MILK FRUIT

MILK FRUIT

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Collor comenta debate sobre emergentes e vê posição privilegiada do Brasil

Em pronunciamento nesta quarta-feira (18), o senador Fernando Collor (PTB-AL) relatou o debate sobre a política externa da China, Índia e África do Sul, realizado na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), na noite de segunda (16). Na ocasião, foram ouvidos os professores Severino Bezerra Cabral Filho, do Instituto Brasileiro de Estudos de China e Ásia Pacífico; Oliver Stuenkel, da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo; Ubiratan Castro de Araújo, da Fundação Pedro Calmon; e Ricardo Sennes, da Universidade de São Paulo.

Com base na audiência, Collor destacou que, de maneira geral, "os emergentes não estão caminhando no sentido de uma ruptura ou desafio da ordem existente". Ele também apontou um cenário positivo para o Brasil em comparação a outros países emergentes.
- Somos o único país, entre os Brics [Brasil, Rússia, Índia e China], que se beneficia de um entorno estável, com baixa diversidade cultural, lingüística e religiosa e baixa densidade populacional, não sofrendo, como nos demais, esses elementos que tendem a gerar instabilidade - observou.
Collor também anunciou que, na próxima segunda (23), a CRE fará um balanço dos 20 anos do Mercosul e discutirá o cenário do entorno no bloco econômico.
Agencia Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário