MILK FRUIT

MILK FRUIT

terça-feira, 10 de maio de 2011

Pernambuco terá a partir desta terça-feira um moderno sistema de previsão e alerta hidrometeorológico

1- As chuvas que caíram em Pernambuco nos últimos 15 dias levaram o Governo do Estado a agilizar a inauguração de um moderno sistema de previsão de temporais e de alerta hidrometeorológico.
2-  O sistema está subordinado à Agência Pernambucana de Águas e Clima, vinculada à Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos, e será inaugurado nesta terça-feira, às 9h, pelo governador Eduardo Campos.
3- A sala, que funcionará na sede provisória da Apac, nas instalações da Compesa, possui equipamentos de alta resolução que vão possibilitar não só o acompanhamento dos dados em tempo real, como também a antecipação de possíveis riscos.

4- Com isto, será possível agilizar a tomada de providências pelo Governo do Estado para enfrentar mudanças climáticas repentinas, seguidas de chuva e inundações. 
 
5- De acordo com o Serviço de Imprensa do Governo do Estado, um dos destaques do novo Sistema é o programa de simulação de enchentes, que, a partir de informações topográficas das cidades e do volume de chuvas previsto, indicará quais as áreas vulneráveis a fim de permitir a retirada da população em caso de necessidade.

6- Os dados do Sistema serão acessados pelos técnicos da Apac e da Defesa Civil para facilitar a prevenção.

7- Informações do monitoramento hidrometeorológico - como os níveis das principais barragens e o volume de chuvas - já podem ser acessadas pela população através do site www.apac.pe.gov.br
 
8 - Cerca de R$ 1 milhão foram investidos no Sistema de Previsão e Alerta do Estado, que vai fazer parte da Rede Nacional de Alerta e  do sistema da ANA (Agência Nacional de Águas).

9- Em Pernambuco, o Sistema conta com plataformas de coletas de dados, estrategicamente posicionadas, para transmissão automática de informações sobre  precipitação pluviométrica e níveis dos rios, aferidas em réguas instaladas em seus respectivos leitos.
10 – Esses equipamentos de última geração são apoiados por radares meteorológicos, rastreados por satélites, com capacidade, por exemplo, para informar à Codecipe, em tempo real, quanto tempo a água gasta para percorrer a distância de Jucazinho para a Barragem de Carpina.


FONTE: Inaldo Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário