MILK FRUIT

MILK FRUIT

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Estimular a adoção em Pernambuco, um desafio


Pernambuco pode vir a contar com a Semana Estadual da Adoção. A proposta, de autoria da deputada Teresa Leitão (PT), recebeu parecer favorável, anteontem, no colegiado de Justiça, e continua a tramitar no Poder Legislativo. A petista detalhou a iniciativa, durante o Pequeno Expediente de ontem. 

“A ideia nasceu a partir do momento em que fui procurada pelo Grupo de Apoio à Adoção de Recife (Gead Recife). A entidade busca promover o debate e incentivar o processo de adoção no cenário nacional”, pontuou. 

Para sensibilizar quanto à importância do tema, a parlamentar citou diferentes dados que apontam o perfil das crianças mais procuradas para adoção. Elas têm até 3 anos de idade, embora representem apenas 3% das que ocupam os abrigos cadastrados. 

“Sexo feminino e com pouca idade. São essas as características mais solicitadas pelas 26.938 famílias que integram o Cadastro Nacional de Adoção (CNA)”, lamentou Teresa, citando a cor negra como outra característica excludente. 

Esse fenômeno, de acordo com o juiz da 2ª Vara da Infância e da Juventude da Capital, Élio Braz, acontece porque o casal, ao responder o cadastro nacional, busca, em geral, idealizar o mais próximo do que seria um filho biológico e, por isso, querem aquele de cor semelhante à dele. 

A intenção da petista, ao propor a Semana Estadual da Adoção, é envolver os Governos Federal, Estadual e Municipais, além da sociedade, num amplo debate. 

Teresa lembrou, ainda, que o Executivo estadual planeja incentivar a prática, com a distribuição de bolsas aos servidores públicos. 

No Cabo de Santo Agostinho, também há uma iniciativa positiva, o Projeto Farol, que viabiliza apoio afetivo ou financeiro para meninos e meninas fora do padrão esperado pelos que desejam adotar. Mais informações pelos fones (81) 3518-0843 ou 3521-0070.

Diário Oficial.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário