A necessidade de divulgar a atividade Gestão da Informação trouxe, ontem, estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), unidade pioneira na oferta do curso, no Nordeste, à Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática da Assembleia.
Oferecida em apenas cinco universidades do País, Gestão da Informação busca organizar, planejar e gerir conteúdos, mas ainda é pouco conhecido, o que dificulta a inserção dos estudantes no mercado de trabalho. “Além disso, o fato de a proposta ser interdisciplinar e adotar três eixos: da ciência da informação, da administração e da tecnologia, torna-se difícil definir o campo de atuação do gestor. Somos capacitados para trabalhar com informação, que está presente em tudo. Em empresas de todos os segmentos, sejam públicas ou privadas”, explicou o presidente do Diretório Acadêmico, Aurélio Fernando.
Para o graduando, “o apoio da Assembleia é fundamental para disseminar a iniciativa. Além disso, mostra que há profissionais da área, no Estado, o que elimina a necessidade de contratar mão de obra de outras localidades”, completou.
Presidente da Comissão, o deputado Diogo Moraes (PSB) classificou a visita dos alunos como “de grande relevância” e se comprometeu a agendar um encontro com o secretário de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja, para abrir diálogo junto ao Governo e inserir os universitários nas empresas que se instalarem no Estado. “Pernambuco cresce e as empresas precisam desses profissionais. Também conversaremos com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio”, pontuou Diogo Moraes.
Ainda na reunião, foram distribuídos dois projetos de lei para análise. Uma vista ao Arquivo Público também será marcada.
Diário Oficial.
Os alunos do curso de Gestão da Informação estão de parabéns principalmente o presidente do diretório acadêmico.
ResponderExcluirEspero mesmo que o curso tenha mercado no trabalho, assim o curso pode se consolidar em Pernambuco e se tornar referência no NE. Assim como O curso de Biblioteconomia, que comemora 60 anos em 2011... e tem história pra contar!
ResponderExcluirEstão de parabéns por passarem por cima do curso de biblioteconomia e fazer com que um curso de 60 anos seja passado para o turno da tarde só para que eles tenham chance no mercado... parabéns por serem sinônimos de incompetencia...
ResponderExcluirO mercado de trabalho está aí para todos, tanto para o gestor de informação quanto para os bibliotecários. Vale lembrar que o gestor de informação não pode trabalhar como bibliotecário pois não tem o CRB, então vamos trabalhar juntos para que nossa área cresça e não seja por causa de comentários assim que se façam maus pensamentos e que maus profissionais coloquem a culpa do seu insucesso em quem deseja ver todos crescerem.
ResponderExcluir