MILK FRUIT

MILK FRUIT

quarta-feira, 30 de maio de 2012

FICHA SUJA



Com visto da procuradora geral do Ministério Público de Contas, Eliana Guerra, os procuradores de contas Germana Laureano e Gustavo Massa passaram às mãos do Ministério Público Estadual a fundamentação jurídica que embasou a recomendação do procurador geral de Justiça, Agnaldo Fenelon, aos promotores públicos, para que exijam das Câmaras Municipais o cumprimento do prazo constitucional para o julgamento das contas dos prefeitos.

De acordo com os dois procuradores, a Constituição Federal, ao consagrar o modelo de separação de poderes, "outorgou ao Poder Legislativo duas funções precípuas: a) normativa, consistente na edição de normas genéricas de conduta; e b) fiscalizadora da Administração Pública".

"Conferindo concreção a essa competência fiscalizatória", diz o memorial do MPCO, "o constituinte originário atribuiu às Casas Legislativas a titularidade do controle externo, a ser exercido com o auxílio dos Tribunais de Contas, cuja fundamental expressão é o julgamento das contas dos chefes do Poder Executivo, fundado em parecer prévio da lavra das Cortes de Contas".



DEVER REPUBLICANO - "Assim", acrescenta, "visando ao cumprimento do republicano dever imposto aos representantes do povo de prestar contas de sua atuação à sociedade, impõe-se às Casas Legislativas imprimir a seus julgamentos a máxima publicidade, mediante, entre outras ferramentas, publicação na imprensa oficial e encaminhamento da documentação correlata ao Tribunal de Contas que emitiu o parecer prévio".

Em obediência à Constituição, dizem ainda os procuradores do TCE, a maioria das Câmaras Municipais de Pernambuco vem informando corretamente ao Tribunal o julgamento das contas dos prefeitos, com a remessa de documentação comprobatória não só do resultado do julgamento, mas do quorum subjacente à votação. No entanto, ressalvam, algumas Câmaras Municipais (52), a despeito de terem efetivamente recebido do TCE/PE os processos de prestação de contas dos prefeitos, acompanhados de parecer prévio recomendando a rejeição das contas a eles referentes, "até o presente momento não enviaram ao Tribunal nenhuma notícia do julgamento".

Eles sustentam que a Constituição do Estado de Pernambuco, em seu artigo 86, §2º, determina que as contas dos prefeitos devem ser julgadas pelas Câmaras de Vereadores no prazo de sessenta dias e que a ausência de motivação na apreciação dos pareceres prévios emitidos pelo TCE pode ensejar a anulação da votação por parte do Poder Judiciário.

INELEGIBILIDADE - Omissões das Câmaras Municipais quanto ao julgamento das contas do chefe do Poder Executivo, sustentam ainda Germana Laureano e Gustavo Massa, "promovem o nefasto efeito de preservar a elegibilidade dos prefeitos, cuja má gestão da coisa e dos recursos públicos fora regularmente apurada pelo TCE". Isso, segundo eles, "pode representar ato de improbidade administrativa e crime de prevaricação dos membros da Câmara, notadamente do seu presidente, a quem incumbe submeter à apreciação dos demais vereadores as contas do chefe do Poder Executivo".

Gerência de Jornalismo / Diário Oficial de Pernambuco, 30/05/12

Um comentário:

  1. No meu ponto de vista, os Vereadores da Câmara de Belo Jardim deram um tiro no pé. Veja por que:
     Com apenas 12 cadeiras, com certeza vão cair alguns dos que estão, a começar com Valdemir Cintra, Claudemir, Zé Pereira e até Gilvandro Estrela se, realmente Dagoberto gastar dinheiro para que ele não se reeleja, até porque ele está meio perdido. É aquela coisa de Morde e Assopra (nas terças e nas quintas malha o pau no prefeito e nos finais de semana procura o prefeito e é recebido) e o povo está detestando isso.
     Claudemir, de início, votou em 13 cadeiras, na segunda votação, se arrependeu e optou para as 12.
     Euninho queria votar em 15, mas usou daquele ditado que diz “Maria vai com as outras” e foi, até se justificou e o Presidente da Câmara deu a gota serena com a justificativa.
     Valdemir gostaria que fosse 15, mas absteve de votar. Cada Vereador deveria votar de acordo com a sua consciência e ele e outros não votaram. Lascou-se Valdemir.
     A Vereadora Claudiane faltou, não sei por que...
     Na minha opinião, ficariam os 10, uma vez que os Vereadores de Belo Jardim da oposição só sabem malhar o pau no prefeito e discutir de quem é a responsabilidade dos buracos se é da COMPESA ou da Prefeitura, se a falta de iluminação pública é culpa da CELPE ou da Prefeitura e até fazem projeto para os alunos da rede pública municipal cantarem o Hino do Município. Pode uma coisa dessas? Já a SITUAÇÃO chegou a votar por duas vezes na OPOSIÇÃO para a formação da Diretoria da Câmara. Coisa dessa natureza só acontece em Belo Jardim. Pra mim 10 já está bom demais. Projetos efetivos ninguém fez, não Faz e não vai fazer. (pererê)

    ResponderExcluir