MILK FRUIT

MILK FRUIT

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Dia mundial de alerta sobre males do cigarro


Para celebrar o Dia Mundial sem Tabaco, lembrado ontem, mundialmente, a Assembleia Legislativa de Pernambuco ofereceu aos servidores fumantes avaliação respiratória e distribuiu material informativo alertando sobre os riscos dessa prática. De acordo com a chefe do Departamento de Gestão de Pessoas da Casa, Débora Paes, a iniciativa partiu da Mesa Diretora da Alepe, sendo coordenada pela Superintendência de Recursos Humanos e executada pelo setor, em parceria com a Faculdade Maurício de Nassau. 

A análise respiratória feita por estudantes do oitavo período de Fisioterapia da unidade de Ensino Superior e pela fisioterapeuta Flávia Berenguer possibilitou constatar a expansibilidade do pulmão e a capacidade respiratória dos participantes. “O objetivo é alertar sobre os males do fumo. Assim, disponibilizamos a avaliação e trocamos um cigarro por um sachê de mel”, completou Débora Paes. 

O cigarro é classificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um dos fatores que mais contribui para a epidemia de doenças não contagiosas, a exemplo de ataques cardíacos, derrames, cânceres e enfisemas. Dados indicam que metade dos fumantes deve morrer em razão de uma doença relacionada a essa prática. 

Ainda de acordo com informações da OMS, o cigarro deve matar, em 2011, quase seis milhões de pessoas no mundo – dessas, 600 mil são fumantes passivas. O número representa um óbito a cada seis segundos. Até 2030, a estimativa da mesma entidade é que haja oito milhões de vítimas fatais. 


Diário Oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário