MILK FRUIT

MILK FRUIT

sábado, 18 de maio de 2013

Deputado Federal Mendonça Filho, reúne amigos em almoço na Fazenda São José

GEDSC DIGITAL CAMERA
O deputado federal Mendonça Filho DEM, abriu mais uma vez as porta da fazenda São José, de propriedade da família Mendonça para receber amigos e correligionários na tarde deste sábado. O anfitrião reencontrou os amigos como o ex-prefeito de Belo Jardim Valdeci Torres e sua esposa Luza Torres, o ex-vereador Pedro Taboquina esposo da vereadora Da Paz, o vereador Gilvandro Estrela, o ex-vereador e ex-vice-prefeito de Belo Jardim Zé Ivan, suplente de vereador Evandro Macarrão entre outros convidados. Em conversa com Mendonça Filho, ele disse que “É com muita satisfação que recebo meus amigos em minha fazenda, que é marcado por esse clima amistoso. Aqui revejo os amigos, chefes de equipes e políticos de nosso município”.
GEDSC DIGITAL CAMERA
GEDSC DIGITAL CAMERA
GEDSC DIGITAL CAMERA
GEDSC DIGITAL CAMERA
GEDSC DIGITAL CAMERA
GEDSC DIGITAL CAMERAEm seguida o deputado federal Mendonça filho, se deslocou até o sítio Barro Branco para gravar o programa nacional do Democratas, que será exibido no dia 6 de junho em cadeia nacional de televisão.
GEDSC DIGITAL CAMERA
GEDSC DIGITAL CAMERA


Fonte: Paredão do Povo.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Mendonça Filho afirma que a aprovação da MP dos Portos é um atraso para o Brasil e prejudicial ao Porto de Suape



O vice-líder do Democratas, deputado Mendonça Filho, avaliou a Medida Provisória dos Portos (MP 595), aprovada na Câmara dos Deputados após quase 40 horas de discussão em plenário, é um atraso para o País no setor portuário e muito prejudicial ao porto de Suape. “A MP cria uma distorção competitiva entre os operadores privados e os portos públicos como Suape, além da centralização que atenta um princípio básico de que os estados devem ter autonomia portuária para fazer sua política de atração de investimentos e ao mesmo tempo de comércio exterior”, explicou. Mendonça alertou para a perda de competitividade de Suape, um porto público com operação privada, em relação a Pecém, no Ceará, um porto privado.
   Segundo Mendonça, as bancadas oposicionistas vão se reunir ao longo do dia para articular a derrubada da proposição no plenário do Senado Federal. A MP perda a eficácia a meia noite desta quinta-feira. Durante as sessões convocadas em sequencia pelo presidente da Câmara, a oposição mostrar os erros da MP e os problemas que seus desdobramentos podem causar ao País. “Mostramos que essa MP não interessa ao Brasil. É uma MP denorex, parece modernizadora, mas não é”, disse. Desde o início da apreciação da matéria esta semana, o Democratas se posicionou contra a MP.
      Em plenário, a bancada demonstrou que a Lei dos Portos de 1993 trazia as regras necessárias para atração de investimentos e modernização da estrutura portuária brasileira. Os deputados argumentaram que o Decreto 6.620/2008 editado pelo ex-presidente Lula é que trouxe o atraso aos portos ao dificultar a operação privada. Na avaliação de Mendonça Filho a votação da MP dos Prortos evidenciou a divisão na base governista e a capacidade da oposição na Câmara dos Deputados.
      “Se a Câmara foi capaz de resistir a esse tempo todo aqui em votações pela madrugada, sessões ininterruptas, tenho certeza que usando o regimento interno respeitando a Constituição o Senado não vai se transformar em Casa de homologação. O regimento e a Constituição Federal asseguram a necessária publicação prévia da MP com um tempo mínimo de 24 horas para ser apreciada e nós vamos conversar com a bancada oposicionista para que a gente possa derrubar a MP no Senado Federal”, disse.
     O vice-líder do Democratas disse esperar que o Senado Federal cumpra com a Constituição e não permita uma votação a toque de caixa dessa Medida Provisória.  “A lição política que a oposição conseguiu mostrar ao Brasil foi o racha profundo que existe na base no governo. PMDB e PT não se entendem e essa nossa ação teve como derivativo direto a apontar essa divisão forte na base governista e isso vai ter consequências muito sérias para um governo que está desarticulado politicamente, que é fracionado e interage muito mal com a sua base. Na base sempre da truculência, da arrogância, da prepotência. A realidade vai significar no futuro outras situações de aperto como eles sentiram aqui na Câmara”, ponderou Mendonça Filho.  

