MILK FRUIT

MILK FRUIT

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Papiloscop​istas protestam contra veto do Governo Federal



Policiais federais de todo o país organizam um abaixo-assinado com o objetivo de derrubar o veto da presidente Dilma Rouseff (PT) ao projeto de lei que reconhece a profissão dos peritos papiloscopistas. Os agentes pernambucanos resolveram aderir à causa e paralisam atividades nesta segunda-feira e promovem, ao lado de policiais civis, protesto em frente ao Instituto de Identificação Tavares Buril, na Rua da Aurora.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Policiais Federais de Pernambuco, Marcelo Pires, o veto ao PLS 244-2009 representa um passo em favor da impunidade, justamente porque questiona a validade de provas produzidas pela ciência papiloscópica.

“São evidentes as retaliações do Governo federal contra as categorias dos escrivães, papiloscopistas e policiais federais. Entendemos que esta seja mais uma postura do Governo Federal em favor do corporativismo, cada vez mais crescente no âmbito do departamento policial. Desta vez, atendendo aos peritos criminais federais que não admitem o crescimento funcional dos papiloscopistas, mesmo isto sendo um retrocesso na eficiência da investigação criminal”, argumentou o presidente do Sinpef.

Alexandre Galindo, diretor de comunicação da Associação Brasileira de Papiloscopistas Policiais Federais, disse que sem o reconhecimento, a perícia papiloscópica deixaria de existir. “O pior de tudo isso é que milhares de criminosos, que já foram condenados e spresos, poderão ser soltos”, ressaltou.

Os papiloscopistas são experts em identificação civil e criminal (inclusive pós-morte) através das impressões digitais, palmares e plantares (papilas dérmicas), além da confecção da representação facial humana, gerenciamento da identificação civil e criminal (antecedentes criminais) e controle dos passaportes em todo o território nacional.(Do Blog de Magno Martins).

Nenhum comentário:

Postar um comentário