Foto: Roberto Pereira/SEI |
Foi entregue hoje ao Governo do Estado o primeiro veículo com propulsão 100% elétrica fabricado no Brasil – um Palio Weekend desenvolvido pela Fiat Automóveis em parceria com a Itaipu Binacional e a empresa suíça KWO. O governador Eduardo Campos fez hoje pela manhã o “test drive” após a entrega oficial do veículo, que será utilizado em Fernando de Noronha.
“Ele é como qualquer outro carro, você só estranha o fato dele não fazer barulho algum”, destacou. “É um carro que contribui para que a gente possa reduzir os danos à natureza”, observou o governador.
A solenidade de entrega contou com a presença do presidente da Fiat Brasil, Cledorvino Bellini, e da diretora financeira executiva da Itaipu Binacional, Margaret Groff. O carro segue para Fernando de Noronha ainda esta semana, onde será usado pela administração da Ilha.
O arquipélago será o primeiro local do Nordeste a receber o modelo. "É um orgulho para a Fiat aprofundar sua parceria com Pernambuco e ao mesmo tempo ajudar a preservar as gerações futuras deste santuário ecológico", afirmou Cledorvino Bellini.
A entrega do automóvel integra as ações do Governo do Estado em comemoração ao Mês do Meio Ambiente e obedece as diretrizes do Plano Estratégico Ambiental de Pernambuco, lançado em 2008. O Plano visa transformar a matriz energética de Fernando de Noronha fazendo com que a Ilha elimine gradativamente o uso de combustível de origem fóssil podendo gerar 100% de energia limpa e renovável.
A utilização do modelo elétrico também atende as exigências do Ministério de Minas e Energia, que determina que 2/3 da energia gerada em Fernando de Noronha seja proveniente de uma fonte renovável, ou seja, proveniente de energia eólica ou solar. “Hoje 100% da energia são de geradores a diesel e nós já estamos discutindo isso com o Ministério e com a Vale do Rio Doce para que o restante da energia seja de geradores a álcool”, informou Eduardo.
A Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu, Paraná, sedia a linha de montagem do veículo é a responsável também pela confecção das torres de abastecimento. São totens com cerca de 1,20 metro, dotados de um cabo de força que se conecta à uma tomada no carro, localizada no mesmo local onde ficaria o bocal do tanque de combustível. "O veículo elétrico já está se consolidando hoje como uma necessidade pra o mundo, para o desenvolvimento do planeta, para um planeta mais sustentável", disse Margaret Groff.
Inaldo Sampaio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário