MILK FRUIT

MILK FRUIT

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Vereadores "turbinam" o número de cadeiras




Na campanha municipal de 2012, os pernambucanos poderão eleger um número bem maior de vereadores. Um levantamento feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) junto às câmaras municipais do país revela que 172 novas vagas estão sendo criadas no estado. Esse patamar poderia ser ainda maior se os representantes dos legislativos municipais tivessem optado por aumentar o número de cadeiras no limite máximo do que é permitido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo os dados da CNM, o total poderia chegar a 401 cadeiras. Isso significa que os municípios ainda disporiam, se quisessem, de 229 vagas. 
A pesquisa foi realizada entre os dias 21 a 28 de setembro, tendo como público alvo todas as câmaras municipais que podem mudar o número de vereadores, de acordo com a população de 2011, estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado foi divulgado ontem pelo presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. Segundo ele, 2.153 municípios têm essa possibilidade. Desse total, a CNM conseguiu respostas de 1.854 (87,7%) o que, na avaliação do presidente, torna os dados da pesquisa bastante significativos. 
Dos municípios que responderam à consulta, a Câmara Municipal de Olinda está entre as que não chegaram ao limite permitido. A cidade vai continuar com 17 representantes, quando poderia ter aumentado para 23. No Cabo Santo Agostinho, a situação é semelhante. Em 2008, foram eleitos 12 vereadores. No próximo ano, esse número poderia pular para 21, mas a Câmara optou por manter a mesma representatividade. Já no Recife, os vereadores aprovaram o aumento de duas cadeiras, passando de 37 para 39.


Diário de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário