MILK FRUIT

MILK FRUIT

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Câmara aprova requerimento do Democratas e ministro do Gabinete de Segurança Institucional vai explicar espionagem da ABIN


 O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, José Elito, irá à Câmara dos Deputados, no próximo dia 20 de novembro prestar esclarecimentos sobre a espionagem a diplomatas estrangeiros de pelo menos três países. A realização da audiência pública conjunta foi aprovada, nesta quarta-feira (6/11), nas Comissões de Fiscalização e Controle e de Relações Exteriores e Defesa Nacional, atendendo a requerimentos assinados pelo líder do Democratas em exercício, deputado Mendonça Filho (PE), e pelo deputado Claudio Cajado (BA). O diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Wilson Trezza, também participará da audiência pública.
“Não podemos aceitar que o governo brasileiro condene os outros governos com relação à ações de suposta de espionagem e pratique dentro do território brasileiro o mesmo expediente. Sabemos que a atividade de defesa exige uma ação de proteção e resguardo do interesse nacional, do próprio governo brasileiro, mas isso não pode ser um motivo para que tenhamos atuação na área de espionagem ilegal, o que seria inaceitável moralmente e inconstitucionalmente em um país democrático como o nosso”, afirmou Mendonça Filho.
Na segunda-feira, 4/11, o jornal Folha de São Paulo, divulgou reportagem a partir de um relatório da ABIN sobre a realização de pelo menos 10 operações de monitoramento de diplomatas de países, como Rússia e Irã. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário