MILK FRUIT

MILK FRUIT

sexta-feira, 9 de março de 2012

Mãe Coruja


O Programa Mãe Coruja, que é uma parceria do Governo do Estado e Secretaria Municipal de Saúde de Belo Jardim  estar realizando nesta sexta-feira o tele cine Mulher, exibindo filmes para gestantes em sua sede.

Este programa, reúne diversas ações voltadas para a promoção da saúde e do desenvolvimento de mulheres grávidas e crianças de 0  a 5 anos.

No município são 1.500 mulheres cadastradas. A Coordenação fica por conta das enfermeiras Karla e Priscila.


Damy Alves.


ELA VEM AI !!!

Supremo inocenta deputado que "se lixa" para a opinião pública


O Supremo Tribunal Federal (STF) inocentou hoje (8), por unanimidade, o deputado Sérgio Moraes (PTB-RS) da acusação de uso indevido do dinheiro público em benefício próprio. O deputado ficou conhecido por ter declarado, em 2009, que "se lixa" para a opinião pública ao comentar possível arquivamento de um processo contra um colega na Comissão de Ética da Câmara.
O Ministério Público Federal acusava o deputado de instalar um telefone na mercearia do pai com verba pública quando era prefeito de Santa Cruz do Sul (RS), em 1997, para chamadas pessoais. A denúncia foi recebida em 2002 pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). A defesa do político alegava que o telefone era usado por toda a comunidade, já que a localidade era de difícil acesso.
No julgamento desta tarde, o relator Luiz Fux votou pela improcedência da ação penal, alegando que não ficou provado que o político agiu em causa própria nem que as chamadas foram feitas em uso próprio. "No processo criminal tudo deve ser claro (...), não basta a alta probabilidade”.
O ministro também destacou que a linha telefônica comunitária foi instalada no armazém do pai do acusado dez anos antes da gestão de Moraes na prefeitura, e que as testemunhas de acusação mencionaram a existência de outros telefones comunitários na cidade.


Agência Brasil.

Reaproximação de Eduardo e Jarbas vem desde dezembro e promete ter novos capítulos


eduardo e jarbas
Sabe aquela máxima nunca diga nunca? Pois se serve para a vida prática cai como uma luva para a mão escorregadia da política.
A reaproximação entre o governador Eduardo Campos (PSB) e o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), noticiada nesta quarta pelo Diario, em matéria da editora-assistente de Política, Andrea Pinheiro, é prova disso.
Os dois lideram grupos antagonistas no estado, travaram embate inflamados em disputas eleitorais, mas já foram aliados.
Quem sabe, buscaram no passado razões para um distensionamento no futuro. Quem sabe, os tais interesses de Pernambuco não estariam servindo de amálgama para selar um pacto de convivência. Vá saber.
Eduardo, de olho no propagado e combatido projeto nacional, tem investido, sem censura, na conquista de espaço, apoios e holofotes. Portanto, procurar um adversário em busca de diálogo não chega a ser surpreendente.
Jarbas, liderança que sabe se fazer ouvir a partir de Brasília, pode incomodar e muito o governador caso resolva iniciar uma campanha contra o voo “federalizado” do socialista.
Conhece, como poucos, as mazelas de Pernambuco e pode construir um discurso capaz atrapalhar os planos de Eduardo. Aguardemos, pois, os desdobramentos dessa retomada de relação. Esta história toda pode até não dá em aliança, mas vai dar muito o que falar.


Diário de Pernambuco.

Cadê a lista do TRE?

 
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco ainda não se manifestou em relação à decisão do TSE que está mais mexendo no processo eleitoral deste ano: quem teve contas de campanha rejeitadas em 2010 está inelegível. O TRE do Rio saiu na frente. Segundo levantamento oficial, 40% dos candidatos tiveram contas reprovadas, totalizando 949 políticos. E em Pernambuco?


Magno Martins.

quinta-feira, 8 de março de 2012

PREFEITURA ENTREGA ESCOLA REFORMADA NO SÍTIO PEIXOTO



A Prefeitura Municipal entregou mais uma escola totalmente reformada na zona rural de Belo Jardim. A Escola Maria Fortunato da Silva, no sítio Peixoto, próximo ao distrito de Serra do Vento, é a sétima escola a ser inaugurada em um período de apenas três meses.
A revitalização contemplou sala de aula, cozinha, banheiros e pátio. O prédio recebeu novos móveis, como carteiras escolares, armários, quadro, além de nova pintura, telhado, instalações elétricas e sistema de ventilação.

Assessoria de Imprensa da PMBJ.

ZONA RURAL É ASSISTIDA POR PATRULHA MECANIZADA


A Secretaria de Produção e Desenvolvimento Rural de Belo Jardim continua a desenvolver o trabalho de melhorias nas estradas da zona rural. Para se ter uma ideia, dezenas delas já foram revitalizadas por meio da patrulha mecanizada a serviço da Prefeitura Municipal, como por exemplo: Muquém, Araçá, Santa Rosa, Porfírio, Bananeiras, Miguel Dias, Tabocas, Sítio Balança. Campos de Farias, Riacho Escuro, Água Fria, Santa Luzia, Sítio Ingá, Nossa Senhora das Cabeças, Batinga, Barro Branco, Assentamento Ouro II, Boa Vista, Itacaeté I, Itacaeté II, Lagoa da Porta, Bola I, Bola II, Lagoa da Chave, Capoeira de Dentro, Barra do Liberal, Estrada Velha de São Bento, Taboquinha, Xucuru, Vila Nova, Salobro, Tanques, Guaribas, Ponta Fina, Jati e Serra Verde.

Além disso, mais de 80 barreiros já passaram por limpeza. Esses reservatórios estão localizados em Vila Nova, Serra do Vento, Tabocas, Batinga, Água Fria e Xucuru. Além disso, a Secretária provê uma demanda de 400 pontos de distribuição mensal de água potável, entre eles o hospital, matadouro, faculdade, entre outros, e 250 famílias que residem em lugares carentes de abastecimento espontâneo.
Esta semana, o Secretário Juracy Vasconcelos coordena as ações nas estradas de Tabocas/Espalhadeira/Campo de Farias e Taboquinha. Na próxima, serão contemplados o Muquém/Bitury/Várzea Grande/Palmeiras e Juçará.
De acordo com o Prefeito Marcos Coca Cola, as estradas são fundamentais para o bem-estar dos moradores da zona rural, tanto para o acesso das pessoas como para o escoamento de mercadorias, por isso são uma das prioridades da gestão municipal.


Assessoria de Imprensa da PMBJ.

SAÚDE NAS ESCOLAS MUNICIPAIS


Belo Jardim vive a Semana da Saúde na Escola. Seguindo o tema nacional ‘Prevenção e Controle da Obesidade Infantojuvenil’, as escolas municipais ganharam um calendário de atividades, que inclui mobilizações sociais e palestras sobre alimentação saudável e drogas.

Entretanto, essas ações fazem parte de um cronograma a ser desenvolvido durante todo o ano, através do PSE, o Programa Saúde na Escola, que integra os setores da saúde e da educação, obedecendo ao princípio do SUS da intersetorialidade.

De acordo com Alexandra Aguiar, coordenadora de Atenção Básica, o objetivo do programa é "enfrentar as situações de vulnerabilidade que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens matriculados na rede, distribuída em 21 das 73 escolas municipais”.

A Diretora de Planejamento da Secretaria de Tecnologia, Educação, Esporte e Juventude, Josilene Torres, lembra que a ideia é envolver também os pais dos alunos, a fim de atender a comunidade da melhor forma possível e obter bons resultados.

Entre as atuações que fazem parte do PSE estão a Avaliação antropométrica, nutricional, psicossocial, oftalmológica e auditiva; Atualização do calendário de vacinação; Detecção precoce da hipertensão arterial e dos agravos negligenciados, como tuberculose, hanseníase; Ações de segurança alimentar e promoção da alimentação saudável; Promoção das práticas corporais e atividade física nas escolas; Prevenção nas Escolas sobre saúde sexual, saúde reprodutiva e prevenção das DST/Aids; uso de álcool, tabaco e outras drogas; Promoção da cultura de paz e prevenção das violências e promoção da saúde ambiental e desenvolvimento sustentável.

Ao assinar a adesão ao projeto, o Prefeito Marcos Coca Cola incluiu no PSE algumas escolas da zona rural localizadas em Serra do Vento, Vila Raiz, Xucuru e Água Fria.



Assessoria de Imprensa. 

Lei Maria da Penha

Apedido da Vereadora Claudiane Alves postei esse vídeo que retrata a luta das mulheres guerreiras do mundo inteiro. 

O CNJ retrata a luta de mulheres guerreiras no mundo inteiro e o símbolo da luta aqui no Brasil, Maria da Penha que deu o nome à Lei. Apresenta o documento que garante às mulheres o direito da defesa.



Fonte: Facebook da Vereadora Claudiane.

Dia Internacional da Mulher


No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Em Belo Jardim, o Prefeito Marcos Antonio da Silva e o Secretário de Educação, Tecnologia, Esporte e Juventude WIlson Maciel homenageram as mulheres belo jardinenses com um suculento café da manhã







Damy Alves. 

Sai a 1ª listagem dos Fichas Sujas


TSE divulgou ontem a lista completa dos gestores públicos (prefeitos, governadores, etc) considerados inelegíveis pelo projeto Ficha Limpa, por terem suas contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas da União. No Brasil, são 4.922 políticos e ex-políticos sujos.
Se não provarem sua inocência na Justiça, todos serão considerados fichas suja, inelegíveis e, portanto, terão seus direitos políticos cassados por oito anos.
Veja abaixo quem são "os lindinhos" do seu estado, e a lista atualizada de todos os parlamentares com ficha suja.
  
Amaury Pinto (PR/PE)
Barreto (PMN/PE)
Bringel (PSDB/PE)
Carlos Santana (PSDB/PE)
Claudiano Martins (PSDB/PE)
Edson Vieira (PSDB/PE)
Elina Carneiro (PSB/PE)
Esmeraldo Santos (PR/PE)
Everaldo Cabral (PTB/PE)
Geraldo Coelho (PTB/PE)
Isabel Cristina (PT/PE)
Jacilda Urquisa (PMDB/PE)
Nelson Pereira de Carvalho (PC do B/PE)
Sílvio Costa Filho (PTB/PE)

Aqui em Belo Jardim já tem gente perguntando:

Paredão do Povo.

PREFEITURA DE BELO JARDIM FISCALIZA SEGURANÇA NO TRABALHO


Um projeto interessante tem dado resultados positivos na qualidade de vida dos servidores municipais da Prefeitura de Belo Jardim. É o Programa de Segurança no Trabalho, implantado pela Secretaria de Planejamento e Orçamento.
A iniciativa existe há três meses e é executada junto aos funcionários mais expostos a riscos, como os trabalhadores da Fábrica de Tubos, do Matadouro e da Central de Abastecimento. Além de outros públicos que frequentam os espaços.  A fiscalização é feita por estudantes do curso de Segurança no Trabalho, graças a uma parceria com o PROE, o Programa de Complementação Educacional.
De acordo com o Secretário Pasquoal Carrazzoni, a prevenção é a forma mais econômica de tratar problemas advindos de acidentes ou outros eventos ligados à integridade física do trabalhador e das pessoas que circulam nesses setores. Segundo ele, o benefício do projeto se distende ainda aos estudantes, que colocam em prática o que aprendem na sala de aula.
Para o Prefeito Marcos Coca Cola, a ação é relevante, pois o objetivo da gestão municipal é alcançar a excelência do serviço público, por meio de um ambiente saudável, tanto para os servidores quanto para a população em geral.
Os estagiários vão semanalmente aos pontos escolhidos para a inspeção. Durante as visitas, eles realizam um diagnóstico, seguido da avaliação dos pontos críticos e das ameaças. Diante disso, estratégias são desenvolvidas para a correção do que está fora dos padrões, através de reuniões, elaborações de comunicados e interferências na sinalização e nos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Todo o trabalho é desenvolvido em parceria com as Secretarias de Infraestrutura e Urbanismo e de Produção e Desenvolvimento Rural.

Assessoria de Imprensa.

LEIS MUNICIPAIS SÃO DISPONIBILIZADAS‏



A Secretaria de Planejamento e Orçamento da Prefeitura de Belo Jardim fez a compilação de todas as leis municipais entre os anos 2009 e 2011. O resultado está disponível em um CD, que foi entregue, simbolicamente, ao Prefeito Marcos Coca Cola.
De acordo com o Secretário Pasquoal Carrazzoni, o levantamento dessas leis “é de extrema relevância, uma vez que elas são comumente fontes de pesquisa e consulta”. O material também já foi distribuído para o setor jurídico e, em breve, estará publicado no site da Prefeitura Municipal, no endereço www.belojardim.pe.gov.br.
Agora, a equipe de servidores se empenha para reunir as leis de anos anteriores em benefício de todos os que precisarem dessas informações para realizar suas atividades laborais.

Assessoria de Imprensa.

Mulheres que fazem a diferença na política de Belo Jardim

Hoje 8 de março, é o Dia Internacional da Mulher e o Blog de Olho na Política não poderia esquecer dessa mulheres, que fazem a diferença na política da nossa cidade.
Parabéns mulheres por esse dia tão especial, que Deus continue abençoando vocês... 

Luza Torres 
Vereadora Claudiane 
Secretaria Andréa Mendonça
Vereadora Da Paz
Sec. Andréa Mendonça e a 1° Dama Joelma Gomes 


MULHER

De todas, a mais LINDA,
a mais bela e perfumada FLOR...
vieste para alegrar nossa existência,
embeleza a nossa vida,
perfuma nosso caminho...


N. Rogerio.

BELO JARDIM HOMENAGEIA MULHERES DURANTE TODO MÊS DE MARÇO



Belo Jardim comemora o Dia Internacional da Mulher durante todo o mês de março. De acordo com a Secretária Municipal da Mulher, Luciene Gomes, as festividades incluem atividades culturais e sociais.
Nesta sexta-feira, dia 09, duas sessões de cinema marcam o início das homenagens. Às 9:30h e às 14h, o Canto Mãe Coruja exibe filmes para entretenimento da mulherada atendida pelo projeto.
No domingo, dia 11, é a vez da Igreja Adventista promover a Caminhada Evangelística, a partir das 6:30h, com saída da Av. Geminiano Maciel até o IFPE.
Outro evento que promete movimentar a discussão sobre a política de gênero é uma audiência pública na Câmara Municipal, no dia 15, às 19:30h. Já no dia 17, o evento ‘Mulheres que Brilham’ vai premiar as mulheres que se destacaram no município, às 20h, no Empresarial Mariola.
No dia 19, a caminhada ‘Viver sem violência, é o bem que a Mulher quer’ deve reunir autoridades, estudantes e representantes de ONGs pelas principais ruas da cidade, às 8h. A concentração acontece na Av. Dep. José Mendonça Bezerra, no centro, seguindo até o Pátio de Eventos.
Para finalizar, nos dias 23 e 24, a Secretaria da Mulher promove o III Mutirão Mulher Cidadã, com a execução de vários serviços de cidadania, como emissão de documentos e exames de saúde.

Assessoria de Imprensa. 

quarta-feira, 7 de março de 2012

Prefeitura de Belo Jardim Crescendo com a nossa Gente


A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social, realizou na tarde desta quarta feira (07), a entrega do fardamento dos alunos do PETI. Tudo aconteceu na praça de Eventos, onde as crianças que lá se faziam presentes poderão se divertir nos brinquedos e também foi distribuído picolé, popoca e entre outras coisas.
Queremos parabenizar a 1° Dama Joelma Gomes que vem a frente desse trabalho tão importante para as crianças do nosso município.   
Veja algumas imagens.

Fotos: Manu Campelo.













CONHEÇA O "PARQUE DO BAMBU"


Fotos: Manu Campelo.

























PREFEITURA ENTREGA 48 CISTERNAS



No último domingo, dia 04, o Prefeito Marcos Coca Cola inaugurou 48 cisternas na zona rural. A obra é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Produção e Desenvolvimento rural, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Belo Jardim (CMDR) e o Pró-Rural.

Os agricultores beneficiados são cadastrados através das associações rurais. É levada em conta uma série de critérios que tragam vantagens não só para a propriedade que abriga o recipiente, mas também para toda a comunidade ao redor. As cisternas têm capacidade para 16 mil litros cada e acumulam as águas da chuva.

Desta vez, a entrega aconteceu na Associação 15 de Novembro no sítio Poço do Angico, cujo presidente é Antônio da Silva. Ela é parte de um projeto, já em andamento, que totaliza 120 cisternas. De acordo com o Secretário Juracy Vasconcelos, mais 300 devem ser construídas ainda este ano em toda zona rural belo-jardinense.



SADS.