MILK FRUIT

MILK FRUIT

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Reunião Sobre a Seca em Belo Jardim


Ontem, na Câmara de Vereadores de Belo Jardim, houve uma  reunião com o objetivo de solucionar os problemas da falta de água que está acontecendo no Município, principalmente na Zona Rural. Sabemos que o Município de Belo Jardim dispõe de três barragens e que todas estão, se não me engano, com uma média de 50 a 70% de suas capacidades e a cidade, com certeza não irá sofrer com a falta de água. No entanto, a Zona Rural está passando por uma seca nunca visto, em tão pouco tempo, em função da falta de chuva e quando ela chega não existem barreiros, pequenos açudes em quantidades suficientes em toda região e não têm adutoras para conduzir a água para os pontos cruciais e estratégicos na Zona Rural. Porém, o que mais me chamou a atenção foram pessoas dizerem que o Exército não permite que as Cisternas captem água das chuvas na Zona Rural e só é permitido colocar a água conduzida pelos carros pipas do Exército. Pelo amor de Deus, as Cisternas são depósitos, geralmente de alvenaria e subterrâneas ou elevados, destinados a recolher as águas pluviais, ou seja, águas das chuvas caídas sobre os telhados, pátios e superfícies limpas. Nesse caso, de acordo com o que foi dito, ao invés de o Exército está ajudando, está atrapalhando a maneira de se captar a água através de sistemas denominados de CISTERNAS ou ALGIBES. 
Existem vários tipos de cisternas, entre eles podemos citar: Cisternas Coloniais, Venezianas, Americanas, Tipo CPATSA, desenvolvida pela EMBRAPA, e quanto ao material existem as Cisternas de lona de PVC, de alvenaria, Cisterna revestida com lona de polietileno, tela de arame e argamassa de cimento, Cisterna Circular Pré-moldadas, as chamadas Cisternas Tipo Placas, inclusive as mais usadas, indicadas e financiadas pelos Governos de FHC, Lula e Dilma Rousseff. 
Não podemos esquecer que o Governo de Marco Coca-Cola, através da Secretaria de Produção Rural, está construindo mais de 200 cisternas na Zona Rural e quando as chuvas chegarem, muitas pessoas serão beneficiadas com água de boa qualidade. Acredito que esteja havendo um grande equívoco, por parte do pessoal do Exército e que tem de ser corrigido, assim que as Chuvas chegarem. Vale salientar que quando forem captar as águas das chuvas, devem-se desprezar as águas das primeiras chuvas com o objetivo de evitar que entre água suja, poluída e/ou contaminada e que as cisternas devem ser fechadas de tal maneira que não permita à entrada de luminosidade que induz a proliferação e desenvolvimento de micro-organismos prejudiciais a saúde humana. -prsantos- (Professor de Irrigação e Drenagem e Construções e Instalações Rurais)


P.R. Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário