MILK FRUIT

MILK FRUIT

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CAMAROTE DA ACESSIBILIDADE EM BJ‏



Já estão abertas as inscrições para o Camarote da Acessibilidade do Jardim Cultural 2011 – Festival de Festival de Artes e Cultura do Agreste, que acontece de 06 a 08 de outubro, no Pátio de Eventos Nivaldo Jatobá, em Belo Jardim.
O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Belo Jardim, em conjunto com a Secretaria de Cultura, Turismo e Paisagismo, Conselhos Municipais da Pessoa com Deficiência (Comudebeja) e de Defesa dos Direitos dos Idosos (Comdiri) e Governo Estadual, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Pernambuco.
O Camarote da Acessibilidade pretende abrir espaço para que portadores de necessidades especiais e idosos com dificuldade de locomoção possam participar do Festival. Com isso, Belo Jardim passa a ser o terceiro município do Estado a contar com este tipo de espaço em grandes eventos festivos.
Durante o dia, eles vão participar de oficinas culturais, sempre orientados por profissionais capacitados para atuar para com este público.
Já à noite, durante os shows, eles terão um camarote com até oito metros, para assistir as atrações do evento, respeitando a necessidade de cada um. De acordo com a organização do evento, serão 50 pessoas por noite, com direito a acompanhante. Num total de 120, incluindo os monitores.
O acesso será todo sinalizado com entrada pelo estacionamento. O espaço vai contar com rampas e todos os equipamentos necessários para fácil locomoção. Eles ainda vão ter uma sala especial para higienização e atendimentos de saúde. Além disso, um buffet será servido para todos os participantes e será permitida a entrada de acompanhantes.
No total, oito profissionais do Governo do Estado estarão em Belo Jardim para capacitar voluntários, sinalizar os acessos e trabalhar durante os dias do Jardim Cultural. A Prefeitura de Belo Jardim ficou responsável pela parte estrutural e apoio logístico.
Para garantir a inclusão de todos, os participantes vão contar com o serviço de áudio-descrição, com isso os deficientes visuais usarão fones de ouvido e um profissional fará simultaneamente o relato de todos os detalhes do Festival, inclusive nas oficinas.
Porém, como as vagas são limitadas, é necessário se cadastrar. Quem tiver interesse deve procurar a Casa dos Conselhos.
A Prefeitura também vai abrir espaço para pessoas de outros municípios como Pesqueira, Sanharó, Tacaimbó e São Bento do Una, para que toda a região seja beneficiada com a iniciativa.
Para Val Paz, Pres. do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comudebeja), “o Camarote da Acessibilidade é uma importante iniciativa e vai dar visibilidade à pessoa com deficiência”.
De acordo com Hestér Paz, Presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos dos Idosos de Belo Jardim (Comdiri), a ideia “é passar para as pessoas que o idoso e o deficiente existem e que não é uma deficiência que o torna diferente”. Ela também reforça que, todos os profissionais que atuarem no projeto, receberão certificados de participação.
A Casa dos Conselhos fica na Av. Deputado José Mendonça Bezerra, 17. Centro. Mais informações: (81) 3726-3013.

Serviço:
Camarote da Acessibilidade do Jardim Cultural 2011 – Belo Jardim
Inscrições: Casa dos Conselhos. Av. Deputado José Mendonça Bezerra, 17. Centro.
Horário: 08h às 13h30.
Mais informações: (81) 3726-3013

Nenhum comentário:

Postar um comentário