MILK FRUIT

MILK FRUIT

terça-feira, 14 de maio de 2013

Transposição tem nova fase

Foto: Allan Torres
O Projeto de Integração do Rio São Francisco, tido como a maior obra de infraestrutura hídrica do País, iniciou uma nova e importante fase. O Ministério da Integração Nacional, responsável pela execução da transposição fluvial, divulgou, na última sexta-feira, no Diario Oficial da União, o edital de licitação das Metas 3 Norte (3N) e 3 Leste (3L). Os certames têm como objetivo a execução das obras complementares de cinco lotes: o 6, em Mauriti (CE); o 7, em São José de Piranhas (PB); os 10 e 11, em Custódia (PE); e o 12, em Monteiro (PB).


A Meta 3N representa 30,4% de execução da obra e tem 81 quilômetros (km) de extensão, que se estende do reservatório Boi II, no município de Brejo Santo (CE), até o reservatório Engenheiro Ávidos, no município de Cajazeiras (PB). Já a Meta 3L apresenta 26,2% de execução da obra e tem 34 km de extensão, situado entre o reservatório Barro Branco, em Custódia, e o reservatório Poções, em Monteiro (PB).
O edital prevê a contratação das empresas dentro do modelo de Regime Diferenciado de Concorrência (RDC), o que determina que as disputas serão pelo menor preço ofertado. Nesse sentido, o valor estimado de investimento para essa fase da obra não é divulgado. O último balanço do MI atualizou o valor global do empreendimento em R$ 8,2 bilhões, montante 51% maior do que quando o projeto foi iniciado em 2007, na época orçado em R$ 5,4 bilhões.
Em relação ao prazo de conclusão desses lotes que entram na disputa de licitação, o ministério informou, por meio da assessoria de Impren­sa, que “tanto os contratos da 3L quanto da 3N serão firmados com um prazo inferior a 30 meses e o cronograma de entrega das obras está mantido”. De acordo com o calendário oficial, está prevista a entrega de 100 quilômetros em cada um dos eixos da transposição com água, até o final de 2014, e toda a obra até o final de 2015.
O Ministério da Integração avisou que outro certame licitatório está em fase final: o das Metas 1L e 2L. A primeira, com conclusão prevista para abril de 2014, compreende a captação no reservatório de Itaparica até o reservatório de Areias, localizados em Floresta (PE). Já a segunda, inicia na saída do reservatório Areias e segue até o reservatório Barro Branco, em Custódia, com conclusão prevista para o final de junho de 2015.(Do Blog da Folha).

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário