MILK FRUIT

MILK FRUIT

sexta-feira, 2 de março de 2012

Investimento


A noite de ontem, dia 01, marcou uma iniciativa inédita em Belo Jardim: o lançamento da primeira quadra poliesportiva da rede municipal. Localizada na Escola Sebastião Cabral, a pedra fundamental dará origem, dentro de 180 dias, ao espaço destinado à prática esportiva e a realização de eventos.
A solenidade contou com as presenças do Prefeito Marcos Coca Cola e do Secretário Wilson Maciel. Também prestigiaram a cerimônia, representantes da construtora, secretários, funcionários e alunos da escola e demais servidores municipais.
Em seu discurso, o Secretário Wilson Maciel resumiu as conquistas da pasta. “Com boa vontade é possível transformar a educação de uma cidade, prova disso é que está acontecendo em Belo Jardim. Temos escolas novas, laboratórios de informática instalados, novas modalidades esportivas, programas pedagógicos reconhecidos nacionalmente e uma merenda de qualidade”, abreviou ele.
Já o Prefeito Marcos Coca Cola, lembrou que, desde início da sua gestão, a educação foi tratada como prioridade. “No meu gabinete, não há projeto educacional que passe despercebido. Para mim, o conhecimento é a fonte de toda mudança de vida. Nossos jovens merecem isso e muito mais”, afirmou o prefeito, fazendo alusão à serie de investimentos realizados em prol deste setor.
O ginásio é fruto de uma parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com contrapartida financeira da Prefeitura de Belo Jardim. De acordo com o prefeito, já está em andamento o processo que vai tornar possível a construção de outras quadras, inclusive na zona rural.


Assessoria de Imprensa.
Fotos: SADS

Compromisso com o social



A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social, realizou um sopão nas comunidades da Cohab III e Pontilhão. A iniciativa fez parte da contrapartida social do 12º Baile Municipal, coordenado pela primeira-dama Joelma Gomes.
Ao todo, 300 famílias foram beneficiadas na Rua do Iraque, Rua 13 de Maio, na Travessa Manoel Gomes e na Rua Projetada II.

Assessoria de Imprensa.

Mais uma escola




O Secretário de Educação, Tecnologia, Esporte e Juventude, Wilson Maciel, inaugurou, nesta quinta-feira, dia 01, a Escola Nossa Senhora do Amparo, no sítio Amparo. O espaço foi totalmente reformado e hoje atende aos parâmetros recomendados pelo MEC.
A revitalização faz parte do conjunto obras que inclui a reforma de 22 escolas. Todas já iniciadas e, em breve, concluídas. Do total, seis escolas já foram entregues à comunidade. 

Assessoria de Imprensa.

IGREJA ADVENTISTA DO 7° DIA FAZ 42 ANOS EM BELO JARDIM


Esforço pela unidade

Pré-candidato do DEM a prefeito do Recife, o deputado Mendonça Filho defende um amplo entendimento com Raul Henry (PMDB) e Raul Jungmann (PPS), também pré-candidatos no bloco da oposição. E não descarta abrir mão também da postulação. “Hoje, lidero as pesquisas, mas não serei impedimento para o fortalecimento da oposição”, avisa.



Magno Martins.

O aumento dos professores


      
Os governadores pressionam a presidente Dilma para que o novo piso salarial dos professores seja com base no índice do INCP (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que fechou o ano passado em 0,08%. Nesse patamar, todos os Estados teriam condições de arcar.
Mas o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em depoimento no Senado, anteontem, anunciou que o piso nacional da categoria passará de R$ 1.187 para R$ 1.451, uma alta de 22,22%. O critério de reajuste é o aumento do valor gasto por aluno no Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).
A lei prevê que todos os Estados e municípios paguem no mínimo esse valor por uma jornada de trabalho de 40 horas. Além disso, um terço da jornada de trabalho deve ser fora da sala, na elaboração de aula e atendimento a alunos.
Mercadante reconhece que a alta exige grande esforço de Estados e municípios e, na fala no Senado, fez um alerta aos governadores que insistirem em não cumprir a lei. Segundo ele, qualquer mudança no modelo de aumento vai acirrar greves.
Um dia antes, 13 governadores recorreram ao presidente do Senado, José Sarney, a 500 metros da sala em que Mercadante participou da audiência pública, para que levasse a Dilma a preocupação dos Estados com o novo aumento. Alegam que não podem assumir os 22,22% de aumento aos professores.


Magno Martins.

Justiça impede entrada em operação da Usina Hidrelétrica de Simplício


 A 1ª Vara Federal em Três Rios impediu que a empresa Eletrobras Furnas iniciasse a operação do Complexo Hidrelétrico de Anta/Simplício, no Rio Paraíba do Sul, na divisa do Rio de Janeiro com Minas Gerais. Segundo nota divulgada pelo Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro, a Justiça atendeu a um pedido dos ministérios públicos Federal e Estadual.
Segundo o Ministério Público (MP), apesar de Furnas já ter conseguido a licença de operação no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o sistema de coleta e tratamento de esgoto para os moradores dos distritos de Anta (RJ) e Chiador (MG) ainda não foi concluído. O item é obrigatório para que a usina entre em funcionamento.
De acordo com o MP, estudos apontam que a usina acarretará “graves prejuízos ao meio ambiente, à população e à economia local, devido ao redirecionamento de 76% das águas do Rio Paraíba do Sul, por meio de túneis e lagos, para a geração de energia elétrica”. O Ministério Público destaca ainda que, “segundo os estudos, “esse redirecionamento provocará poluição e redução da vazão do rio em Sapucaia, no distrito de Anta e em Chiador, localidades que captam água do Paraíba do Sul para abastecimento público e despejo de esgoto”.
O MP informa que a “decisão do juiz Federal Caio Márcio Gutterres Taranto estabelece o período de 72 horas para Furnas apresentar o cronograma de implantação da hidrelétrica com os prazos, inclusive, de conclusão das obras condicionantes”. O Complexo de Simplício terá capacidade instalada para produzir 333,7 megawatts (MW) de energia.


Diário Oficial.

Advogado do DEM vai processar procurador de Caruaru


 












Wagner Gil, direto de Caruaru
O advogado Marcelo Cumaru, que é secretário do diretório municipal do DEM e pessoa ligadíssima ao casal Tony Gel/Mirian Lacerda, vai entrar com uma ação no Conselho de Ética da OAB-PE contra o procurador do município, Osório Chalegre, que há pouco tempo comandava o Caruaruprev, mas depois da ‘Crise do Leite’, assumiu a procuradoria do município. Cumaru está acusando Chalegre de estimular e disseminar da campanha preconceituosa na rede social, denegrindo sua imagem como cidadão e membro da OAB.
Tudo começou quando no dia 26 de fevereiro, o fotografo Carlos Sá publicou no facebook uma postagem intitulada ‘as praças de Tonêgéu’, com críticas ao ex-prefeito e a Marcelo Cumaru, que na época integrava o governo Democrata. Osório teria feito comentário elogioso e propagado a notícia, que segundo Cumaru, atinge a sua pessoa enquanto advogado.
O texto de Carlos Sá vem acompanhado de uma foto que mostra uma mensagem de agradecimento ao ex-prefeito pela conclusão da obra do anel viário: ‘Tony Gel, valeu apena votar em você. Marcelo Cumaru’. O fotógrafo faz fortes críticas em relação ao erro de português na palavra em negrito (apena, que, no caso, deveria ser escrita separada ‘a pena’). Contra o procurador, ele vai tentar enquadrá-lo no artigo 44 do Código de Ética dos advogados, que diz: ‘Deve o advogado tratar de público, os colegas, as autoridades e os funcionários do Juízo com respeito e descrição e independência, exigindo igual tratamento e zelando pelas prerrogativas a que tem direito’. Cumaru também disse que vai entrar com ação contra o fotógrafo, por entender que o comentário é preconceituoso.



Magno Martins.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Coluna Social


A comerciante Luza Torres e seu esposo o ex-prefeito de Belo Jardim Valdeci Torres receberam em sua residencia na cidade de Gravatá, Sergio Bezerra primo de Luza Torres que atualmente mora na cidade do Rio de Janeiro. O mesmo foi recebido com muita alegria pelo casal anfitrião.



Visita



A Secretária de Infra Instrutura e Urbanismo de Belo Jardim Joedna Souza, visitou ao lado da Diretora de Planejamentos da Secretaria de Educação, Tecnologia, Esporte e Juventude  Josilene Torres  e do Engenheiro João Batista da RB Construtora as instalações do Centro de de Educação Especial onde funciona também provisoriamente a APAE- BELO JARDIM.

A Diretora da Unidade Escolar a Professora Sandra, falou das necessidades urgentes de adaptações exigidas pela Instituição.

Atualmente a Escola de alunos especiais atende 95 crianças e adolescentes sendo 36 surdos, 06 cadeirantes, 03 deficientes visuais e 45  deficientes mentais. Os mesmos  dispõem de educação fisica, aulas de linguagem de sinais(libras), fonoaudiologia, professores, monitores capacitados e mais.


Segundo Doutor João Batista, o mais tardar no mês de maio, toda obra estará concluída.


Damy Alves.

Novo ministro é sobrinho de Edir Macedo e R. R. Soares

Com a Bíblia a sua frente, Marcelo Crivella dá entrevista em seu gabinete no Senado
Com a Bíblia a sua frente, Marcelo Crivella dá entrevista em seu gabinete no Senado


Bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus, o novo ministro da Pesca, senador Marcelo Crivella, 54, é conhecido por suas posições conservadoras. Em seus dois mandatos no Senado, trabalhou por projetos ligados a valores da família e foi um dos principais integrantes da tropa de choque do governo no Congresso. Crivella foi eleito em 2002 pelo PL com 3.243.289 votos, terminando à frente de Leonel Brizola (PDT). Em 2010, foi reeleito com 3.332.886 votos pelo PRB, derrotando Cesar Maia (DEM), entre outros.
Crivella é sobrinho do bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal. Escreveu livros religiosos e já gravou dez CDs de música gospel. Engenheiro civil, é casado há 32 anos e tem três filhos. Em 2006, perdeu a disputa pelo governo do Rio. Também não conseguiu se eleger prefeito da capital fluminense em 2004 e em 2008.
No Senado, Crivella se envolveu em uma polêmica ao solicitar a renovação do passaporte diplomático para seu tio, o missionário R. R. Soares, fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus.



Magno Martins.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Sport vence Belo Jardim por 3 a 2 na Ilha do Retiro

Sport x Belo Jardim (Foto: Aldo Carneiro)
                                       (Foto: Aldo Carneiro)
Os gols da partida foram marcados por Marcelinho Paraíba (cinco minutos do primeiro tempo), Tobi (seis minutos da etapa complementar) e Willians (aos 32 minutos do segundo tempo). O Belo Jardim descontou no segundo tempo com Laércio e Fernandinho. A vitória poderia ter sido menos suada se o Leão não desperdiçasse as várias chances de gol que teve, principalmente no primeiro tempo com Jael e Jheimy.

Sport x Belo Jardim (Foto: Aldo Carneiro)
Foto: Aldo Carneiro

A pane no sistema defensivo do Sport quase custa caro aos 20 minutos. Em uma boa trama, Parral inverteu o jogo para Fernandinho, que sozinho, na entrada da área, chutou cruzado. A bola passou em frente da defesa e de Magrão e Chicão quase completa para o fundo das redes.



O jogo, que ficou difícil para o Sport na etapa intermediária do segundo tempo, teve um desfecho feliz para o Leão graças a um jogador que vinha sendo contestado pela torcida rubro-negra. Aos 32 minutos, Willians fez o terceiro gol dos donos da casa, ajudando na retomada da vice-liderança. O Leão ainda teria a chance de marcar o quarto com Jael, mas ficou mesmo na diferença mínima.

Sport x Belo Jardim (Foto: Aldo Carneiro)
Foto: Aldo Carneiro


Fonte: Globoesport.

PREFEITURA DE BELO JARDIM ENTREGA ESCOLA E LANÇA QUADRA POLIESPORTIVA

Foto: Damy Alves

A Prefeitura Municipal de Belo Jardim realiza duas ações importantes nesta quinta-feira, dia 01. A primeira é a inauguração da Escola Nossa Senhora do Amparo, no sítio Amparo, às 9h. Ela será a quinta escola entregue totalmente reformada somente em 2012. A segunda iniciativa relevante é o lançamento da pedra fundamental da quadra poliesportiva da Escola Sebastião Cabral, às 19:30h. Um investimento de mais de 390 mil, em parceria com o FNDE (Fundo Nacional da Educação).
Para o Prefeito Marcos Coca Cola, essas conquistas fazem parte das prioridades da gestão. “Investir com qualidade e responsabilidade sempre foi meu objetivo. As pessoas podem conferir onde está sendo empregado o dinheiro delas: temos escolas novas, ruas sendo pavimentadas, folha de pagamento em dia, estradas revitalizadas na zona rural, enfim, algo nunca visto em Belo Jardim", afirma.
Na próxima semana, o trabalho segue com a inauguração de mais três escolas. Uma no Muquém, outra no Sítio Patos e mais uma em Serra do Vento.

Serviço:
Quinta-feira, dia 01 de março de 2012
9h: Inauguração da Escola Nossa Senhora do Amparo, no sítio Amparo
19:30h: Lançamento da pedra fundamental da quadra poliesportiva da Escola Sebastião Cabral

OS BAIRROS COHAB III E PONTILHÃO DE BELO JARDIM RECEBEM SOPÃO


Imagem Ilustrativa 

A Prefeitura Municipal de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social, realiza, nesta quinta-feira, dia 01, às 16h, um sopão na Rua do Iraque e Pontilhão.
De acordo com a Secretária Joelma Gomes, a doação faz parte da contrapartida social da renda arrecadada do Baile Municipal, que inclui ainda doações de cestas básicas para entidades sem fins lucrativos.
A iniciativa vai beneficiar cerca de 300 famílias com o alimento que, nesta etapa, conta com o acompanhamento de pães.
Serviço:
Sopão no Pontilhão e Rua do Iraque
Quando: Dia 01, a partir das 16h

Circulando com Damy Alves


Mulher






A Secretária Especial da Mulher Luciene Gomes, esteve reunida com mulheres de vários seguimentos, onde em pauta constaram vários ítens.  Entre eles a programação do III Mutirão da Mulher Cidadã que acontecerá dias 23 e 24 de março, como ainda festividade do dia da Mulher que acontece dia 08 de março e o evento que sacudirá o Empresarial Mariola   " Mulheres que Brilham" que irá condecorar mulheres belo jardinenses que fazem a fideferença no seu dia a dia.

Vale citar que a  Secretaria da Mulher  de Belo Jardim, foi destaque na Conferência Estadual na capital pernambucana como uma das mais atuantes do estado. 

APAE  em Belo Jardim







O Prefeito Marcos Antonio da Silva, recebeu em seu gabinete a Presidente da Federação  das  APAE-PE (FEAPES), Graça Mendes, Amélia Borges tesoureira, Josenildo Santos Diretor Social, Ângela Brito Presidente APAE  de Agrestina, Joedna Souza Secretária de Infra Instrutura e Urbanismo, Gilcélia Assessora Executiva da Secretaria de Ação, Desenvolvimento Social, Josilene Torres Diretora de Planejamento da Secretária de Educação, Tecnologia, Esporte e Juventude entre outros para tratarem de assunto referente a APAE (Associação de Pais e Amigos de Excepcionais) de Belo Jardim.

A nova sede  da  APAE que  estar funcionando provisoriamente, na Escola de Alunos Especiaise e será inaugurada em meados do mês de maio, contará com salas de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, brinquedoteca, assistência social e mais. 

A Diretoria assim ficou:

Presidente- Professora Sônia Magalhães 
Vice- Presidente - José Wilson Mergulhão Filho
Primeira Secretária- Jullyana Galvão
Segunda Secretária- Verônica Sobral Senhorinho Cordeiro
Primeiro Tesoureiro- José Valter Torres Texeira
Segunda Tesoureira- Claudinete Silva Soares
Diretor de Patrimônio- Cesar Ricardo Barbosa dos Santos
Diretora Social- Damiana Alves Barbosa

Conselho Fiscal

Maria Alice da Silva Amâncio
Wildes Soares de Brito
Rosângela Cordeiro da Silva

Suplentes

Flávio Roberto Tenório dos Passos
Sandra Simone
Célia Maria de Farias



Conselho 

Integrantes do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente de Belo Jardim participarão em Santa Cruz do Capibaribe, nesta quarta feira do II Encontro Pernambucano que reúne entidades ligadas à defesa dos direitos da criança e do adolescente. 


Um dos ponto forte do evento será o uso de entorpecentes pelos jovens.  Com avaliação nas políticas públicas existentes e a aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente, do ponto de vista da garantia de direitos.

Henry pode abrir mão de candidatura e apoiar Mendonça


A sucessão no Recife pode ter um desfecho nos próximos dias em favor do pré-candidato do DEM, Mendonça Filho, que aparece bem situação em todas as pesquisas de intenção de voto no bloco da oposição.

Sem condições de disputar, em razão das dificuldades de atrair alianças, o pré-candidato do PMDB, Raul Henry, vem discutindo com Mendonça um entendimento com a anuência do senador Jarbas Vasconcelos.
Pelo acordo, o PMDB indicaria o vice de Mendonça, que quer também o apoio do PSDB. Mendonça pediu ao diretório nacional do Democrata para condicionar o apoio do PSDB a José Serra, em São Paulo, pelo apoio tucano à sua candidatura no Recife.
Em Salvador, ACM Neto, candidato do DEM, também está fazendo a mesma exigência. O presidente do DEM, senador José Agripino (RN), chegou a procurar o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, para tratar do assunto.
Mas Guerra não quer nem ouvir falar nessa possibilidade. Para ele, a candidatura de Daniel Coelho, do PSDB, é irreversível no Recife. Guerra ofereceu a vice de Daniel ao DEM.

Magno Martins.

Projeto de Mendoncinha regulamenta uso do Jet Ski


O deputado federal Mendonça Filho (DEM-PE) apresentou o Projeto de Lei n° 3.283 de 2012, que regulamenta o uso de embarcações movidas por jato propulsão, popularmente conhecidas por Jet Ski. A proposta quer a responsabilização penal para punir quem entregar a condução da embarcação a pessoas não habilitadas, especialmente menores de idade, a criação uma categoria específica de condutor de Jet Ski e obriga a utilização de equipamentos de segurança. De acordo com dados das Capitanias dos Portos do nordeste, em 14 meses, ocorreram 15 mortes em sete dos nove Estados nordestinos.


O Democrata é grande defensor do estabelecimento de limites ao uso dos Jet Ski: “Não é possível mais convivermos, principalmente a cada período de férias, com tragédias como as ocorridas recentemente na represa de Guarapiranga, na zona sul de São Paulo, quando duas dessas máquinas colidiram de frente, ambas conduzidas por jovens pilotos sem habilitação, e a trágica morte da menina Grazielly, de apenas 04 anos, na praia de Guaratuba, no litoral paulista. São apenas dois exemplos de acidentes que já se tornaram uma dolorosa rotina”.


Magno Martins.

Sport X Belo Jardim F. C.


Desde que o técnico Leivinha assumiu o Belo Jardim, o time é outro. Quando perdeu para o Sport por 3 a 0, quem estava à frente do Calango era o treinador Givanildo Sales. Quinze pontos depois, na sétima posição, a equipe do Agreste impõe mais respeito.
O Belo Jardim vem de uma derrota para o Náutico e terá dificuldade contra o Sport, já que dois dos seus principais jogadores estarão de fora por questões contratuais. O lateral direito Toty e o zagueiro Alenilson pertecem ao Leão e não podem enfrentar o ex-clube.

Texto: Globoesport.
Fotos: Manu Campelo.

Ficha Limpa.

Da mesma forma que em Belo Jardim alguns pré-candidatos estão com a ficha suja, agora eu disse suja. Em Santa Crus do Capibaribe a situação não é diferente,  o deputado federal José Augusto (PTB), ainda que queira, não pode mais ser candidato à prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe porque foi alcançado pela Lei da Ficha Limpa (contas rejeitadas pelo TCE com parecer referendado pela Câmara Municipal). Afirma os Dep. Diogo Moraes e Edson Vieira.



Aline denuncia descaso na I etapa da Via Mangue


No dia em que o prefeito do Recife, João da Costa (PT), entregou habitações populares aos moradores do Pina, outro equipamento no mesmo bairro, que faz parte da primeira etapa do projeto Via Mangue, era denunciado na Câmara Municipal do Recife por total abandono. Trata-se da primeira passarela de pedestres com escadas rolantes e elevadores.
A passarela – que está situado na avenida Herculano Bandeira, na altura do cruzamento com a rua Manoel de Brito, a poucas quadras do local onde a presidente Dilma Rousseff entregou as chaves dos imóveis do conjunto Via Mangue – está com as quatro escadas rolantes quebradas e os dois elevadores, quando funcionam, só vão até às 19h.
O local não tem vigilância, o que propicia assaltos e outros tipos de violência contra os usuários a luz do dia. A vereadora Aline Mariano (PSDB) esteve na manhã de hoje vistoriando o equipamento e ficou impressionada com o abandono da passarela, que custou aos cofres da Prefeitura do Recife o montante de R$ 3,81 milhões.“Ao ser elaborado o projeto foi vendida a falsa imagem de que com a passarela o trânsito no local fluiria melhor, dando mais conforte e segurança aos pedestres. Será que agora o prefeito teria coragem de convidar a presidente Dilma para conhecer essa I etapa da Via Mangue, que mal foi concluída e já apresenta problemas estruturais?”, questionou Aline, na tribuna da Câmara.


Blog da Folha.

Petrobras anuncia nova descoberta no pré-sal da Bacia de Campos


A Petrobras anunciou na noite de ontem (28) a descoberta de uma nova acumulação de petróleo e gás na camada pré-sal, na Bacia de Campos, a 195 quilômetros da costa fluminense. O poço em que foi feita a descoberta, chamado Pão de Açúcar, foi perfurado a uma profundidade de 2.800 metros.
O teste indica produção diária de 5 mil barris de petróleo e 807 mil metros cúbicos de gás. O bloco onde o Pão de Açúcar foi perfurado, BM-C-33, já havia mostrado grande potencial por meio das prospecções Seat e Gávea, de acordo com a Petrobras.
Estudos complementares serão realizados na área para confirmar a extensão e o volume da descoberta. A área é operada pela Repsol-Sinopec Brasil, que tem 35% de participação no bloco, em parceria com a Statoil (35%) e a Petrobras (30%).






Agência Brasil.

Serra diz que ainda sonha com candidatura a presidente


 Depois de decidir entrar na corrida pela Prefeitura de São Paulo, o ex-governador José Serra (PSDB) afirmou a aliados que ainda não enterrou o sonho de ser candidato a presidente da República. Disse, no entanto, que se vencer a disputa de outubro pretende cumprir os quatro anos do mandato de prefeito. Para os aliados, a declaração é uma sinalização de que Serra não está fora da disputa nacional. Serra disse aos interlocutores que o eleitorado paulistano não perdoaria uma segunda renúncia do cargo de prefeito. Em 2006, o ex-governador deixou a Prefeitura para disputar o governo do Estado. Em 2010, também abandonou o Palácio dos Bandeirantes nove meses antes do término do mandato para disputar a eleição presidencial. (Informações de O Estado de S.Paulo).




Magno Martins.




terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Pergunta de um leitor:"Esses senhores deveriam da uma satisfação a sociedade belojardinense dizendo que não apóiam candidatos fichas sujas.”



Eu não gosto muito de dar trela ao anonimato, mas esse me chamou atenção e transcrevo na íntegra:

“Na última eleição os Srs. Moacir da Agrolar, Valdemir Cintra, Zé Lopes, Zé Pereira e outras pessoas, diziam nos quatro cantos de Belo Jardim, inclusive gravaram até DVD, onde o foco principal era fazer oposição aos fichas sujas: Zé Augusto, Cecílio Galvão e João Mendonça. A justiça eleitoral entendeu que naquela oportunidade a lei não seria aplicada. Hoje com a lei em vigor esses senhores deveriam da uma satisfação a sociedade belojardinense dizendo que não apóiam candidatos fichas sujas.”


Paredão do Povo.

Horta


O Programa Mais Educação, uma parceria do Governo Federal e Prefeitura de Belo Jardim tem surtido muito efeito no município de Belo Jardim.

O  "Programa Mais Educação",  transforma as escolas da rede municipal de ensino em centros de educação de tempo integral. 

Os estudantes do 1º ao 9º ano frequentam as aulas nos horários regulares e, no turno oposto, desenvolvem atividades de teatro, dança, pintura, informática, horta, letramento, acompanhamento pedagógico de matemática e mais.

Outro fato novo, é que entrou na grade ainda fotografia, rádio escola e Banda Fanfarra. A horta é um dos itens que o alunado tanto aprecia. 

Vale salientar que as hortaliças e legumes que são colhidos pelos alunos que contam com apoio de monitores técnicos agrícolas, são usadas nos refeitórios das escolas nas merendas escolares.

Este ano mais três escolas serão inseridas. Posso citar as Escolas: Marcionila Alves, Nossa Senhora do Bom Conselho e Hilda Gomes.

Damy Alves.