MILK FRUIT

MILK FRUIT

quinta-feira, 28 de julho de 2011

POLÍTICA É PARA QUEM É DO RAMO



Quem é profissional vai longe. Miguel Arraes começou perdendo uma eleição de deputado em Pernambuco. Depois foi deputado estadual, prefeito do Recife, deputado federal e governador de Pernambuco três vezes. Marco Maciel, à direita, sobreviveu quase 50 anos na arena política. Foi deputado estadual e federal, senador, ministro, governador de Pernambuco e vice-presidente da República.

Antônio Carlos Magalhães, na Bahia, só deixou de vencer eleições quando o levaram para a última morada. Mas continua representado pelo neto, que é deputado federal.

Felipe Coelho, que era chamado de o “Tigre do Araripe”, exerceu 10 mandatos no Legislativo Estadual. Só saiu da Casa Joaquim Nabuco quando estava velho e doente, perto de passar para o outro lado.

José Sarney está com mais de 80 anos de idade e vem dos tempos do velho PSD (partido que acaba de renascer sem a fleuma de outrora). Serviu à ditadura, aderiu ao projeto de redemocratização e terminou presidente da República com um empurrãozinho do destino. É escritor e senador pelo Amapá, já tendo presidido o senado federal em mais de uma oportunidade.

À esquerda, Roberto Freire começou militando no antigo PCB, foi deputado estadual e federal, combateu a ditadura, após a eleição de Lula deu uma guinada à direita e passou a combater o PT. Sem credibilidade no seu Estado transferiu o domicílio para São Paulo e com uma ajudinha dos tucanos voltou à Câmara Federal. Em Pernambuco seu prestígio minguou, mas é um nome ainda respeitado no Congresso.

E tem o Lula, né? Não dá para esquecer. Nasceu no Sítio Várzea Comprida, em Caetés, foi para São Paulo ainda menino, num pau de arara. Passou fome, só estudou até a 4ª série e fez um curso do Senac. Virou sindicalista por influência do irmão, Frei Chico, liderou greves em plena ditadura militar e se elegeu deputado federal. Perdeu três eleições presidenciais, venceu duas, fez a sucessora e saiu do poder em alta. A imprensa burguesa e as elites têm alergia ao petista, mas o povão o adora tal qual um novo padre Cícero. O presidente Barack Obama disse que ele é "o cara". Alguém duvida que independente das qualidades e defeitos ele também é do ramo?


Roberto Almeida.

2 comentários:

  1. Agradeço por nos prestigiar. Também estou sempre lendo o "De Olho na Política".

    ResponderExcluir
  2. Enquanto estava ligado no seu blog fui presenteado pela Belo Jardim FM que tocou "As Baleias" de Roberto Carlos. Belíssima música. Ainda bem que as rádios ainda tocam músicas assim.

    ResponderExcluir