Fotos: Sidney Lins 

Região Metropolitana do Recife amanhece alagada

O bairro de Santo Amaro também tem diversas vias alagadas, como a Rua do Veiga . Foto: Aline Ramos/ DP/ D.A Press
Foto: Aline Ramos

O Região Metropolitana do Recife amanheceu completamente cheia d´água nesta sexta-feira. A chuva que cai desde a madrugada já encheu várias ruas da cidade. Motoristas têm dificuldade para se deslocar pelas avenidas. Na Avenida Norte, na proximidade do bairro do Espinheiro, a água já alcança as portas dos veículos. Pedestres estão andando com a água na altura dos joelhos.
O bairro de Santo Amaro também tem diversas vias alagadas, como a Rua do Veiga. Os motoristas que seguem pela Avenida Cruz Cabugá, uma das mais movimentadas da localidade, enfrentam o caos, com várias ruas paralelas também alagadas.
No centro do Recife, alagamentos na Avenida Conde da Boa Vista, Rua Sete de Setembro e Rua do Hospício, todas desertas. Trânsito parado pelas chuvas ainda nas avenidas Recife, San Martin e Caxangá. Na Avenida Dois Rios, no Ibura, os ônibus não estão passando.
Na Avenida Agamenon Magalhães, o semáforo apagado no cruzamento com a Carlos de Lima Cavalcanti complica ainda mais a situação. A Rua da Lama, no bairro do Cordeiro, tem todos os sinais de trânsito apagados.(Do Diário de Pernambuco).
Imagem: Facebook

Votação com sono coletivo e queixa de trabalho escravo



''Hoje eu sou um terrorista legislativo.' A frase do deputado Silvio Costa (PTB-PE) ilustrava a avalanche de manobras protelatórias usadas pelos opositores da reforma dos portos, o que levou a Câmara a ter a sua mais longa sessão desde pelo menos 1991. ''Isso é trabalho escravo', reclamou o deputado Bernardo Santana (PR-MG), que chegou de paletó nos ombros e um pacote de balas na mão.
As 23 horas de debates, bate-bocas e questionamentos, que só terminaram às 9h45 de ontem, tiveram 'cochilo sincronizado' de deputados, galinhada na madrugada e muita reclamação. Vários parlamentares que abandonaram a votação antes do final foram convocados pelos líderes da bancada a fazer a meia-volta.(De Magno Martins).

Bezerra Coelho ensaia “reestruturação do PMDB”


A sucessão do Palácio do Campo das Princesas é um assunto que o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB), prefere manter distante de sua pauta oficial. Contudo, pessoas ligadas ao auxiliar da presidente Dilma Rousseff (PT) revelam que o socialista tem intensificado a sua movimentação, e o comando do PMDB-PE seguiria como o seu principal alvo para que ele possa chegar à disputa estadual em condições de vencê-la. O discurso que seria adotado para explicar a troca de partido, inclusive, teria ganho uma justificativa que foi encontrada pelo próprio comando nacional peemedebista: a necessidade de reestruturação da sigla no Estado. Em 2012, o PMDB só elegeu sete prefeitos em Pernambuco. Um número considerado baixo demais para o porte da agremiação.
Ministro estaria intensificando sua movimentação rumo à disputa estadual (Foto: Arthur Mota/Arquivo Folha)
Com esse argumento, o ministro Fernando Bezerra Coelho teria a possibilidade de rebater as prováveis críticas que sofrerá após uma possível intervenção nacional do PMDB no Estado. Várias lideranças da legenda, inclusive, já questionaram publicamente a sequência de resultados que a sigla vem obtendo ao longo das últimas eleições, defendendo uma mudança na organização partidária. Desde que o senador Jarbas Vasconcelos deixou o Governo de Pernambucano, em 2006, o PMDB-PE tem perdido espaço para outros partidos, como o próprio PSB do governador Eduardo Campos.
Caso o PMDB nacional implemente essa estratégia, Fernando Bezerra Coelho chegaria ao partido utilizando o discurso de que estaria voltando para sua “antiga casa” para dar a ela a possibilidade de brigar para ter um tamanho semelhante ao alcançado nos seus melhores dias na história da política pernambucana. Essa construção é, segundo informações de bastidores, considerada a mais interessante para o auxiliar da presidente Dilma. Tanto que o socialista teria recusado um suposto convite, feito pelo presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, para ingressar na legenda.
Entretanto, essa engenharia tem que levar em consideração a força nacional do senador Jarbas Vasconcelos. O parlamentar, que já sinalizou apoio ao candidato que será indicado pelo governador Eduardo Campos, tem inserção nacional e uma intervenção no seu partido poderia municiá-lo para um confronto que poderia ser muito ruim para o próprio “interventor”. O nome do ministro Fernando Bezerra Coelho tem sido ventilado como o provável candidato ao Governo do Estado que contará com o apoio da presidente Dilma Rousseff. Inicialmente, ele foi especulado no PT e, agora, tem a possibilidade de retornar ao PMDB como a melhor opção para contar com um tempo de rádio e Televisão diferenciado durante a campanha de 2014.(Do Blog da Folha).

quinta-feira, 16 de maio de 2013

PARABÉNS LUZA TORRES


Passa o tempo, passam-se os anos, a vida vai passando também.
Mas você continua maravilhosa, continua perfeita e muito especial.
É seu aniversário, é o seu dia.
Parabéns.
Que em cada curva, que em cada estrada, você encontre um novo sonho, 
uma nova esperança.
Que Deus continue fazendo de você uma tia inigualável.
Que a vida seja recheada de fé e sorte.
Que o seu sorriso nunca falte, e venha sempre encantar o seu olhar
iluminado.

PARABÉNS.

Câmara atinge quórum e vota pedido de retirada de pauta da MP dos Portos


A Câmara dos Deputados conseguiu atingir o quórum necessário para continuar as votações finais da Medida Provisória 595, a MP dos Portos. O presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), havia prometido que meia hora depois de iniciada a sessão verificaria a existência de quórum.
Depois desse prazo, parlamentares da oposição foram à Mesa para pedir o encerramento da sessão, momento em que um parlamentar chegou a rasgar o Regimento Interno da Casa que estava sobre a mesa. Henrique Alves pediu respeito aos parlamentares e manteve a sessão. "Eu tenho consciência do que devo fazer e vou prosseguir com a sessão"
Neste momento, registram presença 281 deputados. O quórum mínimo para votação é 257. Ao atingir o quórum, Alves iniciou o processo de votação de requerimento da oposição que pede a retirada de pauta da votação do texto final da MP dos Portos. Em seguida, deverá ser iniciada a apreciação da redação final para que a matéria possa ser encaminhada ao Senado.
A oposição ainda pode apresentar outros requerimntos para protelar a conclusão da apreciação da medida. O presidente do Senado, Renan Calheiros, convocou sessão às 11h para iniciar a votação da MP.(Da Agência Brasil).

Igreja da Maconha tinha self-service da erva. Líder preso


 O líder da igreja Niubingui Etíope Coptic de Sião do Brasil (conhecida como “igreja da maconha”), Geraldo Antonio Baptista, foi condenado pela Justiça de Americana (SP) por tráfico de drogas a oito anos, 10 meses e 20 dias de reclusão. Ele foi acusado de semear, cultivar e colher sem autorização a planta usada para a preparação da droga par ao consumo de outras pessoas, inclusive adolescentes. Os advogados de defesa de Geraldo alegaram que a conduta do réu não poderia ser punida por constituir censura à liberdade religiosa. Porém, testemunhas relataram que, para entrar na igreja, os 'fiéis' tinham que pagar R$ 10 de contribuição. Segundo o promotor, funcionava no local um serviço de 'self-service' de maconha.(Do Blog de Magno Martins).

Estado deposita 1ª parcela do FEM


O Governo do Estado transferiu a primeira parcela do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM). As prefeituras receberam, ontem, 30% do valor aprovado pelo Comitê Estadual de Apoio aos Municípios (Ceam), comandado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). A verba é parte do montante dos R$ 228 milhões garantidos para os projetos aprovados nas áreas de educação, saúde, segurança, desenvolvimento social, meio ambiente, infraestrutura e sustentabilidade. A segunda parcela, também de 30%, deverá sair até o dia 15 de julho.
Até o momento foram selecionados cerca de 90% projetos enviados. Todos eles já estão disponíveis para consulta no site www.fem.seplag.pe.gov.br. Pelo endereço, é possível acessar a lista de todos os planos aprovados por município, com informações como nome do projeto, valor e previsão de conclusão. O Recife, por exemplo, teve seis projetos aprovados. Juntos, os planos que preveem a construção de Unidades de Pronto Atendimento (Upinhas) 24 horas, Centros Comunitários da Paz (Compaz) e obras de acessibilidade somam mais de R$ 26 milhões.
A maior parte dos municípios foi contemplada com recursos para obras de pavimentação de vias públicas, reformas de praças e recuperação de pontes e outros equipamentos urbanísticos. É o caso de Olinda, onde parte dos mais de R$ 6 milhões previstos para a cidade até o fim do ano, cerca de R$ 4,8 milhões, será para investimento em infraestrutura urbana. Mesma coisa para Caruaru, Petrolina, Goiana e Salgueiro, por exemplo.
Os gestores precisarão iniciar as construções e reformas imediatamente, já que para receber a terceira parcela que equivalerá a 40% da verba total eles precisarão comprovar o andamento das obras. De acordo com o secretário da Seplag, Frederico Amâncio, o Governo utilizou a mesma metodologia do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), onde foi permitido que as cidades com mais de 142 mil habitantes enviassem até dez projetos. Por outro lado, as que têm populações menores só puderam enviar cinco propostas.
RETARDATÁRIOS
Aproximadamente 10% dos planos enviados pelas prefeituras pernambucanas ao Ceam estão sendo revistos. Por ainda não estarem adequados às exigências da Lei 14.921, que criou o FEM, o Governo Estadual resolveu dar essa terceira oportunidade, que desta vez, não terá data limite para o ajuste. Segundo a Seplag, na medida em que os municípios forem corrigindo os projetos a verba será liberada. Com essa definição, fica garantida a todas as 184 cidades de Pernambuco uma cota do FEM.(Do Blog da Folha).

Secretário falta à reunião e irrita oposição na Câmara

Foto: Arthur Mota
A reunião da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Vereadores do Recife com o secretário municipal de Finanças, Roberto Pandolfi, aca­bou adiando o encontro, que ficou agendado para hoje. O auxiliar faltou à reunião e enviou o secretário-executivo de tributação, Márcio Carvalho, com uma hora e trinta minutos de atraso, o que acabou causando desconforto entre os membros do colegiado. Os legisladores já estavam decididos a encerrar o encontro quando o representante do Executivo chegou.


A reunião discutiria o projeto de lei 13/2013 – enviado pelo Executivo Municipal -, que prevê aumento de 50% do Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Vice-presidente do colegiado, a vereadora Priscila Krause (DEM) não escondeu a irritação com a demora, durante a reunião, e cobrou mais atenção ao Executivo Municipal com a matéria. “A questão é que esse assunto é importante e eles deviam ficar mais atentos para não dar margem à interpretação de que o poder está despregiado. No momento da reunião, não deram nem satisfação e o secretário-executivo só chegou quando estávamos querendo encerrar”, criticou.
Outro ponto cobrado pela oposicionista foi o fato de o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), só ter procurado agora o setor interessado para discutir o projeto. Um vereador governista, em reserva, relatou que a ausência é o retrato da falta de atenção da Prefeitura do Recife com o Legislativo. “É mais um caso que retrata a falta de atenção com os vereadores. Não existe ficar esperando uma hora e meia sem resposta”.
A justificativa dada aos parlamentares foi de que houve um equívoco na agenda do secretário. Havia uma reunião com a bancada governista antes do encontro da comissão e o auxiliar acabou confundindo as agendas. O encontro com a bancada serviria para municiar aos legisladores aliados de informações sobre o projeto. Presidente do colegiado, Jairo Britto (PT) ampliou o prazo para apresentação de emendas para dez dias, com o intuito de dar mais tempo para os parlamentares apresentarem sugestões.
STF
A ofensiva da oposição de entrar com uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) no Supremo Tribunal Federal (STF), contra o projeto de restrição de informações da gestão, foi vista com tranquilidade pelo prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB). “Para eu mandar um projeto de lei para a Câmara, ele sai analisado pela minha procuradoria e estou absolutamente tranquilo de que a lei é constitucional”.(Do Blog da Folha).

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Mendonça Filho consegue com ministro dos Transportes a retomada da licitação das obras dos acessos rodoviários de Belo Jardim

Foto: Manu Campelo

A licitação das obras de melhoria dos acessos rodoviários e de construção de um novo acesso ao município de Belo Jardim foi retomada após audiência do deputado federal, Mendonça Filho, com o novo ministro dos Transportes, Cesar Borges, em Brasília. Há 20 dias, Mendonça pediu ao ministro a retomada da processo de licitação para não atrasar o processo e, consequentemente, o início das obras. A abertura do edital foi feita na semana passada, na sede do DNIT, em Recife. “O ministro cumpriu o compromisso de agilizar o processo licitatório, porque entendeu a importância dessa obra para Belo Jardim e para a região”, comemorou Mendonça Filho.



Os recursos para a obra do novo acesso da Cohab I, a partir da BR-232, e de toda a requalificação do trecho urbano da BR 232 entre o bairro do Planalto e a entrada da PE 180 que liga Belo Jardim a São Bento do Una estão assegurados pelas emendas de autoria de Mendonça Filho, incluídas no Orçamento Geral da União. “A licitação foi parada por questões técnicas e o início das obras, programado inicialmente para este primeiro semestre, deve atrasar menos do que se não conseguissemos agilizar a liberação do edital de licitação”, afirmou Mendonça Filho.


Segundo Mendonça, com a troca de ministros a preocupação era garantir que a mudança não atrasasse ainda mais o processo. Na audiência com Mendonça, o ministro César Borges assegurou que o DNIT começaria as obras até julho deste ano. “Acredito que vamos conseguir iniciar as obras até julho como o ministro previu”, afirmou Mendonça, ressaltando que está acompanhando passo a passo a execução desta. A melhoria dos acessos rodoviários e a construção de um novo acesso ao município de Belo Jardim, estão orçadas em R$ 1,6 milhão.



“O novo acesso na Cohab 1, na prática, dará a Belo Jardim uma terceira entrada com asfalto, via dupla, iluminação, segurança e embelezamento urbano”, afirma Mendonça, ressaltando que a obra é importante não apenas para Belo Jardim, mas para São Bento do Una e para Região, porque vai melhorar a trafegabilidade da via e facilitar o escoamento de mercadorias.


Mendonça Filho disse que também está acompanhando junto ao Ministério dos Transportes projeto de construção do contorno de Belo Jardim. “O projeto preliminar já está sendo preparado e queremos fazer, também, o projeto executivo e o estudo de viabilidade técnica e econômica desta obra. Com isso, vou poder apresentar emenda ao OGU 2014 destinando recursos para a obra do contorno ser iniciado no próximo ano”, afirmou Mendonça.


O projeto do contorno de Belo Jardim tem valor estimado entre R$ 10 milhões e R$ 12 milhões. A obra viária deve começar na entrada do bairro de Água Fria, contornando Belo Jardim pelo lado norte, próximo a Barragem do Bitury, seguindo até a a estrada que liga Belo Jardim a Serra do Vento e Brejo da Madre de Deus. “Esta obra vai facilitar o acesso ao distrito de Água Fria e da nova fábrica da Moura. Além de beneficiar diretamente o bairro Cavalo Morto e contribuir para a geração de emprego”, afirma Mendonça.
 

Vereador Tenente PTB, fez uma moção de aplauso ao deputado federal Mendonça Filho


Vereador Tenente
O vereador Tenente PTB, fez uma moção de aplauso ao deputado federal Mendonça Filho, pelo apoio na implantação do projeto " Belo Jardim F.C. Pela Inclusão Social", ao qual beneficia 200 crianças e adolescentes com idades de 11 à 17 anos, devidamente matriculados na rede de ensino e residentes em nosso município. Oportunizando a realização de um sonho de profissionalização no futebol, vejam o pronunciamento do vereador:
"É com grande satisfação de vermos pessoas querendo tirar as crianças da rua, vê Belo Jardim crescer no cenário futebolístico. fica a iniciativa de Mendonça Filho, que conseguiu diante do Ministério do Esporte além de grandes patrocinadores de Pernambuco e do Brasil, fazer com que essas crianças saiam das ruas, onde as crianças vão para o campo com acompanhamento de psicologos, nutricionistas, eu como desportista não poderia de deixar de dar essa moção de aplauso ao deputado federal Mendonça Filho por essa iniciativa onde Mendonça está comprando um terreno para a construção de um CT (centro de Treinamento) para as crianças apredenrem a arte do futebol". (Do Blog Paredão do Povo).

