MILK FRUIT

MILK FRUIT

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Deputados apresentam 170 emendas ao texto do Código Florestal


Secretaria Geral da Mesa leva em conta emendas apresentadas até 17h.
Presidente da Câmara, Marco Maia, confirmou votação nesta quarta.


Os deputados federais apresentaram até as 17h desta quarta-feira (11) 170 emendas ao texto que altera o Código Florestal em discussão na Câmara, de acordo com a Secretaria Geral da Mesa.  O código é a legislação que trata da preservação ambiental em propriedades rurais.
As emendas foram apresentadas desde a quarta-feira da semana passada, dia 4, quando o tema foi colocado em pauta.
Conforme a Mesa, o regimento prevê que as emendas sejam apresentadas ao texto que está na pauta, ou seja, o que foi aprovado em julho do ano passado em uma comissão especial. No entanto, na prática, de acordo com a Mesa, as emendas  valerão para o projeto que for, de fato, votado pelo plenário.
Desde a aprovação do projeto na comissão especial no ano passado, o relator já fez diversas aterações atendendo tanto a pedidos do governo, quanto de ruralistas e ambientalistas.
O substitutivo do relator, deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), que contempla os acordos realizados, está em discussão na tarde desta quarta. Relator e líderes debateram o tema com o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, e também com  a bancada ruralista. O texto final ainda não foi protocolado na Casa.
Depois de sucessivas reuniões na terça (10), as discussões evoluíram na questão do cultivo em Áreas de Preservação Permanente (APPs), mas permaneceu o impasse sobre a isenção da obrigatoriedade de recompor reserva legal em propriedades de até quatro módulos fiscais (que pode variar entre 40 e 100 hectares).
O líder do PT na Câmara, deputado Paulo Teixeira (SP), afirmou nesta quarta que conversou com Palocci e recebeu a informação de que o governo desistiu de tentar modificar o texto  para chegar a um acordo sobre a isenção de pequenos produtores da obrigatoriedade de recompor reserva legal. Segundo Teixeira, o governo irá “registrar a posição contrária” ao relatório no plenário da Câmara, mas deixará para “brigar no Senado” pelas mudanças.
“O governo vai pronunciar-se sobre os quatro módulos, vai manifestar sua posição contrária ao relator, mas não haverá movimentos para evitar a votação. O projeto caminha daqui para o Senado e lá o governo irá trabalhar para implementar as mudanças”, disse Teixeira.
O relator do Código Florestal defende artigo que isenta propriedades de até quatro módulos fiscais (que pode variar entre 40 e 100 hectares) de recompor reserva legal. O governo considera o artigo muito amplo e defende que a isenção valha apenas para produtores enquadrados na agricultura familiar e cooperativas.
No texto que ainda está em negociação, Rebelo manteve a isenção total e, diante da falta de possibilidade de acordo, a questão será retomada no Senado, onde o senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC), deve ser o relator da matéria.
O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), afirmou no começo da tarde que a votação será realizada e que deve ser "rápida". Desde a manhã, os deputados discutem o tema no plenário, enquanto relator e líderes tratam sobre o relatório final com o ministro Palocci.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário