MILK FRUIT

MILK FRUIT

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

CRIANÇAS E ADOLESCENTES CARENTES MOSTRAM RITMOS NO JARDIM CULTURAL



O Jardim Cultural 2011 – Festival de Artes e Cultura do Agreste promete valorizar artistas locais e promover a inclusão social, em Belo Jardim. Para isso, vai receber no Palco Principal grupos musicais oriundos de projetos sociais apoiados pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social (SADS).
Na quinta-feira (06), abrindo o evento, se apresenta o Maracatu Belos Tambores, grupo formado por alunos do Projovem Adolescente dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) da Cohab I e Santo Antônio.
Ao todo, são 30 componentes dos 15 aos 17 anos, entre dançarinos e percussionistas. Juntos desde 2009, o ‘Belos Tambores’ proporciona inclusão social e lições de cidadania para jovens carentes.
Os instrumentos foram doados pela gestão municipal, através da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social. De acordo com Roseane Walkíria, Coordenadora do Projovem Adolescente, o grupo trabalha noções de “respeito e consideração, formando assim a cidadania”. E, revela que “há uma expectativa muito grande” para a participação no Jardim Cultural. “Eles estão muito ansiosos”, finaliza.
Outro grupo que promete encantar a multidão no Pátio de Eventos é o Projeto Lata Orgânica, da Cohab III. Idealizado pela Primeira-Dama e Secretária de Ação e Desenvolvimento Social, Joelma Gomes, e apoiado pelo Comdica (Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente), os meninos e meninas se apresentam no dia 08.
O ‘Lata Orgânica’ foi criado em junho de 2010 e hoje conta com 45 componentes com idades entre sete e 16 anos. O objetivo é “trazer a musicalidade de um bairro carente para mostrar à sociedade a importância de um projeto social e profissionalizar essas crianças e adolescentes”, explica André Perazzo, instrutor de percussão.
O projeto abraça a linha a musicalidade e o cuidado ao meio ambiente, uma vez que os instrumentos são feitos com produtos reciclados. O ‘Lata Orgânica’ também trabalha a “ressocialização, autoestima, educação e higiene pessoal” das crianças e adolescentes participantes, revela o professor.
Para Roberto Vasconcelos, produtor cultural, o objetivo da Secretaria de Cultura, Turismo e Paisagismo, em abrir o espaço no Jardim Cultural “é a sociabilização dessas comunidades carentes, através da cultura e musicalidade”, como também é um incentivo a profissionalização e amadurecimento desses grupos.  
A XI Edição do Jardim Cultural – Festival de Artes e Cultura do Agreste acontece entre os dias 06 e 08 de outubro, no Pátio de Eventos Nivaldo Jatobá.

Programação:
Maracatu Belos Tambores (06/11)
Projeto Lata Orgânica (08/11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário