MILK FRUIT

MILK FRUIT

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Empresário que seguiu passos do pai e do irmão

Vice-governador assume hoje o comando do estado após renúncia de Eduardo, que segue em campanha presidencial (Nando Chiapetta/DP/D.A Press)
O novo governador de Pernambuco, João Lyra Neto (PSB), 67 anos, começou a vida pública como empresário da área de transportes. Foi levado a cuidar dos negócios da família porque seu pai, João Lyra Filho, e o irmão, Fernando Lyra, representavam o clã na política. O pai, com mandatos de deputado estadual e prefeito de Caruaru. O irmão, na condição de deputado federal. João Lyra assumiu essa responsabilidade depois de concluir, no Recife, o curso de Direito. A exemplo de muitos jovens de sua época, militou no movimento estudantil, lutou pelo democracia no país em plena ditadura militar e tomou gosto pela política atuando nos bastidores das campanhas eleitorais em sua terra natal.
A inserção dele na política partidária começou em 1988 com a convocação da Frente Popular de Caruaru para disputar a eleição de prefeito. Eleito, sucedeu José Queiroz. A partir daí, iniciou uma trajetória marcada por um mandato de deputado estadual, em 1992, e uma segunda eleição para comandar a Prefeitura de Caruaru, em 1997.
Hoje, quando assinar o livro de posse, às 15h30, na Assembleia Legislativa, João Lyra estará assumindo oficialmente o maior desafio de sua carreira política. Será dele a responsabilidade de encerrar os oito anos de uma gestão que chega às suas mãos com um índice de 83% de aprovação. O novo governador terá um período de nove meses para consolidar uma marca e projetar o futuro.
Ao Diario, amigos afirmaram que Lyra pretende continuar na política quando deixar o Palácio do Campo das Princesas, no final deste ano. Uma permanência, inclusive, que gostaria de ter prolongado, quando tentou se colocar como o nome natural à reeleição. Ele foi vencido por Paulo Câmara, nome indicado pelo governador Eduardo Campos (PSB) para concorrer à sucessão estadual. Uma situação que teria causado mal-estar entre Eduardo e o vice-governador, mas que, segundo auxiliares deles, seria um episódio superado.
Até porque, além continuar na vida pública, Lyra tem outros planos para o futuro. Entre eles, o de eleger a filha, a deputada estadual Raquel Lyra (PSB), prefeita de Caruaru. Uma possível eleição manteria a representação da família na política do município. Um estremecimento com Campos, portanto, poderia atrapalhar essa trajetória.
No dia a dia, João Lyra, pai de três filhas e avô de cinco netos, é visto como um homem correto, leal aos amigos e firme em suas decisões. “Talvez a sua maior marca seja a retidão de caráter”, observou Romeu Baptista, administrador de Fernando de Noronha e a partir de hoje secretário estadual de Turismo. No convívio com os mais chegados, gosta de música, de ir a shows, ler e de uma “boa mesa”, definiu Luciano Vasquez, diretor do Lafepe e a partir de hoje secretário da Casa Civil.(Do Diário de Pernambuco).

Nenhum comentário:

Postar um comentário