MILK FRUIT

MILK FRUIT

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Deu no Blog Na Mira do Paredão: Entrevista com Valdeci Torres

Na Mira- Qual a analise do Sr. sobre a maneira de hoje administrar uma prefeitura, e a forma em que o Sr. foi prefeito? Mudou alguma coisa?
Valdeci Torres- Mudou muito, completamente diferente do nosso tempo, no meu tempo no tempo de Cintra Galvão de João Mendonça mudou demais. Não posso criticar a pessoa física por que eu me dou muito bem com ele, mas a pessoa jurídica eu tenho que falar a verdade. A zona rural acabou tudo, não atende o povo na prefeitura, funcionários ( contratados ) atrasados, o povo sem receber os três meisinhos que ele fez acordo no ministério publico que iria pagar a todo mundo e não pagou, mudou muito, mas muito mesmo.

Na Mira- O Sr. foi um dos melhores prefeitos dessa cidade e os recursos não eram tantos, qual era o segredo?
Vadeci Torres- O segredo é caminhar pela dignidade, honestidade, por que tudo que se faz com honestidade, dignidade com respeito ao dinheiro do povo, o dinheiro rende.
Empregou gente demais fizeram muitas nomeações desnecessárias fizeram um cabide de emprego, e a prefeitura ficou sufocada, e eu acredito que foi isso que o prefeito não teve o equilíbrio de olhar, a receita do FPM, ICM, IPTU e a receita livre da prefeitura ISS e outras receitas que vem e depois vem a receita de despesas para usa o dinheiro que sobrava na obras, mas ele misturou tudo empregou tudo, João empregou muito e esse colocou mais gente ainda, e não agradou nem a ele e nem a municipalidade e eu acho que ele ainda continua perdido na administração.

Na Mira- Hoje Belo Jardim arrecada mais de 80 milhões por ano, e não vemos no município grandes obras. Como o Sr. analisa essa administração? Falta o que?
Valdeci Torres- Faltou o prefeito colocar os pés no chão com humildade, e ser prefeito ao pé da letra. Gostar de administrar gostar da prefeitura, gostar do município, gostar do povo de Belo Jardim, isso ai faltou muito a ele.
Eu sei que ele é um empresário muito rico não precisa de dinheiro de prefeitura, mas eu achei que com a experiência que ele tem de empresário e a experiência que ele tem de ter andado em vários países e de ter morado no sul do país, eu pensei que ele iria ser o maior administrador da história de Belo Jardim, eu to achando é a minha opinião e de muitas pessoas que passam por aqui e diz: que a administração não e compatível, pois agente esperava e esperamos que ele faça uma boa administração nesse pouco menos de 2 anos, porque até agora ele não apareceu e não disse para que veio.

Na Mira- O Sr. foi vice-prefeito de Fábio Galvão em 1976; prefeito de 1982 a 1988, de 1994 a 1996 com o apoio de Cintra Galvão, e após ser sucedido por Cecílio Galvão o Sr. deixou o grupo Galvão, o que houve?
Valdeci Torres-  O que houve na época quando Cecílio foi meu sucessor foi a ausências deles com a minha pessoa, deixaram de falar comigo e eu não saiba de nada, não fiz nada contra ninguém, ficando em casa deixando a política.
Ai os Mendonça ficou sabendo por intermédio do povo, a voz do povo é a voz de Deus, foram lá em casa pedindo para eu ser o vice-prefeito e o outro lado não me chamou para nada, eu aceitei, mas por que o caso foi que Cecílio se ausentou de mim, não entendi até hoje qual foi o motivo.
Ele é amigo meu, eu sou amigo dele, sou amigo do pai dele e de toda sua família, nunca deixamos de se falar,e fiquei com os Mendonça, fui 2 vezes vice-prefeito de João Mendonça. João na 1ª gestão foi muito boa, mas na 2ª foi um pouco fraca mas deixei o partido dos Mendonça  por motivos nenhum, achei que eu não queria mais me envolver com política. Não houve nada contra mim e os Mendonça, nada contra mim e Cintra Galvão, então eu voltei para minha casa e cuidar dos meus negócios que são pequenos e precisavam de mim, e até hoje não tenho inimizada nem de um lado nem do outro graças a Deus.

Na Mira- Após deixar o grupo Cintra Galvão o Sr. se aliou ao grupo Mendonça e foi vice-prefeito de João Mendonça de 2001 a 2008, e depois também deixou o grupo Mendonça. Por que o Sr. deixou os Mendonça?
Valdeci Torres- Eu não deixei o grupo Mendonça, foi eles que me deixou, eu deixei a política, e fiquei como um simples eleitor do município. Eles me convidarão varias vezes para almoçar na fazenda e voltar para lá, e eu não quis. Pois o candidato natural era eu a prefeito dos Mendonça, depois eu não quis analisei e não quis mais ser o candidato, ai colocarão minha esposa para ser o candidato a vice-prefeito, depois ela também não quis ai ficamos na nossa. No nosso trabalho, no nosso comércio, não fiz política para nenhum deles fiquei na minha, então eu posso dizer que o motivo foi esse.

Na Mira- Nas eleições 2008, sua esposa dona Luzinete Torres abraçou a campanha de Cintra Galvão, mas o Sr. não subiu no palanque, por que?
Valdeci Torres- Por que não fui convidado.

Na Mira- como é o seu relacionamento com Cintra Galvão? Conversaram sobre essas idas e vindas?
Valdeci Torres- Vou lhe dizer a verdade, quem tem mais aproximação a Cintra Galvão é dona Luzinete minha esposa, eu não sou inimigo dele continuo sendo amigo dele e de toda sua família, e aconteceu simplesmente um afastamento político. Mas jurídico não de jeito nenhum, problema pessoal não houve de jeito nenhum, nem com Cintra e nem com nenhum, apenas nós não nos encontramos mais para se conversar.

Na Mira- Após pertencer aos dois grupos políticos, hoje Valdeci Torres se coloca como uma opção para 2012 pelo PR do deputado Inocêncio Oliveira. O Sr. está se articulando? Quem apoiará em um pleito municipal?
Valdeci Torres- Meu encontro com o Inocêncio Oliveira foi comunicado a Cintra Galvão, que o vereador de São Bento do Una o Dr. Wasgintom, marcou o encontro meu com Inocêncio oliveira e nesse encontro foram eu Luza ( esposa ) e amigos.
Inocêncio queria entregar o partido para mim, e eu ponderei dizendo que dependia dos conchaves da política de Belo Jardim, nos acordos, das uniões das forças contra ao poder que esta ai no poder, ai ficamos nisso. Eu sai do PMDB e não sou filiado a partido nenhum, estou esperando por Cintra Galvão, que ele me de alguma luz e dizer a qual partido eu devo me filiar, eu acredito que Inocêncio Oliveira faria um grande trabalho com o prestigio que ele tem no Estado e tem na União. Mas não sei se Cintra Galvão quer ele aqui em Belo Jardim, eu não sei se Cintra Galvão tem pretensões para deputado federal e deputado estadual. Então eu não posso me comprometer e dizer nada sobre isso, Cintra Galvão é a palavra avalizada para dizer sobre isso.

Na Mira- O empresário Moacyr da Agrolar conseguiu formar um grupo com a dissidência do Grupo de  Cintra Galvão, após os vereadores não concordarem com a candidatura de Cecílio Galvão a deputado Estadual. Esse grupo apoiaria o Sr.?
Valdeci Torres- Minha candidatura que você tá dizendo que sou candidato, eu não sou candidato a nada em Belo Jardim. O povo é quem diz na rua que o candidato vai ser Valdeci Torres e Cintra Galvão Vice, Valdeci Torres e Fábio Galvão vice ou vice e versa. É o povo que diz, eu não sou candidato a nada, nem filiado a partido nenhum eu sou, então se acontecer de Cintra Galvão me convidar para a filiação de um partido e me apoiar eu serei o candidato a prefeito, mas se não acontecer não sou candidato a nada, continuo a ser Valdeci da farmácia e mais nada na vida.

Na Mira-– Recentemente no palanque da Noite da poesia organizada pelo vereador Valdemi Cintra, presenciei uma conversa do ex-prefeito João Mendonça com o empresário Moacyr Cintra, onde João estava propondo um projeto em nome de Belo jardim, afirmando que a briga foi coisa do passado. Em sua opinião haveria chance de uma junção entre  João Mendonça e o grupo de Moacyr, sendo um vice e outro prefeito ou vice versa?
Valdeci Torres- Eu acho quem deveria responder era João Mendonça e Moacyr Cintra, não sou eu que vou responder essa pergunta.

Na Mira- OSr. Está se articulando, João Mendonça está procurando unir forças, o Prefeito Marco Coca Cola diz abertamente que não apoiará candidatura de João Mendonça. O Sr. Acha que ele será candidato a reeleição?
Valdeci Torres- A pergunta é para Marcos coca cola, não é para Valdeci Torres.

Na Mira- Fala-se que com a exoneração de Dona Conceição Moura da Secretaria de Turismo, assumirá o posto Andréa Mendonça, Filha do saudoso Mendonção . Andréa seria a candidata a prefeita como forma de escantear João Mendonça. O Sr. Acredita nessa hipótese?
Valdeci Torres- Eu não acredito, pode ser briga de família, se for o caso, mas depois todo mundo comer no mesmo prato?

Na Mira- Uma chapa Moacyr e Valdeci Torres pode acontecer?
Vadeci Torres- Essa chapa você perguntaria a Moacyr, Valdeci não pode responder por que não é candidato a nada, nem filiado eu sou.

Na Mira- O Sr. Acha que Cintra Galvão ainda disputará eleição de prefeito?
Valdeci Torres- Eu acho que sim, a cabeça dele ta muito boa, ele é um homem altamente inteligente, é um grande líder, nunca deixou de liderar, ele lançou o filho dele agora em 2010 teve uma votação não foi grande como ele queria por que os 5 vereadores saíram do partido dele, mas ele mostrou força.
Ele e Zé Mendonça eram as duas forças grandes de Belo Jardim e continuarão, Zé Mendonça vai continuar com Mendoncinha e Cintra Galvão que desejarão a morte dele muito disse que Morte desejada é vida prolongada, está ai Cintra Galvão bonzinho, só não está fisicamente, mas a cabeça dele está perfeita, eu desejo se ele quer ser candidato terá o meu apoio, terá toda a nossa luta e seremos oposição ao sistema que está aqui no momento.
Não tenho nada contra aos Mendonça, nada contra Marco coca cola, nada contra João Mendonça, jamais iria falar de um partido do qual eu participei.
Estou aqui firme e o povo me procurando e dizendo no meio da rua, e no momento eu sou candidato na boca do povo, mas pessoalmente não.

Na Mira- Cintra poderá fazer Cecílio Galvão candidato a prefeito em 2012? Se isso acontecer, teria o apoio de Valdeci Torres?
Valdeci Torres- Essa pergunta eu ainda não posso responder.

Na Mira- Suas Considerações finais e sua mensagem ao povo de Belo Jardim?
Valdeci Torres- Ao povo de Belo Jardim eu quero dizer que chegou a hora de mudanças, o povo tem que mudar, não agradou o governo João Mendonça e não agradou o governo de Marco coca cola e nem vem agradando, então depois da morte de Zé Mendonça depois de tudo que aconteceu, eu acredito que chegou a hora de mudar, de mudanças para o melhor.
Mudança melhor para o funcionário, mudanças melhor para o povo da zona rural, mudanças melhor para os distritos, mudança melhor para a cidade, mudança melhor para o funcionalismo publico que eu tinha o cuidado e pagava antecipadamente.
As obras eram realizadas com o dinheiro da prefeitura, com poucos recurso que Dr. Nilson na época conseguia em Brasília, com recursos que eu conseguia com o Governo do Estado e depois saímos do sistema do Governo do Estado me passando a oposição do Estado e eu não tive mais recursos do Estado mas dentro das normas da prefeitura e das condições da prefeitura eu me sai muito bem.
Minhas contas foram aprovado por unanimidade pela Câmara durante os dez anos que fui prefeito nunca tive um voto contra, pelo Tribunal de Contas nunca tive um voto contra, então sai graças a Deus Limpo. Limpo como o coração de Maria e estou aqui a disposição do povo, se o povo quiser mudança chegou a hora estaremos e eu Valdeci Torres estou a disposição do povo de Belo Jardim.

Josué Figueira

3 comentários:

  1. que entrevista emocinante Valdeci!Obrigada por fazer parte da história política de belo jardim!

    ResponderExcluir
  2. Valdeci muito boa mesmo a entrevista,o sr. é preparadíssimo!Valeu Belo jardim pecisava ouvir sua opnião!

    ResponderExcluir
  3. estou cm vc vava!!!!conte cm meu voto

    ResponderExcluir