MILK FRUIT

MILK FRUIT

quinta-feira, 8 de março de 2012

SAÚDE NAS ESCOLAS MUNICIPAIS


Belo Jardim vive a Semana da Saúde na Escola. Seguindo o tema nacional ‘Prevenção e Controle da Obesidade Infantojuvenil’, as escolas municipais ganharam um calendário de atividades, que inclui mobilizações sociais e palestras sobre alimentação saudável e drogas.

Entretanto, essas ações fazem parte de um cronograma a ser desenvolvido durante todo o ano, através do PSE, o Programa Saúde na Escola, que integra os setores da saúde e da educação, obedecendo ao princípio do SUS da intersetorialidade.

De acordo com Alexandra Aguiar, coordenadora de Atenção Básica, o objetivo do programa é "enfrentar as situações de vulnerabilidade que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens matriculados na rede, distribuída em 21 das 73 escolas municipais”.

A Diretora de Planejamento da Secretaria de Tecnologia, Educação, Esporte e Juventude, Josilene Torres, lembra que a ideia é envolver também os pais dos alunos, a fim de atender a comunidade da melhor forma possível e obter bons resultados.

Entre as atuações que fazem parte do PSE estão a Avaliação antropométrica, nutricional, psicossocial, oftalmológica e auditiva; Atualização do calendário de vacinação; Detecção precoce da hipertensão arterial e dos agravos negligenciados, como tuberculose, hanseníase; Ações de segurança alimentar e promoção da alimentação saudável; Promoção das práticas corporais e atividade física nas escolas; Prevenção nas Escolas sobre saúde sexual, saúde reprodutiva e prevenção das DST/Aids; uso de álcool, tabaco e outras drogas; Promoção da cultura de paz e prevenção das violências e promoção da saúde ambiental e desenvolvimento sustentável.

Ao assinar a adesão ao projeto, o Prefeito Marcos Coca Cola incluiu no PSE algumas escolas da zona rural localizadas em Serra do Vento, Vila Raiz, Xucuru e Água Fria.



Assessoria de Imprensa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário