MILK FRUIT

MILK FRUIT

segunda-feira, 13 de junho de 2011

EDUCAÇÃO CONTA COM GESTÃO ITINERANTE

Modelo implementado pela pasta melhora o acompanhamento nas escolas da Zona Rural



Mais eficiência. É com esse objetivo que a Secretaria de Educação, Tecnologia, Esporte e Juventude utiliza, desde 2008, a Gestão Itinerante.
Esse modelo de administração foi implementado pelo Secretário Wilson Maciel para acompanhar e gerir, de forma mais efetiva, as escolas da zona rural. “É através dessa Gestão Itinerante que fazemos um levantamento do que se precisa nas escolas”, reforça Josielma de Souza Santos, Coordenadora Municipal do Programa Escola Rural Ativa e Gestora Itinerante das Escolas de Serra do Vento e Sede Rural.
Ao todo, são três professoras que fazem esses relatórios. Maria Aparecida Teixeira de Lima, também Gestora Itinerante, explica que, através desse projeto “o Secretário de Educação teve uma visão melhor do trabalho que deveria ser feito na zona rural. Com isso, melhorou muito a qualidade de ensino, porque as gestoras estão lá, no dia a dia, cobrindo todas as escolas e vendo as necessidades”.  
As melhorias, com esse modelo de coordenação, são muitas. Entre elas, no transporte escolar, que está sendo fiscalizado de perto. O cumprimento de cargas horárias de professores e funcionários é notório. “Hoje os professores não faltam mais aulas, porque nós temos esse compromisso de estarmos lá”, explica Maria Aparecida. As demandas como: melhorias das estruturas físicas, merenda escolar e demais serviços também são vistoriados e relatados por essas gestoras. “Este ano, inclusive, serão 23 escolas contempladas com reformas”, finaliza a Gestora.
Em Xucuru, a Gestão Itinerante também tem conseguido bons resultados. Maria Enilda Amorim, responsável pelos Sítios, reforça que “tudo melhorou muito, especialmente com as reformas (...) temos geladeira, material de limpeza, como também material didático. O alunado está bem satisfeito”.
Todas as 57 escolas rurais são visitadas pelas gestoras, entre elas 17 dos Sítios em Xucuru e 25 do Distrito de Serra do Vento e Sede Rural.



Assessora de Imprensa da Secretaria de Educação, Tecnologia, Esporte e Juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário