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quinta-feira, 16 de junho de 2011

A nova estratégia de marketing do PSDB


O PSDB colocou na cabeça que só perdeu as três últimas eleições presidenciais, duas para Lula e uma para Dilma Rousseff,  porque foi ineficiente na comunicação. Esta, pelo menos, é a tese do deputado pernambucano e presidente nacional do partido, Sérgio Guerra, para quem os tucanos nunca conseguiram se comunicar bem com o povo brasileiro. O partido teria sido incompetente, até mesmo, para divulgar o legado do ex-presidente FHC, especialmente o Plano Real e a privatização das teles.
Há gente que acredita nesta tese e gente que não acredita, a começar pelo próprio ex-candidato a presidente da República, José Serra, que “escondeu” Fernando Henrique Cardoso do seu palanque e dos seus programas eleitorais na campanha de 2010. Diga-se o mesmo do senador Aécio Neves, que não convidou o ex-presidente para ir a Minas Gerais nenhuma vez durante o pleito do ano passado. Fez campanha isoladamente com seu candidato a governador (e também tucano) Antonio Anastasia.
 
Agora, para não repetir os erros do passado, o PSDB contratou os serviços do sociólogo pernambucano Antonio Lavareda para identificar por meio de pesquisas qualitativas o que o povo brasileiro está esperando do governo central. Lavareda tem grande identificação com o partido porque trabalhou para ele nos dois governos do ex-presidente FHC, mas não é mágico. Ou o PSDB se infiltra nas classes médias, como sugere FHC, já que o “povão” é do PT, ou não irá a lugar nenhum em 2014.

Inaldo Sampaio.

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