MILK FRUIT

MILK FRUIT

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Direito de voto feminino completa 80 anos no Brasil; saiba mais sobre essa conquista


Faz só 80 anos que a mulher brasileira ganhou o direito de votar nas eleições nacionais. Esse direito foi obtido por meio do Código Eleitoral Provisório, de 24 de fevereiro de 1932. Mesmo assim, a conquista não foi completa. O código permitia apenas que mulheres casadas (com autorização do marido), viúvas e solteiras com renda própria pudessem votar.
As restrições ao pleno exercício do voto feminino só foram eliminadas no Código Eleitoral de 1934. No entanto, o código não tornava obrigatório o voto feminino. Apenas o masculino. O voto feminino, sem restrições, só passou a ser obrigatório em 1946.
Reprodução
Alzira Soriano foi eleita prefeita de Lajes (RN) em 1928
Alzira Soriano foi eleita prefeita de Lajes (RN) em 1928
O direito ao voto feminino começou pelo Rio Grande do Norte. Em 1927, o Estado se tornou o primeiro do país a permitir que as mulheres votassem nas eleições.
Naquele mesmo ano, a professora Celina Guimarães --de Mossoró (RN) se tornou a primeira brasileira a fazer o alistamento eleitoral. A conquista regional desse direito beneficiou a luta feminina da expansão do "voto de saias" para todo o país.
Mulheres no poder
A primeira mulher escolhida para ocupar um cargo eletivo é do Rio Grande do Norte. Foi Alzira Soriano, eleita prefeita de Lajes, em 1928, pelo Partido Republicano. Mas ela não terminou o seu mandato. A Comissão de Poderes do Senado anulou os votos de todas as mulheres.
Reprodução
Carlota Pereira de Queiroz foi eleita deputada federal em 1933
Carlota Pereira de Queiroz foi eleita deputada federal em 1933
Em 3 de maio de 1933, a médica paulista Carlota Pereira de Queiroz foi a primeira mulher a votar e ser eleita deputada federal. Ela participou dos trabalhos na Assembléia Nacional Constituinte, entre 1934 e 1935.
A primeira mulher a ocupar um lugar no Senado foi Eunice Michiles (PDS-AM), em 1979. Suplente, ela assumiu o posto com a morte do titular do cargo, o senador João Bosco de Lima. As primeiras mulheres eleitas senadoras, em 1990, foram Júnia Marise (PRN-MG) e Marluce Pinto (PTB-RR). Suplente de Fernando Henrique Cardoso, Eva Blay (PSDB-SP) assumiu o mandato dele quando o tucano se tornou ministro do ex-presidente Itamar Franco.
Em 1994, Roseana Sarney (pelo então PFL) foi a primeira mulher a ser eleita governadora, no Maranhão. Em 1996, o Congresso Nacional instituiu o sistema de cotas na Legislação Eleitoral --que obrigava os partidos a inscreverem, no mínimo, 20% de mulheres nas chapas proporcionais. No ano seguinte, o sistema foi revisado e o mínimo passou a ser de 30%.
A primeira mulher ministra de Estado foi Maria Esther Figueiredo Ferraz (Educação), em 1982. Hoje, as mulheres não só estão à frente de vários ministérios como há uma Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres --chefiada por Nilcéa Freire, que tem status de ministra e a Presidente Dilma Rousseff.



Folha.com

Charge do Dia

Andréa Mendonça participa de almoço na zona rural



Mais uma família resolve comungar da amizade da secretária de cultura turismo e paisagismo Andréa Mendonça, o Sr. Irineu mais conhecido como Irineu da espalhadeira e sua esposa a Srª. Laudiceia recepcionou Andréa Mendonça  e assessoria  que estiveram presente ontem no sítio espalhadeira.
Foi servido um almoço que serviu como sinal de aliança de uma nova amizade, o Sr. Irineu alegou que muitas promessas de gestores do passado foram prometido, inclusive de um ex-gestor disse que ao mesmo compra-se pedras que ele iria ajudar a fazer uma mega estrututa, mas foi só promessa do passado, e mais “ Não acertou no alvo certo”.
Quem também esteve no almoço foi amigo Leonel técnico de enfermagem e amigos.




Fonte: Paredão do Povo.

Lixeiras


A equipe mutirão nas ruas, da Secretária de Infra Instrutura e Urbanismo da Prefeitura de Belo Jardim, trabalhou toda tarde desta última quinta-feira sob a coordenação do Encarregado Marcelo.
Foram colocadas em vários pontos da cidade, lixeiras para postes tipo papeleira estilo moderno, prático, material resistente e de um ótimo visual, mantendo assim a limpeza nas vias públicas do município.
Resta agora a sociedade fazer a sua parte, jogar o lixo no lixo

Damy Alves.

OAB-PE consegue na Justiça suspensão das vendas da TIM em Pernambuco


O juiz da 2ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco, Cláudio Kitner, determinou hoje que a TIM Nordeste Celular se abstenha de comercializar novas assinaturas ou habilitar novas linhas ou código de acesso, assim como proceder a portabilidade de códigos de acesso de outras operadoras para sua rede pelo prazo mínimo de 30 dias até que comprove a instalação e o perfeito funcionamento de equipamentos necessários e suficientes para atender as demandas de seus consumidores no Estado de Pernambuco. A decisão vem atender a uma Ação Civil Pública impetrada pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE) e pela Associação em Defesa da Cidadania e do Consumidor (Adeccon).

Em sua decisão, o juiz definiu uma multa de R$ 10 mil por cada nova linha comercializada ou portabilidade realizada e também de R$ 100 mil por dia em caso de descumprimento da determinação. Além disso, ele determinou que, após a instalação dos novos equipamentos necessários à regularização da prestação do serviço, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deverá elaborar um novo relatório de fiscalização, informando se houve melhorias efetivas nas operações da TIM. “Somente após esse relatório, examinarei a suspensão da medida”, afirma o juiz.

Na ação Civil Pública, a OAB-PE e a Adeccon informaram existir, notadamente, problemas em relação ao tráfego de voz disponibilizado ao consumidor, que se evidencia nas dificuldades enfrentadas para o estabelecimento de ligações, bem como nas seguidas interrupções de chamadas suportadas pelos usuários. Ainda na ação, ressaltou-se que os serviços de telefonia celular são prestados em regime de concessão, sujeitando-se, pois, aos ditames da Lei nº 8.987/85 – onde está determinado que a prestação adequada do serviço  deve satisfazer, simultaneamente, os requisitos de regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade, cortesia e modicidade tarifária.

Na análise do pedido, foi incluído um relatório de fiscalização elaborado pela Anatel, com relação à atuação da TIM no Estado de Pernambuco por requisição do Ministério Público Federal. Segundo consta da decisão, “tais resultados retrataram, pois, um quadro bastante preocupante ao comprovarem que usuários de diversos municípios estão sendo afetados diretamente, com sérias dificuldades para realizar chamadas e para mantê-las após completadas. Ademais, com base no relatório da Anatel, é possível concluir que a operadora vem repassando ao usuário, indevidamente, um custo adicional de novas chamadas depois de interrompidas, obtendo, em contrapartida, uma fonte extra de receita”.

“À luz de tais considerações, a intervenção judicial é medida que se faz necessária”, analisa o juiz da 2ª Vara. “Essa foi uma grande vitória não só da OAB-PE e da Adeccon, mas de toda a sociedade e, em particular, dos consumidores da TIM que não estavam sendo tratados com o devido respeito pela empresa. Esperamos, agora, que os investimentos sejam realizados com o objetivo de garantir a melhoria na prestação do serviço”, conclui o presidente da OAB-PE, Henrique Mariano.



Blog de Jamildo.


quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Deu no Blog Paredão do Povo: "Nenhum dos pré-candidatos se enquadram na ficha limpa e isso eu vou provar no dia 30 de junho”. Disse o desembargador Valdemir Cintra



Em conversa com o Desembargador Valdemir Cintra sobre a nova lei FICHA LIMPA, e quem é quem aqui em Belo Jardim, o mesmo relatou a essa blog que:
“ A condenação é do TCU, João Mendonça não foi pego pela ficha limpa, ele não tem condenação, como lhe falei a condenação é TCU e não se fala em TCE, isso tem nos critérios.
A reprovação das contas de João na Câmara municipal foi suspensa, por que a Câmara  na época não deu o direito de defesa, João entrou na justiça e o resultado foi anulado.
Eu já analisei da nova lei do ficha limpa, e vi os critérios, disse na rádio, e digo a você nenhum dos pré-candidatos se enquadram na ficha limpa e isso eu vou provar no dia 30 de junho”.


Fonte: Paredão do Povo.

Geração de emprego no Brasil cai em janeiro



O Brasil registrou a criação de 118.895 vagas com carteira assinada em janeiro, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados divulgados nesta quinta pelo Ministério do Trabalho. Este é o pior resultado para o primeiro mês do ano desde 2009, quando foram fechados 101.748 postos de trabalho. Na comparação com janeiro de 2011, o resultado foi 21,82% menor, quando foram gerados 152.091 postos de trabalho. Em dezembro de 2011, houve o fechamento de 408.172 vagas, ante a geração de 42.735 em novembro de 2011. O saldo de janeiro é resultado de 1.711.490 admissões e 1.592.595 desligamentos, ambos os maiores números para o mês.



Magno Martins.


Belo Jardim poderá ter 3 candidaturas, e a lei do ficha limpa?



Na véspera do sábado de Zé Pereira, almoçaram juntos para uma troca de opiniões sobre Belo Jardim o ex-prefeito João Mendonça (PSD) e o chefe da Casa Civil, Tadeu Alencar. O quadro lá, hoje, está provisoriamente definido com três candidaturas: o próprio João, Andrea Mendonça (DEM) e Cintra Galvão (PTB). Mas é provável que fiquem no páreo apenas dois.

INALDO SAMPAIO

Pergunto eu:" E as contas rejeitada do ano 2003 e 2005? E a Lei do Ficha Limpa valerá para Belo Jardim?"



Fonte: Paredão do Povo.

"Em 2014 irei ser candidato a deputado", Disse o prefeito Marco coca cola



Dentro dos bastidores políticos é praticamente certa a candidatura do prefeito Marco coca cola  (DEM) para deputado na próxima eleição para cargos desse tipo, em 2014.
Depois da dança do ENFICA, o republicanos Coca Cola tomou gostou da coisa pública e em conversa com esse blog disse:” Em 2014 irei ser candidato a Deputado Federal caso Mendonça Filho seja Candidato a Governo do Estado, se não, eu irei ser Candidato a Deputado Estadual”.
Pelo visto a vontade de Marco coca cola, é de não abandonar a política de maneira alguma, em 31 de dezembro deste ano, ele encerrará seu mandato e que, obviamente, entregar o governo no dia 1° de janeiro de 2013, para o seu pré-candidato a sucessão, Andréa Mendonça (DEM) filha do saudoso ex-deputado federal José Mendonça A Baraúna do Agreste.



Fonte: Paredão do Povo.

Belo Jardim vence por 2 a 0 e tira Náutico da co-liderança do Estadual


Calango foi superior jogando em casa, marcou golaço e não deu espaços para o Timbu




 O favoritismo do Náutico diante do Belo Jardim não se confirmou em campo na noite desta Quarta-feira de Cinzas. O Timbu foi até o Agreste e perdeu do Calango por 2 a 0 com gols de Tiago Santos e Alenilson em jogo realizado no estádio Mendonção diante de 5.002 espectadores. O Alvirrubro continua com 22 pontos e deixou escapar a chance de terminar o primeiro turno na co-liderança junto com o Salgueiro, agora sozinho na ponta com 25 pontos.
Além de perder a oportunidade de ficar no topo da tabela, o Náutico viu o Petrolina (agora com 21 pontos) encostar na classificação e ainda por cima pode ser ultrapassado pelo Sport após o fim da rodada, nesta quinta-feira. Se o Timbu não honrou a tradição de sua camisa, melhor para o Belo Jardim. Antes da rodada começar, o Calango tinha 12 pontos e ocupava a sétima colocação na zona intermediária da tabela. Agora, o time tem 15 pontos e começa a enxergar a possibilidade de brigar pelo G-4.
Fonte: Globoesport.
Fotos: Manu Campelo.