MILK FRUIT

MILK FRUIT

terça-feira, 6 de março de 2012

Data Magna


 O acontecimento que se comemora hoje  em Pernambuco, ou deveria ser realmente comemorado, a Revolução Pernambucana de  6 de março, é tão importante para a história do Brasil quanto é o 21 de abril, ou outras dadas igualmente históricas e talvez mais comemoradas do que neste Estado, que sediou também muitos outros movimentos pioneiros pela independência do Brasil. Caneca foi um deles,  e está aí igualmente esquecido. Guararapes iguamente grandioso. Mas o blog não esqueceu. Como também não esqueceu o Instituto Histórico de Pernambuco, que, no seu histórico casarão da Rua do Hospício realiza hoje evento alusivo ao fato. O blog lembra. E para registrar o acontecimento  que -- juntamente com a revolta liderada por Frei Caneca -- nunca deveria passar batido em termos de grandes festas cívicas comemoradas com todas as honras em Pernambuco, reproduzimos aqui artigo da pesquisadora e escritora Glaycira Leite e registros da Revista do Instituto Histórico, que fomos encontrar no Google, para reverenciar a memória daqueles que acreditaram. Simplesmente acreditaram.
'Esta foi à última manifestação do sentimento nativista ocorrido no período colonial. Com avinda de D.João VI para o Brasil em 1808 o Brasil passou por profundas modificações. Por isso na época da Revolução Pernambucana a situação do Brasil era bem diferente da que vivia a colônia quando eclodiram os movimentos revolucionários anteriores a esse.
Os principais fatores da Revolução de 1817 em Pernambuco foram:
Independêcia das colônias espanholas na América do Sul
Independência dos Estados Unidos
Idéias de liberdade que vinham se propagando desde o século anterior no Brasil
Ação das sociedades secretas que pretendiam a libertação da colônia
Desenvolvimento da cultura em Pernambuco por influência do Seminário de Olinda.
O governador de Pernambuco, CAETANO PINTO DE MIRANDA MONTENEGRO ficou sabendo dos planos dos revolucionários e mandou prender os principais implicados na conspiração. Estes então anteciparam a eclosão do movimento que teve início quando o Capitão JOSÉ DE BARROS LIMA, apelidado de ' Leão Coroado' matou o oficial português encarregado de prendê-lo.


A revolta se estendeu rapidamente e os patriotas tornaram-se senhores da situação, estabelecendo novo governo assim que Caetano Montenegro viesse para o Rio de Janeiro. Os principais implicados na Revolução Pernambucana de 1817 foram: Domingos José Martins, Domingos Teotônio Jorge Martins Pessoa, Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, João Ribeiro Pessoa, Antônio Gonçalves da Cruz, José de Barros Lima, Miguel de Almeida Castro, José Inácio Ribeiro de Abreu Lima.
Assim que conseguiram dominar a situação, os revoltosos organizaram um governo provisório. O governo procurou logo estender o movimento às outras capitanias e obter o reconhecimento no exterior

O general Francisco de Lima e Silva em ofício de 13 de fevereiro de 1825 ao gabinete imperial, atribuiu à propaganda das idéias libertárias da Europa a origem da revolução de 1817:
 ''... Em 1817 foi uma facção européia que promoveu nesta província [Pernanbuco] o rompimento da revoloução, na qual se envolveram muitas das províncias, famílias pernanbucanas e de outras províncias. Digo que foi uma facção europeia, porque o força da revolução existia em algumas partes da Europa, das quais se expediram emissários para revoltar o Brasil. Os povos, que a esse tempo só conheciam por lei a vontade de soberano, olharam com horror para os autores daquela rebelião; porém a aceleração com que se procedeu contra alguns que parecendo a primeira vista criminosos e que depois de justiçados foram julgados inocentes, excitou o rancor nas famílias e amigos destes infelizes contra o governo'.( Revista do Instituto Histórico, 29, parte 2ª, 141.)

O princípe regente D. João mandou reprimir violentamente a revolução liberal dos pernanbucanos, pois temia que o nordeste brasileiro se emancipasse de Portugal, desmembrando-se da colônia. As forças da Coroa consequiram sufocar os revoltosos que mantiveram o movimento por 75 dias.O governo revolucionário pernambucano durou mais de dois meses. Recife foi cercada por mar e tropas enviadas da Bahia avançaram por terra colocando os revoltosos em situação desesperadora, desmontando-lhes a resistência.

O governo foi implacável ao punir os revoltosos. Foram executados, Domingos José Martins, Domingos Teotônio Jorge, José de Barros Lima, o padre Miguelinho e mais oito implicados no movimento. O padre João Ribeiro Pessoa suicidou-se, o padre Roma já tinha sido fuzilado quando tentava consequir adesões à causa revolucionária. A Revolução Pernanbucana foi uma das únicas rebeliões anteriores a Independência que ultrapassou a fase meramente conspirativa.Nesse movimento, os revoltosos consequiram ocupar o poder temporáriamente.

''O que sempre se receou nas colônias é a escravatura em, razão de sua condição e porque os escravos negros são a maior parte da sua população'. ( Do governador da Bahia, Fernando José de Portugal, em carta enviada a Lisboa em 1799, comentando o medo das eleites em relação aos escravos, a propósito dos acontecimentos da Conjuração Baiana).

A Revolução Pernambucana de 1817 contribuiu decisivamente para a independência, que ocorreu pouco mais tarde, e muitos de seus participantes se destacaram durante o Primeiro Reinado.A Revoluçao Pernanbucana foi a única rebelião anterior á independência política do Brasil que ultrapassou a fase da conspiração. Os rebeldes tomaram o poder e permanceceram no governo por 75 dias.

''O rompimento de 75 dias com a Coroa portuguesa deu margem a que aflorassem, às vezes com extrema violência, as contradições que atingiam todos os níveis da sociedade pernambucana. Essas contradições manifestaram-se tão agudamente, que nem mesmo o rigor da repressão consequiu anulá-las. Portanto, o restabelecimento da 'ordem' foi extremamente precário, cotinuando a viver a Província de Pernambuco em estado de rebelião quase constante''.
( A Insurreição Pernambucana de 1817. Glacyra Leite.São Paulo; Brasiliense, 1984.p.79. (Col.Tudo é História)
A bandeira do Estado de Pernambuco foi criada em 1817 e é composta por duas faixa horizontais, uma azul (maior) na parte superior, e outra branca (menor) na parte de baixo; o azul representa o céu e o branco a paz; no fundo azul aparece um arco-iris simbolizando o inicio de uma nova era, o sol o futuro, a estrela dourada o Estado de Pernambuco (

Nenhum comentário:

Postar um comentário