MILK FRUIT

MILK FRUIT

terça-feira, 18 de junho de 2013

Mendonça Filho pede convocação de ministros para explicar espionagem em Suape e suposta chantagem contra Ideli


O Democratas quer explicações do governo sobre o monitoramento supostamente ilegal realizado pela ABIN no porto de Suape e as declarações da ministra Ideli Salvatti sobre possíveis chantagens sofridas por ela para votações no Congresso Nacional. Para esclarecer os assuntos, o deputado Mendonça Filho (Democrastas-PE) protocolou requerimentos de convocação dos ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo; do Gabinete de Segurança Institucional, José Elito Carvalho Siqueira e das Relações Institucionais, Ideli Salvatti. Os requerimentos foram apresentados nas Comissões de Finanças e Tributação, Fiscalização Financeira e Controle, Relações Exteriores e Defesa Nacional e Constituição e Justiça. 
O parlamentar ainda pede a vinda ao Congresso Nacional do diretor-geral da ABIN, Wilson Roberto Trezza e dos agentes Mário Ricardo Dias de Santana, Nilton de Oliveira Cunha Junior, Renato Carvalho Raposo de Melo e Edmilson Monteiro da Silva.
Denúncia veiculada pela Revista Veja neste fim de semana, revela que quatro espiões da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) atuaram disfarçados no porto de Suape, em Pernambuco, com a finalidade de colher informações que pudesse ser utilizadas contra o governador do Estado, Eduardo Campos. Segundo a reportagem, os agentes, flagrados pela polícia militar pernambucana, alegaram estar buscando cenários para a presidenta.
“Com o temor de que a Abin esteja sendo usada com objetivos meramente políticos, afastando-se dos fins institucionais para os quais foi criada, é necessário que as comissões ouçam o ministro do GSI e demais envolvidos na ABIN”, justifica o parlamentar nos requerimentos lembrando que em abril outra denúncia do jornal O Estado de São Paulo mostrou que uma operação da Agência monitorou a movimentação no porto de Suape em um momento em que Campos e a presidente Dilma estavam em lados opostos na discussão da MP dos Portos.  
Na outra situação, a ministra Ideli Salvatti, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, declarou que tem sofrido chantagens por parte de parlamentares em troca de votações no Congresso Nacional. Na mesma entrevista, a ministra informou que o governo vai liberar R$ 2 bilhões em emendas parlamentares, o que ajudaria a melhorar o clima no parlamento. 
“Tais declarações além de acintosas contra o parlamento, merecem esclarecimento e investigação. Se a ministra se sente acuada ou chantageada deve dar as devidas explicações e apresentar as providências adotadas para que possa fazer seu trabalho sem nenhuma pressão, a não ser que decorre do estrito interesse público”, argumenta Mendonça Filho. O deputado pede também a convocação do ministro da Justiça para que ele possa expor as medidas adotadas para coibir os abusos relatados pela ministra Ideli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário