MILK FRUIT

MILK FRUIT

quarta-feira, 26 de março de 2014

Mantega e Cerveró virão a Câmara explicar escândalo da refinaria de Pasadena

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró virão a Câmara dos Deputados prestar esclarecimentos sobre a operação da compra superfaturada da refinaria de Pasadena (EUA) pela petroleira brasileira.  A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle aprovou nesta quarta-feira (26/3) o convite a Mantega e Cerveró a partir de requerimento do Democratas. Mantega ainda dará explicações sobre o rebaixamento da classificação de risco do Brasil feita pela agência Standars & Poors.
Acordo firmado entre os integrantes da comissão estipulou prazo de 20 dias para que Mantega participe de audiência pública no colegiado com o compromisso de que os autores do requerimento tenham o mesmo espaço para fazer os questionamentos que o designado no caso de convocação. Além do autor do convite, líder do Democratas, Mendonça Filho (PE), subscreveram o requerimento os deputados Wanderlei Macris (PSDB-SP), Fernando Francichini (SDD-PR) e outros.
"Como presidente do Conselho de Administração da Petrobras, o ministro Mantega, certamente, tem informações muito valiosas não só nesse escândalo da operação Pasadena evolvendo irregularidades da ordem de mais de R$ 1 bilhão, como também outros episódios nebulosos que envolvem a Petrobras, caso da SBM, empresa holandesa com suspeita de pagamento de propina a funcionários da estatal brasileira", atesta Mendonça Filho.
O democrata explica ainda que a presença do ministro da Fazenda será uma oportunidade para se debater a situação econômica do País. "Tivemos o rebaixamento da nota do Brasil do ponto de vista de crėdito e está claro que o país está patinando, numa situação crítica do ponto de vista de crescimento econômico com as condições fiscais deterioradas", pontua o democrata.
CPI

Para Mendonça Filho, a vinda do ministro, da presidente da Petrobras, Graça Foster, e do ex-diretor, Cerveró reforça a instalação da CPI para apurar os escândalos de corrupção na Petrobras. Para ele, os esclarecimentos em audiência pública e a comissão externa formada para investigar as denúncias da SBM Offshore são o primeiro passo que vão culminar na Comissão Parlamentar de Inquérito. A vinda de Graça Foster a Comissão de Fiscalização já está agendada dada para o dia 15 de abril.

Saiba mais

Nestor Cerveró, ex-diretor Internacional da Petrobras, é apontado como responsável pelo parecer que subsidiou o Conselho de Administração da estatal na compra da refinaria de Pasadena. Após a presidente Dilma Rousseff afirmar que o relatório era falho e incompleto levando o Conselho a erro, Cerveró for demitido, semana passada, da diretoria financeira da BR Distribuidora.
Reportagem da revista Veja desta semana revelou que o Advogado-Geral da União, Luís Inácio Adams, por determinação de Mantega, alertou a Casa Civil sobre as cláusulas lesivas a Petrobras incluídas no contrato da aquisição da refinaria de Pasadena. Na época, 2008, Dilma Rousseff, era ministra da Casa Civil e presidente do Conselho de Administração da petroleira brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário