MILK FRUIT

MILK FRUIT

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Casa cheia na pulsante e politizada “Capital do Forró”


















Voltar a Caruaru, uma das paixões da minha vida, objeto de destaque no meu livro “O Nordeste que deu certo”, é sempre uma grande alegria e uma emoção muito forte. E a cada mergulho que dou na cidade mais impressiona a sua pujança, o seu crescimento acelerado e o especial carinho da sua gente. Acidade comemora a chegada de dois grandes investimentos que mudarão o seu perfil: a duplicação da BR-104, que liga o município ao polo sulanqueiro, e a construção de um campus da Universidade Federal, para abertura do curso de Medicina.

Cidade mais populosa do Interior, distante apenas 130 km do Recife, Caruaru tem uma população de 314.951 habitantes e uma área territorial de 921 quilômetros quadrados. Em 2002, conforme estimativas do IBGE, seu PIB havia evoluído para R$ 1.888,066 milhões e o PIB per capita para 4.350,00reais. Embora viva da fama de “Capital do Forró”, por fazer o melhor São João do País, o ponto central da sua  economia continua sendo o comércio, notadamente as feiras livres de confecções. 

 A feira, localizada próximo ao rio Ipojuca, congrega feiras de ervas, legumes e verduras, calçados e produtos eletrônicos, além da de artesanato e os mercados de farinha e de carne. Outra feira livre de destaque é a do bairro do Salgado, sazonal. A Feira da Sulanca é outro ponto forte de Caruaru. É conhecida como a maior feira livre do mundo. Ao lado de Santa Cruz do Capibaribe e Toritama é a maior produtora de confecções do Nordeste.















A cidade ainda conta com o North Shopping Caruaru e o Shopping Difusora, além do Pólo Comercial de Caruaru. Caruaru dispõe de campi das duas principais universidades do Estado, a Universidade de Pernambuco(UPE), com os cursos de Sistema de Informação e Administração (com ênfase em marketing da moda) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), oferecendo cursos de graduação em diversas áreas, como Pedagogia, Administração, Design,Engenharia Civil, Ciências Econômicas, Engenharia de Produção e Licenciatura sem Física, Química e Matemática.
Além disso, a cidade sedia diversas faculdades privadas, como Associação Caruaruense de Ensino Superior (ASCES), a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA) e a Faculdade do Vale do Ipojuca (FAVIP). Estas instituições de ensino superior fazem de Caruaru um pólo estudantil, atraindo todos os anos um grande número de estudantes oriundos das cidades vizinhas, transferindo-se para o município ou viajando diariamente.
Possui também diversos colégios da rede pública de ensino,como o Colégio Municipal Álvaro Lins e o Colégio Estadual Duque de Caxias. Na oferta de ensino médio, possui a EREM Dom Miguel de Lima Valverde, no bairro Vassoural, que conta com projeto na área cinematográfica; e EREM Arnaldo Assunção, no bairro do Salgado. Ambas são escolas de tempo Integral.















A convite da Câmara de Vereadores e por iniciativa dos parlamentares Diogo Cantarelli e Licius Cavalcanti, vice-presidente e presidente da Casa, respectivamente,falei sobre a importância da internet na formação cidadã e no auxílio ao poder público. Como previ, casa cheia, tendo a alegria especial de contar com a presença de estudantes de Jornalismo da Faculdade do Vale do Ipojuca (Favip).Também presentes coleguinhas de Imprensa, entre eles Aquiles Lopes, secretário de Imprensa de Caruaru; Mário Flávio, assessor de Imprensa da Câmara, que transmitiu a palestra pelo seu twitter,  e Nathalia Tabosa, assessora da Destra.
Entre os vereadores, o presidente da Casa, Licius Cavalcanti(PCdoB); o vice-presidente Diego Cantarelli (PSDB), Adolfo José da Silva (PDT);Rogério Menezes (PT) e Louro do Juá (DEM). Licius fez uma excelente reforma física na Casa, criando estrutura para funcionamento das comissões temáticas e para o trabalho da Imprensa. Também encontrei por lá Rivaldo Soares e até políticos de outros municípios, como o vereador Valdemir Cintra, de Belo Jardim, e Juninho, presidente do PMDB de São Caetano.















História – As terras que hoje constituem o município de Caruaru eram  primitivamente uma fazenda de gado, pertencente à família Nunes dos Bezerros. Este nome deve-se à proximidade da fazenda com a paróquia dos Bezerros. Acredita-se que esta família descende dos primitivos concessionários das terras concedidas como sesmaria.
Com a família Nunes vivia um casal de órfãos. Um deles, José Rodrigues de Jesus, apossou-se da parte que lhe cabia na herança,estabelecendo-se no local denominado Caruaru. Ali construiu uma capela,dedicada a Nossa Senhora da Conceição. O povoamento da região iniciou-se no entorno desta capela. Em 1846, o Frei Euzébio de Sales, Capuchinho proveniente da Penha, iniciou a construção da Igreja Matriz, hoje Catedral. A capelinha foi reconstruída por duas vezes, sendo a última reconstrução em 1883.
A localização geográfica favoreceu o desenvolvimento local,por ser a região passagem obrigatória de transporte de gado do sertão para o litoral e de mascates em sentido inverso. Em dezembro de 1895, foi inaugurada a estação ferroviária da "Great Western" que ligou Caruaru ao Recife,que consolidou o desenvolvimento local. Nesta época, já era famosa a feira de Caruaru.

Magno Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário