MILK FRUIT

MILK FRUIT

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Parlamento homenageia 120 anos da Usina Cucaú

Clique na imagem para vê-la em seu tamanho originalUma reunião solene promovida na Assembleia de Pernambuco lembrou os 120 anos da Usina Cucaú. Por solicitação do líder da Oposição, Antônio Moraes (PSDB), o evento contou com a presença de empresários, políticos, autoridades e funcionários da usina. O 1º vice-presidente da Casa, deputado Marcantônio Dourado (PTB), coordenou a abertura.

"Atualmente, a produção diária da Cucaú atinge 18 mil sacos de açúcar, cada um com 50 quilos. São cerca de seis mil pessoas na safra anual. Em 2002, a usina foi reconhecida pela Fundação Abrinq como Empresa Amiga da Criança, por não utilizar mão de obra infantil e investir em saúde e educação, beneficiando mais de dois mil jovens", ressaltou Marcantônio. O parlamentar ainda salientou que preservar o ecossistema também é uma preocupação que se observa a partir do desenvolvimento de um plano de reflorestamento das matas ciliares e da Mata Atlântica, apoiado pelo Ibama.

Sob o comando da terceira geração da família Queiroz Monteiro, a história da Usina Cucaú remonta ao século 19, quando uma equipe de franceses chegou ao Brasil, em 1891, para construir estradas de ferro. Nesse período, a Companhia Geral de Melhoramentos (CGM), mais tarde adquirida pelo empresário Armando de Queiroz Monteiro, passou a ser responsável pela Usina Ribeirão e o Engenho Cucaú.

Para Antônio Moraes, "reconhecer a trajetória da empresa é o mesmo que exaltar as tradições de desenvolvimento e lutas do nosso Estado". "Devemos ressaltar os projetos da usina, sempre afinados com a melhoria de vida dos cidadãos e buscando aliar excelência produtiva à gestão de iniciativas sociais", informou.

Armando Monteiro Filho, filho do fundador da empresa e pai de Eduardo Queiroz Monteiro, presidente do Grupo EQM que administra a Usina, relembrou os tempos em que ajudava o pai a manter o empreendimento. "Depois de alguns anos, sentimos a necessidade de passar a administração para uma nova geração", destacou.

Eduardo Monteiro citou o apoio de muitas pessoas, ao longo dos anos. "É uma atividade econômica sofrida e penalizada por muitos planos econômicos. Muitas mãos fizeram com que a empresa chegasse até aqui", frisou, emocionado. Eduardo recebeu uma placa alusiva à data.

O evento terminou com a apresentação dos cantores regionais Nádia Maia, Tereza Formiga e Roberto Cruz.
 
Publicado no Diário Oficial do Estado (D.O.E.) em 14/04/2011.

Um comentário:

  1. a uzina cucaú é um exemplo de comunidade,
    um lugar tranquilo aconchegante,e de pessoas simples.

    ResponderExcluir