Bafômetro para vereador? Ainda não

 / Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

A Câmara de Vereadores de Passira, no Agreste, rejeitou o polêmico projeto que previa o uso de bafômetro antes das sessões legislativas. A proposta foi apresentado pelo vereador Antônio Luis da Silva (PSDB) e rejeitada por seis votos a quatro, na sessão da última quinta-feira. Segundo o autor da matéria, a ideia era evitar que os vereadores comparecessem embriagados às sessões do Legislativo municipal. Ele ainda não desistiu da iniciativa e pode apresentar uma emenda sobre o assunto.
O projeto previa que quando identificados sinais de embriaguês, o vereador seria submetido ao teste do bafômetro. Caso o resultado desse positivo, ele seria suspenso por três reuniões e teria R$ 300 descontado do salário, por cada sessão. A iniciativa não previa a obrigatoriedade do teste, mas caso o parlamentar se recusasse a fazer a análise seria suspenso por uma sessão e o salário seria descontado em R$ 300.
“Já que a iniciativa foi reprovada, estou consultando advogados para ver a possibilidade de apresentar uma emenda ao Regimento Interno da Câmara, incluindo o uso do bafômetro antes da sessões”, explica Antônio Luis, que é evangélico.
O vereador afirma que é comum a presença de vereadores embriagados no Legislativo. “Tem vereadores que chegam embriagados e falam o que não devem, palavrões e outras coisas”, destaca. Antônio Luís argumenta que qualquer cidadão que chega à Câmara apresentando sinais de embriaguez é imediatamente abordado e colocado para fora da Casa, sendo impedido de entrar no recinto. “O bom exemplo tem de começar a partir dos integrantes da casa legislativa”, argumenta.
De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores de Passira, Jamilson Pereira (PSD), o regimento interno da Cassa Antônio Ronaldo Laurentino da Silva já prevê punições para esse tipo de transgressão. “O regimento interno proíbe práticas que infrinjam a boa conduta e pune quem perturba a ordem na sessões e reuniões da Câmara”, justifica. O legislativo municipal é formado por 11 vereadores, sendo nove homens e duas mulheres.(Do Jornal do Commercio).

Na saída do encontro com Eduardo, Kassab deixa claro apoio à Dilma

 / Foto: Michele Souza/JC Imagem

Foto: Michele Souza/JC Imagem


Dando continuidade às conversas com lideranças nacionais para viabilizar sua candidatura a presidente em 2014 - embora negue o projeto -, o governador Eduardo Campos (PSB) recebeu, na terça-feira (14), o ex-prefeito de São Paulo e presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. O encontro, entretanto, parece não ter gerado frutos concretos para o socialista. Na saída, o pessedista deixou claro o apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT): “Nossa condição é de conhecimento público”.
Oficialmente, a pauta do encontro de aproximadamente 45 minutos foi a economia brasileira. O próprio Kassab negou que falou sobre política, considerando a agenda como “uma visita de cortesia”, mas avaliou que “é difícil dizer” se Eduardo é pré-candidato. “O PSB vai debater com calma e analisar a conveniência. É um direito que o PSB tem de disputar a eleição”, observou o presidente do PSD.
O voo nacional do governador está sendo questionado por aliados da presidente Dilma. No dia anterior, o presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, saiu de uma reunião com Eduardo Campos declarando que o socialista está “comedido” sobre a postulação. Mesmo assim, admitiu que pode apoiá-lo, em 2014.
Eduardo Campos ajudou na criação do PSD, que, este ano, decidiu ingressar na base da presidente Dilma Rousseff. Membros da legenda no Estado, como o presidente e ex-deputado André de Paula, já declararam que podem aliar-se com Eduardo mesmo se a direção nacional ficar com a petista.(Do Jornal Commercio).

terça-feira, 14 de maio de 2013

Democratas nacional regionaliza comerciais que vão ao ar hoje à noite


 
O Democratas nacional regionaliza a propaganda partidária e os comerciais que vão ao ar hoje no Estado terão como foco o fortalecimento partidário e a divulgação do trabalho de suas lideranças. No Recife, serão exibidos comerciais com os deputados Mendonça Filho, Augusto Coutinho, Maviael Cavalcanti e a vereadora do Recife, Priscila Krause. 
          Em comerciais de 30 segundos, os democratas falam de suas atuações na Câmara de Vereadores do Recife, na Assembléia Legislativa e na Câmara Federal. Mendonça Filho destaca seus projetos para baixar preço do gás de cozinha, da conta de luz e da passagem de ônibus, assim como, a atuação contra o aumento abusivo do IPTU no Recife e o abuso das operadoras de celular.
         Augusto Coutinho destaca sua atuação como deputado de oposição e a defesa do Porto de Suape contra a MP dos Portos apresentada pelo Governo Dilma, que tira autonomia do porto pernambucano. O deputado Maviael Cavalcanti também defende Suape e destaca que critica o Governo Dilma pela proposta da MP dos Portos.  Priscila Krause fala da sua atuação como vereadora de oposição e divulga o Monitora Recife, primeira plataforma de monitoramento on line da gestão do novo prefeito.
     Em Caruaru, a propaganda do Democratas será feita com vídeos do deputados Tony Gel, Mendonça Filho e Augusto Coutinho, que têm base eleitoral no Agreste. Os comerciais serão veiculados nas emissoras de rádio e de tv e foram produzidos pela Ateliê Produções e pela Quebra Coco. O horário político do Democratas deste semestre prevê exibição da mídia hoje e nos dias 14/05, 30/05 e 22/06 e 27/06, com cinco minutos diários. No Sertão, o Democratas fala do trabalho em favor do desenvolvimento do Estado.

Rosa Cardoso será a próxima coordenadora da Comissão Nacional da Verdade


Advogada Rosa Cardoso da Cunha passa a coordenador os trabalhos do grupo a partir de 17 de maio (Marcelo Camargo/ABr)

O atual coordenador da Comissão Nacional da Verdade, Paulo Sérgio Pinheiro, anunciou na tarde desta segunda-feira (13) que Rosa Cardoso da Cunha será coordenadora da comissão a partir de 17 de maio. Rosa Maria Cardos é advogada e professora universitária, teve atuação destacada na defesa de presos políticos nos estados de São Paulo, do Rio de Janeiro e no Distrito Federal durante a ditadura militar.

O anúncio foi feito durante seminário realizado em conjunto com Organização das Nações Unidas sobre o primeiro ano de funcionamento da comissão. A coordenação funciona de maneira rotativa. Cada coordenador permanece na função durante três meses, sendo permitida uma recondução. Paulo Sérgio Pinheiro assumiu a função no dia 16 de fevereiro de 2013.

Na última sexta-feira (10), a Comissão da Verdade fez uma tomada pública de depoimentos e ouviu o coronel reformado Carlos Alberto Brilhante Ustra, acusado de praticar tortura, sequestrar e assassinar militantes políticos no período em que comandou o Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna do 2º Exército em São Paulo (DOI-Codi-SP).

O depoimento foi cercado de expectativas, em razão de uma decisão da Justiça que lhe concedeu o direito de permanecer em silêncio. A comissão também ouviu o ex-sargento Marival Chaves, ex-integrante do DOI-Codi ), que confirmou a presença de Ustra nas sessões de tortura e o vereador de São Paulo, Gilberto Natalini (PV-SP), que disse que o ex-coronel o torturou pessoalmente.(Do Diário de Pernambuco).

Eduardo pode desistir: pressão contra dentro do PSB aumenta


A cúpula do PT recebeu recado do comando do PSB: Eduardo Campos ainda quer ser candidato à Presidência em 2014, mas a empolgação esfriou. A resistência entre governadores da legenda à candidatura, antes explicitada de forma clara apenas por Cid Gomes, do Ceará, aumentou. A pressão do governo e do PT sobre eles também. A informação é de Mônica Bergamo, hoje na Folha de S.Paulo:
''O governador Camilo Capiberibe, do Amapá, por exemplo, recebeu recado do PT: o partido, que fez aliança com ele em 2010 e indicou a vice de sua chapa, pode abandonar seu barco se Campos sair candidato. Há alguns dias, Capiberibe disse à coluna: 'Não pretendo abrir mão da aliança com o PT, a não ser que venha uma imposição'. Ainda que Campos saia candidato, ele abrirá palanque também para Dilma Rousseff.
Outro governador do PSB, Wilson Martins, do Piauí, já disse preferir que o partido só tenha candidato à Presidência em 2018. E na Paraíba ficaria praticamente sepultada a possibilidade de o governador do PSB, Ricardo Coutinho, formar aliança com partidos da base de Dilma --como PT, PMDB e PP, que tem o paraibano Aguinaldo Ribeiro no comando do Ministério das Cidades.''(Do Blog de Magno Martins).

Arranhão sertanejo


Pré-candidato a governador pelo PMDB, o prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), caminha para sair arranhado da paralisação dos servidores. A greve, por tempo indeterminado, radicalizou a tal ponto que os manifestantes conseguiram o aval da Câmara para barrar o trâmite de todas as matérias de interesse do Executivo.(Do Blog de Magno Martins).

Transposição tem nova fase

Foto: Allan Torres
O Projeto de Integração do Rio São Francisco, tido como a maior obra de infraestrutura hídrica do País, iniciou uma nova e importante fase. O Ministério da Integração Nacional, responsável pela execução da transposição fluvial, divulgou, na última sexta-feira, no Diario Oficial da União, o edital de licitação das Metas 3 Norte (3N) e 3 Leste (3L). Os certames têm como objetivo a execução das obras complementares de cinco lotes: o 6, em Mauriti (CE); o 7, em São José de Piranhas (PB); os 10 e 11, em Custódia (PE); e o 12, em Monteiro (PB).


A Meta 3N representa 30,4% de execução da obra e tem 81 quilômetros (km) de extensão, que se estende do reservatório Boi II, no município de Brejo Santo (CE), até o reservatório Engenheiro Ávidos, no município de Cajazeiras (PB). Já a Meta 3L apresenta 26,2% de execução da obra e tem 34 km de extensão, situado entre o reservatório Barro Branco, em Custódia, e o reservatório Poções, em Monteiro (PB).
O edital prevê a contratação das empresas dentro do modelo de Regime Diferenciado de Concorrência (RDC), o que determina que as disputas serão pelo menor preço ofertado. Nesse sentido, o valor estimado de investimento para essa fase da obra não é divulgado. O último balanço do MI atualizou o valor global do empreendimento em R$ 8,2 bilhões, montante 51% maior do que quando o projeto foi iniciado em 2007, na época orçado em R$ 5,4 bilhões.
Em relação ao prazo de conclusão desses lotes que entram na disputa de licitação, o ministério informou, por meio da assessoria de Impren­sa, que “tanto os contratos da 3L quanto da 3N serão firmados com um prazo inferior a 30 meses e o cronograma de entrega das obras está mantido”. De acordo com o calendário oficial, está prevista a entrega de 100 quilômetros em cada um dos eixos da transposição com água, até o final de 2014, e toda a obra até o final de 2015.
O Ministério da Integração avisou que outro certame licitatório está em fase final: o das Metas 1L e 2L. A primeira, com conclusão prevista para abril de 2014, compreende a captação no reservatório de Itaparica até o reservatório de Areias, localizados em Floresta (PE). Já a segunda, inicia na saída do reservatório Areias e segue até o reservatório Barro Branco, em Custódia, com conclusão prevista para o final de junho de 2015.(Do Blog da Folha).

    As manchetes dos jornais do Brasil e do mundo


    Folha de Pernambuco
    Mudança na Cabugá
    Diario de Pernambuco
    Ação contra carros nas calçadas
    Jornal do Commercio
    Em 8 horas, 472 mil inscritos no Enem
    Folha de S. Paulo
    Governo negocia liberar R$ 1 bi para aprovar MP
    Agora S. Paulo
    Revisão do auxílio-acidente até 1995 é decidida no Supremo
    O Estado de S. Paulo
    Barbosa nega pedido que pode mudar sentença do mensalão
    O Globo
    Manchete: À moda antiga: Governo negocia novas concessões na MP dos Portos
    Valor Econômico
    Petrobras capta US$ 11 bi, recorde em país emergente
    Correio Braziliense
    MP dos Portos não tem apoio certo nem no PT
    Estado de Minas
    Superblitz, o retorno
    Zero Hora
    Seis ações para assegurar a qualidade do leite no RS
    Jornais internacionais
    The New York Times (EUA)
    Obama nega euforia em Benghazi, mas acusa o IR
    El País (Espanha)
    AP acusa governo americano de espionar jornalistas
    Le Figaro (França)
    Governo desamparado diante do afluxo de roms
    Clarín (Argentina)
    Justiça condena cinco a prisão perpétua por “saidinha de banco”



    Blog da Folha.