar impedido de tirar passaporte, de fazer concurso ou renovar matrícula em unidade pública de ensino.
O eleitor deve preencher o Requerimento de Justificativa, obtido gratuitamente nos cartórios eleitorais ou nosite do Tribunal Superior Eleitoral. O requerimento deve ser apresentado em qualquer cartório eleitoral do país, acompanhado de documento com foto, como a carteira de identidade ou de habilitação.
Os eleitores residentes no exterior que já se cadastraram para votar no país onde moram não precisam justificar a ausência, pois não votam na eleição municipal – somente na presidencial. Os que ainda não se cadastraram devem justificar a ausência às eleições no prazo de 30 dias após o retorno ao Brasil.
Os eleitores que faltaram ao segundo turno poderão justificar até 27 de dezembro.


Agência Brasil.

Ceia de Natal está 18,6% mais cara


O câmbio do Dólar e a seca que afetou o clima em todo o País este ano vão interferir no preço dos itens da ceia natalina. De acordo com um recorte feito na lista de alimentos pesquisada para compor o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), sob responsabilidade do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), a cesta de complementos de mesa para o Natal (como arroz, cebola, abacaxi, uvas, azeite e bacalhau) subiu em média 18,6%, entre novembro de 2011 e novembro de 2012. O percentual supera a inflação média do período, acumulada em 5,77%. A pesquisa foi feita entre sete capitais, inclusive o Recife e Salvador, sem discrepâncias significativas entre elas.
De acordo com o economista do Ibre, André Braz, os alimentos in natura tiveram reflexos diretos das questões climáticas, enquanto itens importados como azeite (que teve alta de 3,48% no período) e vinho (1,61%) sofreram variações mais leves do que a do câmbio. Estes produtos subiram menos que a inflação. No entanto, o mamão papaya está quase 67% mais caro. Altas consideráveis também no preço da batata inglesa (51,82%), da cebola (48,37%) e do arroz (33,49%). Outros produtos também subiram acima da inflação, como a azeitona em conserva (11,79%), o frango (10,45%), os pães e biscoitos (8,55%) e o bacalhau (5,96%). Apenas o pernil suíno teve redução, mas baixa, de 1,26%.
Braz aconselha aos consumidores a fazerem consulta de preço, já que as diferenças entre itens pode chegar a 50%. “Alimentos in natura – frutas, legumes e hortaliças – não têm marca, a pesquisa fica mais difícil. Mas, em outros itens, como vinhos, azeites e panetones, o ideal é substituir as marcas mais conhecidas, que geralmente são mais caras, por outras mais baratas”.


Blog da Folha.

As manchetes do dia no Brasil e no Mundo


Folha de Pernambuco
Ceia de Natal está mais cara este ano
Diario de Pernambuco
Empresas viram “donas” de calçadas
Jornal do Commercio
Fator providenciário melhora benefícios
Folha de S.Paulo
SP recusa plano do governo que barateia energia
Agora S.Paulo
Veja quem ganha e quem perde com a nova tabela do INSS
O Estado de S.Paulo
FHC lança candidatura de Aécio para presidente
O Globo
Rumo às Olimpíadas – Elevado do Joá enfrenta ‘degradação estrutural’
Valor Econômico
União já garantiu corte de 17% nas tarifas de energia
Correio Braziliense
Férias no exterior? É bom preparar o bolso
Estado de Minas
Ouro Preto – Pacotes de carnaval em imóveis públicos
Zero Hora
Governo força acordo por luz mais barata
Brasil Econômico
Dilma convoca Mantega e cobra ações para estimular a economia
Jornais internacionais
The Washington Post (EUA)
Obama faz advertência à Siria
Le Figaro (França)
Provocação de Duflot deixa Igreja Católica indignada
Le Monde (França)
23% dos jovens são pobres na França
El País (Espanha)
Wert endurece sua lei para obrigar Catalunha a ensinar em castelhano


Blog da Folha.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Detentos de Pernambuco farão provas do Enem

Nestas terça e quarta-feira, 247 reeducandos de Pernambuco farão as provas de Exame Nacional  do Ensino Médio. Foto: Helder Tavares/DP/D.A Press /Arquivo
Foto: Helder Tavares

A oportunidade de um mundo novo e a perspectiva de um futuro diferente também está por trás das grades. Isso, para aqueles detentos que estiverem realmente com vontade de mudar de vida.
Nestas terça e quarta-feira, 247 reeducandos de Pernambuco farão as provas de Exame Nacional  do Ensino Médio (Enem), das 8h às 12h. Os testes acontecerão em seis unidades prisionais do Grande Recife e interior.

Diário de Pernambuco.

Vereadores se mobilizam contra fim de seus salários


Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que tramita no Senado, de autoria do tucano Cyro Miranda (GO), propõe a extinção do salário de vereadores em municípios com menos de 50 mil habitantes. Caso aprovada, a medida pode atingir 89,41% dos 5.565 municípios brasileiros - apenas 600 cidades continuariam a remunerar seus legisladores municipais. Como era de se esperar, os vereadores ficaram indignados com a ideia e já organizam um ato em Brasília, para a próxima semana, com o intuito de pressionar os parlamentares.
O presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB), Gilson Conzatti, que atua na câmara de Iraí (RS), alega que a PEC é inconstitucional. Ele defende que senadores não podem legislar sobre salários de vereadores, e afirma que a proposta pode abrir margem para a instauração de um 'mensalão municipal'.


Magno Martins.

Na jugular

De próprio punho, o ex-deputado Osvaldo Coelho (DEM) fez uma contundente carta ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, mostrando que sem irrigação não há solução para o semiárido nordestino escapar das secas periódicas. E bateu duro em Lula e Dilma, que, segundo ele, não ampliaram em só hectare a área irrigada entre os municípios de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), na beira do rio São Francisco.



Magno Martins.

As manchetes do dia no Brasil e no mundo


Folha de Pernambuco
Céu, inferno
Jornal do Commercio
Timbu rebaixa o Leão e vai à Sul-Americana
Diario de Pernambuco
ABC
Folha de S.Paulo
Governo usa apenas 48% dos recursos para desastre
Agora S.Paulo
Saiba como se aposentar pelo teto com o novo fator
O Estado de S.Paulo
Paulo Vieira planejava trocar pareceres por apoio eleitoral
O Globo
Armadilhas para o futuro – Governo quer reduzir benefícios por invalidez
Valor Econômico
Popularização de planos de saúde superlota hospitais
Correio Braziliense
O discurso do ministro da Justiça no Congresso
Estado de Minas
Popularização de planos de saúde superlota hospitais
Zero Hora
Marcha lenta dos controladores de velocidade no RS
Brasil Econômico
Elétricas decidem hoje se aceitam renovar os contratos de concessão
Jornais internacionais
The Washington Post (EUA)
Braço da Al Qaeda no Iraque representa nova ameaça
El País (Espanha)
González pede ao PSOE “vocação de maioria” para retomar o centro
Público (Portugal)
Passos Coelho criou ONG que era financiada apenas pela Tecnoforma


Blog da Folha.