MILK FRUIT

MILK FRUIT

terça-feira, 14 de junho de 2011

CENSO ESCOLAR 2011

Gestores recebem capacitação para realizar a pesquisa

Os gestores das escolas que compõem a Rede Escolar Municipal receberam nesta terça-feira (14), um treinamento para executar o Censo Escolar 2011, que começou no dia 25 de maio e termina em 14 de agosto. A iniciativa é de Secretaria de Educação, Tecnologia, Esporte e Juventude, que está sempre capacitando os seus servidores.
A capacitação aconteceu no Centro Comunitário Municipal Castelinho e, além dos gestores, contou com a participação de funcionários da parte administrativa, como secretários escolares.
De acordo com Erdilânia Morais Chaves, Coordenadora do EducaCenso Municipal, o “Censo Escolar é o cadastro da escola, o que existe hoje e também o que não existe”. Os dados são enviados ao Ministério da Educação (MEC), em Brasília, que avalia “a necessidade da escola”.
O Censo aborda o quantitativo do alunado da Educação Básica, turmas, como também o número de gestores, professores e servidores, ou seja, “quantos funcionários existem no total na escola”, diz a Coordenadora.
A instituição que cumpre com a entrega correta do Censo é beneficiada, pois é através dele “quem vem todas as verbas para a Secretaria de Educação, como para alunos que têm deficiência (...) essa verba é destinada para acessibilidade. Também informa o transporte escolar”.
Outro setor favorecido pelos números da pesquisa é a merenda escolar, que recebe verba proporcional ao quantitativo de alunos. Ou seja, é uma radiografia completa para os futuros investimentos educacionais.
Adriana Sales de Carvalho Elias, Coordenadora Pedagógica na Escola Municipal Manoel Braz de Lima, em Serra do Vento, participou da capacitação e reconhece a importância da pesquisa. “É a partir dele que a gente consegue informar ao MEC quantos alunos nós temos, quantas escolas e quantos estão frequentando, para que dele, venham todas as verbas referentes à educação”.
Para a Gestora Maria Luciana Cavalcanti da Silva, da Esc. Mun. Major PM Manoel da Câmara Pimentel, na BR-232, é através do Censo “que vai se dá todas as informações dos alunos existentes e, a partir de então, receber verbas para modificar a qualidade de ensino, do ambiente onde esses alunos vão estar inseridos”.
Para realizar o Censo Educacional, cada escola recebe uma senha de acesso ao sitewww.educacenso.inep.gov.br, onde é cadastrada a pesquisa.

Inoformações: Erika Travassos.
Assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação, Tecnologia, Esporte e Juventude

Nenhum comentário:

Postar um comentário